Page 1

Atrações do Festival Palco Giratório movimentam a capital

Página 12

ais m e i r é s Qual édaa para você indica

10 Página

www.jornaldaestacao.com.br - Maio de 2014 - Ano 6 - nº 175 - Distribuição gratuita em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Amor incondicional Foto: Cristina Tronco

integração

Canoas prepara sua 30ª Feira do Livro Página 03 Lançada Campanha do Agasalho em Novo Hamburgo Página 05 Regularizado loteamento Progresso em Sapucaia Página 04

Amamentar

traz benefícios também para a mãe Redução na incidência de Câncer de Mama e no Diabetes tipo 2 são alguns dos benefícios. Página 09

esportes Liga dos Campeões tem final inédita Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, enfrenta o Atlético de Madrid, do brasileiro Diego Costa, no dia 24 de maio. Mais sobre os esportes na página 15.

Em homenagem ao Dia das Mães, o Jornal da Estação perguntou a estudantes do Ensino Fudamental o significado de mãe. Entre as muitas respostas, destacamos a de Luan, de 10 anos, que definiu assim: “quando está escuro, ela clareia”.


radar integração

02 l jornaldaestação l maio de 2014

ENQUETE

Minha mãe é... Mãe, mother, mutter, madre. Não importa o idioma, a palavra é uma das mais pronunciadas mundo afora. Mas para saber o que ela realmente significa, perguntamos aos alunos da Escola Estadual Baltazar de Oliveira Garcia. Veja parte de alguns depoimentos:

pelo

charge

trem

Muito amor e atenção para os filhos

Alex Vaz

Em homenagem ao Dia das Mães, a personagem deste mês é uma mãezona: Doraci da Conceição da Costa, conhecida como Dora. Ela tem apenas uma filha biológica, mas mima seus colegas de trabalho com chás, bolos e bons conselhos, como fazem as mães. Apesar dos seus 74 anos, Dora continua trabalhando, para complementar a renda da aposentadoria, pois precisa tomar remédios caros, segundo ela. Quando perguntamos qual é a melhor lembrança que tem da sua mãe, ela responde: “o carinho com que nos tratava (aos filhos), e a preocupação em passar valores éticos e morais é o que vem primeiro à lembrança, mas também nunca esqueço das comidas saborosas que fazia”. Comentando sobre o atual momento que vivemos, cercados de violência, Dora diz que é importante todas as mães darem muito amor e atenção para os filhos, para que sigam pelo bom caminho.

Minha mãe é... • um modelo de mãe, quando é escuro ela clareia. Lucas, 10 anos • é uma rainha espetacular. Elisângela, 10 anos • linda, charmosa, amorosa, carinhosa, legal, organizadora. Juliana, 11 anos • muito protetora. Ela me ensina a respeitar os mais velhos. Ygor, 13 anos • adorável. Ela me faz eu me sentir especial. Guilherme, 10 anos • várias coisas que não dá para explicar. Lana, 10 anos • a minha vida. Lian, 10 anos • a flor mais linda do meu jardim. Márcia, 9 anos • o meu melhor presente que eu já ganhei na vida. Jordan, 13 anos

Confira mais depoimentos na nossa página no facebook: facebook.com/JornaldaEstacao

PORTO ALEGRE

Novo Código de Limpeza Urbana completa um mês No primeiro mês de implantação do novo Código Municipal de Limpeza Urbana no Centro Histórico, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) emitiu 52 autos de infração. Muitos pedestres abordados colaboraram e juntaram seus resíduos para depositar na lixeira. A orientação para os fiscais é de tentar resolver pe-

quenas infrações através de orientação. Infrações graves e gravíssimas são prontamente penalizadas. As regras valem para toda a cidade e agora está sendo realizado um esforço na fiscalização no bairro Humaitá, com o apoio da Guarda Municipal e de agentes de fiscalização de diferentes órgãos municipais, que atuam no cuidado com o ambiente urbano.

Números do primeiro mês de vigência da lei: - 1621 denúncias via telefone 156 - 721 pessoas flagradas depositando lixo em locais inapropriados - 52 autos de infração

Capital terá Acampamento Farroupilha Extraordinário

Expediente: Editora Versão Impressa Ltda. • Av. Pará, 984, bairro São Geraldo • Porto Alegre

montam seus galpões, acontece de 23 de maio a 10 de junho. O lançamento oficial do Acampamento Farroupilha Extraordinário acontece dia 12 de junho, e o encerramento oficial no dia 13 de julho. Uma das novidades deste acampamento especial é a Casa do Turista, que irá concentrar as informações de todas as atividades deste acampamento.

• Diretora e editora: Liselote Rahmeier Marquetto • Textos e fotos: Liselote Marquetto e Stéfano Marquetto • Diagramação e arte: Débora Rocha e Thayse Scussel • Colaboradores: Alex Vaz, Suzana Pohia, Thayse Scussel e Talita Ribeiro jornaldaestacao@ jornaldaestacao.com.br (51 3363 4004)comercial@ jornaldaestacao.com.br (51 3363 4014)

Voltado para divulgar as tradições e folclore do Rio Grande do Sul, o Acampamento já está sendo montado. Os trabalhos serão realizados em duas etapas. A primeira abrange a rede elétrica, a área de administração, as estruturas da Brigada Militar e dos patrocinadores. A segunda etapa, em que as 86 entidades participantes do Acampamento Extraordinário


INTEGRAÇÃO

03 l jornaldaestação l maio de 2014

CANOAS Foto: Divulgação

Inscrições de projetos ao PIC continuam abertas

Exposição “Conexão Canoas”abre dia 12

no Calçadão. O jornalista e escritor Zuenir Ventura será homenageado nesta edição.

Buscando incentivar e desenvolver a prática de esportes entre os canoenses, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer convida atletas a se inscreverem nos Jogos Abertos de Canoas (JAC), que têm início no dia 10 deste mês. Ainda existem vagas para os times de basquete, handebol e natação, tanto na modalidade masculina quanto feminina. Além de canoenses, atletas de qualquer cidade podem se inscrever. Podem competir pessoas nascidas até 1998 e cada entidade pode inscrever apenas uma equipe por modalidade. Mais informações sobre os eventos e as inscrições podem ser obtidas através do site da prefeitura de Canoas.

