Vertigem Mag Nº2 Novembro/20101

Page 66

Cordas gémeas Marcadas com o símbolo e com diâmetros geralmente compreendidos entre 7,5 e 8,0 mm. Usam-se em pares e são inseparáveis (passagem obrigatória de ambas as cordas por todas as protecções). Pesam entre de 37 e 40 g/metro (cada uma das cordas). É preciso ter em conta que nem todos os aparelhos para dar segurança estão indicados para estes diâmetros.

Vantagens mais leves que as duplas permitem rapelar todo o comprimento da corda maior protecção que uma só corda em caso de quedas de pedras ou arestas cortantes

Desvantagens Mais pesadas que uma corda simples (a soma das duas cordas gémeas) tem de se proteger obrigatoriamente ambas as cordas em todas as protecções maior atrito que com cordas duplas. não permitem cordadas de 3

Uso indicado em parede São cordas menos polivalentes e por isso as menos usadas. São indicadas para vias em que o peso é um factor determinante, para vias rectilíneas com eventual necessidade de abandono ou com rapeis longos.

Exemplos Verdon (França). Grandes vias desportivas rectilíneas e com acesso por longos rapeis.

66

As cordas gémeas e duplas permitem longos rapeis. Carolina Vallejo descendo do The Mace (Sedona, Arizona, E.U.A.)

Pilar del Cantabrico (em livre), Naranjo de Bulnes (Espanha). Via de alta dificuldade em que o peso é fundamental, mas onde a necessidade de abandono está sempre presente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.