Page 1

Alfenas

Revista de prestação de contas da Prefeitura de Alfenas 2009 - 2012

Perto de você todos os dias Programa habitacional Morar bem é morar perto de tudo

Restaurante popular Segurança alimentar ao alcance de todos

Terminal urbano Mais conforto e segurança para quem utiliza o transporte público


Menino o u Tem coisas que não dá para escolher... Mas planejar o tamanho da família é possível . Participe do Programa

“A Família que Eu Quero”. Para não ser pego de surpresa com a chegada de um bebê, participe do Programa “A Família que Eu Quero”, que tem como objetivo o Planejamento Familiar. A Prefeitura de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está cadastrando as famílias interessadas em participar. Com Planejamento Familiar, a sua família é do tamanho que você quer.

Cadastre-se no Centro de Saúde mais perto de você.


o u Menina?

Secretaria Municipal de SaĂşde


Editorial

Em todos os lugares, cada vez mais perto de você

, ção, segurança ca u d e , e d ú os de sa significa serviç ” Centros cê vo e d o Pert plantação de im A . á st e cê r onde vo sea sporte ou laze n a tr , o ura de quadra çã a rt it e b b ha co e o çã a constru dos as as regiões, d to m e las, limpeza e o d ú sc a e s a de S n ca informáti e boratórios de la e d o recuperação d çã e ta s to o sg implan e s retirada do o de praças, çã a estaurante liz ta vi re cadeia, CVT, R bairros, e a ci a g le e d nça, nova asfalto, aras de segura m câ s, o g e m lugares com rr e s có sa ca e d o construçã onde l de ônibus e a in rm Te r, s uma cidade la a u n e lf Pop A e d z do isso fa da fraestrutura, tu in a a d dade na área to ci e a m água co s o que tem im. O carinho ss a urbanista o h in rt e p ira arquiteta e e tudo é h n a p m co a da noss em mora resume na fala o diz que “qu d n Habitação se a u q , o ir te ne Mon e não abitacional, Elia H o çã a ci o tro da cidade n ss A ce o da a i va e rói, diz qu cê refeitura const p a e u q a cidadania, vo s é sa l a p ci nas ca n ri p o dela”. O ue estão dentr rq o inistramos, p – e d a d ssim que adm lá na ci a É . e d a d ci perde a Alfenas. dia, mas não a por fazer em d in ganha a mora a o it u m á rar a vida. H jamos pre em melho m se o d por nós. Dese n o sa d n a e p liz a re i fo do que já stamos contas re p , a st vi re a posição. Nest s sempre à dis o m a u n ti n co a leitura e a você uma bo

012 ão 2009/2

ç Administra

4

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Sumário Atendimento completo: centros de saúde em todas as regiões da cidade.

Saúde

08

Pág.

Escolas perto do aluno: acesso facilitado e tranquilidade para os pais

Educação

12

Pág.

Morar dentro da cidade: mais de 1.000 casas construídas ou reformadas

Habitação

18

Pág.

Vigilância constante: mais de um milhão investidos na segurança por ano

expediente

Segurança

22

Pág.

Prefeitura Municipal de Alfenas Gestão 2009 - 2012 Revista editada e produzida por Vero Brasil Comunicação Diretor: Angelo Roberto de Lima Editor Responsável: João Henrique Faria Coordenação Editorial – Bianca Alves

Fotos - Otaviano Silveira e Divulgação Direção de Arte: Paulo Rodrigues Direção de Criação: Pablo T. Quezada Produção Gráfica: Raquel Pacheco Atendimento: Renata Wanice Impressão: Editora Fapi Ltda Tiragem: 10.000 exemplares

5


Modernidade

Uma cidade que cresce para todos Em Alfenas, ninguém espera ônibus no vento ou na chuva. No novo terminal, o cidadão aguarda o embarque com dignidade: ar condicionado, TVs de LCD, poltronas estofadas, água gelada e outros confortos.