Ancila Dani Martins é a patrona Escritora e licenciada em História, Ancila é membro da Casa do Poeta. Nascida em Flores de Cunha, lecionou em diversos colégios de Canoas. É autora dos livros “Calendário Histórico Cultural de Canoas para 2011”, “Expressando Sentimentos” (2008) e “Quadrantes da Alma” (2012).

As provas serão realizadas nos seguintes locais: Centro Olímpico Municipal; Centro Esportivo São Luiz; Polisport e Clube Cultural Canoense.

A exposição é constituída por diversas mídias e as peças expostas têm como fio condutor o avanço tecnológico na área de comunicação

e as formas de sociabilidade a elas relacionadas. O local da exposição é na Secretaria Municipal da Cultura (rua Ipiranga, 105).

A abertura da exposição terá a apresentação dos filmes “O Óculos do Vovô”, o filme de ficção mais antigo do Brasil (1913), e “Tusalava”, animação de 1929, ambos musicados ao vivo pelo conjunto Dimensão Experimental. O horário de abertura é às 19h.

Cidade se prepara para a 30ª Feira do Livro Grupo TIA é um dos que já foi contemplado pelo Programa Interessados em inscrever projetos culturais para o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Prefeitura de Canoas, podem fazê-lo até 12 de maio. O programa financia 100% dos projetos selecionados, voltados ao teatro,

música, literatura, audiovisual e artes visuais, entre outros. Neste ano, serão investidos aproximadamente R$ 600 mil, em dois editais: o que está aberto, referente a 2013, e outro, que será divulgado no segundo semestre, referente a 2014.

Os projetos do PIC devem ser entregues na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Ipiranga, 120, telefone (51) 3466-7039, email: atendimentocidadao@gmail.com.

Cidade convoca atletas

Entre os dias 31 de maio e 14 de junho acontece a Feira do Livro de Canoas, na Praça da Bandeira e


integração

04 l jornaldaestação l maio de 2014

SAPUCAIA

Educação: altas habilidades em discussão

Congresso reuniu profissionais ligados à Educação de diversos países e regiões do país Foto: Vírgínia do Erre

Sapucaia foi sede do 4º Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades e do 8º Encontro Regional Repensando a Inteligência, ocorridos entre 28 e 30 de abril. Palestrantes de diversos países e de outras regiões do país falaram sobre atendimento às Altas Habilidades/Superdotação nas instituições de ensino, instrumentos de

identificação e técnicas para desenvolvimento de talentos. As experiências de alunos de Sapucaia na área de robótica foram abordadas em uma oficina que contou com a presença de educadores e psicólogos, que estavam em busca de métodos para introduzir o tema na educação especializada.

SÃO LEOPOLDO

Em Sapucaia, 30 estudantes frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais e possuem indicativos de altas habilidades. Robótica, biologia, arqueologia, ufologia e história fazem parte do universo destes alunos da Rede Municipal.

Calçadão será revitalizado De acordo com o projeto, a área será totalmente remodelada, com a colocação de novo mobiliário urbano, composto de bancos, lixeiras, dois pergolados, entre outros equipamentos. O projeto paisagístico prevê o plantio de 19 palmeiras. Haverá ainda nova área de carga e descarga, readequação das rampas para pessoas com necessidades especiais, acesso para ambulâncias, e substituição da tubulação pluvial e rede elétrica. O investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão, captado através de emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Zulke.

Abertas as inscrições para curso do polo de Esteio da UAB

Até o dia 09 de maio, a Secretaria de Cultura e Turismo está cadastrando artistas das áreas de música, dança, teatro e circo para apresentação na São Leopoldo Fest. Interessados devem procurar a secretaria localizada na Praça Tiradentes, 119, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone: 3591 8859.

Até o dia 16 de maio podem ser feitas inscrições para o primeiro curso da Universidade Aberta do Brasil oferecido pelo polo de Esteio, recém-criado. O curso oferecido é de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, na modalidade a distância, com apenas dois encontros presenciais, O curso é ministrado por professores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Interessados devem fazer a inscrição na secretaria do polo, que funciona junto à Secretaria Munici-

Até o final de maio começa o deslocamento de alguns serviços para o Centro Médico que funcionará no prédio localizado na rua Conceição. Em reforma desde março, o local vai concentrar todas as especialidades médicas – como cardiologia, neurologia, traumatologia, ortopedia, dermatologia, urologia, proctologia, entre outras. No local também será implantado laboratório de análises clínicas e ambulatório (para pequenos procedimentos), curativos, eletroencefalograma e eletrocardiograma, e raio-X. Está prevista a inauguração, ainda este ano, das novas instalações do Serviço de Aconselhamento e Testagem (SAT) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA III), que irá beneficiar os moradores da zona norte do município.

No final de abril, foi assinado o Decreto de Regularização Fundiária do Loteamento Progresso, beneficiando 200 famílias que vivem na área. No ato da assinatura do decreto, a Associação de Moradores do Loteamento Progresso recebeu o Projeto Urba-

nístico da área, aprovado e licenciado, e o Memorial Descritivo de todos os lotes e ruas. O prefeito Vilmar Ballin destacou na ocasião que o Governo Municipal vem regularizando áreas e atendendo reivindicações históricas da população.

Saiba mais

Nos últimos cinco anos a Prefeitura já regularizou a Cooperativa Boa Esperança, a Cooperativa Renascer e, mais recentemente, o Loteamento Pedro Simon. Também está tramitando a regularização dos loteamentos Bela Vista I e Santa Luzia, que beneficiarão, respectivamente, 240 e 464 famílias.

Campanha de doação de sangue A coordenação do Serviço de Apoio da Fundação Hospital Municipal Getúlio Vargas está organizando nova campanha para doação de sangue junto à comunidade. No dia 21 de maio, uma quarta-feira, um ônibus sairá da frente do Hospital às 07h30min, para estar no Hemocentro às 9h. Espera-se reunir 35 pessoas com esta campanha, ressaltando que até a doação, os voluntários não devem ter feito a vacina da gripe. Inscrição e cadastro com Zara, das 9h às 16:30h, pelo telefone 3451-8200 ramal-191.

esteio

Cadastramento de artistas para a São Leopoldo Fest

Centro Médico deve ser inaugurado este mês

Loteamento Progresso foi regularizado

pal de Educação e Esporte (SMEE) (Rua Alegrete, 455 -Parque Amador) de segunda a sexta-feira, das 13h30mim às 19h30min. Estão sendo oferecidas 40 vagas. Os cursos da Furg, embora na modalidade a distância, exigem, em datas pré-determinadas, a presença dos estudantes nos polos de ensino para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e, também, para a avaliação dos estudantes. Os encontros presenciais acontecerão, prioritariamente, à noite e/ou aos finais de semana.

