Page 1

Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

1


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

O Poder das Palavras

Escrito por

Angelique Van Rousset

Este livro foi aprovado pela direção da escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e pelo Ministério da Magia Britânico.

2


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

Indíce Capítulo 1 – A Essência dos Feitiços Fazendo Feitiços ...................................................................................................................pg 5 Feitiços O que são? ...............................................................................................................pg 6 Para que servem? .................................................................................................................pg 6 Feitiços por Classificação Feitiços Comuns ................................................................................................................pg 6 Feitiços Especiais ...............................................................................................................pg 10 As Maldições Imperdoáveis...............................................................................................pg 10 Feitiços para Duelos ..........................................................................................................pg 11 Feitiços Sem Utilidade Óbvia..............................................................................................pg 14 Feitiços Menos Importantes ..............................................................................................pg 14 Truques..............................................................................................................................pg 15 Feitiços de Cura..................................................................................................................pg 16 Feitiços Singulares..............................................................................................................pg 17

Capítulo 2 – A história dos Feitiços A Origem da Magia por Merlin...............................................................................................pg 18 A História de Alguns Feitiços.................................................................................................pg 19

Capítulo 3 – Palavras de Poder Enciclopédia de Feitiços........................................................................................................pg 25

Biografia e Agradecimentos da Autora..................................................................................pg 40

3


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Capítulo 1 A Essência dos Feitiços

“Pois a essência não é apenas o ser, é o que o forma, é o que tem a capacidade de transformá-lo, de fazer com que ele seja o que realmente é.” 4


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

Fazendo Feitiços A execução de feitiços requer, além do poder mágico de quem tenta executá-los, alguns fatores essenciais, são eles: 

Pronúncia: A forma como se diz uma palavra, mesmo com palavras comuns ou para o uso dos trouxas, sempre foi muito importante. A falta de uma letra ou uma alteração na forma de dizê-la pode alterar completamente seu sentido. Com os feitiços, isso não é diferente. Se ele for dito incorretamente, com a falta uma letra ou algo do tipo, não dará certo, por isso é muito importante conhecer as pronúncias dos feitiços, saber a forma como eles devem ser ditos para que surtam o efeito desejado.

Determinação: Não basta apenas dizer a palavra corretamente, a mesma palavra dita da mesma forma por um trouxa não teria efeito algum, isso pois além de não possuírem poderes mágicos em geral, os trouxas não acreditam na magia, estão determinados a que ela não exista, da mesma forma a nossa determinação em realizar um feitiço é muito importante, se tentar fazê-lo achando que não irá conseguir já é meio caminho andado para o fracasso.

Concentração: É preciso que haja concentração no momento de se executar um feitiço, qualquer distração pode fazer com que ele dê errado ou simplesmente não funcione, uma mente dispersa costuma atrapalhar muito na execução de feitiços. Quanto mais complexo e avançado for o feitiço, maior deverá ser a concentração para que ele possa ser realizado com sucesso.

Movimento: A varinha não serve apenas como condutora de magia, alguns feitiços necessitam dos movimentos certos com a varinha para que funcionem, um exemplo disso seria o wingardium leviosa, para executá-lo é necessário fazer os seguintes movimentos: girar a varinha uma vez e depois sacudi-la também só uma vez enquanto se pronuncia o feitiço.

Caso qualquer um destes fatores não for levado em consideração, a execução de feitiços será uma prática dificultosa, tediosa e até mesmo perigosa dependendo do feitiço a ser executado.

5


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Feitiços, o que são? Os feitiços são nada mais palavras que, com certo poder em sua pronuncia e bom manuseamento da varinha, são capazes de grandes e poderosos feitos. Todos, sem exceção, vem sendo usados pela comunidade bruxa desde o começo da vida. Dos mais pequenos e frágeis seres aos mais grandes e poderosos, todos vêm sendo utilizados para a comodidade do dia a dia de um bruxo, tanto para a criação e alegria, quanto para a destruição e tristeza. A história dos feitiços é incerta, não se sabe por onde ou por quem tudo começou, ou por onde ou por quem irá tudo se acabar. Os feitiços possuem um certo mistério dentro de si, ainda não desvendado pelos bruxos, que podem trazer grandes surpresas para a humanidade.

Para que servem? Os feitiços servem para fazer qualquer coisa que um bruxo quer, porém é claro, dentro de um certo limite. Existem feitiços para curar, destruir, embelezar, reconstituir, proteger, confundir, irritar, conjurar, deformar, queimar, limpar, ampliar, reduzir, alegrar, levitar, transfigurar, expulsar, torturar, controlar, matar... Tudo quanto um bruxo pode imaginar pode ser feito por uma pequena varinha de condão e uma simples palavra.

Feitiços por Classificação Feitiços comuns Os feitiços são muitas vezes classificados. Os abaixo descritos são os feitiços comuns, que não servem para o uso especial e/ou incomum.

A Accio: Atrai alguma coisa para quem o executa. Basta apontar para o objeto desejado ou pronuncia o feitiço e após isso falar o nome do objeto. Alorromora: Serve para abrir fechaduras trancadas por magia ou normalmente. Amuser Incantatem: Feitiço para Animar. Usado para deixar as pessoas felizes. Aparecium: Torna tinta invisível em visível. Avis: Faz com que apareçam aves da ponta da varinha.

6


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras C Cabeça-de-bolha: Protege a cabeça de quem o realiza com uma bolha de ar. Conjunctivitus Curse: Irrita os olhos da pessoa atingida. Couprad: Feitiço para Corte. Corta algo desejado.

D Deletrius: Desativa o Prior Incantato. Densaugeo: Faz os dentes da pessoa atingida crescerem. Diffindo: Serve para abrir coisas.

E Encèndre: Feitiço para Congelar Chamas. Torna chamas de fogo em agradáveis e frescas. Engorgio: Feitiço para aumentar o tamanho de objetos. Enervate: Recupera a consciência da pessoa onde o feitiço Estupore foi executado. Estqu'il: Feitiço de Limpeza.Utilizado para limpar coisas pequenas. Estupore/Estupefaça: Mantém o alvo inconsciente. Éteignez: Feitiço de Extinção. Serve para acalmar dragões. Expecto Patronum: Conjura uma entidade mágica que serve como proteção contra Dementadores. Expelliarmus: Solta uma luz vermelha que ao atingir o adversário faz sua varinha voar de sua mão.

F Félie Petrifes: Tortura Transmogrifiana. Causa morte a um ser, petrificando-o. Não permitido. Férula: Conjura ataduras. Fictus Lamarèn: Com um certo "ritual" conjura uma fantasia. Finite Incantatem: Acaba com o efeito de um feitiço.

7


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG F'ondumen: Feitiço para Confundir. Serve para tornar alguma pessoa ou objeto confuso. Furnunculus: Faz aparecerem furúnculos na pessoa atingida.

