__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Ano 24 • nº 382 • Edição de abril • 2016

DIREITOS TRABALHISTAS ESTÃO AMEAÇADOS

AUTONOMIA 1º DE MAIO SERÁ DE LUTA Congresso Nacional prepara “presente de grego” para trabalhadores(as) neste 1º de maio. Michel Temer e Eduardo Cunha articulam o golpe conpág.3 tra a classe trabalhadora.

SINDICALIZAÇÃO Sem sindicato não há direitos: Entenda porque é tão importante se tornar sócia(o) pág. 02

PARTICIPE! TRAGA SUA FAMÍLIA Sindicato prepara atividade em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador/a pág. 04


2 LINHA DIRETA 382

EDITORIAL: Imagine um mundo sem sindicatos: ...onde os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores caíram do céu e os patrões, todos eles, cumprem rigorosamente as leis. Os salários são reajustados sempre acima da inflação e benefícios como cesta básica e lanche, e tantos outros foram dados pela livre vontade dos empregadores. Neste mundo sem sindicatos, as condições de trabalho são excelentes: tudo muito limpinho e organizado, sem ruídos ensurdecedores e sem abuso nas jornadas de trabalho. O melhor de tudo é o salário. As trabalhadoras e os trabalhadores se sentem satisfeitos com o que recebem. Os serviços públicos são de boa qualidade e todas as pessoas têm emprego, alimentação digna, casa própria, acesso à cultura e ao lazer e são respeitadas por suas opiniões, religiões e estilo de vida.

Só que não! Esse mundo não existe! Se com o sindicato os patrões já fazem de tudo para lucrarem cada vez mais às custas das trabalhadoras e dos trabalhadores, imaginem como seria sem o sindicato? Com certeza, ainda estaríamos escravizados. É por essa razão, que cada uma e cada um de nós temos a responsabilidade de fortalecer o nosso sindicato.

Como? Comece se tornando sócia(o)!

ABRIL / 2016


ABRIL / 2016

LINHA DIRETA 382

3

“Nunca, na história desse país, os direitos dos trabalhadores estiveram tão ameaçados” Congresso Nacional prepara “presente de grego” para a classe trabalhadora neste 1º de maio A aprovação do impeachment da presidenta Dilma pela Câmara dos Deputados, sem que ela tenha cometido algum crime contra a nossa Constituição e sequer ter sido citada em investigações da Lava Jato ou qualquer outra, representa uma grave afronta à democracia do nosso país, mas não é só isso. Esse foi o primeiro passo para deixar o caminho livre para a aprovação de 55 projetos que retiram direitos trabalhistas. Para você que diz “tanto faz”, citamos abaixo apenas 3 desses 55 projetos que irão mudar a sua vida, mas não será para melhor. Fique atenta(o): tem muito mais por trás desse Golpe do que você imagina.

Terceirização

Engana-se quem pensa que o PL 4330, que permite a terceirização em todos os setores das empresas, foi extinto. Ele continua vivo e pronto para voltar à pauta da Câmara e do Senado. Se esse PL for aprovado, os patrões po-

derão demitir os atuais empregados e contratar outros de forma terceirizada. Na prática, os salários serão menores e os benefícios serão cortados. Os trabalhadores(as) irão perder garantias sobre direitos históricos como décimo terceiro, férias, seguro desemprego, dentre outros.

Michel Temer é “o cara” dos patrões Se Dilma realmente sair, Michel Temer assumirá o comando do país totalmente comprometido com a bancada dos empresários e não medirá esforços para que as reivindicações dos patrões sejam atendidas.

Fim da multa por demis- 1º de maio será de luta e são sem justa causa resistência Está pronto para ser aprovado pelo Senado um projeto de lei que acaba com a multa por demissão sem justa causa, o que facilitará a vida dos patrões na hora de demitir trabalhadores.

Fim das ações trabalhistas Existem atualmente 2 projetos em trâmite na Câmara dos Deputados que pretende proibir que os trabalhadores demitidos entrem com ação na Justiça do Trabalho. Na prática, os patrões poderão abusar o quanto quiserem e não sofrerão nenhuma punição.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional do Ramo Vestuário (CNTRV), em conjunto com os sindicatos filiados, preparam grandes manifestações no dia 1º de maio com o objetivo de esclarecer a classe trabalhadora sobre esse “presente de grego” que está sendo preparado pelos representantes dos patrões na Câmara, no Senado e pelo vice-presidente Michel Temer. O Sindicato também está preparando uma atividade comemorativa ao Dia Internacional dos Trabalhadores. Saiba mais na página 4.


LINHA DIRETA 382 4 ABRIL / 2016

IMPERDÍVEL: Sindicato prepara atividade comemorativa pelo Dia Internacional do Trabalhador/a Além do debate “Democracia e Direitos Trabalhistas”, haverá devolução do Imposto Sindical e coquetel Nossa comemoração pelo Dia Internacional dos Trabalhadores será no dia 6 de maio, a partir das 17h30, na sede do Sindicato - rua Humberto de Campos, 680, Jardim Zulmira. O sociólogo e ex-diretor da Agência Nacional de Cinema Glauber Piva confirmou presença no debate sobre “Democracia e Direitos Trabalhistas”, que tem como objetivo esclarecer os participantes sobre as ameaças aos direitos civis e trabalhistas do povo brasileiro. O debate também contará com a participação do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, Ademilson Terto. O evento terá também sorteios dos valores referentes à devolução do Imposto Sindical e um delicioso coquetel.

1º DE MAIO:

Trabalhadores(as) da Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região poderão participar de tradicional Ato no Vale do Anhangabaú Com o tema “Brasil: Democracia + Direitos”, atividade terá início às 10 horas Além de muita luta e resistência contra o golpe em curso no país e defesa dos direitos da classe trabalhadora, o 1º de maio da CUT/SP contará também com atrações culturais com Tico Santa Cruz e os Detonautas, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Chico César e Luana Hansen. “Em tempos de ameaça aos direitos e à Democracia, a classe trabalhadora precisa ficar atenta e o dia 1º de maio é um marco no fortalecimento das nossas reivindicações”, ressaltou Paula Proença, presidenta do Sindicato. Haverá ônibus saindo de Sorocaba e os interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato pelos telefones 3222-2122 / 3202-2465 / 991197574, ou procurar uma de nossas diretoras no local de trabalho. O evento é totalmente gratuito.

Tico Santa Cruz fará Show com os Detonautas. O cantor é um dos grandes representantes da classe artística na luta pela democracia e pela preservação dos direitos trabalhistas

Profile for Vestuario Sorocaba

Linha Direta nº 383  

Abril de 2016

Linha Direta nº 383  

Abril de 2016

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded