Page 1

Ano

20 Nº 265

VIA AMOREIRAS O jornal da região que mais cresce em Campinas

Distribuição gratuita nas residências e comércios dos bairros: • Vila Industrial • Parque Itália • São Bernardo • Vila Santana • Fundação das Casas Populares • Parque Industrial • V. Anhanguera • Jd. Dom Nery • Jd. do Lago • Cidade Jardim • V. Mimosa • V. Pompéia • Jd. Campos Elíseos • Novo Campos Elíseos • Chácara Campos Elíseos • Jd. Anchieta • Jd. Ipiranga • Santa Amália • Souza Queiroz • Indianópolis • Jd. Aerocontinental • Maria Eugênia • Country Ville • Jd. Bandeiras • Vila Amoreiras • São João • V. União (condomínios). Região Ouro Verde: • Jd. Aeroporto • Jd. Cristina • Jd. Vista Alegre • Recanto do Sol II • Parque Universitário • DICs • Bancas • Empresas de outras regiões.

Essência da África ganha espaço. Saúde pública

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Abril de 2018

Páginas 10 e 11.

Trabalho social

Nova gestão do CS São Bernardo convoca Guardinha faz muito além de preparar jovens para o mercado de trabalho. Páginas 4 e 5. eleição para Conselho Local. Página 3.


02 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

O tempo dirá

Encarte a propaganda da sua

Não é de hoje que a população brasileira vive desencantada com a política. Mas, a cinco meses das eleições gerais, nunca vivemos tamanha crise, cujo desfecho ninguém é capaz de prever. O professor universitário e mestre em Sociologia Juacy da Silva diz que o mais interessante nesse cenário é o resultado das recentes pesquisas de intenção de voto, nas quais o ex-presidente Lula, mesmo preso (justa ou injustamente, dependendo da posição de cada um), continua liderando as preferências dos eleitores como pré-candidato a presidente da República. Na pesquisa do Data Folha, Lula segue com 31% das intenções de voto, praticamente a soma dos três outros postulantes seguintes: Bolsonaro 15%; Marina Silva 10%; Joaquim Barbosa 8%, ou seja, 32% a soma dos três. Os resultados da pesquisa Vox Populi também demonstram esta preferência pelo ex-presidente, que poderia ser eleito em primeiro turno. Já os candidatos de outros partidos não conseguem empolgar o eleitorado; estão sendo afetados pela rejeição que sofre o Governo Temer e pela decisão do STF, que tornou o senador Aécio Neves réu por corrupção passiva e obstrução de justiça, inclusive com a possibilidade de sua prisão; o exgovernador Eduardo Azeredo também foi condenado por corrupção e outros figurões ainda podem ser pegos pela Lava Jato ou outros processos. Em sua análise, Juacy enumera ainda outros fatos que agravam esta crise, como a perda do foro privilegiado por parte do ex-governador Geraldo Alckmin, que vai ser processado pela justiça eleitoral de São Paulo, por caixa dois em campanhas eleitorais. E o deputado Bolsonaro, que representa as forças conservadoras e de direita, foi denunciado pela PGR por racismo, o que pode lhe render muita munição para seus adversários. A sociedade se divide, manipulada pela grande mídia e fake news, mas poucos sabem a real gravidade desse momento e muito menos o que está invisível. A história nos diz que somente o tempo pode revelar o lado oculto e o desfecho dessa crise.

VIA AMOREIRAS O jornal da região que mais cresce em Campinas Publicação independente, de distribuição gratuita Fone: (19) 3273-6156 E-mail: via.amoreiras@uol.com.br

Publicidade e Marketing Aline Kracizy

Editora Clarice N. Tanaka Jornalista Profissional (MTb 15.474)

Distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros: Vila Industrial, Parque Itália, São Bernardo, Fundação das Casas Populares, Vila Santana, Parque Industrial, V. Anhanguera, Jd. Dom Nery, Cidade Jardim, Jd. do Lago, Vila Pompéia, Vila Mimosa, Jd. Campos Elíseos, Jd. Anchieta, Jd. Ipiranga, Souza Queiroz, Novo Campos Elíseos, Maria Eugênia, Country Ville, Santa Amália, Jd. Aerocontinental, Indianópolis, Vila Amoreiras, Jd. São João, Vila União (condomínios). Região Ouro Verde: Jd. Aeroporto, Jd. Cristina, Recanto do Sol II, Parque Universitário e DICs.

