Issuu on Google+

MINHA RECEITA, MINHA HISTÓRIA

TIRANDO O UNIFORME

PARA AS CRIANÇAS

Pastelão de Sardinha

No ritmo do Intuisamba

Caça pALAVRAS - Brincadeiras de criança

Nesta edição fomos à casa do motorista Reinaldo de Oliveira Pinto. Ele e sua esposa abriram a porta de casa para nos presentear com uma receita de sua falecida mãe, Dona Elvira. Uma receita elaborada há mais de 30 anos que ganhou uma cara nova, dada pelo próprio Reinaldo, mas mesmo assim continua uma delícia!

Nesta edição a coluna “Tirando o Uniforme” vem com muito ritmo. O Auxiliar de Portaria, Vitor Carlos dos Santos Silva ou 'O Vitor da portaria', está há a poucos meses na Auto Comercial, e já é querido por muitos funcionários.

Encontre no quadro abaixo os nomes de brincadeiras infantis. Se você não conhece alguma dessas brincadeiras, pergunte a seus pais e amigos como é, e se divirta de montão.

Ò B É Ü G H I P I Q U E P E G A E D E D

  D Ó T Í Ü Ê P S Ó À É Ã Ò D Ô À B P

Ê P I P A B Ú Ê T A C O Ó B Z Ê F P O E

Í U O Ê É N L Z Ô M S Õ Y Ó M E O Ü L O

M L H O O Ü E X Ò A Ã P P É Ô Q X L I T

J A P Ê N W K Y K R M Ü E B O R U N N A

S C D X Í F Í Ç Â E N C T Ê Q V R T H Q

V O F Â V U P Õ Ó L Õ U E L U E J A A Ú

Ó R R H W T Z Õ Ç I Ó Ô C N E D Ã A G E

Ü D Q A P E Ã O Á N C Â A S I C G J U L

à A B C Á B K G Ê H Ç D Ô G M G S I D H

V Ò Q I O O F I J A Ê D T Ã A W U F E I

à F Ç R  L D Ô D Í E À Q E D A L X T Ü

N N Ó A Z B A M B O L E X G A T O M I A

H U J N Ô O R D B Ó Í Õ B À Z D À F Õ Ç

E Ã V D Ç T J Ã Z Ô Q W F Ã I T I T Ê Q

S A L A D A M I S T A J E S C O N D E R

C É F X Y O C Ú U T É Ü Ê F B Ô D O Ç C

Z Í A À U É É Ê N Ó L D É I Ú Ê Ã Z Ê Ê

E L Á S T I C O E S Ü T Õ B G Ô F F B Ò

PIPA FUTEBOL BOTÃO PEÃO AMARELINHA PIQUE PEGA QUEIMADA ELÁSTICO ESCONDER BOLINHA GUDE

Reinaldo trabalha há 15 anos na Auto Comercial. Entrou como cobrador e hoje é motorista da empresa. E sua história na cozinha começou após o falecimento de sua mãe, pois precisava se virar, já que antes era sua mãe que fazia as gentilezas do fogão. Aprendeu e tomou gosto pela coisa e hoje, apesar de amar sua profissão, nas horas

vagas ele gosta de ir pra cozinha se aventurar nas suas receitas. "Gosto de ir pra casa de amigos e fazer um festival de pizzas, onde eu mesmo faço tudo, inclusive a massa", relata Reinaldo, que também admite ser fã do programa da Ana Maria Braga.

TACO SALADA MISTA PETECA GATO MIA CIRANDA

A receita da massa é simples e versátil, podendo também ser utilizada para massa de pizza. No caso da torta os recheios também podem ser a gosto, como frango, sardinha, carne, legumes, entre outros. A receita preparada para nossa equipe foi com o recheio de sardinha, ainda bem que tiramos algumas fotos, porque não sobrou nada pra contar a história. Parabéns Reinaldo, sua receita é nota 10!!!

Recorte os quadrados abaixo nas linhas pontilhadas e tente descobrir qual imagem o quebra cabeça revelará.

INGREDIENTES Massa: 700g farinha de trigo 40g de fermento de biológico 400 ml de leite 6 colheres de óleo Meia colher de chá de sal 2 gemas para pincelar 1 colher de açúcar rasa 2 colheres de massa de tomate Recheio: 3 lata de sardinha de massa de tomate 1 cebola 2 colheres de massa de tomate metade de um pimentão MODO DE PREPARO 1) Pegar o leite morno e colocar o fermento. Reservar parte do leite em outro recipiente para dosar na massa se for preciso. 2) Acrescentar uma colher de açúcar e misturar até dissolver o fermento.