H Hagesse: Feitiço de Anti-cola. Faz com que não sejam permitidas colas no momento das provas no Expresso da Magia. Homorfo: Feitiço para combater lobisomens.

I Impedimenta: Pára ou derruba um objeto. Impervious: Utilizado para repelir água. Incendio: Faz com que se crie fogo.

L Librecier: Feitiço Anti-trouxa. Não permite que algum trouxa chegue perto de um local ou objeto desejado. Locomotor Mortis: Paralisa as pernas do oponente. Lumos: Faz com que apareça um foco de luz na ponta da varinha. Lumos Sólen: Faz com que um feixe de luz apareça da varinha e ilumine o local indicado.

M Mobili'algo': Move o objeto ou ser pedido. Para executá-lo deve trocar o 'algo' por uma palavra em latim.

N Nox: Apaga a luz dos feitiços Lumos e Lumos Sólen.

8


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras O Obliviate: Modifica ou apaga uma porção da memória da pessoa atingida. Quem o faz é chamado de Obliviador. Orchideus: Conjura um buquê de flores na ponta da varinha.

P Parution: Feitiço Expulsório. Manda para longe o objeto que a pessoa atingida está segurando. Petrificus Totalus: Deixa o corpo do alvo atingido endurecido.

Q Quietus: Faz a voz voltar ao normal, caso esteja sobre efeito do Sonorus.

R Reducio: Faz um objeto voltar ao seu tamanho normal, caso esteja sobre efeito do Engorgio. Relaxo: Solta faíscas. Debaixo d'água solta um jato de água fervente. Reparo: Usado para consertar objetos quebrados recentemente. Rictusempra: O atingido começa a rir incontrolavelmente. Riddikulus: Usado contra o bicho-papão, fazendo-o ficar, obrigatoriamente, com uma aparência engraçada.

S Serpensortia: Uma serpente sai da ponta da varinha. Sonorus: Faz a voz ficar mais alta.

T Tarantallegra: A vítima começa a dançar sem conseguir parar. Triplèsang: Conjura duas entidades semelhantes a você, por um determinado tempo.

9


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

W Waddiwasi: Usado para atirar coisas. Wingardium Leviosa: Faz o objeto, com um movimento da varinha, levitar.

Feitiços especiais Abaixo está uma lista de feitiços que servem para um ato diferente em relação aos demais.

F Fidélius: Esconde algum segredo. É executado quando a pessoa que o executa escolhe o "Fiel do Segredo", assim o segredo só será descoberto quando o Fiel o revelar.

M Masmordre: Conjura a Marca Negra, símbolo de Lord Voldemort. Um crânio gigantesco composto por letras de esmeralda e de sua boca sai uma cobra, formando sua língua. Quem o executa, em muitos casos, é levado a Azkaban, a Prisão dos Bruxos, por este ser a prova de ser um Comensal da Morte.

P Prior Incantato: Revela o último feitiço feito pela varinha, fazendo uma espécie de fantasma do feitiço.

As Maldições Imperdoáveis Abaixo estão as Maldições Imperdoáveis, os feitiços proibidos. Quem os executa é levado para Azkaban, a Prisão dos Bruxos. Avada Kedavra: A Maldição da Morte. Emite uma luz verde, que mata instantaneamente o atingido. Este feitiço só faz o efeito esperado caso o bruxo que o praticou tenha um grande poder mágico, sendo precisamente um adulto. Crucio: Maldição Cruciatus. Causa uma dor insuportável, fazendo a pessoa se contorcer. Imperio: Maldição Imperius. Oferece total controle sobre a vítima a quem o executa.

10


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Morsmordre: Faz aparecer a Marca Negra, é usada pelos Comensais da Morte.

Feitiços para duelos Apresentamos aqui os feitiços mais importantes para utilização em duelos. Alguns foram criados no extinto órgão da ABAM “Centro de Feitiços Experimentais”.

A Accio+nome do objeto: Feitiço de convocação. Usado para que as coisas voem até você. Acqua: Atira um jato d'água em um alvo. Amhortced: Amortece algum lugar, como se conjurasse uma almofada invisível. Aracnus: Conjura-se aranhas. Avis: Lança uma explosão semelhante a uma arma.

C Caiesporino: Feitiço para queda de espinhos. Celeritas: Aumenta velocidade do alvo Commoror Virga: ele impede que a varinha deixe suas mãos. Se por acaso for lançado contra você o feitiço expelliarmos, você imediatamente responda com esse feitiço. Contego: usado para conjurar um escudo. Tem que se estar bem atento ao momento para se ser bem rápido, ou então o feitiço não ajudará em nada, pois já terá sido atingido.

D Densaugeo: Faz os dentes do alvo aumentarem muito. Diffindo: Rasgar coisas.

E Enervate: Faz pessoas desmaiadas recuperarem os sentidos. Engorgio: Feitiço para aumentar. Estupefaça: Feitiço de Atordoar. Expectro Patronus: Faz um Patrono. Expelliarmus: Desarma o oponente 11


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

F Férula: Faz faixas. Finite Incantatem: Desfaz feitiços. Fumos: Conjura fumaça. Furnunculus: Forma bolhas feias na pele.

G Gelidus: congela algo em parte. Glacialis: este congela uma grande parte.

I Ictus: empurra algum objeto Impedimenta: Feitiço do estorvo, usado para atrasar e paralisar atacantes. Incêndio: Faz uma chama de fogo.

L Locomotor Mortis: As pernas não se mechem.

M Mobile+nome do objeto em latim: Move objetos. Ex: mobilearbus (árvore), mobilecorpus (pessoa),etc.

O Obliviate: Usado para apagar a memória ou fazer esquecer coisas

P 12


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Priori Incantatem: Feitiço de inversão do feitiço.

R Reducio: Feitiço para reduzir. Reducto: Feitiço de descensão, usado para remover objetos sólidos do caminho. Relashio: Atira várias faíscas. Rictusempra: Faz cócegas no oponente.

S Serpansortia: Uma serpente aparece. Sonolentus: Feitiço do sono

T Talio: é um feitiço de retribuição. Quando o inimigo lhe rogar um feitiço, rapidamente você conjurará o TALIO, sendo assim, o feitiço não só te atingirá como também retornará ao inimigo. Tarantallegra: Faz o oponente dançar.

U Uediuósi: Atira coisas.

V Vomicavermis: Faz a pessoa vomitar lesmas.

W Wingardium Leviosa: Faz objetos levitarem.

13


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG Feitiços Sem Utilidade Óbvia São feitiços que a maioria das pessoas nem sabem que existem por que nunca usaram nem nunca ouviram ninguem usar. Disserdium: Abre a passagem secreta do 3º andar, para Hogsmeade. Serpensortia: Transforma sua varinha em uma serpente. Mosmordre: Conjura a Marca Negra. Prior Incantato: Exibe o último feitiço lançado por uma varinha. Deletrius: Desativa o Prior Incantato. Furnunculus: Cria furunculos no rosto de uma pessoa. Densaugeo: Provoca um exagerado crescimento dos dentes. Spongify: Transforma tapetes em uma espécie de tranpolim, muito divertido. Skurge: Elimina ectoplasma. Avis: Transfigura uma pessoa em passarinho. Diffendo: Feitiço de corte, rasga coisas. Relaxo: Soltar faíscas da varinha.

