Edição 163.

Page 8

integração

08 l jornaldaestação l maio de 2013

CANOAS

Melhora o sistema de marcação de consultas

Desde o final de abril, sistema “Call back” terminou com esperas no teleagendamento

Foto: Secom/PMC

Começou a funcionar no dia 29 de abril o “Call back”, sistema que detecta ligações de cidadãos que querem agendar uma consulta médica, tornando desnecessário que ele espere na linha. A inovação funciona junto ao sistema de teleagendamento de consultas eletivas para a rede básica municipal e proporciona mais segurança e praticidade aos canoenses. Só no primeiro dia de “Call back”, foram agendadas 1.600 consultas, com um tempo médio de espera para o retorno das ligações de oito minutos.

Primeiro dia do “Call Back” teve 1.600 marcações de consultas médicas

Como funciona?

A partir do momento em que o usuário liga para o numero 0800 6470156 para agendar uma consulta, ela vai ouvir uma gravação onde será informado a posição na fila virtual e um aviso de que a ligação será retornada. Com este novo processo, não será necessário ficar aguardando na linha até ser atendido. O sistema retornará a ligação por três tentativas. Se o cidadão não atender, receberá um SMS, no caso de celular, informando que é preciso ligar novamente para o teleagendamento.

Saiba mais O serviço de teleagendamento de consultas funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, desde março de 2012 . O telefone do serviço é 0800-647-0156. São 20 posições de atendimento. A ligação será retornada em até 15 minutos. Por dia, são agendadas em média 1,5 mil consultas.

Construção de presídio já tem licença prévia Já está oficializada a entrega da Licença Prévia (LP) para construção da primeira Unidade do Complexo Prisional, na Fazenda Guajuviras, em Canoas. O documento assegura a viabilidade ambiental do empreendimento e estabelece condi-

ções para a realização da obra. Cerca de 1600 apenados da Comarca de Canoas serão transferidos para o novo complexo. Após a emissão do alvará para início da construção, a obra deve ser concluída num prazo de oito meses.

O estabelecimento penal a ser construído deverá proporcionar oficinas de artesanato, assistência e saúde, informática, projetos educacionais e profissionalizantes. Considerando as ocorrências ambientais detectadas no estudo e a proximidade com a Área de Preservação Ambiental do Guajuviras, deverá ser contratada equipe especializada para manejo, afugentamento e resgate de fauna durante a implantação do empreendimento.

Abertas inscrições para seleção de agentes do “Mais Cultura” São 13 vagas para Agentes de Leitura e duas para Formadores de Mediadores de Leitura. Vinculado ao Programa Mais Cultura, o Projeto Agentes de Leitura é resultado de uma parceria da Prefeitura de Canoas com o Governo Federal. Por meio dessa iniciativa, a partir de uma capacitação específica, jovens de 18 a 29 anos disseminam a leitura nas residências de famílias de baixa renda. As bolsas de complementação de renda para os agentes de leitura são de R$ 350 mensais, e como meio de transporte,

os agentes dispõe de uma bicicleta e uma mochila, com diversas obras literárias. Os formadores de leitura ganham uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.400 mensais. Inscrições Para o Agentes de Leitura, as inscrições podem ser realizadas até 27 de maio. Já para os interessados em participar da seleção de Formadores de Mediadores de Leitura, o prazo de inscrições é até 17 de junho. Os editais estão disponíveis no site www.canoas.rs.gov.br. Foto: Secom/PMC

Agentes de leitura têm bicicletas como meio de transporte

Viveiro doa mudas de árvores O Viveiro Municipal de Canoas começou neste mês a doação de mudas de árvores à população da cidade. Cada residência pode receber até duas mudas de espécies como ipê, ingá, pitanga e araçá. A expectativa é de que a cada semana, de 30 a 40 pessoas busquem mudas.

A cidade tem 16,87 m² de área verde por habitante. Esse índice é superior à recomendação da ONU, que sugere no mínimo 12 m² por habitante. Além de parques, praças e matas nativas, Canoas tem diversas espécies plantadas nas ruas e outras áreas públicas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.