Page 1

2

FIM DE SEMANA

SALVADOR SEXTA-FEIRA 17/6/2011

CRÍTICA CINEMA 6, 7 e 8

Bastidores da vida de modelo inspira filme

CR I ANÇAS 8

Literatura de cordel no palco do Teatro Vila Velha

Divulgação

CINEMA 6, 7 e 8

Humor e traições em filme ambientado nos anos 70

João Milet Meirelles / Divulgação

Divulgação

Alessandra Ambrosio está no documentário Top Models

Remendo Remendó revisita a cultura popular de cordel

Catherine Deneuve é a estrela de Potiche: Esposa Troféu

JOÃO CARLOS SAMPAIO

EDUARDA UZÊDA

VERENA PARANHOS

Depois de uma única sessão de lançamento, ocorrida em 2009, estreia nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador a produção nacional Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro, produzido por Paulo Borges, o homem por trás da São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda do País. A obra tem direção de Richard Luiz, realizador ligado à publicidade e ao universo em questão, que cria uma narrativa híbrida, entre o registro documental e uma pálida veia ficcional, mantida na narração em off. A atriz Alice Braga empresta sua voz a um texto que poderia cumprir a função de locução, própria dos documentários convencionais. Ao invés disto perde-se tempo tentando criar uma fictícia personagem de uma jornalista, que estaria investigando os bastidores da moda. Uma ideia pífia, mas que não anula o teor informativo do longa. Colhe-se depoimentos das principais modelos brasileiras, incluindo a famosa Gisele Bündchen, sem deixar de fora questões polêmicas, como a epidêmica presença da anorexia entre as profissionais das passarelas. A certa altura soa reiterativo nas falas e serve melhor aos que gostam do tema, mas nunca deixar de trazer algum esclarecimento. Mais positiva ainda é a iniciativa do produtor do filme de destinar parte do que for arrecadado na bilheteria ao instituto Onco Hematologia Pediátrica Erik Loeff, daqui de Salvador.

A Outra Cia de Teatro, grupo residente do teatro Vila Velha, volta à cena com o espetáculo Remendo Remendó, que será apresentado sábado e domingo, às 16 horas. A peça foi montada pela primeira vez em 2002, quando foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Espetáculo infanto-juvenil. O espetáculo que revisita a cultura popular e o cordel foi escrito por Inácio D’eus, Cell Dantas e Vinicio de Oliveira Oliveira. Os autores adaptaram obras revisitadas de cordel que contam um dos casos de João Grilo, e um dos contos do livro Alexandre e outras histórias, de Graciliano Ramos. A trama, dirigida por Luiz Antônio Jr., se passa numa pequena cidade do interior, quando o prefeito organiza um festival de contadores de histórias. A partir daí o público entra em contato com personagens divertidos que são representado pelos atores que também cumprem a função de montar e desmontar o cenário, que traz à cena inúmeros bancos. Remendo, Remendó traz no elenco os atores Eddy Veríssimo (O Contêiner e Mar Me Quer), Israel Barretto (O olhar inventa o mundo), Luiz Buranga (O Contêiner e Mar Me Quer), Manuela Santiago (Arlequim)) e Roquildes Junior (Sonho de uma noite de verão). Quando estreou em 2002 tinha uma proposta interessante. Por isso vale a pena conferir esta nova versão.

A renomada atriz francesa Catherine Deneuve é a grande estrela de Potiche: Esposa Troféu, filme no qual conquista o público mesclando força e sutileza, com bastante humor, ao representar madame Suzanne Pujol, uma dona de casa exemplar da década de 1970. Com pitadas de ironia, a comédia satiriza temas que poderiam ser tratados de modo dramático, como a submissão feminina e greves de operários, culminando em uma história cuja graça está em situações atrapalhadas e até inusitadas. Após o sequestro do marido, a esposa que era tratada pelo rico industrial como um objeto, um mero troféu, se revela uma mulher vigorosa e de grande liderança na condução dos negócios e da família. Ao fazer sua “pequena revolução” e revelar situações do passado, a personagem prova que o estereótipo de mulher modelo nunca lhe serviu. Gérard Depardieu, outro nome de destaque do cinema francês, também compõe o elenco, na pele de um comunista com quem a mulher de reputação inquestionável já teve um affair. A comédia de François Ozon, considerado um dos mais importantes diretores da nova safra francesa, é bem-sucedida ao apostar em estereótipos e clichês, em excelentes atuações e na reconstituição de época, cujo figurino e cenário nos faz voltar a uma cidadezinha da década de 1970.

TOP MODELS – UM CONTO DE FADAS BRASILEIRO De Serviço / Richard Luiz / Unibanco Glauber Rocha / 15 anos

Acesse as seções Lazer e Cinema do site móvel (m.atarde.com.br) para ficar por dentro do roteiro cultural e dos filmes que estão em cartaz na cidade.

As informações de eventos/espetáculos, TV e filmes são fornecidas, respectivamente, pelos produtores, emissoras e distribuidores

REMENDO REMENDÓ Sáb e dom, 16h/ Teatro Vila VelhaS / Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público / R$ 20 e R$ 10

Confira notícias, fotos e vídeos da área de entretenimento no portal A Tarde On Line www.atarde.com.br

POTICHE: ESPOSA TROFÉU De François Ozon / Com Catherine Deneuve, Gérard / Unibanco Glauber Rocha / 12 anos

Ouça dicas de cultura e lazer diariamente ao longo da programação da rádio A TARDE FM (103,9 mHz)


Humor e traições em filme ambientado nos anos 70  

Crítica do filme Potiche: Esposa TroféuFim de Semana, Jornal A Tarde, 17 de junho de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you