É expressamente proibida a reprodução total ou parciual de matérias, fotos e anúncios publicados sem a prévia autorização

empresa no

VIA AMOREIRAS Ligue 3273-6156

Edital de Convocação A Associação de Moradores do Jardim Novo Campos Elíseos convoca todos os associados e moradores em geral a participarem da Assembleia Geral Ordinária, que se realizará, no sábado, 28 de abril de 2.018, das 10 às 12 horas, para a seguinte ordem do dia: 1. Apreciação e aprovação do relatório de contas e atividades do ano de 2017. 2. Assuntos de ordem geral Campinas, 05 de abril de 2018.

3201-5358 Delcídio Marcelino dos Santos Presidente


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 03

Pediatra Carina Fugimoto, a nova gestora, atuava no DIC I

CS São Bernardo anuncia eleição para Conselho Local O Centro de Saúde (CS) São Bernardo, agora, sob a gestão da médica pediatra Carina Fugimoto, convoca reunião aberta com usuários no dia 8 de maio, às 16 horas. O encontro tem como objetivo anunciar a eleição para o Conselho Local de Saúde, que ocorrerá no dia 28 de maio, e estimular a participação de representantes de bairros. O principal papel do Conselho Local de Saúde é promover o diálogo entre a gestão e os usuários, visando melhor desenvolvimento das ações do CS junto à comunidade. O Conselho Local de Saúde é formado pelo gestor e dois funcionários, além de quatro representantes de usuários. Qualquer usuário do CS poderá se candidatar ao Con-

Carina Fugimoto, nova gestora do CS São Bernardo

selho, desde que não tenha vínculos empregatícios com a administração municipal. Nova gestora Carina Fugimoto é funcionária concursada da administração municipal. Ela atuava como pediatra no Posto de Saúde do DIC I e está em sua nova função, desde o dia 9 de abril. “É um posto novo, com

muitos recursos, apesar de toda a complexidade que envolve a rede pública de saúde”, avalia. O CS São Bernardo conta com parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic e atende pelo menos 12 bairros adjacentes, com população estimada de 48 mil habitantes.


04 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

Instituição fundada por Ruy Rodriguez acompanha demanda e amplia suas ações

Guardinha faz muito mais que inserção de jovens no mercado de trabalho Ao completar 53 anos de sua fundação, a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Aedha), conhecida como Guardinha, se mantém firme no seu propósito inicial de preparar os jovens com menos recursos para o mercado de trabalho. Mas, o que muita gente não sabe é que, além do programa Jovem Aprendiz, a entidade com sede na Avenida das Amoreiras, no Parque Itália, acabou incorporando com o tempo outros programas voltados a crianças e adolescentes: o Convívio Aparecida, que dá abrigo a crianças cujos pais perderam a sua guarda; o Família Acolhedora, que garante cuidados temporários para criança, através da participação de famílias voluntárias, e o Acordar, que garante afetividade para o desenvolvimento da criança. Presidida hoje pela professora aposentada Maria Helena Novaes Rodriguez, filha do fundador Ruy Rodriguez, a Guardinha oferece ainda cursos de artesanato para as mães e atividades esportivas e de lazer através do projeto “Aprendendo com o Esporte”. Um desses eventos ocorreu recentemente na Praça de Esportes Felipe Tracchio do Jardim do Trevo, tendo como público os jovens da própria entidade, como também da região do São Bernardo. Para manter todos os programas e ações, a Guardinha conta com recursos gerados pelo fornecimento de mão de obra para as empresas, locação de imóveis e recursos do Estado e da União, repassados pela Prefeitura através da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac).

Dinâmicas de grupo e vivências lúdicas são oferecidas em praça pública

Curso de artesanato para a comunidade

Maria Helena, no entanto, ressalta que a participação da sociedade tem sido fundamental na manutenção da entidade, especialmente do voluntariado.