O que é o UAB? O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

Inaugurada Unidade de Saúde Primavera Foto: EduardoBarattoLeonardi

Inauguração da UBS Primavera contou com a presença do Governador Tarso Genro e do Prefeito Gilmar Rianldi

Com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, e do Prefeito Municipal, Gilmar Rinaldi, foi entregue à comunidade, no final do mês de abril, a Unidade Básica de Saúde Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes - UBS Primavera. Na ocasião da inauguração, o prefeito agradeceu aos profissionais que atuam na nova UBS, ressaltando: “Na saúde, o que faz a diferença é o acolhimento carinhoso dos funcionários”. A Unidade conta com três equipes da Estratégia de Saúde da Família, que atenderão a cerca de 10 mil pessoas que vivem na área de cobertura do novo posto de saúde.


INTEGRAÇÃO

05 l jornaldaestação l maio de 2014

NOVO HAMBURGO

Gabinete da Primeira-dama lança a Campanha do Agasalho 2014 Fotos: Caroline Costa

Turma de música da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira fez apresentação durante o lançamento da campanha A campanha tem como objetivo arrecadar roupas, calçados e, em especial, cobertores e roupas infantis

80 mil economias recebem água tratada da Comusa Em 15 anos de operação, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo alcançou a marca de 80 mil economias abastecidas na cidade, o que representa um crescimento de 33% nos imóveis que recebem água tratada pela autarquia. Em 1998 eram 60.088 economias.

Saiba mais A Comusa está ampliando o Sistema de Abastecimento de Água, investindo aproximadamente R$ 30 milhões. A ampliação compreende a construção de uma nova Estação de Captação de Água Bruta, uma nova adutora para conduzir a água captada no Rio dos Sinos e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA). As três obras estão em andamento. A autarquia ainda desenvolve na cidade o Programa de Substituição de Redes, em que cerca de 600 dos 848 quilômetros de tubulações da cidade já foram trocados por canos de polietileno de alta densidade (PEAD).

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama, lançou no dia 30 de abril, a Campanha do Agasalho 2014. Todas as doações recebidas, na Prefeitura ou nos diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, serão encaminhadas à Fábrica da Cidadania, que as repassará às famílias em situação de vulnerabilidade social. Para os interessados em se tornar parceiros da campanha, basta entrar em contato com o Gabinete da Primeira-dama pelo e-mail primeiradama@novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 35949909.

Atendimento jurídico gratuito à comunidade O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Feevale oferece atendimento gratuito à comunidade de Novo Hamburgo. Orientados por professores, os estudantes atendem às demandas jurídicas dos moradores, cuja renda não ultrapasse dois salários mínimos.

Saiba mais

- o atendimento acontece mediante a entrega de fichas - as próximas distribuições de fichas ocorrem em 13 e 17 de maio, a partir das 9h30min, no Campus II (ERS 239, 2755, NH) - os interessados deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovantes de renda e residência.

Município tem unidade móvel para educação ambiental A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, entregou à comunidade um ônibus transformado em sala de aula. Equipado com 32 poltronas, televisão, dois aparelhos de ar-condicionado e toldos laterais, o veículo foi reestruturado pela Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) da SEMAM. A partir de agora, ele servirá como sala de aula para as crianças do Município, abordando temas como arborização, maus-tratos aos animais, esgoto, entre outros.


RADAR

06 l jornaldaestação l maio de 2014

país Taxas de sobrepeso e obesidade Eleições 2014: diversas pesquisas no Brasil estabilizaram apontam Dilma pelo

Em 2012, a população com excesso de peso estava em 51%. Em 2013, o percentual é de 50,8. Pela primeira vez, desde 2006, a taxa não aumentou. Os dados fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que ouviu aproximadamente 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas capitais e no distrito Federal. As pessoas consideradas com excesso de peso são aquelas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25. São considerados obesos pessoas com IMC acima de 30. Em 2012, eram 17,4% e em 2013, 17,5%. Um dos fatores que podem ter colaborado para a estabilização da taxa no último ano é a reeducação alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas que fazem o consumo recomendado de hortaliças e frutas estava em 22,7% em 2012 e passou para 23,6% em 2013.

Como calcular o IMC? Peso (kg) altura² (m)

SAIBA MAIS • Em comparação com os outros países que . com compõem o BRICS, a taxa da população excesso de peso do Brasil é maior que a da China (25,4%) e da Índia (11%) • Os homens têm mais excesso de peso do que as mulheres: 54,7% contra 47,4%. • Quanto mais alto o nível de escolaridade, menor o número de pessoas obesas. • A frequência de atividade física em tempo livre aumentou de 30,3% para 33,8% . nos últimos cinco anos • Os homens são os mais ativos: 41,2% praticam exercícios no tempo livre. Entre as mulheres, apenas 27,4% praticam

em 1º lugar Há poucos meses das eleições, Dilma Roussef mantém a liderança nas pesquisas de intenção de votos para presidente, conforme divulgado pelo Datafolha, Ibope, Sensus e CNT/MDA. Apesar do percentual de Dilma ter diminuído nos últimos meses, ela se reelegeria no

Veja o percentual dos três candidatos com mais intenções de votos nas pesquisas.

DIABETES Em relação ao número das pessoas que se declaram diabéticas, o índice mostrou um aumento nos últimos oito anos. Em 2006, 5,5% da população dizia ter diabetes. Em 2013, o número foi para 6,8%.

