Revista Versificados - ED 1 OUT 2015

Page 14

NACIONALIZANDO

..........................................................................................................................................................................

por Reniére Pimentel

REVISTA VERSIFICADOS ED. 1 - OUTUBRO 2015

Sociedade e Literatura Nacional Ler não é uma ação comum aos jovens – e, muitas vezes, nem aos adultos. Também pudera: todos sempre em busca de algo, seja um futuro melhor ou a certeza de comida na mesa no dia seguinte. Como encaixar um luxo como a literatura nesse meio? Uma esperança é que há quem encontre na leitura uma fuga da realidade, e, minoria das minorias, quem veja nela o essencial para abrir horizontes, mudar pensamentos e impulsionar a diferença tão necessária em nossa sociedade. A questão é exatamente a palavra “minoria”. Nós, leitores que enxergam além de letras em um papel, achamos um tanto preocupante essa realidade - é algo quase desconcertante diante do mundo das entrelinhas.

Se acha que a situação está feia, acompanhe: boa parte, e estou sendo otimista de não chamá-la de maioria, desses leitores dão preferência à literatura estrangeira (seja americana, seja europeia - pouco foge deste padrão). Nesse contexto, qual o espaço real da literatura nacional? Eu sei que a resposta está na ponta da sua língua.

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.