Salão do Terminal de Embarque de ônibus urbanos

6

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Modernidade

Veja aqui o que a nossa cidade ganhou com a sua participação. MAIS SAÚDE Alfenas é modelo de descentralização, ao levar os serviços de saúde para todas as regiões da cidade. Para cada bairro, há um centro de saúde à disposição do cidadão, com médico, psicólogo, educador social, terapeuta ocupacional, remédios, encaminhamento para exames e um atendimento personalizado e carinhoso. MAIS POSTOS DE TRABALHO As novas empresas instaladas na cidade - Casa Nobre, Outspan, além da expansão das ja existentes como a UNIFI e a SINTERAMA – estão gerando mais de 2 mil novos empregos em Alfenas. A histórica Tecelagem Saliba retornou suas atividades, gerando mais empregos e a Vidrominas abriu dezenas de novos postos de trabalho. MENOS VIOLÊNCIA Alfenas comemora redução da violência, com sistema de vigilância, melhoria da iluminação publica, construção da nova cadeia, da nova delegacia, valorização da guarda municipal e uma estreita parceria com as policias militar e civil. MAIS CASAS Aqui se constrói moradias com dignidade, em bairros dentro da cidade, aproveitando vazios urbanos. Ou seja, a habitação de qualidade está mais perto do cidadão. E o cidadão mora perto de tudo. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A Prefeitura implantou o ensino médio nos bairros Pinheirinho, Vista Grande, SESI e Barranco Alto. A previsão atual é beneficiar diversos outros bairros, trazendo a educação para mais perto dos alfenenses. OBRAS POR TODA A CIDADE Restaurante popular: alimentação de qualidade em breve disponível para todos os alfenenses. No novo Terminal Rodoviário, mais conforto para quem utiliza o transporte público. Novas praças e ruas asfaltadas.

Distrito Industrial de Alfenas

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

7


Saúde 8

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Saúde

Saúde perto de casa Atendimento com rapidez e eficiência. Centros de Saúde em todas as regiões da cidade, com médicos, dentistas, farmácia, marcação de exames e consultas.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

9


Saúde Atendimento perto de todos. Objetivo social da Prefeitura de Alfenas.

A gravidez de Vilmara Donizete Miranda foi de alto risco, já que teve hipertensão. Ainda bem que o PSF do Pinheirinho fica a apenas cinco quarteirões de sua casa, no Recreio Vale do Sol e, diariamente, as agentes de saúde foram à sua casa para medir-lhe a pressão. Agora, Vilmara e seu bebê passam bem.

Toda segunda-feira, a dona de casa Maria Aparecida de Souza vai ao Centro Municipal de Esportes fazer aulas de hidroginástica para amenizar seus problemas de coluna. “O médico do meu bairro recomendou e eu me sinto bem”, conta.

Selma Rosa de Oliveira, 62 anos, é atendida no PSF do Pinheirinho, perto de sua casa. Participa de programas para a terceira idade e faz caminhadas. “É bem melhor não ter que ir longe atrás do que a gente precisa”, diz.

CADASTRE-SE NO CENTRO DE SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ. 10

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Saúde

Oxigenoterapia

Residências Terapêuticas

Os concentradores do programa de oxigenoterapia foram todos trocados. Os equipamentos pesados, que não permitiam ao usuário se locomover, foram substituídos por modernos equipamentos portáteis.

Pedro e Maria de Lourdes de Faria usam o PSF do Jardim Nova América, onde fazem consultas e pegam remédios. Também levam a neta Camila para vacinar. “Se bem que é tão perto que ela vai sozinha”, dizem.

A prefeitura diz Não às Drogas. Criou os programas Cidade-Escola, Pro-Jovem e de Internação para Recuperação de Dependentes Químicos. Juntos, podemos fazer uma cidade mais saudável. Cuidar da vida é mais fácil quando não se está sozinho.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

11


Educação

Escola perto de quem estuda

Em 2005, a Prefeitura concedeu, em março, 100.884 passes escolares. No mesmo mês deste ano, foram 19 mil. A descentralização do atendimento e um novo zoneamento escolar oferecem a educação no próprio bairro, perto de quem estuda. O que significa menos deslocamento, menos perda de tempo e menor custo de transporte escolar.