Feitiços menos Importantes Esses são feitiços que só são usados para uma certa habilidade. Feitiço Expulsório: O oposto de Accio, afasta objetos de quem o lança. Feitiço dos 4 Pontos (Me Oriente): Faz a varinha indicar o norte, como uma bússola. Feitiço Anti-trouxas: Afastam trouxas, de várias maneiras. Feitiço Anti-cola: Usados nas provas finais de Hogwarts. Feitiço para Congelar Chamas: Utilizados pelos bruxos medievais, para não morrerem nas fogueiras. Feitiço Escudo: Cria uma barreira invisível ao redor de quem o lança, que protege contra pequenos feitiços. Feitiço de Limpeza: O nome já diz tudo. Tortura Transmorgrifiana: Mata pequenos animais.

14


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Truques Truques são feitiços que não tem muita importância, feitiços como o Orchideus (sai um buquê de flores na ponta da varinha). Mas feitiços como o Relaxo (solta faíscas na ponta da varinha) pode salvar uma vida, por exemplo, você está perdido na floresta e há alguém por perto lance o feitiço relaxo e a pessoa verá a faísca e irá até você. Relaxo: Solta faíscas. Alorromora: Feitiço que abre portas trancadas. Mobiliarmus: Move objetos. Impervios: Repele a água. Incendio: Faz fogo mágico. Lumos: Surge uma luz da varinha. Obliviate: Altera a memória das pessoas. Nox: Acaba com o feitiço Lumos. Priori Incantado: Mostra o último feitiço usado pela varinha. Deletrius: Desativa o Priori Incantado. Sempersortia: Uma cobra sai da varinha. Wingardium Leviosa: Faz coisas voarem. Aparecium: Faz tintas invisíveis aparecerem. Masmordre: Faz aparecer a marca negra. Dellertius: Faz um objeto desaparecer. Dissendium: Faz aparecer uma passagem secreta. Orchideos: Aparecem flores da ponta da varinha. Uédiuósi: Atira um objeto. Feitiço do Segredo: Deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do Segredo". Mobiliarbus: Move uma árvore (arbus - árvore).

15


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG Feitiços de Cura - Simples São os feitiços de primeiros socorros em que qualquer pessoa pode proferir, por serem simples. Não atacam a doença, mas aliviam a dor ou mantém o doente fora de perigo até queo auxílio chegue. Enervate - recupera pessoas desmaiadas ou atingidas pelo feitiço Estupore Stanque sangria - para sangramentos Respirate - abre as vias nasais para a entrada de ar (usado também em caso de engasgo) Vive Mortis - muito usado em casos mais graves de vida ou morte. O doente é paralisado de forma total e sua doença não poderá progredir até a chegada do médico. Sue contra-feitiço é Revive mortis. Qualquer utilização para fins não médicos é condenada e pode levar multa.

Feitiços de Cura - Auxiliares Não trabalham diretamente com o paciente, apenas ajudam em seu tratamento. Relidor - alivia a dor, deixando-a suportável em casos mais graves. Doaid - faz curativo. Finite Incantatem - para acabar com os feitiços em pessoas enfermas Locomoto mortis - paralisa a pessoa, em casos mais agressivos, é muito útil. Accio - para convocar algum instrumento ou remédio Ferula - aparecem ataduras Consciu - mantém a pessoa consciente Anestecsi - anestesia a pessoa Ilcorporis - é um raio-x do corpo e também mostra com uma cor meio esverdeada os locais afetados por alguma doença. Dizendo Ilcorporis + algum local do corpo, só é visto apenas essa parte no exame.

Feitiços de Cura - Avançados São os utilizados pelos médicos-bruxos, e, se usados para outros fins, pode dar multas para os médicos e até cadeia para os que não o são. Os feitiços mais simples dessa lista não requerem muito do bruxo, mas para as doenças muito mais graves, as poções são mais indicadas. Entretanto, se não houver como aplicar a poção nesses casos, os feitiços podem ser utilizados com a junção dos poderes de dois ou mais médicos-bruxos.

16


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Atigripa - contra gripes, tosse e resfriados. Contiflama - contra qualquer inflamação Fervout - baixa a febre Headolor si - tira a dor de cabeça Reparo ossius - repara ossos, mas exige muita concentração naquilo que quer reparar. Gravide - ajuda no nascimento do bebê Intestinite - limpa o intestino e ajuda em casos de diarréia e afins. Abaixo há exemplos de outros feitiços, que são específicos e requerem mais do que apenas concentração. Cardia - o médico deve saber qual é o problema, especialmente se for intervir no coração. Esse feitiço deve ser seguido da artéria ou veia que quer desentupir Incisis - faz uma incisão dentro do órgão. O médico irá utilizar a varinha para a incisão, que perfurará o corpo do paciente sem machuca-lo. Apenas quando disser “In”, ela irá cortar o que sua ponta estiver tocando, dentro ou fora do corpo. Pára com “Ot”. Para fazer esse procedimento, é melhor utilizar o feitiço Ilcorporis.

17


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Capítulo 2 A história dos Feitiços

“Pois a nossa história não fala apenas do nosso passado, ela também forma nosso presente e ás vezes até mesmo tem a capacidade de conduzir o nosso futuro.”

A Origem da Magia por Merlim

18


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

T

udo começou com o maior bruxo de todos os tempos, Merlim Ambrosius, o mais famoso

mago de todos os tempos. Ás vezes chamado de Príncipe dos Magos. Fez parte da Corte do Rei Arthur. Considerado por muitos o maior bruxo de todos os tempos. Merlim queria que bruxos ajudassem trouxas e por isso criou a Ordem de Merlim. A Ordem fez regras contra o uso de mágica em trouxas. Saberemos agora um pouco mais sobre ele. Seu melhor aprendiz era Arthur, que um dia se tornou rei da Inglaterra. O Círculo de aprendizes de Merlim se pronunciou na Inglaterra naquela época com Arthur sendo o aprendiz que tinha mais poder do que os outros magos do Círculo. Os camponeses da época consideraram Arthur como rei. Merlin formou o maior grupo de magos conhecida pela humanidade, ele chamou seu grupo de “The Circle”, O Círculo onde ele era o líder, conhecido pelos membros do Círculo como O Profeta. Entre os membros estavam Morgan La Fey, a Dama do Lago, Arthur, e todos os cavaleiros chamados da Távola Redonda. Eles foram todos ensinados por Merlin, aprenderam apenas a magia ofensiva, magia defensiva, a cura, a convocação, e o uso de espíritos como companheiros. Os três foram eventualmente separados, Merlin guiou Arthur e os cavaleiros, a Dama do Lago formou um outro grupo de cavaleiros que se achavam os caçadores de dragão, e Morgan La Fey roubou o filho de Arthur com Mordred, criando o menino entre seu novo grupo de magia. Merlin treinou Arthur até sua morte nas mãos de Mordred, por quem se apaixonou. Lancelot, sendo o oficial e segundo melhor aprendiz de Merlin, assumiu a posição como o Profeta e mentor, até sua própria morte depois de Guinevere. O Círculo teve uma política de tolerância zero sobre magia negra e fez tudo ao seu alcance para erradicá-la. O Profeta ensinou alquimia e magia exaltando poderes para a maioria dos bruxos e feiticeiros. Um grupo de assistentes treinados na magia seguiu com a proteção à humanidade dando origem a diversos grupos e a bruxos solitários também num futuro. Assim como em