3) Coloque toda a farinha, o óleo e o sal. 4) Comece misturando com uma colher e depois retire a massa da tigela, passe para a mesa e amasse com as mãos. A massa d ev e f i c a r h o m o g ê n e a a t é s o l t a r completamente das mãos. 5) Coloque a massa na tigela novamente e deixe descansar de 30 a 40 minutos. 6) Depois de descansar tirar a metade da massa e abra com um rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha. 7) Forrar a massa aberta sobre uma forma grande, untada com óleo e farinha. 8) Prepare o recheio refogando a cebola no óleo. Acrescente a massa de tomate, a sardinha e o pimentão, cozinhando por alguns minutos. 9) Espalhe o recheio sobre a massa. Abra o restante da massa e coloque sobre o recheio. Pincele a massa com as gemas. 10) Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar a cobertura, ou por aproximadamente 30 minutos.

“Sou bem eclético, eu gosto é de música e da harmonia” Pagode, Vitor já adianta que seu gosto musical é bem amplo e que inclui o Rock e o MPB entre seus favoritos: "Sou bem eclético, eu gosto é de música e da harmonia”. Entre suas referências musicais estão nomes como Arlindo Cruz, Djavan e Sombrinha. Apesar de ser uma atividade paralela no momento, Vitor tem interesse em investir em sua carreira musical num futuro próximo.

O envolvimento com a música, vem desde os 6 anos de idade, quando ainda novinho aprendeu a tocar pandeiro. Aos 10 anos já tocava violão, e não parou por aí, Vitor também se arrisca no Banjo, Guitarra e Sanfona. Além de uma distração que o sacia, Vitor considera a atividade musical como algo positivo, "Acho melhor eu estar me esforçando, estudando e ensaiando minha música do que estar aí na rua fazendo qualquer bobeira.", completa o músico.

PULA CORDA

Já com 10 anos de caminhada o “Intuisamba” se prepara para gravar seu primeiro álbum com músicas próprias. E como este espaço tem o objetivo de divulgar talentos, vamos deixar a agenda e o contato do grupo, vai que você precisa de uma música animada pra agitar sua festa, guarde este número: (24) 7814-9639 / ID 63*181343, a pagina no Facebook: Grupo Intuisamba BM e se quiser conferir o trabalho dos meninos, eles se apresentam todos os sábados a noite no Varandão Beer, em Barra Mansa. Boa sorte pra vocês!!!

E quem acha que o repertório do menino se resume apenas a Samba e

Vitor em um dos ensaios do Intuisamba, e sua direita o colaborador Adriano, fazendo uma participação especial.

INDICADORES ouvidoria AGOSTO/2012 Atendimentos Mês a Mês 100

87

80 60 40

81

75

35

41

73 49

20

40

8

13

JUNHO

JULHO

ATENDIMENTOS TOTAIS

25

ATENDIMENTOS PROCEDENTES

0 MARÇO

ABRIL

MAIO

Números

TIPO

Reclamação [71]

ORIGEM

EMPRESA

PROCEDÊNCIA

AGOSTO

Motivos de Atendimento Procedentes

73

Excesso de passageiros

Sugestão [1]

Horário

Fetranspor [8] Facebook [8]

Itinerário não cumprido Elogio

1

Viação Falcão [10] Sindipass[1] Viação Penedo [1]

Sugestão

1

Retirada de Linha

1

TOTAL DE ATENDIMENTOS Elogio [1]

Ouvidoria [54] E-mail [3] Auto Comercial [60] Coortran [1]

Procede [25]

Não procede [29] Falta de provas [19]

CERTA

INFORMATIVO INTERNO - Edição nº2 - Setembro/Outubro/Novembro 2012

Fora do seu horário de trabalho, Vitor se diverte e dedica seu tempo ao grupo de samba e pagode “Intuisamba” com oito integrantes: Daniel no vocal, Gabriel no cavaquinho, Felipe no rebolo, João Vitor no surdo, Marcelo tocando bateria, Tadeu no pandeiro, Raone tirando o som do reco-reco e o nosso colaborador Vitor arrasando no violão e cavaquinho.