12

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Educação Alunos chegam à Escola para um novo dia de aula.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

13


Educação

Na educação o importante é estudar perto. Quadras poliesportivas cobertas e iluminadas, escolas em todas as regiões, Programa CidadeEscola, Telecentros e Centros Educacionais Infantis. Quando a Secretaria de Educação leva a escola a um bairro, ela também está trazendo esporte, cultura e arte, além de um espaço privilegiado para a convivência e a participação comunitária. Em 2009, foram entregues mais quatro quadras esportivas, cobertas e iluminadas. Várias escolas tiveram melhorias como bancos no pátio, paisagismo, playgrounds, mesas de xadrez e tênis de mesa e espaço para refeitório. Elas ganharam lavanderias industriais e farto material pedagógico, como jogos de encaixe, fantoches, além de cadernos e livros. Em 2010, mais uma inovação: lousas eletrônicas, instaladas inicialmente nas quatro principais escolas municipais.

14

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Educação

A cidade ensina Em 2009, a Prefeitura implantou em Alfenas o programa Cidade-Escola. No horário em que não estão na escola, os alunos continuam aprendendo, mas com prazer e diversão, ao participar de sessões de cinema, atividades esportivas, produção de vídeos e oficinas de teatro, música e arte. Os pontos de apoio do programa são o Centro Municipal de Música, o Cinema, o Parque Municipal, o Teatro, a Biblioteca e o Barracão Cultural. O Barracão oferece oficinas de percussão e capoeira, entre várias atividades.

Aos 48 anos, Maria de Fátima Pereira está cursando a EJA na Escola Iracema Esteves e já passou na primeira fase. “É uma oportunidade que a gente não teve quando criança. Aproveito cada pedacinho da aula e não falho nunca”, garante. Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

15


Cultura

Cultura mais perto de você

O Centro Municipal de Música tem 70% de suas 215 vagas reservadas para o Cidade-Escola, com aulas gratuitas de violão, canto lírico, guitarra, percussão e bateria, piano, violino e viola, flauta doce e violoncelo. No Quarteirão Cultural, formado pelo Centro de Música, Cinema e Estação Alfenas, eventos de música brasileira acontecem de três em três meses, na rua João Paulino com Artur Bernardes.

16

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Culltura

Aquisição de dez mil livros de literatura para serem distribuídos às escolas. Criação da Galeria de Autores Alfenenses. Edição do volume 1 do “Teatro completo de Waldir de Luna Carneiro”. Reforma do Teatro Municipal e da Biblioteca, cujo acervo foi ampliado em 14 mil livros.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

17


Habitação

Morar perto de tudo De 2004 até hoje, foram construídas ou reconstruídas em Alfenas 700 casas. Estão em andamento as construções de mais 352 – 240 apartamentos e 112 casas. E mais 300 casas estão em fase de projeto.

A administração municipal de Alfenas respeita o direito de viver com dignidade, ao construir casas populares em áreas urbanas com serviços básicos e facilidade de acesso a transporte, lazer e trabalho. O cidadão tem uma vida melhor, com menos deslocamentos e o ambiente ganha com a redução da poluição. Importante também é que as famílias participam intensamente do processo de construção da nova casa. Elas acompanham a obra e debatem mudanças, con-

18

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Habitação Isabel Cristina dos Santos escolheu morar no bairro em que construiu sua casa, o Jardim Primavera. Do começo das reuniões até a mudança foram três anos. “Gosto muito de morar aqui. É perto da padaria, do supermercado e do ônibus”, afirma.

vivendo com seus futuros vizinhos em atividades culturais, mutirões de apoio à construção e reuniões comunitárias. Pais e filhos cuidam dos dentes, participam de coral, aulas de computação e cursos de alfabetização, com suporte de creche e cozinha. Os futuros moradores plantam uma horta comunitária, que os atende durante a construção e já está pronta na inauguração. O conjunto habitacional nasce sem conflito e com um importante subproduto: cidadania.

A casa de Sandra dos Reis e de seu filho Anderson foi construída com equipamentos de acessibilidade. O rapaz, que anda em uma cadeira de rodas, tem barras no banheiro e rampas para se locomover com mais facilidade.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

19


Habitação Vista panorâmica das casas populares construídas em mutirão pela prefeitura

Habitação números em

“Nosso programa habitacional faz com que as pessoas realizem seus sonhos, dignamente. Quem mora nesses conjuntos diz “eu vou ao centro da cidade” e não “eu vou à cidade”, porque estão dentro dela.”