Os programas mantidos Desde 2004, o Convívio Aparecida abriga crianças e adolescentes, suprindo inte-

gralmente suas necessidades, minimizando o sofrimento decorrente dos problemas que as afastaram de sua família. Hoje, dois abrigos são mantidos com essa finalidade: um no Jardim Leonor e outro no Jardim Campos Elíseos, totalizando 40 crianças e adolescentes atendidos. Muitos deles estão em idade avançada para

Jovens aprendizes estudam no contraturno escolar

adoção, então, permanecerão no abrigo até atingir a sua autonomia. O programa Conviver (Família Acolhedora) atende, desde 2006, crianças de até três anos de idade. As famílias interessadas se inscrevem no programa e, depois de estarem aptas, cuida, de uma criança temporariamente, suprindo

todas as suas necessidades no período. E no Acordar, o propósito é dar a oportunidade da criança e do adolescente, de sete a 17 anos, resgatar o direito à convivência familiar e construir uma referência afetiva, através do apadrinhamento. Assim, a criança passa a conviver com uma família para manter vínculos afetivos.


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 05

Legado de Ruy Rodrigues é preservado

Atividades físicas para o desenvolvimento integral dos jovens

Aprendendo com o Esporte Com patrocínio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (FIEC), o projeto Aprendendo com o Esporte tem como objetivo garantir acesso a bens sociais e atividades esportivas e de lazer para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens atendidos pelo Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional “Cidadania Hoje” e pelo Programa de Aprendizagem Profissional, sem qualquer discriminação. Através de dinâmicas de grupo, expressão corporal e vivências lúdicas na ginástica, o projeto visa trabalhar o equilíbrio, flexibilidade, agilidade e criatividade cognitiva e motora. Com prática de modalidades como futebol, voleibol, basquete e handebol, os jovens são também motivados a trabalhar a disciplina, a organização e a assimilar a importância do respeito ao próximo através da atividade coletiva.

Fundada em 1965, a Guardinha é a materizalização do sonho do comerciante Ruy Rodriguez, então presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), que não se conformava em ver adolescentes no centro da cidade cuidando de carros em troca de gorjetas. Ao preparar jovens para o mercado de trabalho, o comerciante almejou sustentabilidade para a associação. Assim, começou com uma sapataria, depois uma confecção e até uma cozinha, que venceu concorrência e chegou a fornecer comida ao presídio do São Bernardo por um bom período. Com o tempo, Ruy Rodriguez se convenceu de que os jovens queriam mesmo era trabalhar em escritório e, assim,

Maria Helena Novaes Rodriguez, atual presidente

passou a prepará-los para isso e a estimular as empresas a contratá-los. Hoje, em cada contraturno, 150 jovens, de 16 a 24 anos, adquirem conhecimentos práticos e teóricos, desenvolvendo autoestima, criatividade e cidadania, visando a sua formação integral para a inserção no mercado de trabalho. Para Maria Helena que, a exemplo de seu irmão, se

dedica à associação como voluntária, a Guardinha é um grande legado deixado pelo seu pai. “Minha grande satisfação é encontrar homens e mulheres, que foram guardinhas no passado e hoje são cidadãos respeitáveis. Isso nos dá a certeza de que esse trabalho faz a diferença”, diz ela. Outras informações sobre a guardinha estão no site: www.guardinha.org.br


06 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

Hamburgueria sim, mas o cardápio vai muito além de lanches

Do Park atende diversidade de gostos Reduto dos restaurantes no Parque Industrial, a Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazareth, acaba de ganhar uma lanchonete com os mais variados hambúrgueres artesanais e um restaurante com cardápio para atender a diversidade de gostos. Tudo isso num só endereço. É o Do Park Hamburgueria, resultado da parceria de Carlos Antonio (Toninho), do restaurante japonês Chutoro, e Roberto Araújo, que acumula experiência de mais de 17 anos no segmento bar e restaurante, inclusive do Zin Bar. Para garantir qualidade, da cozinha ao atendimento, Toninho e Roberto contam com a chef Maria Maxiana, que também traz experiência em hotelaria e se especializa agora em Gastronomia. Estrategicamente localizado ao lado do japonês Chutoro, Do Park inova com hambúrgueres de carnes atraentes, como pica-

Do Park: ambiente amplo e incontáveis opções no cardápio

nha, angus, frango empanado e costela, o preferido dos clientes. No almoço, o restaurante oferece variados pratos executivos: frango grelhado, bisteca, contrafilé ao molho madeira, entre outros. Tudo em, no máximo, 15 minutos, justamente para atender as pessoas que trabalham na região e precisam de agilidade. Aberto todos os dias, das 11 à meia-noite, Do Park

Equipe de atendimento

Conversa com Jesus

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ Salve, José, agraciado por Deus, o Senhor é convos-co. Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto do vosso piedoso coração, Jesus. São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nós, agora e na hora de nossa morte santa. Amém.

