Issuu on Google+

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA

“FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA”

Orientadora: Ana Maria Caliman Filadelfi Aluna: Isabelle Regina de Oliveira Ayres


Principais drogas e seus efeitos


Por que se deve ficar longe das drogas?

Drogas são substâncias que alteram o funcionamento normal do organismo. Além de causarem a dependência ao seu consumo, causam alterações maléficas para o corpo e para o sistema nervoso do usuário.

Quais são as drogas mais utilizadas hoje em dia?

Elas são: maconha, cocaína, crack, LSD, ecstasy, heroína, álcool, tabaco...


Maconha A maconha é uma droga derivada da planta Cannabis. Ela pode ser ingerida de muitas maneiras, mas na maioria das vezes é fumada. A maconha não é legalizada, mas atualmente ela é descriminalizada.

Qual a diferença entre descriminalização e legalização? A legalização defende a criação de um mercado de produção, comercialização e consumo com regras pré-determinadas, ou seja, vender a maconha sem que seja crime, já a descriminalização só permite o consumo próprio, proibindo sua comercialização.


EFEITOS MACONHA:

A maioria das pessoas usuárias da maconha relatam que ela causa um estado de relaxamento no corpo e na mente.

Muitos dos jovens fumam ou já fumaram maconha devido a uma oferta ou um desafio de um “amigo”. Seja esperto, diga NÃO!

Entretanto, esse estado é causado pela sua substância principal (THC), que ao ser ingerida através da fumaça do cigarro (principal forma de uso), causa alguns efeitos no organismo, como menor equilíbrio, força muscular e coordenação, aumento dos batimentos cardíacos, percepção distorcida, vermelhidão nos olhos, ansiedade, boca seca e dificuldades com memória e solução de problemas. As pessoas que fumam maconha estão sujeitas a doenças como enfisema pulmonar, asma e câncer.


COCAÍNA A cocaína pode ser aspirada ou dissolvida em água para ser injetada. Ela atua no Sistema Nervoso Central causando principalmente bem estar e euforia. Geralmente o coração acelera, a pressão arterial aumenta e a pupila dilata. O paciente com esses efeitos tende a estar mais pré-disposto a infartos, e consequentemente, a sequelas ou até mesmo a morte. A longo prazo, o seu uso pode causar comprometimento muscular, rompimento do septo nasal, problemas neurológicos, dentre outros.


O que é a tolerância? Algumas drogas possuem o efeito de tolerância, o que significa que conforme o tempo de consumo passe, você deve aumentar a quantidade de uso para que a droga produza o efeito esperado.


OVERDOSE

Este é um termo utilizado para definir quando o corpo de alguma pessoa é exposto de forma excessiva a uma substância. --------------------------------------Muitas vezes vemos na televisão que um ator ou cantor morreu de overdose, isso significa que ele pode ter ingerido uma grande quantidade de medicamentos, drogas ou outra substância química.


O crack é uma mistura da cocaína com bicabornato de sódio, que geralmente é fumado. A fumaça produzida pela droga chega ao Sistema Nervoso em menos de 10 segundos, e produz um efeito eufórico maior do que a cocaína. Logo, um efeito de depressivo mais rápido também. É uma droga muito barata e vicia logo após a primeira ou segunda pedra.


LSD, Ecstasy / ALUCINÓGENOS! A droga das “viagens” Efeitos: *Dilatação da pupila; *Tremores e falta coordenação motora; *Aumento arterial;

da

de

pressão

*Mistura de sentidos e problemas de raciocínio; *Paranóia e extremas!!

ansiedade


HEROÍNA E DERIVADOS DO ÓPIO

EFEITOS: analgésico (diminui a sensação dolorosa), euforiante, reduz a função respiratória / risco de coma e morte; Naturais: heroína, ópio e morfina; Sintéticos: metadona, meripedina. Vários casos de overdose...


ÁLCOOL: *EFEITOS A CURTO PRAZO:

Relaxamento, euforia, diminuição da consciência, depressão... *EFEITOS PRAZO:

A

LONGO

Úlcera, cirrose, danos cerebrais, inadequação social, morte...


TABACO / CIGARRO O cigarro é um dos produtos do tabaco, do qual se extrai a nicotina; Causa grande dependência; Abstinência: insônia, dor de cabeça, redução da atenção; Efeitos: *Curto prazo: tosse, mau hálito, alergias... *Longo prazo: câncer, gangrena, enfisema, aborto...


Quer saber mais?

LEIA:

Vida de Droga O livro conta a hist贸ria de uma menina chamada Dora, que tem a infelicidade de conhecer o mundo das drogas.


ESCUTE CRIOLO – SUCRILHOS “...O planeta jaz, é a trombeta do satanás, Usain Bolt se não corre fica pra trás.

Querer tapar o sol com a peneira é

feio demais, E cocaína desgraça a vida de um bom rapaz...” http://www.vagalume.com.br/criol o/sucrilhos.html#ixzz259W9KrS6

ROBERTO CARLOS - O CARETA “...Droga quem afinal é você Que está se entregando e não vê Que a vida oferece outras coisas Droga Por tudo, por nada e porque Nadar nessa praia pra que? A vida oferece outras coisas...”


Assista! AOS TREZE: Conta uma hist贸ria de adolescentes que come莽am a descobrir o mundo, possuem problemas familiares e nem sempre escolhem o melhor caminho a seguir.


DENUNCIE! Este é um programa criado pelo governo do Paraná para combater o tráfico de drogas. Você pode ligar de qualquer telefone, pois a governo vai lhe garantir absoluto sigilo.


PESQUISE! INFORME-SE! Assim como uma pessoa que decide fazer uma mudança radical em sua vida, faça uma lista de prós e contras, busque informações sobre os efeitos da droga, depoimentos de usuários e veja se essa transformação vale a pena, pois às vezes, ela não tem volta... Se você pesquisar, com certeza dirá um grande:

NÃO!!!!!!


REFERÊNCIAS: MARTINS, Allan. Desenhos páginas*: 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 15, 17 e 18. ARAGUAIA, Mariana. Drogas. http://www.mundoeducacao.com.br/drogas/

Disponível

em:

SECRETARIA DO ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Narcodenúncia. Disponível em: < http://www.181.pr.gov.br/> HARDWICKE, Catherine. Filme: revendedoras.

Aos treze. Disponível em locadoras e

CARLOS, Roberto; CRIOLO. http://www.vagalume.com.br/>

Disponíveis

em:<

CARRASCO, Walcyr. Vida de Droga. 1998. WIKIPEDIA. Crack. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Crack> ESCOLA, Brasil. Drogas. Disponível em: www.brasilescola.com/drogas/> *outras imagens disponíveis em www.google.com.br

<


Principais drogas e seus efeitos