BAMBOLÊ

QUEBRA-CABEÇA

direção DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - TIRAGEM: 800 EXEMPLARES

p a s s a t e m p o

0

2

6

8

10

12

2 12 5

Condições do Veículo Outros

4

2 1

14

Superação A história de quem teve tudo pra desistir, porém, seu amor pela vida falou mais alto.

25 de julho DIA DO RODOVIÁRIO Exemplos de profissionais que enxergam no ramo rodoviário uma missão de vida


editoral

SEGURANÇA DO TRABALHO

Exemplo e participação

DDS para nossos colaboradores

NESTA EDIÇÃO

Boa leitura! Equipe do Direção Certa

SAÚDE

Alimentação saudável no trabalho O hábito de comer fora de casa não pode ser desculpa para se alimentar mal. Confira algumas dicas para se alimentar com mais saúde: • Alimente-se, de três em três horas, respeitando o horário de cada refeição (mesmo que não seja o horário convencional): café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia; • Opte por levar para o trabalho alimentos mais leves, práticos e saudáveis. Uma salada caprichada alimenta e dispensa os aparelhos para aquecer a refeição. Batata e outros legumes, atum em água, queijo fresco, frango desfiado ou peito de peru light formam uma receita simples e deliciosa. Para sobremesa, uma fruta ou salada de frutas; • Para os lanches, prefira frutas fáceis de transportar, como banana, maçã, goiaba, pêra, uva etc. Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como peito de peru, frango e queijos brancos (ricota e cottage); • Dê preferência aos alimentos enriquecidos em ferro, cálcio e vitaminas, aos biscoitos e torradas integrais e às barras de cereais, ou ainda, biscoito de polvilho ou bolinhos sem recheio ou cobertura;

João Paulo explica que este trabalho é uma via de duas mãos, onde constantemente depende da opinião dos colaboradores: "Eles foram extremamente receptivos a esta proposta, uma vez que eles mesmos sentiam essa necessidade." Como consequência, este processo gera um comprometimento de toda a equipe com a segurança do trabalho. Apesar do pouco tempo de implantação, o trabalho já vem apresentando resultados na empresa como a conservação das instalações (banheiros e áreas de trabalho) e em relação ao uso do colete refletivo. ‘‘Parabenizo a todos os funcionários pelo empenho e participação. ’’- finaliza João Paulo. A segurança em primeiro lugar!

CAPACITAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM

COSTURA INDUSTRIAL para esposas e filhas de funcionários

VAGAS LIMITADAS Informe-se no Depto. de Recursos Humanos sobre como se inscrever para o processo seletivo.

Parceria SENAI

SUGESTÕÕES

• As castanhas de caju, amêndoas, outros tipos de nozes, são opções práticas e saudáveis de lanches, mas seu consumo deve ser moderado, por serem calóricos;

Sua opinião é muito importante

• Beba bastante líquidos (água, sucos naturais, chás e água de coco). Os sucos e chás devem ser consumidos, preferencialmente, sem açúcar. Mantenha por perto sempre uma garrafinha com água;

Já estão disponíveis em Barra Mansa no acerto, Vila Maria e em Quatis as Caixas de Sugestões para que você, colaborador, possa enviar sua sugestão, reclamação ou dúvida.

• Dê atenção especial aos iogurtes e produtos lácteos, o ideal é que sejam armazenados até o consumo sob refrigeração. Siga essas dicas e viva muito melhor! Fonte: http://sesc.sistemafecomerciodf.com.br

EXPEDIENTE:

O Diálogo Diário de Segurança – DDS - vem sendo aplicado pelos Técnicos de Segurança do Trabalho Josieny Diniz e João Paulo Pereira. As reuniões são feitas no início de cada turno de trabalho e consiste em temas pré-definidos relativos à segurança, riscos e cuidados com o ambiente de trabalho. Desta forma cria-se um ambiente propício à troca de informações, ideias e dúvidas, levantadas inclusive pelos próprios colaboradores.

direção

CERTA

Texto: Departamento de Marketing Fotografia: Departamento de Marketing Ouvidoria e atendimento: Cleide de Oliveira Projeto gráfico e diagramação: Elton Rodrigues Direção Geral: Diana Mazza – Gerente de Marketing

Retire a ficha junto às caixinhas e preencha corretamente, com letra legível. Sua opinião é muito importante para nós e pode contruibuir para a solução de possíveis problemas, melhoria na qualidade seu trabalho e consequentemente para o crescimento de nossa empresa. Telefone: (24) 2106-4343 E-mail: marketing@viacaofalcao.com.br Endereço: Rua Antônio Graciano da Rocha, nº 1100 - Vila Maria - Barra Mansa/RJ CEP 27313-280

O informativo Direção Certa é uma publicação das empresas

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM COSTURA INDUSTRIAL

Temos dicas para uma alimentação rápida no trabalho, matéria sugerida pela cobradora Cíntia, da Auto Comercial, além de uma página divertida com passatempos para as crianças de todas as idades.