“Meu querido Jesus Cristo, em vós deposito toda a minha confiança. Vós sabeis de tudo, ó Pai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dos Reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabes, Divino Amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, Divino Jesus Cristo, que eu a alcance, pois, necessito muito, por isso lhe peço com muita fé (fazer o pedido com bastante fé e firmeza). A conversa convosco, meu grande mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Como gratidão estou publicando esta oração, para que outros que precisam de vós aprendam a ter fé e confiança em Vossa Misericórdia. Ilumina meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus Cristo, tenho total confiança em vós e cada dia que passa aumenta minha fé e meu amor!”.Rezar Pai Nosso. (V.L.M.).

Para anunciar ligue 3273-6156 ou 3201-5358

conta ainda com muitas outras opções, como risotos, filé à parmegiana de carne ou frango, filé de Saint Peter ao molho de alcaparras e legumes, além de salmão à belle meunière. Às quartasfeiras e sábados, a pedida é a feijoada completa. Saladas, lanches light, bebidas, açaí, sobremesas, sucos e porções completam o cardápio. Em amplo ambiente, inclusive mezanino, Do Park privilegia também os amantes do futebol: os monitores de TV transmitem os principais jogos dos campeonatos. Um projeto especial está sendo viabilizado para atender esse público durante a Copa do Mundo. Do Park está localizado na Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 147. A casa conta com delivery no almoço e no jantar. Mais informações pelo telefone 3579-0935 ou pelo WhatsApp 99146-2457.


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 07


08 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

Bingo gratuito; brinquedos e doces para crianças

Fundação Casa Popular celebra Dia do Trabalho A garantia da celeridade na contagem de serviço ao professor que atua junto ao serviço público O professor no exercício do magistério atua com todo empenho alfabetizando e formando homens e mulheres. E, de repente o tempo passou e chega a hora de se aposentar. Inicialmente, é necessário o pedido de contagem do tempo de serviço, após o pedido passam-se 3, 9, 12 meses, 18 meses e nada! A administração pública segue desgastada, sucateada, segue sem dar resposta e sequer inicia o pagamento do abono de permanência, e faz crer que é normal aguardar tanto tempo, mas não é! É correto isso? Não! É obrigado (a) aguardar todo esse tempo e nada!? Não! A lei 9784/99 que rege o andamento do processo administrativo prevê que deve um pedido de certidão ser respondido em até 30 dias e a Constituição do Estado de São Paulo determina 10 dias úteis, ou seja, um período ainda menor. Assim, o professor tem que exercer o seu direito e pode o Poder Judiciário lhe proteger contra os excessos do Estado, em especial por suas omissões e inércia. Uma vida de trabalho e chegando em fase de aposentadoria tem que ser respeitada, é um mestre que disseminou conhecimento e formou grandes profissionais, iniciando com crianças passando por jovens e também adultos, o professor segue frustrado, pois tem que continuar em sala de aula enquanto não é finalizado sua contagem.

Moradores da Fundação Casa Popular (São Bernardo “de baixo”), especialmente as crianças, terão um feriado festivo, no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A comerciante Landerli dos Santos, com apoio da comunidade, oferecerá uma programação de atividades recreativas e culturais, das 10 às 17 horas, na Praça José Roberto de Paula. Haverá demonstrações de capoeira, truco, bingo gratuito, além de música ao vivo, com os grupos de samba Bruno Santos e Convidados e Serrinha. Um grupo de voluntários realizará exames de vista. Para o pú-

VIA AMOREIRAS

para anunciar

Aos professores é necessário esclarecer, você tem direito a sua certidão, não tendo resposta procure um advogado de sua confiança e faça valer o seu direito.

3273-6156

O cidadão, deve buscar o exercício de seu direito, pois a lei o ampara e o Poder Judiciário também.

3201-5358

N. Senhora Aparecida “Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a

quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora

ligue

de minha morte”. Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (T.F.)

Landerli na praça onde ocorrerá o evento

blico infantil, haverá brincadeiras como pula-pula, piscina de bolinha e a presença da personagem Minie, além da distribuição de algo-

dão-doce e pipoca. A Praça José Roberto de Paula, fica na Rua Campos do Jordão, próximo ao Centro Kennedy.