• 48 casas retiradas ou reformadas nas Eliane Monteiro Moreira, arquiteta margens dos córregos e urbanista da Associação Habitacional • 26 casas reformadas, adaptadas para de Alfenas e região deficientes (Programa de Acessibilidade) • 202 casas entregues • 300 casas em início de construção • 200 casas já têm terreno garantido, aguardando processo de liberação de recursos • 200 reformas nas áreas urbana e rural, com indenizações realizadas • 380 reformas iniciadas • 700 escrituras doadas, com registro em cartório • 1.000 escrituras em processo

20

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


VEROBrasil

Habitação

Lote sujo é assim: num instante prejudica todo mundo.

Limpe seu lote e evite multa. Seu lote sujo e entulhado é o melhor local para abrigar insetos e animais transmissores de doenças, sem falar de ser o ponto de encontro ideal para bandidos e marginais. Basta um único lote sujo para um bairro inteiro sofrer as consequências. É assim que doenças perigosas como a dengue aparecem: o mosquito nasce no lote vago e depois pode transmitir este mal para toda a cidade.

Precisa de ajuda para limpar o seu lote? Consulte o cadastro das empresas especializadas nesse tipo de serviço. A prefeitura disponibiliza os contatos no Sine do município: 3698-2085 e 3291-5343 e no www.alfenas.mg.gov.br.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

AD Lotes Limpos Revista Perto de Você.indd 1

21 17/12/2009 17:33:09


Segurança

Segurança perto de você

Atentas 24h, câmeras de segurança espalhadas pela cidade oferecem mais tranquilidade

22

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Segurança Alfenas está vencendo a violência. Iluminação pública, nova delegacia e presídio, Câmeras de Segurança, carros novos para a Polícia e Guarda Municipal.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

23


Segurança

A construção do novo presídio se somou à implantação de uma delegacia regional ampla e moderna, financiada pelo município.

A lanchonete de Antonio Eugenio Lacerda está no Mercadão há 47 anos. “Quando você dizia que ia esperar no ponto da velha rodoviária, ninguém queria. O povo tinha até medo”, conta. “Hoje é o coração da cidade, virou um ponto turístico”, comemora.

A câmara instalada perto de sua loja faz com que o comerciante Agnaldo Souza Melo fique mais tranqüilo. “A gente fica mais protegido. É bom para o comércio e para o cliente”, explica o comerciante.

Rafael Soares gosta muito de passear na praça da APAE com a namorada, Sonara e a cachorrinha Filó.“Quando eu era criança, a praça era muito escura e fechada. Agora, com essa luz toda, ela está muito mais segura e é um lugar ótimo para relaxar”.

24

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Você tira o capacete

e todo mundo tira o chapéu pra elogiar

Agora é lei:

Lei Mu n ic ip a l N º 4 .1 29, de 1º d e ju lh o de 2009, de au d o Po d e r L e t o r ia g is atravé s d o V la t iv o , eread Va g n e or r Ta r c is io de Mo raes.

em estabelecimentos comerciais, tem que tirar o capacete. Não é moda, não é amolação. É uma questão de segurança. Quando você tira o capacete fora da moto, ao circular em locais públicos, fica bem mais fácil saber quem você é.

A Lei nº 4.129, de 1º de julho de 2009, foi aprovada e já está em vigor, proibindo a “entrada de pessoas usando capacete de motociclista nos estabelecimentos comerciais, industriais, públicos e de serviços de qualquer ramo.”

Fique atento, pois a Lei vale para todo tipo de lugar, inclusive postos de gasolina. Por isso, respeite a nova Lei. Quem é legal mostra a cara e colabora com a segurança da nossa cidade!

