Page 1

Roteiro de leitura elaborado por Regiane MagalhĂŁes Boainain Tchau, de Lygia Bojunga

Etapas do Processo: 1ÂŞ Parte: Antes da leitura Sugiro uma roda de conversa. 1. Analise a capa de Tchau (2008).


Roteiro de leitura elaborado por Regiane Magalhães Boainain O que ela pode prenunciar? Professor, explique o sentido do verbo prenunciar para as crianças. 2. A capa de Tchau passou por algumas mudanças. Antes de a autora ter criado a sua própria editora, a capa de Tchau era a seguinte:

 

Comparando as duas capas, qual você julga mais atraente? A antiga ou a atual? Analise a capa atual, descreva o que você sente, imagina ao observá-la. 3. Agora, analise o título TCHAU. Indique em que situações nós podemos empregar essa palavra. a. Sabendo que “ tchau” é uma interjeição que significa “ Até a vista, até logo”, usado para despedidas, responda:

Qual capa é mais coerente com o título?Por quê? 2ª Parte: Durante a leitura 1- Leia o prefácio, intitulado “Pra você que me lê” (páginas 7 a 15). Nele, a autora menciona o motivo de ter mudado a capa do livro. Que justificativa ela dá? Professor, explique para o aluno que o prefácio é um texto de apresentação, escrito pelo autor ou por outra pessoa, colocado no começo do livro, com explicações sobre o conteúdo do livro, objetivos ou sobre o próprio autor.


Roteiro de leitura elaborado por Regiane Magalhães Boainain 2-A autora menciona que depois de criar sua casa de livros, podendo assim escolher as capas que desejasse, sentiu vontade de mudar a capa de seu livro para uma que fizesse menção à tela do pintor Edward Munch. Escolheu “A solitária”. Observe-a.

a. Você conhece o pintor de " A solitária"? Edvard Munch foi um importante artista plástico norueguês. Ele estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Ofícios da cidade de Oslo (capital da Noruega). Em 1885, viajou para Paris onde entrou em contato com vários movimentos artísticos. Ficou muito atraído pela arte de Paul Gauguin. Em 1892, participou de uma exposição artística em Berlim. Porém, ela foi cancelada em função do grande choque que provocou na sociedade alemã. Em 1893, pintou sua obra de arte de maior importância: O Grito. Essa obra se tornou um dos símbolos do expressionismo.


Roteiro de leitura elaborado por Regiane Magalhães Boainain Em 1908, voltou para a Noruega para viver em seu país natal definitivamente. No final da década de 1930 e início da década de 1940, passou por uma forte decepção. O governo nazista ordenou a retirada de todas as obras de arte de Munch dos museus da Alemanha por considerá-las esteticamente imperfeitas e por não valorizar a cultura alemã. O pintor morreu em 23 de janeiro de 1944, na cidade de Ekely (próximo a Oslo). Em suas pinturas, ele abordou temas relacionados aos sentimentos e tragédias humanas (angústia, morte, depressão, saudade).Suas telas figuram imagens desfiguradas, passando uma sensação de angústia e desespero. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/munch.htm

3. Ao se deparar com a pintura, Lygia Bojunga afirma que sentiu uma certa familiaridade com a obra. Observe: "A intriga que senti olhando pr´A solitária poderia ter sido acionada pelo que há de intrigante naquela figura: Um olhar que, mesmo a gente não vendo, a gente vê perdido no horizonte; A brancura intensa de uma veste, acentuando dúvidas: é uma adolescente? Uma mulher? Uma noiva? Um fantasma?; E, em volta da figura: sombras? Pedras? Areias? Rochedos? Intrigante, sim, mas a intriga que eu sentia era pela sensação de familiaridade que me tomou, assim que meu olho bateu na figura solitária. Vasculhei minha memória: já tinha visto aquela imagem antes? Não. Não mesmo. Então? Por que essa sensação de familiaridade?” 

Por que a autora sentiu a sensação de familiaridade ao ver a pintura? Professor, caso o aluno não se recorde do que a autora afirma no prefácio, retome com os eles a página 10 e começo da 11, nas quais está a reposta para essa questão. Leitura compartilhada do conto “Tchau”. Terminada a leitura, responda: 4- Por que motivo a mãe resolveu ir embora do país com outro homem e deixar os filhos com o marido? 5- Qual foi a reação de Rebeca ao saber que a mãe iria separar-se de seu pai? 6-Como era o pai de Rebeca em relação à esposa e os filhos?


Roteiro de leitura elaborado por Regiane Magalhães Boainain 7- Como reagiu o pai ao saber que a esposa iria embora? 8- Assim que a buzina do táxi tocou, a mãe correu para pegar a mala, que atitude tomou Rebeca diante dessa situação? 9- Rebeca significa “aquela que une”. Em que momento do texto é possível perceber que a personagem não consegue cumprir o que seu nome significa? Retire fragmentos que comprovem sua resposta. 10. Quem é a protagonista da história? 11. No conto, é nítida a inversão de papéis. Em que momentos se pode perceber essa inversão? 12. Sob que ponto de vista narrativo é contada a história? 13. - Qual é a linguagem adotada pelo narrador? Justifique a escolha dessa linguagem. 14- Qual é o momento de maior tensão ( clímax ) dentro da história? 15- Como se resolveu o conflito? 16- O conto “Tchau” é dividido em seis partes: 1- O buquê, 2- Na beira do mar, 3-No sofá da sala, 4-Na mesa do botequim, 5- A mala, 6-O pai volta tarde e encontra um bilhete no travesseiro. Nele, percebemos que dois títulos são metonímicos. a. Quais são eles? Se não se lembrar do que é metonímia, consulte o boxe a seguir: Metonímia é a figura de palavra que consiste na substituição de um termo por outro. Na metonímia, um termo substitui outro não porque a nossa sensibilidade estabeleça uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam (caso da metáfora), mas porque esses elementos têm, de fato, uma relação de dependência. Dizemos que, na metonímia, há uma relação de contiguidade entre sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui. Contiguidade significa “proximidade”, “vizinhança”. Se à ideia de morte associamos a ideia de palidez, é porque há uma relação de proximidade entre elas. O rosto do morto é pálido; portanto a morte causa palidez. A palidez é um efeito da morte. Não se trata de uma aproximação de termos de universos distantes, mas de termos vizinhos, contíguos.


Roteiro de leitura elaborado por Regiane Magalhães Boainain b. Qual o significado desses dois subtítulos metonímicos dentro de "Tchau?" Justifique. 17- Agora que finalizou a leitura, qual a relação existente entre o conto “ Tchau” e a pintura de E. Munch? Justifique. 18- Você, assim como a autora, julga a capa atual mais apropriada para ser o porta de entrada da obra? Justifique. Sequência didática elaborada por Regiane Magalhães Boainain. Indico para sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental II.

Roteiro de leitura da obra "Tchau", de Lygia Bojunga  

Roteiro de leitura sobre a obra "Tchau", de Lygia Bojunga.

Roteiro de leitura da obra "Tchau", de Lygia Bojunga  

Roteiro de leitura sobre a obra "Tchau", de Lygia Bojunga.

Advertisement