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 09

Localizada no Parque Itália, Casa da Criança Paralítica faz atendimento especializado desde 1954

Entidade faz campanha para receber doações em condomínios Até o dia 30 de abril, a Casa da Criança Paralítica de Campinas realizará uma campanha nos condomínios da cidade para recolher doações que serão destinadas ao Bazar do Sonho, uma das principais fontes de renda da entidade. É possível doar objetos como roupas, acessórios, itens de decoração, móveis, livros, brinquedos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos novos ou seminovos. O objetivo da campanha é reunir itens para o Bazar do Sonho, um brechó que a CCP mantém em sua sede, no Parque Itália, e é uma das fontes de renda para a manutenção das atividades da instituição, que atende mais de 350 crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e comprometimento neurológico. “Com a ajuda de todos, é possível arrecadar diversos produtos bacanas para o Bazar

Bazar do Sonho: brechó permanente funciona na sede da instituição

do Sonho. Essa é uma oportunidade de doar, organizar a casa e promover a sustentabilidade. Quase todo mundo tem itens em bom estado que não usa mais e que podem ser melhor aproveitados por outras pessoas. Nosso Bazar do Sonho vende tudo a preços acessíveis, sendo bom para quem compra

e ainda nos ajuda a manter as atividades da CCP”, diz o presidente da Casa da Criança, Jamil Khater. Os interessados na participação do seu condomínio na campanha deverão contatar a Casa da Criança pelo telefone 2127-7230 ou e-mail: ccp@ ccp.org.br. A entidade é res-

ponsável por levar o material de divulgação e as caixas de coleta aos condomínios e, ao final da ação, retirar as doações. Itens grandes (que não caibam nas caixas) também poderão ser doados, basta combinar a retirada com a instituição. O Bazar do Sonho funciona de segunda a sexta-feira,

das 7h30 às 17h, na Rua Pedro Domingos Vitali, 160, no Parque Itália. No endereço é possível fazer também doações pessoalmente, basta levar os itens até o local. A instituição Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e comprometimento neurológico nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família. Atualmente, em sua sede no Parque Itália, são atendidos mais de 350 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 64 anos de atividades, cerca de 18 milpessoas já passaram pela instituição.


10 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

No São Bernardo, misto de academia de dança e loja, oferece aulas de capoeira, dança contemporânea negra, e produtos trazidos diretamente de países da África pelo coreógrafo Carlos Kiss

Espaço difunde cultura africana

Coreógrafo e pesquisador Carlos Kiss

Esculturas em madeira e quadros de artistas de vários países africanos

O coreógrafo, professor e pesquisador de dança negra Carlos Kiss viaja com frequência para o Exterior, principalmente para os países da África, onde esteve a primeira vez há 20 anos. Diretor da companhia Carlkiss Dance, ele descobriu, entre idas e vindas, um nicho de mercado para produtos tipicamente africanos. Assim, Carlos inaugurou, no início deste ano, o Espaço Arte Africana, um misto de academia de dança e loja de produtos trazidos diretamente da África do Sul, do Moçambique, Nigéria, Namíbia e Quenia. O endereço escolhido por Carlos fica na Rua Cassiano Gonzaga, no São Bernardo, bairro onde ele nasceu e teve os primeiros contatos com os ritmos, aos cinco anos de idade, quando já era passista da extinta Escola de Samba Unidos Acadêmicos de Madureira. No Espaço Arte Afri-

cana destacam-se as esculturas de ébano, madeira de cor bem escura, esculpidas por artistas de Moçambique. Há também raridades feitas de sândalo, que conservam o perfume envolvente da árvore típica do Oriente. Peças de batik, pintura em tecidos, prontos para se tornarem quadros, roupas tradicionais, discos antigos referenciais da história, objetos de decoração e muitas bijuterias. Carlos conta que o objetivo da loja é divulgar a África, mas também gerar recursos para a manutenção da sua companhia de dança, criada há 21 anos e hoje composta por seis integrantes. “Normalmente, quem compra os produtos é aquele que gosta de obras de arte diferenciada. É um público restrito mesmo. Já as bijuterias é para todos e, por isso, tem uma procura maior”, conta. O Espaço Arte Africana está localizado na Rua Cassiano

Pintura em tecido

Roupas e bolsas

Gonzaga, 186, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Abre também nos horários das aulas de capoeira, às terças-feiras, das 19 às 20h30; e aos sábados, das 16 às 21 horas, período em que ocorrem aulas de percussão, dança negra contemporânea e danças circulares de origem negra. Os contatos podem ser feitos peloWhatsApp: 981320626.