Sensus Pesquisa divulgada em 03 de maio

35%

38%

Datafolha Pesquisa divulgada em 05 de abril

24% 16% 11%

NÚMERO DE FUMANTES DIMINUIU O número de fumantes no Brasil diminuiu cerca de 28% nos últimos oito anos. De acordo com a pesquisa, 11,3% dos brasileiros se declararam fumantes em 2013. Em 2006, cerca de 15,7% da população se declaravam fumantes. A taxa de prevalência de fumantes passivos no domicílio teve uma redução significativa em ambos os sexos ( 12,7% em 2006 para 10,2% em 2013)

primeiro turno, de acordo com o Datafolha e Ibope. Dilma também venceria, caso houvesse segundo turno, segundo os institutos que apontam esta possibilidade. Até o momento, os principais adversários seriam Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Dilma Aécio Roussef Neves

36%

Eduardo Campos

CNT/MDA Pesquisa divulgada em 29 de abril

21%

10% Dilma Aécio Roussef Neves

37%

Ibope Pesquisa divulgada em 17 de abril

14% 11%

6%

CAPITAL NA LIDERANÇA Porto Alegre é a capital com maior número de fumantes (16,5%), e é a segunda em população com sobrepeso (54,1%).

Dilma Aécio Roussef Neves

Eduardo Campos

Eduardo Campos

Dilma Aécio Roussef Neves

Eduardo Campos


RADAR

pelo

07 l jornaldaestação l maio de 2014

mundo

Crise na Ucrânia ruma para o conflito armado O caos no leste da Ucrânia deixou de ser político e virou um verdadeiro combate. Após as potências ocidentais e a Rússia entrarem em um acordo sobre a necessidade dos rebeldes evacuarem os prédios do governo ocupados, os separatistas negaram sofrer qualquer influência por parte do governo russo e se recusaram a sair. Mais de uma dúzia de cidades já tiveram suas sedes administrativas invadidas por militantes que querem separar a região da Ucrânia e anexá-la à Rússia. Mas após um início hesitante, as forças ucranianas entraram efetivamente em combate para retomar o controle, e já são contabilizadas dezenas de insurgentes mortos e outros tantos feridos

ou presos. Mais de trinta teriam morrido em apenas um dia após um dos prédios invadidos ter sido consumido por um incêndio, provavelmente provocado pelos próprios moradores locais. Especula-se que os rebeldes não cheguem sequer a mil pessoas, mas estão fortemente armados. Com fuzis, morteiros e até mesmo tanques de guerra, os separatistas já conseguiram derrubar três helicópteros do exército ucraniano, com quatro mortes confirmadas. O governo da Ucrânia afirma que foi a Rússia quem entregou tais armamentos aos rebeldes. No início do mês, observadores internacionais da ONU que haviam sido capturados foram libertados, dando esperança de que ainda haja espaço para o diálogo.

Território da Crimeia está no centro da disputa entre ucranianos e russos

Vilarejo inteiro é soterrado no Afeganistão Mais de duas mil pessoas estão soterradas por cerca de dez metros de terra e lama, após um enorme deslizamento em um vale que atingiu um vilarejo na província de Badakhshan, no Afeganistão. A rapidez com que ocorreu a avalanche não permitiu que as pessoas pudessem evacuar suas casas, e as fortes chuvas na região colocam em risco equipes de resgate, que poderiam também ser soterradas. Essas condições levam as autoridades locais a admitir que não deve haver sobreviventes entre as 300 casas soterradas. Outras 700 casas foram atingidas, deixando quatro mil pessoas desabrigadas.

Cientistas confirmam novo elemento da tabela periódica As tabelas periódicas a serem impressas e publicadas daqui para frente precisarão fazer mais uma atualização: cientistas da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, confirmaram a criação de um novo elemento químico. Com número atômico igual a 117, o novo elemento ainda não tem nome, sendo provisoriamente chamado de ununséptio. Ele faz parte dos metais super-pesados, elementos que não são encontrados na natureza e devem ser sintetizados em laboratório, sendo também bastante instáveis.


MERCADO DE TRABALHO

08 l jornaldaestação

l

maio de 2014

Contador: muitos números e emprego garantido! Raciocínio lógico, habilidade com números e facilidade de interpretação: se você tem essas características, pode se tornar um profissional de Ciências Contábeis. Essa área, que vem sendo renovada, está conquistando cada vez mais profissionais e, atualmente, o contador é indispensável dentro de qualquer empresa. Uma pesquisa realizada em todo o Brasil pela re-

vista Você S/A apontou que em São Paulo, conhecidamente como o centro das maiores empresas de auditoria, o cargo de contador é o mais demandado pelos recrutadores de Recursos Humanos. Paralelamente um estudo realizado pelo ManPowerGroup, divulgado em maio de 2013, apontou que os profissionais de contabilidade estão entre as 10 profissões onde faltam mais pessoas qualificadas.

Profissão de atuação ampla De acordo com o professor do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade São Judas Tadeu Márcio Schuch, o papel do profissional dessa área é de suma importância para as empresas e a área de atuação é bastante ampla. “O profissional da contabilidade pode elaborar demonstrações contábeis, elaborar relatórios gerenciais para os gestores, por exemplo, (...). De uma forma geral, o profissional da contabilidade trabalha com informações necessárias para o desenvolvimento das empresas e para a correta aplicação dos recursos públicos”.

Além dos trabalhos estratégicos realizados pelos contabilistas nas organizações, uma lei determina a obrigatoriedade de sua presença para cuidar das demonstrações financeiras da empresa – daí a explicação do amplo mercado de trabalho. “A contabilidade passou por uma grande reforma nestes últimos anos, e cada vez mais são demandados profissionais atualizados. O setor público está passando por estas reformas agora, e certamente o profissional que se especializar nesta área poderá aproveitar as oportunidades que irão surgir nesta área”, ressalta Schuch.

O que você pode fazer Auditoria Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços. Contabilidade ambiental Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa. Contabilidade gerencial Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.

Mercado de trabalho Em nosso código civil há uma exigência de que todas as empresas devem ter um contador. Essa determinação visa proteger a sociedade, segundo o professor Schuch. Ele afirma que a área que mais demanda profissional é a área tributária. Assim como outras áreas do mercado de trabalho, a remuneração dos profissionais varia muito de acordo com a função que

está sendo exercida, mas o professor Márcio Schuch ressalta que os alunos que estão cursando a faculdade conseguem facilmente bolsas entre R$ 800,00 e R$ 1.600,00 para estágios. Já algumas revistas do ramo apontam que profissionais formados em Ciências Contábeis chegam a receber até R$20.000,00 em grandes empresas e “até mais do que isso em alguns cargos públicos”, destaca Schuch.

