Linha Direta nº 383

Page 1

Ano 24 • nº 382 • Edição de abril • 2016

DIREITOS TRABALHISTAS ESTÃO AMEAÇADOS

AUTONOMIA 1º DE MAIO SERÁ DE LUTA Congresso Nacional prepara “presente de grego” para trabalhadores(as) neste 1º de maio. Michel Temer e Eduardo Cunha articulam o golpe conpág.3 tra a classe trabalhadora.

SINDICALIZAÇÃO Sem sindicato não há direitos: Entenda porque é tão importante se tornar sócia(o) pág. 02

PARTICIPE! TRAGA SUA FAMÍLIA Sindicato prepara atividade em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador/a pág. 04


2 LINHA DIRETA 382

EDITORIAL: Imagine um mundo sem sindicatos: ...onde os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores caíram do céu e os patrões, todos eles, cumprem rigorosamente as leis. Os salários são reajustados sempre acima da inflação e benefícios como cesta básica e lanche, e tantos outros foram dados pela livre vontade dos empregadores. Neste mundo sem sindicatos, as condições de trabalho são excelentes: tudo muito limpinho e organizado, sem ruídos ensurdecedores e sem abuso nas jornadas de trabalho. O melhor de tudo é o salário. As trabalhadoras e os trabalhadores se sentem satisfeitos com o que recebem. Os serviços públicos são de boa qualidade e todas as pessoas têm emprego, alimentação digna, casa própria, acesso à cultura e ao lazer e são respeitadas por suas opiniões, religiões e estilo de vida.

Só que não! Esse mundo não existe! Se com o sindicato os patrões já fazem de tudo para lucrarem cada vez mais às custas das trabalhadoras e dos trabalhadores, imaginem como seria sem o sindicato? Com certeza, ainda estaríamos escravizados. É por essa razão, que cada uma e cada um de nós temos a responsabilidade de fortalecer o nosso sindicato.

Como? Comece se tornando sócia(o)!

ABRIL / 2016


ABRIL / 2016

LINHA DIRETA 382

3

“Nunca, na história desse país, os direitos dos trabalhadores estiveram tão ameaçados” Congresso Nacional prepara “presente de grego” para a classe trabalhadora neste 1º de maio A aprovação do impeachment da presidenta Dilma pela Câmara dos Deputados, sem que ela tenha cometido algum crime contra a nossa Constituição e sequer ter sido citada em investigações da Lava Jato ou qualquer outra, representa uma grave afronta à democracia do nosso país, mas não é só isso. Esse foi o primeiro passo para deixar o caminho livre para a aprovação de 55 projetos que retiram direitos trabalhistas. Para você que diz “tanto faz”, citamos abaixo apenas 3 desses 55 projetos que irão mudar a sua vida, mas não será para melhor. Fique atenta(o): tem muito mais por trás desse Golpe do que você imagina.

Terceirização

Engana-se quem pensa que o PL 4330, que permite a terceirização em todos os setores das empresas, foi extinto. Ele continua vivo e pronto para voltar à pauta da Câmara e do Senado. Se esse PL for aprovado, os patrões po-

derão demitir os atuais empregados e contratar outros de forma terceirizada. Na prática, os salários serão menores e os benefícios serão cortados. Os trabalhadores(as) irão perder garantias sobre direitos históricos como décimo terceiro, férias, seguro desemprego, dentre outros.

Michel Temer é “o cara” dos patrões Se Dilma realmente sair, Michel Temer assumirá o comando do país totalmente comprometido com a bancada dos empresários e não medirá esforços para que as reivindicações dos patrões sejam atendidas.

Fim da multa por demis- 1º de maio será de luta e são sem justa causa resistência Está pronto para ser aprovado pelo Senado um projeto de lei que acaba com a multa por demissão sem justa causa, o que facilitará a vida dos patrões na hora de demitir trabalhadores.

Fim das ações trabalhistas Existem atualmente 2 projetos em trâmite na Câmara dos Deputados que pretende proibir que os trabalhadores demitidos entrem com ação na Justiça do Trabalho. Na prática, os patrões poderão abusar o quanto quiserem e não sofrerão nenhuma punição.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional do Ramo Vestuário (CNTRV), em conjunto com os sindicatos filiados, preparam grandes manifestações no dia 1º de maio com o objetivo de esclarecer a classe trabalhadora sobre esse “presente de grego” que está sendo preparado pelos representantes dos patrões na Câmara, no Senado e pelo vice-presidente Michel Temer. O Sindicato também está preparando uma atividade comemorativa ao Dia Internacional dos Trabalhadores. Saiba mais na página 4.


LINHA DIRETA 382 4 ABRIL / 2016

IMPERDÍVEL: Sindicato prepara atividade comemorativa pelo Dia Internacional do Trabalhador/a Além do debate “Democracia e Direitos Trabalhistas”, haverá devolução do Imposto Sindical e coquetel Nossa comemoração pelo Dia Internacional dos Trabalhadores será no dia 6 de maio, a partir das 17h30, na sede do Sindicato - rua Humberto de Campos, 680, Jardim Zulmira. O sociólogo e ex-diretor da Agência Nacional de Cinema Glauber Piva confirmou presença no debate sobre “Democracia e Direitos Trabalhistas”, que tem como objetivo esclarecer os participantes sobre as ameaças aos direitos civis e trabalhistas do povo brasileiro. O debate também contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, Ademilson Terto. O evento terá também sorteios dos valores referentes à devolução do Imposto Sindical e um delicioso coquetel.

1º DE MAIO:

Trabalhadores(as) da Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região poderão participar de tradicional Ato no Vale do Anhangabaú Com o tema “Brasil: Democracia + Direitos”, atividade terá início às 10 horas Além de muita luta e resistência contra o golpe em curso no país e defesa dos direitos da classe trabalhadora, o 1º de maio da CUT/SP contará também com atrações culturais com Tico Santa Cruz e os Detonautas, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Chico César e Luana Hansen. “Em tempos de ameaça aos direitos e à Democracia, a classe trabalhadora precisa ficar atenta e o dia 1º de maio é um marco no fortalecimento das nossas reivindicações”, ressaltou Paula Proença, presidenta do Sindicato. Haverá ônibus saindo de Sorocaba e os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato pelos telefones 3222-2122 / 3202-2465 / 991197574, ou procurar uma de nossas diretoras no local de trabalho. O evento é totalmente gratuito.

Tico Santa Cruz fará Show com os Detonautas. O cantor é um dos grandes representantes da classe artística na luta pela democracia e pela preservação dos direitos trabalhistas