Os colaboradores da manutenção estão a cada dia que passa mais informados sobre a segurança e conservação do ambiente de trabalho. As atividades com os colaboradores iniciaram no mês de agosto deste ano.

RESULTADO DO CONCURSO DO DIA DOS PAIS

E temos também motorista que quando não esta atrás do volante, está pilotando fogão, e muito bem, diga-se de passagem. Conheça a receita do Pastelão de Sardinha, de autoria de Reinaldo, nosso colaborador há mais de 15 anos.

NO RÍTMO DO INTUISAMBA

O destaque deste exemplar é para o profissionalismo do colaborador Carlinhos, que contou para a nossa equipe a sua história de superação e alegria. É um exemplo de pessoa que fez uma limonada com os limões que a vida lhe ofereceu, e sempre está com um sorriso e uma palavra amiga a todos que passam por ele.

DDS PARA NOSSOS COLABORADORES

É com muita alegria que prosseguimos com a segunda edição do Direção Certa. Incentivados pelo positivo retorno dos colaboradores, não só pelos elogios, mas principalmente pelo interesse de todos em participar e colaborar com as futuras edições.

capa

CONCURSO CULTURAL

Carlinhos, a cada dia uma nova vitória Quem está acostumado à simpatia e ao sorriso franco do encarregado de manutenção Carlos Matias Lopes, o Carlinhos, dificilmente imagina quantos desafios ele teve de superar antes de chegar à Auto Comercial/CJ. Mesmo depois de 22 anos de seu ingresso no grupo, ainda é comum vê-lo cantar ou assobiar enquanto cumpre suas tarefas. Carlinhos comemora, a cada expediente, uma vitória conquistada com o apoio da empresa, e que deve ser reafirmada dia após dia. Vencedor na luta contra os vícios das drogas e do álcool, ele ocupa seu tempo livre a evitar que outras pessoas sucumbam às tentações que lhe roubaram a infância e boa parte da juventude. Na última semana, Carlinhos contou sua história a estudantes de Medicina da UniFOA. A força do relato fazia com que os alunos só deixassem a sala para buscar mais colegas e compartilhar a lição de vida. Órfão de mãe aos sete anos, depois de ter sido abandonado pelo pai aos quatro anos, junto com três irmãos, Carlinhos começou a beber na mais tenra idade, com apenas oito anos. Aos 10, foi internado com coma alcoólico, e passou cinco dias em coma no hospital de Barra Mansa. Aos 12 anos, trabalhava em uma casa de família, e tornou-se usuário de maconha, cocaína e anfetaminas. Aos 13, era capturado com frequência pelo Juizado de Menores e era conhecido pela polícia. Encarava tudo como diversão, quando, na verdade, ingressava aos poucos no mundo da criminalidade. Os entorpecentes o perseguiram até mesmo durante o ano que passou no quartel em Barra Mansa, quando foi recruta no 22º Batalhão de Infantaria Blindado. Foi preso pela primeira vez com 19 anos, por porte de drogas, e passou três anos e meio no presídio Água Branca, no Rio de Janeiro. Carlinhos ainda seria detido outras vezes antes de cometer, em nome do vício, o ato que representaria o fundo do poço: desesperado para comprar drogas, tentou roubar o dente de ouro de uma cigana. Preso mais uma vez, só saiu graças à intervenção do advogado Fuad Wardine, que fazia parte da família que o acolhera na adolescência. Em agradecimento, Carlinhos deu a seu primeiro filho o nome do advogado. Novamente livre, decidiu que era a hora de iniciar uma nova vida. Com o apoio de amigos, foi levado para a antiga Clínica de Dependentes Químicos Areal, em Barra Mansa, onde permaneceu internado por dois meses. Encontrou na terapia de grupo uma forma de se expressar, e passou a dedicar-se a palestras que alertam os jovens sobre os riscos da dependência química. O vício estava controlado, mas um novo problema se apresentava. Como recomeçar a vida? Quem