19


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG toda religião, este estilo de promover de Merlim despertou alguns indivíduos na ordem negra, desviando energias para fazer o mal. Merlim sempre convocou a proteção à vida como aliança no Círculo, após sua morte, começou a Ordem Negra, a formação de bandidos gananciosos e violentos nos caminhos de todas as formas de magia. Os seguidores de Morgan La Fey foram perseguidos por não entregarem os seus segredos de magia, foram mortos após torturas por feiticeiros envolvidos com necromancia. Essa é a história de um dos mais famosos e poderosos bruxos que já existiram, sendo o verdadeiro Mago dos Feitiços. Merlim é considerado um dos mais sábios magos que já existiram, um bruxo-mestre. Dizem que foi conselheiro dos reis britânicos Vortigern, Uther Pendragon e Arthur. Embora a lenda possa ter se baseado. Ele é, segundo várias pessoas, quem colocou as enormes e misteriosas pedras de Stonehenge. Também diziam que ele tinha o grande poder da profecia, pois vivia ao contrário, do futuro para o passado, portanto conhecia o futuro. Merlim é mais conhecido como o mentor do rei Arthur, pois este foi escondido por Merlim, para protegê-lo. Posteriormente, Merlim tornou-se tanto o tutor quanto o conselheiro de Arthur, usando sua aguçada inteligência e sua poderosa magia para ajudar o jovem rei a lutar contra os inimigos da Bretanha. De acordo com algumas histórias, Merlim foi enganado pela Dama do Lago, a quem amava, e levado a criar uma coluna mágica feita de ar, que ela então utilizou para aprisioná-lo. Esta é a base da conhecida Magia de Feiticeiros, onde tudo começou, e começou com o bem, o que os feiticeiros, bruxos e magos atuais tentam resgatar em estudos do que sobrou de informações.

20


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

A história de alguns feitiços Feitiço da Levitação O Feitiço de Levitação foi criado na Inglaterra medieval, pela bruxa Júlian Vanleska. Este feitiço serve para fazer levitar objetos alguns centímetros do chão. Quanto mais leve for o objeto, mais alto ele flutua, e quanto mais pesado for o objeto, mais difícil fica fazê-lo levitar. Assim como alguns feitiços descobertos o Feitiço de Levitação para ser conjurado precisa-se de um movimento da varinha, caso não o façamos ou não façamos o movimento corretamente, podem ocorrer alguns desastres como explosões, conjuração de faíscas, etc. O movimento da varinha deve ser o seguinte: girar a varinha uma vez e depois sacudi-la também só uma vez e diga a fórmula: Vingardium Leviosa.

Feitiço de Petrificação O Feitiço de Petrificação foi descoberto pelos antigos romanos em 339 a. C. Usado em milhares de batalhas romanas, foi legalizada pelo Ministério da Magia somente em 435 a. C. O Feitiço de Petrificação serve para petrificar pessoas, animais ou qualquer coisa que possa se mexer, por algumas horas. Deve-se apontar para o alvo que se deseja petrificar e falar a formula do feitiço: Petrificus Totalus.

Azaração da Conjuntivite Azaração criada em 1.845 pelo bruxo grego Nikolas Pedregonus. A Azaração da Conjuntivite serve para criar uma ardencia nos olhos do oponente atingido, mas caso a azaração seja feita muito perto dos olhos do atingido, pode o deixar cego. O movimento é: apontar para o oponente e falar a formula, Conjuctivitus Curse.

Feitiço da Deletação Este feitiço foi criado pelo inglês Andew Madgburg em 1.626. Esse feitiço tem como finalidade fazer desaparecer qualquer objeto ou animal conjurado por um feitiço, como a cobra conjurada pelo Feitiço da Convocação da Serpente. Para executar o Feitiço da Deletação aponte para o objeto ou animal e diga a formula: Deletrius.

21


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Azaração dos Dentes Graúdos Criado pelo bruxo alemão Augustus Blughorty em 1.235. A Azaração dos Dentes Graúdos, como o nome já diz, serve para aumentar o tamanho dos dois dentes frontais do opontente, fazendo eles crescerem assustadoramente rápido até ficar maior que a cabeça do atingido. Para executar a azaração aponte para o oponente e diga a formula: Densaugeo.

Feitiço das Ataduras Este feitiço foi criado em 1.123, pela enfermeira da época da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Clarisse Beatrix. Esse feitiço conjura as ataduras, mas atenção: as ataduras conjuradas não curam as feridas. Para executá-lo aponte para a região machucada e fale a formula mágica: Férula. Então as ataduras irão se enrolar no lugar machucado.

Feitiço das Cordas Foi descoberto pelos antigos ingleses, era muito usado para a caça de animais silvestres como os porcos do mato. O Feitiço das Cordas servem para conjurar cordas que se amarram as pernas do oponente impossíbilitando-o andar. A formula é: Incarcerous.

Azaração do Empurrão A Azaração do Empurrão foi criada em meados do século XVII, pelo alemão Züphat Amustr. Esta Azaração serve para empurrar objetos de pequeno ou médio porte. Para executá-lo basta apontar para o objeto e dizer a formula: Depulso.

Feitiço de Arrombar O Feitiço de Arrombar foi descoberto na antiga Inglaterra pelo bruxo Robert Spullker. Este feitiço serve para destrancar cadeados e fechaduras que não foram trancados por magia, ou então foram trancados por magia fraca. O Feitiço de Arrombar não precisa de nenhum movimento basta mirar no cadeado ou fechadura e falar a formula: Alorromora.

22


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

Azaração do Encontrão Criado por volta de 1.332 a.C., por Marian Anlhud, este feitiço e semelhante a Azaração do Empurrão. Esse feitiço conjura uma forte rajada de vento que consegue empurrar objetos e também pequenas criaturas. A formula do feitiço é: Flipendo.

Feitiço de Limpeza Como o nome já diz, serve para limpar. Criado em 1.266, pelo bruxo Hubert Slacomott, o Feitiço de Limpeza, como já havíamos falado anteriormente, serve para limpar pequenos lugares ou objetos de pequeno porte. A formula é: Limpar.