Acervo de discos históricos


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 11

Companhia de dança no centenário de Nelson Mandela Com formação em Pedagogia e Dança pela Unicamp, Carlos Kiss é um pesquisador de dança negra e tem a preocupação de não deixá-la caricata, com a exclusão do artista negro desse cenário. “Existe bom público para a dança negra no Brasil, mas também uma tendência de tudo ser considerado cultura brasileira e aí corremos o risco de perder a essência. Hoje, existem muitos dançarinos com técnica, mas não há expressão no seu corpo”, explica. Pesquisador do lundu, a “dança da conquista”, que nasceu quando o negro era escravizado, Carlos defende a preservação desse ritmo chamado de “samba de chão”, que deu origem ao samba que, com seus passos

acelerados, tornou-se consumo mundial. E foi a partir desse trabalho de pesquisa que ele ganhou a mídia, sendo chamado para direção de coreografia da novela “Escrava Mãe”, da Rede Record. A companhia Carlkiss Dance é composta por três homens e três mulheres, todos negros. Nasceu em 1997, com o propósito de difundir a dança contemporânea negra. Faz apresentações no Brasil e intercâmbios principalmente com grupos e artistas da África do Sul, Moçambique e outros países do continente africano. Atualmente se prepara para estar em Johanesburgo nas comemorações do centenário do Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, em dezembro deste ano.

Apresentação da companhia Carlkiss ao ar livre: grupo se prepara para centenário de Nelson Mandela


12 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

Voluntários da UPP garantiram a Páscoa solidária

Chocolate com amor O domingo de Páscoa foi de muita alegria para as crianças das comunidades carentes do Jardim Paranapanema, Itatiaia e Monte Cristo, como também da Creche Vovô Nestor, projeto Filhos de Campinas. Pelo sexto ano consecutivo, os voluntários da Equipe Unidos pelo Próximo (UPP) esteve em ação e garantiu a distribuição de mil ovos de chocolate, produzidos artesanalmente, a partir de doações recebidas. “É gratificante distribuir amor em forma de chocolate e receber amor através de abraços e sorrisos. E a cada sorriso recebido, encontrar motivos para continuar caminhando no voluntariado”, disse Luana Cordeiro, voluntária do grupo há três anos.

Postos de coleta estão espalhadas por toda cidade e iniciativa vai beneficiar entidades assistenciais

Transurc inicia campanha do agasalho Com o slogan “Doe e aqueça a sua alma”, a Transurc realiza Campanha do agasalho 2018 em ação conjunta com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e das concessionárias do transporte público de Campinas e em associação com a Fundação Feac – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas. A Campanha vai até o dia 1º de julho e as doações poderão ser entregues no ônibus com o adesivo da campanha, que ficará estacionado no Largo do Rosário, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e

aos sábados, das 8 às 13 horas. As caixas para coleta de doações também estarão disponíveis nos terminais de ônibus: Central, Ouro Verde, Campo Grande, Mercado, Barão Geraldo e Metropolitano, e ainda nas sedes da Transurc, da Feac e nas garagens das concessionárias. A Campanha do Agasalho da Transurc arrecada roupas, cobertores e sapatos em bom estado para crianças e adultos. No ano passado, a iniciativa arrecadou 19,6 mil peças, que foram doadas a 24 instituições beneficentes do município.

Oração a “Nossa Senhora Desatadora dos Nós” Virgem Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo. Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito. Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó... Peçote que o desates para a gló-ria de Deus, e por todo o sempre. Vós sois a minha esperança. Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias. Ouve minha súplica. Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio! Maria, Desatadora dos Nós, rogai por mim. (H.C.J)

VIA AMOREIRAS para anunciar ligue 3273-6156 / 3201-5358


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 13

A atividade é gratuita e voltada a jovens de até 16 anos

Inscrições abertas para Oficina de Circo A Escola Municipal de Cultura e Arte, em parceria com a Cooperativa Federal de Circo, está com inscrições abertas, até o dia 3 de maio, para a Oficina de Circo, ministrada por Fabio Ayres e Monalisa Camargo. A atividade é gratuita e será realizada no Galpão dos Lemos, localizado na Estação Cultura. As inscrições são recebidas exclusivamente pelo link https://portalcultura. campinas.sp.gov.br/editais. O público alvo são crianças e adolescentes entre seis e 16 anos. A seleção será por ordem de inscrição.