Palavra de quem já escolheu a profissão Rafaela Schardong, de 22 anos, que está no último ano da faculdade de Ciências Contábeis e trabalha na área, afirma que começou o curso por uma afinidade com a área, mas assim que conheceu mais a profissão, se apaixonou. “Depois de entrar, descobri que amo a profissão que escolhi! Aconselharia que a pessoa que esta

pensando em entrar para a área da contabilidade tenha em mente que, por muitas vezes, é um trabalho exaustivo e desgastante, os prazos são curtos, e temos que cumpri-los com rigor! Acho que é uma área muito abrangente, temos muitas opções de mercado, e as oportunidades de crescimento são muitas!”.

Controle e perícia Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas. Ensino Dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é preciso pós-graduação.


DIA DAS MÃES

09 l jornaldaestação

maio de 2014

Amamentar é um ato de amor l

Além de alimentar o bebê, a amamentação favorece a troca de afeto

O aleitamento materno é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, pois seus benefícios para o bebê são conhecidos. Mas além de ser o melhor para a saúde da criança, o leite materno traz uma série de vantagens para a saúde da mãe. Um deles é o psicológico, pois a amamentação serve para a criação de vínculos e troca de afeto, além de trazer o sentimento de autoconfiança e realização para a mulher. Confira outros benefícios: Câncer de Mama Estudos comprovam a relação entre amamentação e a redução do câncer de mama. Quanto mais prolongado for o período de aleitamento, menor a chance de desenvolver a doença. O risco reduz 4,3% para cada 12 meses de amamentação. E é para todas as mulheres, independente de etnias, idade e número de filhos.

Câncer de Ovário O câncer de ovário é considerado um dos mais letais, de difícil prevenção. Algumas pesquisas apresentam resultados nos quais aparece a relação da amamentação e a diminuição no risco de ocorrer alguns tipos da doença. Diabetes O aleitamento reduz o risco não só para o bebê, mas também para a mulher que amamenta. Para cada ano de lactação, foi percebida uma redução de 15% em casos de diabetes tipo 2. Recuperação do peso O aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses ajuda a reduzir o peso adquirido durante a gravidez. Um estudo brasileiro, que acompanhou 405 mulheres, mostra a média de redução de 0,44KG no peso das mães a cada mês de amamentação.

Não consigo amamentar. E agora? Dúvidas são muito comuns. Problemas como fissuras e outros transtornos podem aparecer, porém, o importante é não desistir do aleitamento materno. Para isso, há a orientação de profissionais, como os do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Localizada em Porto Alegre, a instituição é referência no atendimento de mães e bebês, e o serviço do Banco de Leite é aberto para a comunidade em geral. A equipe auxilia nas dificuldades e também recebe doações de leite materno para os pequenos que necessitam. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone: (51) 3289.3334.

Veja o relato de duas mães que estão amamentando: Amamentar é super gostoso e prático “Quando eu e o Pedro - meu companheiro - decidimos que estávamos ficando com vontade de engravidar, eu comecei a pesquisar muito na internet sobre parto. A questão da amamentação também apareceu. Descobri que para facilitar a amamentação era necessário que o bebê mamasse de preferência na primeira hora de vida e que era melhor evitar o uso de bicos artificiais (chupeta, mamadeira, bicos de silicone, etc.). (...) Quando a Cecília nasceu veio direto pro meu colo e dali não saiu mais. Amamentei exclusivamente até os seis meses, só o meu leite, nada de água, chás, sucos ou outros tipos de leite. E sigo amamentando, sempre em livre demanda, ou seja, sempre que ela pede. Eu sempre tive certeza que teria leite e que iria amamentar ela. Amamentar é super gostoso e prático. Está sempre pronto, na temperatura certa. Eu amamento ela várias vezes na noite, sempre que ela pede. É cansativo, mas também é bom, porque é mais um tempo que estamos juntas, visto que agora eu trabalho 8 horas por dia. Isso é outra coisa que gostaria de destacar, além dos benefícios nutricionais que são muitos e bem conhecidos, a amamentação fortificou muito o vínculo entre nós duas. (...) Hoje a Cecília está com 8 meses e tenho certeza que ainda temos uma longa jornada na amamentação.” Marina Bergamaschi Teixeira é mãe de Cecília, de 8 meses É uma questão de segurança, de afeto. “Amamento toda a hora. Nos primeiros dias, o corpo estranha um pouco. Mas depois é natural. Faz parte do ciclo, o corpo se prepara para esse período. Esses dias o Santiago estava com cólica. Falam que não é bom amamentar nessas horas. Eu não acredito. Peguei ele e o coloquei em meu peito. Na hora, ele parou de chorar. É bem mais que alimento, é uma questão de segurança, de afeto. Faz bem pra ele e pra mim.” Manuela Ramalho é mãe de Santiago, de 2 meses


DIVERSÃO

10 l jornaldaestação l maio de 2014

A febre dos seriados

Qual é a série mais indicada para você?

A história de sucesso desses programas começou nos Estados Unidos, onde seriados são uma febre entre os americanos. Trazidos pelos canais de televisão brasileiros, eles acabam caindo no gosto popular e registram altos índices de audiência; milhares de pessoas ficam esperando uma semana inteira para saber o que vai acontecer no próximo episódio, porque as histórias, em geral, são muito interessantes e prendem o telespectador na frente da TV. Se você ainda não aderiu, confira as principais séries que estão passando na televisão aberta e descubra se alguma encaixa no seu perfil.

Era uma vez

segunda, terça, quinta e sexta, às 22h15, Record

Big Bang: a teoria

de segunda a sábado a partir de 00h45, SBT

É uma série baseada nos contos de fadas, onde os personagens das histórias infantis foram trazidos para o “mundo real”, através de uma poderosa maldição. Nenhum deles se lembra quem é, e a única esperança está em Emma Swan (Jennifer Morrison), que foi transportada do mundo de conto de fadas antes que ela pudesse ser amaldiçoada. Somente ela pode quebrar a maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos, auxiliada por seu filho, Henry. Em cada episódio é contada uma história baseada em um dos personagens. Um segmento de detalhes da sua vida no mundo de conto de fadas que, quando revelados, acrescenta uma peça ao quebra-cabeça sobre os personagens e sua conexão com os eventos que precederam a maldição e suas consequências. O canal Sony e Record transmitem a série.