Azaração das Pernas Bambas Criado por Linda Bottyfull em 1.324, serve para paralisar as pernas da pessoa atingida, o impossibilitando de andar ou correr. O movimento é o seguinte: sacuda a varinha duas vezes e diga a formula: Locomotor Mortis.

Feitiço da Pequena Chama Esse feitiço foi descoberto em 1.500 pelo chinês Zingo Ching. O Feitiço da Pequena Chama conjura uma chama na ponta da varinha do lançador e envolve o alvo, fazendo-o pegar fogo. A formula do Feitiço da Pequena Chama é: Lacarnum Inflamare.

Feitiço para Consertar Este útil feitiço foi criado por Alan Darkholme. Ele serve para consertar pequenos objetos que sofreram pouca destruição. Mas o Feitiço para Consertar não consegue arrumar objetos que foram totalmente danificados. A formula é: Reparo.

23


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Capítulo 3 Palavras de Poder

“Pois as palavras formam mundos, criam sensações, destroem nações e tem o poder de despedaçar almas.”

24


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

Enciclopédia de Feitiços Para conhecer verdadeiramente um feitiço, é necessário entender o seu significado e não somente a sua função. As palavras vêm sendo utilizadas como forma de conduzir poder há inúmeras gerações e uma vez que se entenda como utilizá-las, não existe praticamente nada que seja impossível de fazer. Abaixo uma lista com feitiços, suas etimologias e pronúncias por ordem alfabética, apenas lembrando que nem todos os feitiços existentes constam desta enciclopédia, porém a grande maioria.

A • Abaffiato Pronúncia: a-ba-fi-A-to Descrição: Faz com que a vítima fique sem ouvir, com um zumbido no ouvido. • Accio Pronúncia: AC-CIO Descrição: Este feitiço traz os objetos ao feiticeiro. Pode ser usado de duas formas: formando o feitiço, e nomeando o objeto desejado ("Accio Firebolt"), ou apontando a varinha na direção do objeto desejado e falando o feitiço para atrair o objeto até si. Etimologia: É o verbo latino equivalente a “Eu convoco”. • Ascendio Pronuncia: A-cen-dio Descrisão: Faz com que o conjurador seja lançado rapidamente para cima esteja onde estiver. • Aquamenti Pronúncia: A-qua-MEN-ti Descrição: Produz um jato de água da varinha do feiticeiro, que provavelmente pode ser controlado com a mente. Por isso a pronunciaçao. Etimologia: Aqua= água e menti= mente; então aquamenti é como se fosse controlar a água com a mente. • Alohomora Pronúncia: A-lô-hô-MOH-ra Descrição: Usado para destrancar portas trancadas por chave comum e não trancadas por magia.

25


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG Etimologia: Do Havaiano aloha, significa "despedida", e do Latin mora, significa

"obstáculo". Ou talvez uma forma abreviada do latim frase "alo hoc mora" que significa "Eu aumento esta barreira".

• Anapneo Pronúncia: A-NAH-pneo Descrição: Limpar a traqueia e a boca, se estiverem bloqueadas. Etimologia: Do verbo grego anapneo (αναπνεω), "Respirar". • (Anti-Cola, Feitiço) Pronúncia: Desconhecida Descrição: Enfeitiça uma pena para prevenir o escritor de colar enquanto escreve respostas. • (Anti-Desaparatação, Feitiço) Descrição: Usado para prevenir aparatação e desaparatação numa área por um tempo. Resumindo, pode ser usado para prevenir um inimigo de entrar em uma área de defesa, ou usado para prender um inimigo numa área. • (Antonio Dolohov, Maldição de) Descrição: Usado para prevenir aparatação e desaparatação numa área por um tempo. Resumindo, pode ser usado para prevenir um inimigo de entrar em uma área de defesa, ou usado para prender um inimigo numa área. • Aparecium Pronúncia: A-pa-RÉ-ci-um Descrição: Este feitiço faz tinta invisível, e talvez itens invisíveis em geral, aparecer. Etimologia: O Latim apparére significa "aparecer". Isto é obscuro quando no final da palavra vem (-ecium). A palavra "paramecium" é uma palavra nova do Latim para um gênero de bactéria; o segmento -mecium aqui aparece sendo derivado do grego mekes (μεκης), "comprimento". Juntamente, -ium e -cium não são raras como os sufixos em Latim. • Aqua Erupto Pronúncia: A-qua-erUP-to Descrição: Produz água, saindo da varinha do bruxo. • (Ar Quente, Feitiço) Pronunciação: Desconhecida Descrição: Faz a varinha soltar um ar quente.

26


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Notas: sugere que o feitiço posse ser usado não-verbalmente, e só necessita de um complicado movimento com a varinha para ser aplicado corretamente. • Aranai Exumai Pronúncia: a-RA-nia E-ksu-mai Descrição: Ao ser lançado o feitiço ,espanta a aranha que foi atacada do lugar . • Aresto Momentum Pronuncia: AresTO MomenTUM Descrição: suaviza a queda de objetos e pessoas que estão pra cair • Avada Kedavra Pronunciação:a-VA-da que-DA-vrah Descrição:Uma das Maldições Imperdoáveis. Causa morte instantânea, sem deixar nenhum sinal. Esse feitiço produz um flash de luz verde e um som de algo batendo no alvo. Etimologia: A palavra aramaica avada significa " Desapareça" considerando que kedavra significa "deste mundo". Sua origem também acompanha a da fórmula “abracadabra”, que é um feitiço antigo (do século II) usado por feiticeiros para invocar espíritos ou poderes sobrenaturais que os protegesse contra doenças ou dores. “Kedavra” também se relaciona a “cadáver”, pela semelhança na sonoridade. • Aviforms Pronúncia: a-VI-fors Descrição: Este feitiço faz com que o alvo se transforme em pássaros. • Avis Pronúncia: AH-vis Descrição: O feitiço cria um bando de pássaros que derramam algo adiante da varinha do feiticeiro. Etimologia: O Latin avis significa "pássaro".

B • Bombarda Pronúncia: bom-BAR-da Descrição: Faz um arrombo no objeto atingido. Etimologia: Provavelmente vem de bomba, bombardear. Ou talvez referencia a arma de fogo medieval de mesmo nome (considerada a arma de fogo portátil mais antiga de todas).

27


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG • Brackium Emenda Pronúncia: Bra-qui-um re-Men-do Descrição: Se usado corretamente pode curar um braço quebrado Etimologia: “Brack”, significa “falha” em inglês, portanto, o feitiço sugere a emenda de uma falha, que seria o osso quebrado.