As aulas serão aos sábados, no período de 5 de maio a 24 de novembro deste ano, em duas turmas. A primeira turma, das 10h30 às 11h30, para crianças de 6 a 11 anos, e a segunda, das 11h30 às 12h30, para adolescentes de 12 a 16 anos. São 40 vagas para cada turma. A proposta da oficina é trabalhar de forma lúdica e divertida com as diversas modalidades circenses. Os participantes aprenderão técnicas de tecido acrobático, acrobacias de solo, malabarismo e equilibrismo. Segundo Fabio Ayres, o circo serve de apoio

Oficina ensina o mundo encantado do circo para jovens

em vários aspectos da vida. “Auxilia no ganho de autoestima, na interação social, cooperação entre os colegas e ampliação do repertório cultural durante a infância e também na adolescência”. Ayres lembra ainda que, no decorrer das aulas, “ganha-se condicionamento físico, melhora na coordenação e equilíbrio, maior autoconfiança, desinibição social e entre outros muitos benefícios”. Oração a “Nossa Senhora Desatadora dos Nós” Virgem Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo. Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito. Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó... Peçote que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre. Vós sois a minha esperança. Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias. Ouve minha súplica. Guarda-me, guiame, protege-me, ó seguro refúgio! Maria, Desatadora dos Nós, rogai por mim. (L.T.)

O Galpão dos Lemos está localizado na Estação Cultura - Rua Francisco Teodoro, 1.050 - Vila Industrial. Mais informações pelos telefones: 3705-8165, 3705-8171 e 37058156. Os educadores Fabio Ayres faz parte da oitava geração da tradicional Família Ayres; seu pai é o globista Mario Ayres. Hoje, como

educador circense, leciona as modalidades circo kids, tecido acrobático, acrobacias como: parada de mão, saltos, toda a diversidade acrobática de solo e contorcionismo. Atua nos estúdios circenses e em projetos sociais da região. Foi participante do reality show Circus Harlekin (Suíça) e está com um número acrobático à espera do Festival Internacional de Circo em São Paulo. Formada em Educação Física, com ênfase em Saúde, na USP, Monalisa Camargo atua como educadora circense e leciona as modalidades equilibrismo, malabarismo e circo kids. Atuou no CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas) de Ribeirão Preto (SP). Como residente em Educação Física, trabalhou no âmbito do Programa Saúde da Família em espaços como Centro de Convivência Gutierrez, em Belo Horizonte (MG), e no Studio Circense Tio Bocão (Indaiatuba).


14 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

VENDO 2 CASAS Jd. Aerocontinental. Frente 2 dorm, sl, coz, as, gar 2/3 c. Fundos 3 dorm, sl, coz, as. Doc. ok. Ótima localização F. (19) 98204-6130

VIA AMOREIRAS para anunciar ligue 3273-6156 ou 3201-5358


Abril 2018

VIA AMOREIRAS - 15

VIA AMOREIRAS para anunciar ligue 3273-6156 ou 3201-5358

Conversa com Jesus “Meu querido Jesus Cristo, em vós de-posito toda a minha confiança. Vós sa-beis de tudo, ó Pai e Senhor do Universo. Vós sois o Rei dos Reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver e o leproso sarar. Vós que vedes minhas angústias, minhas lágrimas, bem sabes, Divino Amigo, como preciso alcançar de vós esta graça que espero, com muita fé e confiança. Fazei, Divino Jesus Cris-to, que eu a alcance, pois, necessito muito, por isso lhe peço com muita fé (fazer o pedido com bastante fé e firme-za). A conversa convosco, meu grande mestre, me dá ânimo e alegria para vi-ver. Como gratidão estou publicando esta oração, para que outros que precisam de vós aprendam a ter fé e confiança em Vossa Misericórdia. Ilumina meus passos, assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Jesus Cristo, te-nho total confiança em vós e cada dia que passa aumenta minha fé e meu a-mor!”.Rezar Pai Nosso. (V.L.M.).


16 - VIA AMOREIRAS

Abril 2018

Via Amoreiras, abril 18  

Via Amoreiras, abril 18

Via Amoreiras, abril 18  

Via Amoreiras, abril 18

Advertisement