Pra quem gosta de: ação, suspense e drama Nível de vício: alto

Considerada a melhor série de comédia em 2009, Big Bang: a teoria conta a história de um físico experimental (Leonard Hofstadter) e um físico teórico (Sheldon Cooper) vizinhos de uma garçonete loira com aspirações para show-biz (Penny). Os dois cientistas não parecem saber como se relacionar com mulheres. Seus únicos amigos são Howard e Rajesh, igualmente nerds, mas tudo pode mudar quando conhecem a nova vizinha. Em agosto de 2009, a série ganhou o prêmio TCA de “melhor série comédia” e o ator que representa Sheldon Cooper, Jim Parsons, ganhou o prêmio por seu desempenho individual na comédia, além de conquistar três Emmy Awards de melhor ator em série de comédia e um Globo de Ouro. No Brasil a série é exibida pela Warner Channel e SBT.

Pra quem gosta de: comédia, fantasia e curiosiNível de vício: médio

Breaking Bad

de segunda a sexta, às 23h15, Record

Pra quem gosta de: ação, suspense e drama Nível de vício: muito alto

A série mais badalada do momento conta a história de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que descobre que tem câncer no pulmão, e procura uma maneira de deixar dinheiro à família, composta por uma mulher grávida e um filho com problemas de saúde. Ganhadora de diversos prêmios, Breaking Bad é um fenômeno cultural e já está no Guinness World Records como a série com melhor pontuação de audiência de todos os tempos.

The walking dead

todas as quinta-feira às 22h30, Band Baseado na série de quadrinhos de mesmo nome, The Walking Dead conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes de um apocalipse zumbi. O líder do grupo é Rick Grimes, um assistente de xerife que acorda de um coma e descobre-se em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis e sai a procura da família. Ao longo de sua busca, ele encontra diversos sobreviventes e juntos precisam aprender a viver nesse novo mundo. O título da série refere-se aos sobreviventes, e não aos zumbis. A série tem sido bem recebida e teve muitas indicações a prêmios. Ela registrou 12,4 milhões de espectadores no último episódio da sua terceira temporada.

Pra quem gosta de: drama, ação, terror e aventura Nível de vício: muito alto


ESPAÇO DA MODA

11 l jornaldaestação l maio de 2014

A moda na internet mandou Os blogs de moda têm dominado a internet nos últimos anos e diversas blogueiras transformaram suas páginas na internet em verdadeiras bíblias da moda, mostrando o que se deve usar e o que há de mais fashion. Algumas delas se tornaram influenciadoras de comportamento, e hoje são celebridades na internet. Conheça alguns blogs de moda que você pode seguir para ficar sempre ligado no que há de melhor do mundo fashion!

bem

www.garotasestupidas.com

A jornalista Camila Coutinho é precursora entre os blogs de moda, e hoje é considerada ícone fashion no Brasil. O blog traz dicas e novidades da moda, cosméticos, além de apresentar os looks mais legais das celebridades. Para quem quer ficar antenado no que está acontecendo no universo da moda e da beleza, esse blog é essencial! supervaidosa.com

para quem gosta de maquiagem!

A mineira Camila Coelho é conhecida pelos seus vídeos tutoriais de maquiagem com técnicas profissionais e dicas quentes das últimas tendências. Como Camila mora nos Estados Unidos, ela sempre apresenta as novidades do mundo da maquiagem que ainda nem chegaram no Brasil.

Os blogs de moda invadiram a internet e hoje são parada obrigatória para os internautas ligados nas últimas tendências!

A modelo Gigi Hadid mandou muito bem no último Kids Choice Awards, premiação voltada para o público infantil. Gigi tem apenas 18 anos e já se destaca como a mais nova ícone de moda do mundo das passarelas. Ela escolheu um look casual e chique, destacando a cor azul. E o azul vem com tudo: é a aposta de cor para blazers, bolsas, sapatos e até calças para o outono! A modelo mostrou que também mandou bem no quesito maquiagem, porque usou o estilo “cara lavada”. Maquiadores garantem que essa tendência de maquiagem simples e sem exageros vem para ficar.


agende-se

12 l jornaldaestaçãolmaio de 2014

TEATRO INFANTIL- 11 e 12/05

PORTO ALEGRE

Palco Giratório traz 93 manifestações culturais a Porto Alegre Até o dia 25 deste mês, acontece a 9ª edição do Palco Giratório Sesc/POA, que conta com espetáculos gaúchos, nacionais e internacionais, em espaços fechados e abertos. Os preços dos ingressos variam entre R$ 5,00 (para comerciários e dependentes com cartão Sesc/Senac); R$ 10,00 (para estudantes, maiores de 60 anos, classe artística); e R$ Veja alguns destaques da programação: 20,00 para o público geral. Informações sobre a venda de ingressos e programação do Festival: (51) 3284.2070, das 14h às 18h. festival@sesc-rs.com.br www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

TEATRO DE RUA - 10/05

Sacra folia - um auto brasileiro! Conta a história da perseguição da sagrada família, que, ao fugir de Herodes, erra o caminho e vem parar no Brasil. Onde: Parque da Redenção (Rótula do Setembrino) Horário: 11h

espaço da

gastronomia Se você ainda não sabe o que dar de presente para sua mãe no próximo domingo, uma boa opção é fazer a sobremesa para o almoço. Além de mostrar suas habilidades, sua mãe permanecerá menos tempo na cozinha e poderá curtir mais seu dia. A sugestão é um pavê, receita que não requer prática, somente boa vontade.

Pavê de doce de leite ■ Ingredientes: • 1 pacote de bicoito Maria • 1 pote de doce de leite (300 g) • 1 pote de nata (300 g) • 1 xícara de café forte • 1 barra de chocolate ao leite (180g) ■ Modo de preparo • Misture o doce de leite e a nata. Reserve. • Para montar o pavê: em uma forma, intercale camadas de bolachas, umedecidas no café, com camadas da mistura de doce de leite e nata. • Cubra o pavê com o chocolate derretido em banho-maria, misturado com uma colher de sopa de nata.

As bolachas podem ser umedecidas no leite, ao invés do café.