C • Cara-de-lesma Pronúncia:Ca-ra-de-les-ma Descrição: A vítima vomita lesmas. • Carpe Retractum Pronúncia: car-PEH re-TRAC-tum Descrição: Puxa algo para trás, um portão por exemplo. • Colloportus Pronúncia: desconhecida Descrição: É um feitiço usado para fechar/trancar portas. Etimologia: “coller”, significa “grudar” em francês, e “portus”, significa “porta” em latim. • Confringo (Maldição Explosiva) Pronúncia: con-FRIN-goh ou con-FRIN-joh Descrição: Qualquer coisa que tem contato com esse feitiço explode. • Confundus Pronúncia: con-FUn-dos Descrição: É um feitiço para confundir. Etimologia: Do latim "Confundere", "confuso, perplexo". • Conjunctivitus Pronúncia: con-juncti-VI-tus Descrição: Uma maldição que afeta os olhos e a visão da vítima.. Etimologia: Provavelmente, o nome comum derivado da doença desse nome, sabida mais geralmente como “o olho cor-de-rosa” ou da “o olho lagarta” devido a sua inflamação no olho. • Crucio (Maldição Cruciatus) Pronunciação: CRU-ci-o Descrição: causa enormes dores fisicas por todo o corpo da vitima 28


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Etimologia: Latim cruxi + atus, "Causar sofrimento". • Cistem Apério Pronunciação: cis-TEM a-PÉ-rio Descrição:Abre baús ou objetos fechados Etimologia: Desconhecida

D • Depulso Pronunciação: de-PUL-so Descrição: Este feitiço faz com que entalhes profundos apareçam no objeto alvejado. Etimologia: Desconhecida • Descendo Pronunciação: deh-SEN-doh Descrição: Provavelmente este feitiço faz com que o objeto alvejado mova-se pra baixo. Etimologia: Desconhecida • Deletrius Pronunciação: de-LEET-ree-us /dəli'tɹiʊs/ Descrição: Um feitiço para apagar. Etimologia: Palavra do latim que corresponde a “o que é apagado”. • Densaugeo Pronunciação: de-LEET-ree-us /dəli'tɹiʊs/ Descrição: Esse feitiço faz com que os dentes da vítima cresçam rapidamente. Etimologia: Do latim dens, "dente", e augeo, "Eu acrescento ou "Eu enlargo". • Deprimo Pronunciação: DEH-prih-moh Descrição: Este feitiço cria uma pressão descendente imensa em seu alvo, o que pode causar uma violenta ruptura no alvo. Etimologia: Do Latim deprimo significa "pressiono para baixo". • (Desilusório, Feitiço) Pronunciação: Desconhecida Descrição: Causa um efeito igual a de um camaleão, mas não deixa invisível. Etimologia: Desconhecida.

29


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG • Diffindo (O Feitiço Da Separação) Pronunciação: dif-FIN-doh /dɪfɪ'ndo/ Descrição: Inverso do feitiço REPARO. Feitiço utilizado para Cortar coisas. Etimologia: Latim diffindere, "Dividir" ou "Partir". 'Notas:é mencionado que Diffindo corta coisas que possuem origem orgânica (baseadas em carbono). • Dissendium Pronunciação: dis-SEND-ee-um /dɪsɛ'ndiʊm/ Descrição: Faz com que a corcunda da státua da bruxa de um olho só abra.É uma passagem secreta para o porão da Dedosdemel (Hogsmeade). Etimologia: Da palavra inglesa "dissident" que significa contra as leis. “ ‘Nota: Não é provavelmente um feitiço em sentido estrito, mas uma senha mágica. • Draconifors Pronunciação: Dra-CO-ni-fors Descrição: É parecido com o feitiço Lapifors, mas este feitiços faz com que tranforme estátuas de dragão em dragões de verdade, podendo controlá-los. Etimologia: Do latim draco, dragão.

E • Engorgio (Feitiço de Ingorgitamento) Pronunciação: en-GOR-dio Descrição: Faz com que algo cresça, aumente de tamanho. Etimologia: Da palavra inglesa engorge, que significa ingurgitar (aumentar de volume;inchar). • Ennervate Pronunciação: e-ner-Va-te Descrição: Um feitiço que faz com que a pessoa que o recebeu "acorde". Pode ser usado por exemplo, numa pessoa que foi estuporada. Etimologia: Talvez do inglês en- (no sentindo de "in") e também do inglês nerves ou do latin nervus, ambos no sentido de força ou poder. Não há palavras em inglês ou em latin com similar soletração ou significado, porém a soletração é quase idêntica à enervate(do inglês), que significa enfraquecido ou desacordado. ‘Notas: Pode ser usado para "curar" a pessoa do feitiço Estupefaça/Estupore.

30


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras • Episkey Pronunciação: eh-PIS-key /ɛpɪ'ski/ Descrição: Usado para curar machucados menores. Etimologia: Essa palavra surgiu do grego "episkeui" ("επισκευή"), que significa "consertar". • Erecto Pronunciação: e-REH-cto Descrição: Monta coisas. Etimologia: Desconhecida. • Estupefaça Pronunciação: Es- tu -pe -FA- ssa Descrição: Joga a vítima para longe. Faz a pessoa desmaiar. Etimologia: Do Inglês stupefy que significa embasbacar, estupefazer. ‘Notas: A manifestação física deste feitiço é um raio de luz vermelha saindo da varinha do feiticeiro. O resultado deste feitiço pode ser revertido por um Ennervate. Quando usado em criaturas com resistência a magia (como os dragões e gigantes) tem pouco efeito, Mas sua força é ampliada quando utilizado em quantidade (por mais de um bruxo ao mesmo tempo). Em algumas edições anteriores, aparecia como Estupore. • Evanesco Pronunciação: eh-van-ES-ko /ɛ,vənɛ'sko/ or ee-vah-NESS-koh Descrição: Faz coisas menores se desintegrarem. Etimologia: Do Latin evanescere, "desaparecer". • Everte Statum Pronunciação: e-vÉrt-ist-ÉH-Tium Descrição: Joga o adversário longe, enquanto dá piruetas no ar. Etimologia: Possivelmente, Everte do Latin, que significa Inverte. • Expecto Patronum Pronunciação: Éks-pé-qui-to -Pa-trO-NouM Descrição: É um feitiço defensivo, quando perfeitamente utilizado, assume uma forma corporea, que varia de bruxo para bruxo e pode variar quando o bruxo é submetido a emoções fortes. Particularmente eficiente contra Dementadores e/ou Mortalhas-Viva, sendo o único feitiço conhecido para repelí-los; precisa de um pensamento positivo para ser conjurado. É brilhante, prateado e aparenta ter consistência semelhante a de um fantasma. Quando não assume a forma corporea, o Patrono é descrito como um "pálido fiapo de fumaça". Etimologia: Em latim “expecto” significa “ter esperança de algo acontecer, esperar”, e “patronum” significa “proteção”. Então, “esperando por proteção”. Um Patrono é utilizado para proteção contra dementadores. 31


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG • Expelliarmus Pronunciação: Éks-Pe-Li-Ar-Mus Descrição: Feitiço de Desarmamento, se usado de maneira errada pode atirar a pessoa alvejada longe. Etimologia: Combinação latina de “expellere”, e “arma”, significando “expulsar” e “arma”, respectivamente.