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

25


Desenvolvimento Social

Cuidando de perto

Alfenas hoje cuida bem de toda sua população, oferecendo atendimento eficiente à saúde, educação de qualidade, moradia digna, segurança e qualidade de vida. Além disso, a Administração Municipal trabalha pela garantia de direitos fundamentais do cidadão, como segurança ali-

26

mentar, com a construção do Restaurante Popular, o acesso à cultura, ao lazer e aos esportes. E cuida especialmente da criança, do idoso, dos portadores de necessidades especiais, dos ex-dependentes químicos e presidiários, em busca de uma cidade mais humana e solidária.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Desenvolvimento Social Centro odontológico

Balet CAIC

Casas Jardim Primavera Nova delegacia Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

27


Desenvolvimento Social

Inclusão social: mais perto de todos

Novo prédio do CRAS, no Jardim Alvorada

Projeto Fênix, ressocialização, Passe Livre, CREAS, (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e mais de 3 mil cestas doadas por ano. Projeto Fênix O Projeto Fênix, executado pela Ong Dias Melhores, tem como objetivo cuidar dos jovens em conflito com a Lei, promovendo sua ressocialização e sua valorização como cidadão.

Ação social As unidades do Centro de Referência da Ação Social (CRAS) reúnem diversos serviços no setor e tem como um dos objetivos a agilização do atendimento a quem precisa deles.

28

Passe livre Os portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes tiveram seus direitos reconhecidos, a começar pela criação da carteira que lhes assegura o direito de andar de graça nos ônibus.

Ressocialização A Prefeitura firmou parcerias com Associações como a Arco Íris, que realiza os projetos Filho Pródigo, Novo Tempo e o Projeto de Trabalho para apenados na Justiça.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Pesquisa

Administração é aprovada por mais de 80% da população Mais de 80% dos alfenenses estão satisfeitos com os serviços da Prefeitura.A moradia, saúde e educação são as áreas melhor avaliadas, sendo que educação chega a ter 87% de aprovação. Estas são as principais conclusões da pesquisa encomendada pelo Jornal Alfenas Agora ao Instituto CP2 de Belo Horizonte, que ouviu 503 pessoas no mês de Agosto de 2009.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

29


Esporte, lazer e meio ambiente

Qualidade de vida mais perto de você

O clube Náutico foi comprado pela Prefeitura e se tornou um espaço para toda a população.

Esporte e o lazer também querem dizer saúde, educação e integração social. A prática desportiva prolonga a vida, previne doenças e traz para o jovem a oportunidade de criar hábitos saudáveis, afastando-o das drogas e da criminalidade. A Praça de Esportes agora é o Centro Municipal de Esportes e está aberta para toda a comunidade. Hoje, em Alfenas, cada escola tem uma quadra poliesportiva coberta, que pode ser utilizada por toda a comunidade. O cidadão próximo da escola zela pelo equipamento público e o vandalismo foi radicalmente reduzido.

30

Aos 14 anos, Fábio Henrique Araújo Calixto cursa a 7ª Série da Escola Padre José Grimmink e é apaixonado por esportes. “Jogo de tudo. A quadra ficou pronta no ano passado e dá prá jogar futebol, vôlei, basquete, o que a gente quiser”, aponta.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Esporte, lazer e meio ambiente

Criação do Centro Esportivo Municipal de Educação (CEME) antiga praça de esportes, compra do Náutico Clube, que será reformado, e revitalização das praças.

Meio ambiente: cidade limpa e saudável

Limpeza em toda cidade, Estação de Tratamento de Esgoto, despoluição dos córregos, aterro sanitário e defesa do Lago de Furnas.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

31


Desenvolvimento urbano

Obras por toda a cidade

Vista do calçadão, parte integrante da revitalização da área do antigo mercado.

32

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Desenvolvimento urbano Depois de décadas em que a cidade ficou paralisada, a Alfenas do futuro está sendo construída. Foram milhões de reais investidos em urbanização e obras que viabilizaram o desenvolvimento econômico, atraindo mais empresas e melhorando a vida de nosso povo

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

33


Desenvolvimento urbano

Obras por toda a cidade

Uma cidade melhor para viver

R$3 milhões em maquinário A administração municipal de Alfenas investiu R$3 milhões em maquinário para fazer a manutenção das vias públicas e das estradas rurais. A compra da usina de asfalto garante economia de mais de 50% no custo do asfalto pavimentando novas ruas e melhorando as já existentes.

