Page 1

ROTEIRO DE LEITURA LITERÁRIA – ELABORADO POR REGIANE BOAINAIN

Objetivos • • •

Ampliar repertório( linguístico e de mundo). Estimular a criatividade, a imaginação e o gosto pela leitura. Levar a criança a conhecer os animais do Brasil e os nomes indígenas dados a eles.

• • • • •

Explorar a sonoridade do texto, por meio das rimas. Estimular o aluno a conversar sobre o livro que leu. Estimular a percepção e a memória. Respeitar as regras do jogo. Saber lidar com a “derrota” no jogo.

Primeiro momento (Numa roda de conversa) 1.

Explore a capa, lançando as seguintes perguntas.

a. O que você espera de um livro chamado Pé-de-bicho? b. Você sabe o nome de alguns desses animais? c. O ilustrador deste livro se chama Joãcaré. Que animal está escondido nesse nome?


ROTEIRO DE LEITURA LITERÁRIA – ELABORADO POR REGIANE BOAINAIN Professor, diga ao aluno que o ilustrador adora jacarés, por isso, embutiu em seu nome o nome desse bicho.

d. Provavelmente, que animal Joãocaré não deixará fora deste livro?

2º momento: leitura mediada 2. Ao abrir o livro, que cores predominam na imagem? Descreva o que você vê. Professor, inicie a leitura do livro, tendo o cuidado de ouvir os apontamentos dos alunos em relação à árvore. Neste momento, faça a leitura, identificando os animais que vão chegando e quantificando-os. É interessante observar que a cada página, a contagem dos animais se dá, ora de forma crescente, ora decrescente.

3. Terminada a leitura, lance a seguinte pergunta: a. O jacaré aparece no livro? b. Se sim, onde? Professor, vasculhe a árvore vazia e cheia de bichos, você e seus alunos vão perceber não só a pata de jacaré, mas ele todo.

Pós-leitura 4. Ouça a música Tu Tu Tu Tupi, de Hélio Ziskindi. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fEdZ-_RRRH0 Professor, antes de colocar a música, fale com os alunos sobre a presença de palavras indígenas na nossa língua. Mostre para eles que todos os animais que apareceram no livro são de nossa fauna e foram batizados pelos índios com esses nomes. Conte também a eles que existem muitas palavras em tupi-guarani que falamos e nem sabemos da origem.

5. Após ouvir a música, pergunte para os alunos sobre as palavras indígenas que apareceram nela. Construa com eles uma lista de palavras.


ROTEIRO DE LEITURA LITERÁRIA – ELABORADO POR REGIANE BOAINAIN

6. Vamos brincar de Jogo da Memória? Professor, confeccione com os seus alunos um jogo da memória com os dezesseis animais presentes no livro. Vale ressaltar que as imagens possuem direitos autorais. Sendo assim, sugerimos que você peça para os alunos desenhar ou utilizar recortes. É importante que vc coloque, na carta correspondente a cada animal, o significado do nome indígena, conforme a imagem abaixo. O objetivo do jogo é brincar, mas como a criança aprende ao brincar e interagir, é interessante explorar nas cartas o significado dos nomes.

Todos direitos reservados à Editora Pulo do Gato, só as utilizamos para exemplificar a atividade.

Quer saber como confeccionar o jogo da memória, acesse: https://www.veredasdotexto.com/single-post/2017/09/28/P%C3%A9-de-bicho--Ideias-para-trabalhar-o-livro

Sequência didática Pé-de-bicho - Editora Pulo do Gato  

Aqui você encontra uma sequência didática para trabalhar o livro Pé-de-bicho, de Marcia Leite e Joãocaré, na Educação Infantil ou nos prime...

Sequência didática Pé-de-bicho - Editora Pulo do Gato  

Aqui você encontra uma sequência didática para trabalhar o livro Pé-de-bicho, de Marcia Leite e Joãocaré, na Educação Infantil ou nos prime...

Advertisement