Quaquarela Espetáculo criado a partir de brincadeiras folclóricas, quadrinhas, parlendas e adivinhas populares. Os brincantes em cena constroem uma sequência de situações lúdicas, nas quais a brincadeira transforma constantemente o ambiente, as situações e as atmosferas. Onde: Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307). Horário: 16h

TEATRO ADULTO - 14 e 15/05 Pequenas Violências Silenciosas e Cotidianas A partir do olhar de diferentes testemunhas de um acidente sem vítimas fatais, a trama evolui como um quebracabeça, e acaba revelando que por detrás desse acontecimento ‘banal’ algo mais terrível está para ocorrer. Onde: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835). Horário: 21h


famosos

13 l jornaldaestação l maio de 2014

Coração nocauteado

União no amor e no trabalho

Grazi Massafera não está mais sozinha. Apesar de não confirmar o namoro, a atriz estaria namorando o lutador de MMA Erick Silva, famoso por participar do UFC. No evento multiesportivo “Arnold Classic”, realizado recentemente no Rio de Janeiro, o atleta teria comentado com um amigo a respeito do relacionamento. “Cara, estou apaixonado por ela”, teria dito, segundo o jornal “O Dia”. A atriz também está de malas prontas para viajar para a Espanha. Juntamente com a filha Sofia, Grazi pretende fazer um curso de interpretação, segundo informou ao jornal Agora São Paulo.

o amor está no ar... e nos ringues.

A cantora Beyoncé confirmou no seu facebook que ela e o rapper Jay-Z farão uma série de shows. A divulgação foi acompanhada de uma foto dela e do marido encapuzados. A primeira apresentação acontece em 25 de junho, em Miami, na Flórida, e a última está marcada para 5 de agosto, em São Francisco. Por enquanto, Beyoncé e Jay-Z tem 16 shows agendados, todos nos Estados Unidos.

Fisgado o solteirão mais cobiçado do planeta Amal Alamuddin, uma advogada de 36 anos, está noiva de George Clooney. A informação é da revista People, que conta detalhes sobre o pedido de casamento, que teria sido feito de forma tradicional em abril. O anel de noivado é destaque na publicação. A notícia foi uma surpresa não só pelo fato do namoro ser recente, mas porque o ator é um dos solteirões mais conhecidos do mundo. Em entrevistas anteriores, Clooney chegou a afirmar, ao lado do melhor amigo Brad Pitt, que só se casaria após o casamento gay ser legalizado nos Estados Unidos.

Santo silicone Quem paga a passagem?

O príncipe Harry e Cressida Bonas não estão mais juntos. O motivo da separação seria uma passagem para os Estados Unidos, que custa cerca de R$ 2.500,00. De acordo com o jornal Daily Telegraph, o casal tinha planejado viajar junto para o casamento de Guy Pelly, amigo de Harry. Como Harry não quis pagar a passagem, ela decidiu colocar um ponto final no relacionamento.

Aryani Nogueira, dançarina do cantor Latino, que foi baleada em uma tentativa de assalto no início do mês, pode ter sido salva pelas próteses de silicone que possui nos seios, segundo o site UOL. A bala que atingiu a dançarina no abdômen atravessou seu fígado e ficou alojada em uma das próteses de silicone, que pode ter funcionado como uma espécie de freio, de acordo com o médico Berguer Guimarães. A assessoria de imprensa do cantor Latino informou que a bala está alojada entre a prótese de silicone e a pele de Aryani.

Com carne, sim! A dieta de Roberto Carlos inclui carne vermelha. Após a polêmica da propaganda da Friboi, em que foi acusado de não tocar no bife que era servido ao gravar o comercial pelo qual teria recebido milhões, o rei mostrou que voltou mesmo a comer carne vermelha. Durante o lançamento de sua biografia oficial, RC fez questão de comer alguns pedacinhos que foram servidos no coquetel. Além disso, ele se divertiu com os convidados, cantou e tomou champanhe.


LAZER

14 l jornaldaestação l maio de 2014

Horóscopo Mensal

SIGNO DO MÊS: Touro Qualidade: valentia Defeito: impulsividade São bastante sensoriais, sentem tudo em seu corpo. Por isso, taurinos são tão sensuais, sedutores e românticos e para eles o contato físico é importante. São pessoas que gostam de dar e receber carinho. TOURO NO MÊS DE MAIO: Com o alinhamento do Sol/Lua em seu signo, há uma tendência a um acontecimento especial na área financeira. Apesar de focar nas coisas negativas, devido à influência dos planetas no signo anterior, poderá obter favores e recompensas.

ÁRIES - Terá nesse mês o foco da Lua Nova sobre suas finanças. É possível obter bons resultados financeiros, porém deve evitar despesas desnecessárias devido à carência afetiva. Vida amorosa em alta. Aproveite! GÊMEOS - Você vai se sentir motivado a iniciar um novo projeto e pode estabelecer acordos e parcerias. Tenha cuidado ao assinar documentos. Analise e pesquise bem, antes de tomar qualquer decisão. CÂNCER - Se sentirá aliviado neste mês com a Lua Nova favorecendo suas finanças. Poderá receber uma gratificação, um prêmio ou aumento de salário, e terá sucesso nas vendas ou lançamento de produtos. LEÃO - Deve aproveitar o mês para colocar suas finanças em ordem. O período promete ser de sucesso nos empreendimentos.

Pode obter aprovação dos seus projetos profissionais e tentar a sorte na loteria. VIRGEM - Pode estar mais sobrecarregado de trabalho, mas terá bons resultados, com a conclusão de trabalhos e assuntos pendentes. Os astros anunciam um novo romance ou entendimento entre parceiros. LIBRA - Muitos planetas transitando no signo oposto e Saturno em seu signo mostram desafios, porém seus esforços serão recompensados. Marte em Áries trará parcerias e acordos proveitosos. ESCORPIÃO - Terá um mês estressante devido à Lua Nova no signo oposto. Por isso, deve evitar novos empreendimentos e atitudes precipitadas das quais pode se arrepender. Tente conciliar as exigências pessoais e profissionais. SAGITÁRIO - Período de plenos acontecimen-

tos, o que servirá de motivação para quem gosta de novidades. Oportunidades financeiras e profissionais se anunciam, mas não se entregue a aventuras arriscadas.

Famosos do signo de TOURO

CAPRICÓRNIO - Bom momento para novos negócios, apesar do aumento das responsabilidades. Porém não se distancie de seus entes queridos e parceiros por causa das obrigações profissionais.