F • Feraverto Pronunciação: feh-raVER-to Descrição: Transforma animais em cálices. Etimologia: Desconhecida. • Ferula Pronunciação: FE-ru-la Descrição: Cria bandagens num machucado. Etimologia: Latim ferula, quer dizer "tala" ou "muleta". • (Fidelius, Feitiço) Pronunciação: Desconhecida. Descrição: Esse feitiço complexo guarda uma informação secreta dentro da alma do bruxo "recipiente", conhecido como "fiel do segredo". A Informação é então inacessível, até que o fiel do segredo escolha revelá-la; nem mesmo aqueles que conseguiram que a informação lhes fosse revelada poderão revelá-la para outros. Etimologia: Do Latim fidelis, quer dizer "de fé" ou "leal". ‘Notas::Esse feitiço parece não ter efeito em animais. • Finite Incantatem Pronunciação: fi-NI-te in-can-TA-tem Descrição: Usado para acabar com o efeito de um feitiço. Etimologia: Do Latin finite, "terminar (fim)" e Incantatem do latim "incantato", encantamento, feitiço. Juntos, “pare o encantamento”. • Flagrate Pronunciação: flag-RAH-tay /flagra'te/ Descrição: Este feitiço marca letras com fogo. Etimologia: Este feitiço vem do verbo do Latim flagrare, que siguinifica "queimar".

32


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras • Flipendo Pronunciação: Fli-pén-do (normalmente) Descrição: Empurra um objeto, para não muito distante. Etimologia: Desconhecida. • Fogomaldito (Fiendfyre) Pronunciação: Fogo-mal-Dito Descrição: Conjura chamas incontroláveis que destroem tudo em que tocam. Etimologia: A tradução do inglês é literal, “fiend” significa “maldito, diabólico”, enquanto “fyre” é a grafia arcaica de “fire”, “fogo” em inglês.

H • Herbivicus Pronunciação: Desconhecida. Descrição: Faz a planta crescer mais rápidamente. Se for usado em um salgueiro lutador, ele fica mau humorado. Etimologia: Desconhecida. • Horcrux Pronunciação: Desconhecida Descrição: Transfere um pedaço da alma para um objeto através de uma morte. Etimologia: Em muitas línguas significa “fora da cruz”, o que consiste com a natureza não sagrada de se criar uma, e porque a palavra está de fora de muitos livros. “Crucis” significa “dor ou tortura” e “hor” é uma abreviação para “horreum”, que significa “armazém”, portanto “armazém dos tormentos”. Uma Horcrux é de fato um “armazém para a alma que o indivíduo destrói quando mata alguém. O significado inglês para “crux” é “a característica ou essência crítica”, como a essência de um argumento. Parecido também com a tradução em latim, que significa “armazém de essências”, já que muitos consideram a alma como a essência do indivíduo. “Crux” também pode ser um “enigma difícil”, então Horcruxes também podem se vistas como “enigmas horríveis”. Na visão da mitologia egípcia, “Hórus” era o filho do deus Osíris, que se tornou o deus da morte. Combinando as palavras, tem-se “cruz de Hórus”, também conhecida como “ankh”, Cruz Ansata (uma cruz com um laço no topo), que é o símbolo da vida. Assim, uma Horcrux asseguraria a vida.

I • Impedimenta Pronunciação: im-ped-ih-MEN-tah. 33


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG Descrição: Feitiço usado para atrasar o ataque adversário. Etimologia: “impedimenta” significa, em latim “obstáculo, barreira” e “impedio”, “Eu impeço”, criando um obstáculo para bloquear o caminho de alguém. • Imperio Pronunciação: im-PAIR-ee-oh. Descrição: Maldição do controle. Etimologia: “imperio” é a flexão latina que significa “eu controlo”, ou “controle absoluto”. • Incarcerous Pronunciação: in-CAR-sir-us. Descrição: Feitiço que faz cordas surgirem para imobilizar alguém. Etimologia: No latim “carcer” significa “prisão” e “incarcerate” traduz para “aprisionar”. • Incendio Pronunciação: in-SEN-dee-o. Descrição: Feitiço que incendeia as coisas. Etimologia: o próprio nome em português já diz o sua finalidade, sendo a palavra em espanhol seu sinônimo, além do latim “incendere”, “colocar fogo em algo”.

L • Legilimência Pronunciação: le-JIL-i-menz. Descrição: Habilidade ou arte de ‘ler’ a mente. Etimologia: Do latim “legere”, que significa “ler” e “mens”, significando “mente”. Assim, a habilidade de ler a mente de alguém. • Levicorpus Pronunciação: leh-vi-COR-pus. Descrição: Feitiço usado para colar alguém de cabeça pra baixo no ar. Etimologia: No latim “levi”, significa “levantar” e “corpus”, “corpo”. • Liberacorpus Pronunciação: lee-ber-ah-COR-pus. Descrição: Contra-feitiço do Levicorpus. Etimologia: A forma “libera” tem o mesmo significado tanto no latim, quanto no português, “liberar”, sendo “corpus” “corpo”.

34


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras

• Locomotor Mortis Pronunciação: lo-co-MO-tor MOR-tis. Descrição: Conhecido como Feitiço das pernas presas, faz as pernas do oponente grudarem por algum tempo. Etimologia: No latim “loco” significa colocar, e motor tem sentido literal, “mortis” seria morte. Então significa “colocar um motor em coisas mortas/sem vida” • Lumos Pronunciação: Lúmús. Descrição: Feitiço que libera luz da varinha. Etimologia: A palavra “lumen” é a forma latina para “luz” e “luminous” é a forma do inglês para “emissão de luz”.

M • Mobiliarbus Pronunciação: MO-bi-lee-AR-bus. Descrição: Move pequenos objetos. Etimologia: A palavra “mobili” é a forma latina para “móvel” que pode ser alterada para movimento, e “ar bus” em latim significa “pressão de ar”. Juntas seria como “um movimento através da pressão do ar” o que justifica por que ele só funciona com pequenos objetos. • Mobilicorpus Pronunciação: MO-bi-lee-COR-pus. Descrição: Permite que um corpo seja movido e flutue a alguns centímetros do chão.. Etimologia: A palavra “mobili” é a forma latina para “móvel” que pode ser alterada para movimento, “corpus” por sua vez é traduzido do latim para corpo, então o significado seria “Movimento do corpo”. • Morsmordre Pronunciação: mors-MOR-druh. Descrição: Feitiço usado por comensais para lançar a marca negra. Etimologia: Combinação dos termos latinos “mors” e “mordere”, respectivamente “morte” e “mordida”, que remete aos Comensais da Morte

35


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

N • Nox Pronunciação: Nó-Kís. Descrição: Feitiço que cancela o Lumos. Etimologia: É a palavra latina para “escuridão, noite”.