34

Prédios públicos com cara nova Reforma das sedes da Prefeitura, das secretarias e das unidades de atendimentos à Saúde, além das escolas públicas e o Mercado.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Desenvolvimento urbano

Principais investimentos em infraestrutura

• Término do asfalto da Av. Lincoln Westin • Reforma do Zoológico • Reforma da Praça Rachid B. Saliba • Drenagem da Rua Américo Totti • Construção do Centro Esportivo do Campos Elíseos • Construção do Centro Esportivo do Primavera • Construção de praça no bairro Santa Luzia Monica Zacarias, 24 anos, pegava o • Construção do PSF da Vila Formosa ônibus na praça para ir ao Jardim Primavera, onde mora. Está feliz com o novo • Construção do Centro Esportivo terminal rodoviário urbano. “Vai ser bom. da Vila Formosa Quando estiver chovendo, protege da chuva. No calor, é fresquinho, pois tem • Reforma do Ambulatório Aparecida ar condicionado”. • Reforma do Velório Municipal

Recuperação dos córregos Milhares de famílias residentes às margens dos córregos viviam em risco, por conta da degradação da área,do mau cheiro e dos pernilongos. As obras de recuperação dos córregos, com a interceptação dos esgotos, trouxeram mais saúde para o povo alfenense e um visual mais bonito para a cidade. Daniel Teodoro, o Pezão, morou durante 19 anos nas margens do Córrego do Pântano. Deixou o mau cheiro e ganhou uma casa nova da Prefeitura “Nas reuniões do pessoal das casas, entendi que sair de onde eu estava era uma questão de segurança”, diz”.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

35


Desenvolvimento urbano

Obras por toda a cidade

Restaurante Inicialmente, serão servidas 1000 refeições por dia no restaurante popular de Alfenas.

Alfenas já tem o seu Restaurante Popular, inaugurado no dia 23 de março com muita festa e a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, além de várias outras autoridades. O restaurante possui 1.300 m2 de área

36

construída. Só o refeitório tem 220 m2 e comporta 200 pessoas, podendo abrigar um número ainda maior. Inicialmente, serão servidos 1.000 almoços por dia ao custo de R$ 2, além de 300 cafés da manhã, com possibilidade de ampliação nos

dois horários de atendimento. O Restaurante fica no setor hospitalar do município, em frente à Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atende pessoas de toda a região.

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Desenvolvimento urbano

Popular

Praça da APAE reconstruída

Praça da Estação

Centro de Saúde Vila Formosa

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você

37


Hidrovia

Uma Hidrovia para o Lago de Furnas

Uma hidrovia que promova a integração econômica e cultural dos 50 municípios às margens do Lago de Furnas é a proposta do prefeito de Alfenas e Presidente do Comitê de Bacias da região do lago de Furnas, Pompílio Canavez. “A criação da hidrovia trará novos caminhos para o crescimento econômico da região. Temos que ver no lago o desenvolvimento, pois é uma maneira mais barata de transportar a forte produção agropecuária dos municípios às margens do lago e também um modo de desafogar as rodovias da região que já não comportam o tráfego intenso de veículos pesados, colocando em risco a vida de todos nós”. O custo do transporte de mercadorias no sistema hidroviário pode chegar a 1% do preço médio do transporte rodoviário.

38

Revista da Prefeitura de Alfenas - Gestão 2009 - 2012 - Perto de Você


Hidrovia

O SEU IPTU ESTÁ AQUI Em Alfenas, o seu IPTU está em todo lugar. E isso acontece porque a prefeitura faz questão de investir cada centavo arrecadado em melhorias na qualidade de vida da população. Com o dinheiro do IPTU, foram realizadas obras importantes, como a construção de novos centros de saúde, mais escolas e creches equipadas, terminal de ônibus e até construção e cobertura de quadras poliesportivas. É MUITO BOM SABER QUE O SEU IPTU AJUDA A CIDADE. PODE TER CERTEZA: O SEU IPTU ESTÁ EM VÁRIAS OBRAS PERTO DE VOCÊ.


40

Revista Alfenas PertoVocê  

Restaurante popular Segurança alimentar ao alcance de todos Programa habitacional Morar bem é morar perto de tudo Terminal urbano Mais confo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you