Resultado do concurso ‘Desenhando o Papai’

daria emprego a um ex-presidiário e dependente químico em recuperação. Foi então que surgiu uma outra figura fundamental em sua história. O tenente Franklin, relações públicas do Exército, solicitou ao dono do grupo Auto Comercial e da Viação Falcão, Fernando Marassi, que desse uma oportunidade ao antigo soldado. Para surpresa de Carlinhos, o grupo de transporte o aceitou de braços abertos e lhe deu a vaga de ajudante geral. “A Auto Comercial/CJ é tudo pra mim. Participa ativamente em tudo que envolve minha vida”, conta o colaborador. “Consegui terminar meu ensino médio, e todos os diretores da empresa participaram da minha formatura.” Há mais de 20 anos, Carlinhos dá palestras em escolas, universidades, empresas e igrejas, e permite que sua experiência como dependente químico leve jovens a refletir sobre como é difícil deixar o mundo das drogas. “Eu luto pelo hoje, só por hoje. É o lema dos dependentes químicos em recuperação”, diz. O clima de compreensão na empresa é tão grande, que o mecânico chega a ganhar chocolates da diretora Silvia Marassi, para ficar mais tranquilo quando deixa transparecer o nervosismo. “A empresa tem um papel fundamental na minha recuperação. Eles nunca viraram as costas pra mim nessa difícil jornada.”

Carlinhos palestrando sobre dependência química para os alunos do curso medicina, no UniFOA.

Casado e com dois filhos, de 22 e 18 anos, o colaborador enfrentou mais um problema difícil. Seu filho mais novo sofre de um caso raro de epilepsia, e chegou a sofrer crises diárias. Com o apoio financeiro da empresa, conseguiu submetê-lo a uma cirurgia inédita no País. “Se meu filho está vivo, agradeço à empresa, que me ajudou até mesmo com os remédios. Hoje, ele estuda na APAE e está em pleno desenvolvimento.” A retribuição de Carlinhos à empresa é dada, sobretudo, na forma de dedicação profissional e motivação, como comprova o gerente José Milton (Moisés): “Ele me ajuda em

No mês de agosto, três papais colaboradores foram premiados com um “kit Churrasco” no concurso cultural 'Desenhando o Papai'. Os três premiados foram: Paulo Sérgio Malaquias (Auto Comercial), Nivaldo Ramos de Barros (CJ 1100) e Maurício de Carvalho Silva (Viação Falcão).

“A empresa tem um papel fundamental na minha recuperação. Eles nunca viraram as costas pra mim nessa difícil jornada.” todas as atividades e alegra o ambiente de trabalho com suas músicas, cantorias, piadas, mas principalmente com seus conselhos para nossa equipe. Na verdade, se eu pudesse fazer um pedido ao RH, pediria mesmo era para ter três Carlinhos aqui para me ajudar.” A alegria de viver do ajudante geral da Auto Comercial também contagia fora da empresa, graças às palestras ministradas a vários grupos, como o de jovens de 17 e 18 anos que participam do projeto FORMARE, da fabricante de caminhões MAN, de Resende. “Agradeço a ele pela coragem e força de vontade em realizar um trabalho que tem muito a contribuir para a juventude”, diz a psicóloga Glaucia Xavier Raphael, professora voluntária do FORMARE. “E também agradeço à Auto Comercial pela disponibilidade e apoio que dão a ele, ajudando indiretamente numa questão social que afeta milhões de famílias.” Em nome de muitos jovens da nossa região que assistiram a suas palestras, gostaríamos de agradecer por compartilhar sua experiência com a nossa região e em nome da empresa por ser este profissional que veste nossa camisa e faz de tudo pra ser o melhor naquilo que se propõe a fazer.

Em outubro...

O concurso aconteceu entre os dias 30 de julho e 08 de agosto, tendo dezenas de inscrições enviadas, com diversos desenhos dos papais nos mais diferentes cargos e perfis trabalhando na empresa. Após a divulgação dos premiados os desenhos de todos os filhos estiveram expostos no refeitório da sede da Auto Comercial. Todos os participantes estão de parabéns e que venha o próximo concurso!

Paulo Sérgio Malaquias (Auto Comercial)

Nivaldo Ramos de Barros (CJ1100)

Maurício de Carvalo Silva (Viação Falcão)

UMA DOCE SURPRESA PARA AS CRIANÇAS AGUARDE...

Todos os desenhos foram expostos no refeitório.


Direção Certa 2ª Edição