O • Obliviate Pronunciação: ôh-BLI-vee-Áteh. Descrição: Feitiço que apaga a memória. Etimologia: É originado da palavra inglesa “obliterate”, “apagar”. Também lembra “oblivious”, que significa “esquecido’. • Oclumência (Occlumency) Pronunciação: Desconhecida. Descrição: Habilidade de proteger a mente de invasões externas. Etimologia: da palavra latina “occludo”, que significa “eu fecho” e “mens”, “mente”. Então, oclumência significa “o fechamento da mente”. • Opugno Pronunciação: oh-PUG-noh. Descrição: Feitiço que faz com que criaturas ou objetos ataquem o adversário. Etimologia: Do latim “eu ataco”. • Orchideous Pronunciação: or-KID-ee-us. Descrição: Feitiço que faz flores aparecerem da ponta da varinha. Etimologia: Remonta a “orquídea”, um tipo de flor. Supõe-se que cada bruxo quando pronuncia este feitiço tem um efeito diferente, ou seja, um tipo ou coloração de flor diferente.

P • Petrificus Totalus 36


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras Pronunciação: pe-TRI-fi-cus to-TAH-lus. Descrição: Paralisa a vítima, impossibilitando-a de executar qualquer movimento.. Etimologia: “petrify” vem do espanhol “petrificar”, tornar algo em pedra, paralizar, e “totalus” vem do latin e significa total, ou seja, “petrificar totalmente” .

• Portus Pronunciação: POR-tus. Descrição: Cria uma chave de portal para o lugar onde o feitiço for mirado, abre um portal. Etimologia: A palavra “port” vem do latim e significa porta, ou portal. • Protean Pronunciação: PRO-tee-an. Descrição: Cria uma cópia de um objeto. Se for mágico, a cópia não copia a função mágica do objeto original.. Etimologia: Desconhecida. • Protego Pronunciação: pro-TAY-go. Descrição: Cria uma barreira para proteger o bruxo, não protege contra feitiços com contra-fetiços específicos e elementos como água, fogo, ar, luz, etc. Também usado para bloquear o feitiço Legilimens. Não funciona com Maldições Imperdoáveis.. Etimologia: Do latim “proteger”. • Proteu, Feitiço do (Protean Charm) Pronunciação: Desconhecida. Descrição: Serve para encantar objetos e fazê-los agir como um par.. Etimologia: Tem origem no nome de Proteus, um deus grego que podia mudar de forma quando quisesse.

Q • Quietus Pronunciação: KWY-uh-tus. Descrição: Contra-feitiço para o Sonorus. Etimologia: Equivale à forma latina de “quieto”.

R 37


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG • Reducto Pronunciação: re-DUC-toh. Descrição: Feitiço redutor. Etimologia: As palavras “reduce” em inglês, e “reduco” em latim, significam ambas “reduzir”, em português.

• Rennervate Pronunciação: REN-er-vayt. Descrição: Feitiço reanimador do Estupefaça. Etimologia: Alterado do original “Enervate”, provavelmente para acompanhar a palavra francesa “renevir”, que significa “voltar”. Também significa “adicionar nervos” (coragem ou força). • Rictusempra Pronunciação: KWY-uh-tus. Descrição: Feitiço do riso. Etimologia: O “sempra” é derivado do latim “semper”, traduzindo em português em “sempre”, e “rictum”, que significa “maxilar” ou “deixar a boca aberta”. Assim, “riso constante”. • Riddikulus Pronunciação: KWY-uh-tus. Descrição: Feitiço para transformar o bicho papão em uma forma engraçada. Etimologia: Nota-se a semelhança sonora com “ridículo”, podendo ser “absurdo”.

S • Sectumsempra Pronunciação: sek-tum-SEM-pra. Descrição: Faz cortes fundos na vitima, fazendo-o sangrar até a morte. Etimologia: no latim “sectum”, significa “cortar, amputar”, e “semper”, “sempre”. Então “fazer um corte permanente”. • Serpensortia Pronunciação: ser-pen-SOR-sha. Descrição: Conjura uma serpente que é lançada da varinha do conjurador. Etimologia: no latim “serpen”, significa “cobra” e “ortus” “origem”. No francês “sortir” é “sair”. 38


Veritaserum RPG - O Poder das Palavras • Silencio Pronunciação: si-LEN-see-oh. Descrição: Feitiço Silenciador. Impede o oponente de falar por um limite de tempo. Etimologia: Nota-se a semelhança tanto fonética como gráfica com “silêncio”. • Sonorus Pronunciação: spe-see-AH-lis reh-VEL-ee-oh. Descrição: Feitiço que aumenta a voz. Etimologia: Forma do latim para “som alto”. • Specialis Revelio Pronunciação: Sô-NÓ-rús. Descrição: Permite identificar objetos e ingredientes de poções. O feitiço Revele seus segredos é uma de suas variações. Etimologia: Forma do latim para “revelação especial”.

W • Wingardium Leviosa Pronunciação: wah-di-WAH-see. Descrição: Feitiço de levitação Etimologia: “wingardium” é uma junção das palavras em inglês “wing” – “asa” – e da palavra em latim “arduus” -“pendurado”. “Leviosa” contém a palavra latina “levare”, que traduz para “erguer, levantar”.

39


Livro Padrão de Feitiços – Veritaserum RPG

Biografia da Autora Angelique Van Rousset Nasceu na França em 15 de Agosto de 1992, perdeu o pais aos 5 anos da idade num ataque de comensais, sua mãe era comandante dos aurores e logo depois disso decidiu se mudar para a mansão da família em Godric’s Hollow, onde julgou que ela e os filhos ficariam mais seguros. Angelique na época ficou algum tempo sem falar absolutamente nada como se achasse que a culpa era dela até o momento em que fez amizade com Alexander que era o seu vizinho, com a ajuda dele foi capaz de superar a dor e voltou a falar, isso fez com que os dois se tornassem melhores amigos desde então. No quarto ano se apaixonou perdidamente por Stephen e engravidou dele, não abandonou os estudos e com o apoio da família conseguiu finalizar Hogwarts, quando se casou com o grande amor da sua vida e começou a lecionar como professora de Feitiços na escola de que tanto gostava. Em 2015 seu marido foi morto, ele era auror e foi pego em uma emboscada, recentemente Alexander retornou para Londres e agora trabalha como Guarda-caça em Hogwarts.

Agradecimentos Agradeço á enciclopédia da ASM por algumas das informações contidas neste livro, bem como á meus filhos que são minha maior inspiração e á minha família, que sempre me apoiou.

40

Profile for Veritaserumrpg

O Poder das Palavras - Livro Padrão de Feitiços VS  

O Poder das Palavras - Livro Padrão de Feitiços VS  

Advertisement