04/05 Lulu Santos

AQUÁRIO - Está com muitos planetas na sua área da comunicação, sendo ótimo momento para mostrar seus talentos, escrever e fazer contatos. Porém esteja preparado para despesas inesperadas e consertos em casa. PEIXES - Chance de mostrar seus talentos no trabalho e terá boas oportunidades. Novos projetos tendem a dar resultados a longo prazo. Os astros anunciam novidades afetivas.

dica de livro

15/05 Mayana Neiva

06/05 George Clooney

Adam e Evelyn De Ingo Schulze Editora Cosac Naify

tirinha!

A história começa em agosto de 1989, numa pequena cidade da Alemanha Oriental, onde vivem Adam e a namorada Evelyn numa casa antiga que é também o ateliê em que ele trabalha e recebe as clientes. Ao descobrir que é traída, Evelyn acaba viajando sozinha para as planejadas férias, e é seguida pelo namorado. A iminente abertura das fronteiras da Hungria e a queda do muro de Berlin são o pano de fundo para uma bela história de amor do casal que se depara com um mundo totalmente novo.


esporte TÊNIS

Djokovic se machuca, mas deve participar de Roland Garros

15 l jornaldaestação l maio de 2014

FUTEBOL

O dia em que Lisboa virará Madrid

O sérvio Novak Djokovic estava reduzindo a diferença para Rafael Nadal, se aproximando novamente da primeira posição do ranking da ATP, mas sofreu uma lesão no pulso direito e segue se recuperando. O tenista teve de abandonar o torneio Masters 1000 de Madrid, porém tem esperanças de se recuperar a tempo de jogar no Masters de Roma e, principalmente, em Roland Garros. O Grand Slam da França começa no final deste mês, dia 25, e terá o brasileiro João Souza disputando as etapas classificatórias.

Maio terá muita ação no octógono

Os fãs do MMA ficarão satisfeitos ao conferir a agenda de eventos para este mês no UFC (Ultimate Fighting Championship, a principal competição do esporte). No próximo dia 10, o brasileiro Erick Silva fará a luta principal contra Matt Brown na volta do UFC à cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. No dia 24, será a vez de outro brasileiro, o campeão peso-galo Renan Barão, fazer a luta principal. Barão está invicto há 32 lutas e tentará manter o cinturão contra TJ Dillashaw.

A Fórmula 1 desembarca na Europa Sob a liderança da Mercedes, as equipes da Fórmula 1 preparam seus carros para as primeiras corridas do ano em solo europeu. Os dois pilotos da escuderia alemã, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, já abriram mais de 30 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. No próximo domingo, às 9h, os pilotos correm o Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, e logo em seguida vão para Mônaco, onde fazem o tradicional GP de Monte Carlo às 9h do dia 25.

CBF interdita estádio

A capital espanhola parece estar de mudança: até o dia 24 deste mês a cidade portuguesa de Lisboa deverá receber uma verdadeira romaria de torcedores vindos de Madrid. Isso porque a final da Liga dos Campeões será entre os dois principais times madrilenhos: o Real Madrid e o Atlético de Madrid. O favoritismo cai naturalmente sobre o Real, lar de muitas das maiores estrelas do futebol mundial, como Bale e Cristiano Ronaldo, mas o Atlético passou a competição inteira desbancando favoritos. A imperdível final será às 15h45, no Estádio da Luz de Lisboa.

ufc

GIRO PELO ESPORTE

ufc

Um torcedor do Sport foi assassinado na saída do estádio Arruda, do Santa Cruz de Recife, enquanto se deslocava junto da torcida visitante. Após o término da partida, Paulo Ricardo Gomes da Silva saía do estádio quando foi atingido por um vaso sanitário arremessado dos andares superiores. A primeira atitude da CBF foi a interdição do estádio por tempo indeterminado. Além disso, torcidas organizadas do Santa Cruz foram proibidas de entrar em jogos de futebol até que os autores do crime sejam identificados e, após o término da interdição ao Arruda, o time jogará ainda com mais duas partidas de portões fechados. As medidas tomadas são preventivas, pois ainda está para ser realizado um inquérito e um julgamento pelo STJD.


esporte

16 l jornaldaestação l maio de 2014

dupla grenal

Pode mais

Estágio probatório Junto com outros três clubes, o Inter está liderando este início de Brasileirão, com sete pontos. Na Copa do Brasil, um empate em 0 a 0 basta para classificar o colorado para a próxima fase. Mesmo assim, ao ceder empate ao Botafogo após estar ganhando por 2 a 0 e o magro placar contra o time do Cuiabá deixam

os torcedores querendo que o Internacional mostre mais do que está mostrando. De qualquer forma, a direção segue procurando reforçar o elenco colorado. O jogador da vez é o atacante argentino Carlos Martín Luque, do Colón. A pedida inicial do clube da Argentina é de três milhões de dólares.

Próximas partidas: O Inter segue em Porto Alegre para receber o Atlético Paranaense no sábado, dia 10, às 18h30, e em seguida faz o jogo da volta contra o Cuiabá pela Copa do Brasil, às 22h da próxima quarta-feira. Só então os colorados vão por o pé na estrada, para enfrentar o Criciúma às 18h30 do dia 18, e o Coritiba no dia 21.

Faltam seis partidas até a parada do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo. Seis partidas para o Grêmio mostrar que pode brigar por algo nesta temporada, ou então corre o risco de passar por uma reformulação. O intervalo gerado pela Copa poderia ser utilizado para entrosar novos jogadores e mesmo

um novo treinador, uma vez que a goleada para o Internacional e a eliminação da Libertadores colocaram em xeque a permanência de Enderson Moreira e de Barcos. A equipe está sendo reforçada. Além da contratação do meia Rodriguinho, o Grêmio também trouxe o lateral-esquerdo Marquinhos, revelação do Figuei-

rense. O lateral de 20 anos vem para suprir a ausência de Wendel, que irá para o futebol alemão. Próximas partidas: O Grêmio vai para Santa Catarina enfrentar o Chapecoense no próximo domingo, às 16h. Na semana seguinte recebe o Fluminense, às 16h do dia 18, e o Botafogo, às 21h50 do dia 21.

Jornal da Estação Maio 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you