Page 1


1 Declaração de Escopo de Projeto Final Victor Hugo Araujo Cruz Tutorado por Evelyn Grumach Orientado por Clarissa Biolchini DSG 1032 | Turma 1AC PUC-Rio 2014.1

Nome do projeto “Pop It Up”

Justificativa Projeto gráfico de uma série de cartazes, cujo conteúdo é baseado em artistas populares internacionais classificados como polêmicos. A polemicidade dos artistas selecionados pode ser medida de várias formas, nesse projeto a seleção será feita de acordo com fluxo de informações e citações geradas na internet, tendo em vista que uma polêmica é uma “discussão sobre questão que suscita muitas divergências; [...] Debate de ideias”, segundo o comunicólogo Jorge Lee. As peças têm como objetivo servir como base para reflexões pessoais sobre a cultura do entretenimento musical, os artistas selecionados, os produtos gerados por eles e as questões artísticas envolvidas (qualidade musical, fama, reconhecimento, etc). Existe uma vontade pessoal de tentar fazer uma conexão entre o mundo dos artistas selecionados e conceitos e movimentos de arte. Um dos objetivos é tentar mostrar a arte que pode ser enxergada, sem preconceitos, nos trabalhos de cada um desses artistas “controversos”, fazendo uso desses conceitos amplamente aceitos e estudados nas artes plásticas. O processo de criação de conteúdo partirá de entrevistas feitas com pessoas consumidoras desse estilo musical e os respectivos artistas, em seguida haverá uma analise onde serão identificados pontos relevantes e características que se associam ao que foi expresso por cada pessoa e o artista. Ao final serão realizados estudos e o desenvolvido das peças gráficas relativa ao artista em questão.

Produto a ser entregue Como resultado desse projeto, idealizei a produção de uma série de 5 (cinco cartazes. O formato ainda não foi definido, tendo em vista uma vontade de trabalhar com formatos diferentes dos tradicionais (como A2, A3, etc).

Sub-produtos do projeto Abaixo segue uma listagem e uma pequena descrição dos itens que serão entregues durante a execução do projeto e finalização. Busquei separar em duas etapas principais (equivalentes aos eventos de G1 e G2) e os produtos relativos à documentação e registro do processo.

Fase de produção: » Entrevistas: fonte principal de subsídios para a criação das artes gráficas para o conceito dos mesmos. Serão feitos registros de cada entrevista que for realizada. » Artes: ilustrações para compor os cartazes. » Layouts: estudos de layouts dos cartazes já com algumas artes.


2 Fase de finalização do produto: » Bonecas: estudos variados de produção dos cartazes em escala reduzida. Serão analisados os tipos de papéis, impressões e demais tipos de acabamentos relevantes. » Cartazes: produto final (impresso em escala 1:1) derivado da conclusão do projeto.

Para documentação e registro: » Relatórios: serão entregues, pelo menos, dois documentos de registros do processo do projeto. Formato digital (via pdf) e formato físico (via CD). » Ficha resumo: documento de registro oficial para o Departamento de Artes e Design, PUC-Rio.

Planejamento Etapas de Trabalho: » Entrevistas: realização de todas as entrevistas possíveis, coleta de dados com participantes do projeto. » Analises: fazer transcrição (caso necessário) e analise de características principais » Pesquisa de biografia dos artistas: fazer uma nova pesquisa sobre os artistas comentados focando principalmente na análise de dados dos entrevistados » Estudos de criação de artes prévias: realizar estudos com material prévio para analise e validação do processo de criação adotado » Definições projetuais: artistas, formato prévio, processo criativo, processos gráficos, etc. » G1: Montar apresentação e relatório » Apresentar G1 » Criação das interpretações gráficas: geração de conteúdo » Testes de linguagens gráficas » Pesquisa de gráficas e demais serviços oferecidos » Criação de variações e testes de formatos » Definições técnicas sobre o produto final (como: papel, impressão, acabamentos, etc.) » Embalagem » G1.5: Organizar apresentação » Apresentar G1.5 » Seleção final de conteúdo: selecionar as peças que serão finalizadas » Testes de variações de impressões em bonecas » Testes de funcionalidade das peças gráficas em tamanho real » G2: Relatório » Produção do produto final (finalizar a arte com a gráfica, imprimir, embalar) » G2: Entrega de relatório digital, ficha resumo e CDs » G2: Montar apresentação » Apresentar G2


Escopo "Pop It Up"  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you