Page 1

MANDATO VEREADOR ADEMIR ABREU Justiça, Mobilização e Inclusão Social

Ano 1 - Número 1 Vitória da Conquista - Dezembro de 2010

Barragem de Poço Cumprido e Matinha é luta da Comunidade

A vontade da população organizada, sempre tem que prevalecer nas ações do serviço público. Nisso está todo empenho do Mandato.

»As comunidades de Poço Cumprido e Matinha, apoiados pelo mandato do Vereador Ademir Abreu, firmaram parceria com a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado) através de seu Ex-Secretário Afonso

Florence e com o Deputado Estadual Isaac Cunha a fim de construírem uma barragem no povoado que irá atender aproximadamente 250 famílias. O presidente da Associação de Agricultores Familiares de Poço Cumprido I e Matinha,

o Sr. Joaquim, afirma que “a parceria da Comunidade com o Mandato tem trazido benefícios para mudar a realidade local”. Para o vereador Ademir Abreu “a barragem favorece a permanência do homem no campo e dá dignidade as famílias”.

Plenária do Mandato: marcada por participação popular e de lideranças regionais p. 3

Cooperativa da Construção Civil se fortalece em Vitória da Conquista p.3

Preservação ambiental em Cercadinho p.2 Leis implementadas pelo Mandato p.4

“O que transforma o velho no novo, bendito fruto do povo será” Belchior


2

MANDATO VEREADOR ADEMIR ABREU

Atravessamos um período peculiar em escala global, esse período é históricamente novo, marcado pela crise da globalização neoliberal. Trata-se de um tempo de possibilidades abertas para a luta social e política, nos convidando a atualizar a plataforma da revolução democrática, em uma perspectiva socialista. O nosso mandato possui a marca da importância do trabalho popular, com uma estrutura fundamentada nos princípios da democracia, ética e cidadania. E para dar conta de importantes tarefas, como a organização popular, seu fortalecimento e garantias de que o serviço público tem honrado seus compromissos com os menos favorecidos, estamos organizados e qualificados para honrar a confiança que nos foi concedida. A população nos acreditou representá-la e a nós compete garantir direitos aos quem por muitos anos tiveram eles violados.

FOTO: Edna Nolasco

EDITORIAL

Queremos que nossa sociedade possa ser educada a discutir os mais diversos temas diretivamente questionado, opinado, sendo capaz de construir sua comunidade com suas próprias idéias e ações.

O serviço público, grande vetor de mudanças sociais, é o fio condutor de mudanças da realidade brasileira e através dela podemos empoderar o povo afim de crescermos juntos. Os governos Lula e Wagner tem demostrado que é possivel inversão de prioridades a partir do momento que direciona o olhar ao horizonte das novas possibilidades. Em âmbito municipal, o colega de profissão e Prefeito Dr. Guilherme Menezes iniciou em Vitória da Conquista uma verdadeira revolução, quando estabeleceu que saúde, educação e assistência social seriam os grandes pilares do nosso governo. Nesta perspectiva, gostaria de deixar esta mensagem a cada companheiro que entre nesta luta conosco, para que possamos a cada dia sermos os verdadeiros protagonistas da nossa história.

Vereador Ademir Abreu

Mandato Discute Abastecimento de Água com os Moradores da Zona Rural Engajado na luta do Água para Todos, Programa do Governo do Estado, que visa atender aos moradores do campo, o Vereador Ademir Abreu tem percorrido a zona rural identificando áreas que necessitam do programa e encaminhando as demandas. Para isso, conta com a parceria do Gerente Regional da EMBASA, Olímpio Cardoso, que comprometido com a função de funcionário público exerce com empenho e afinco suas atribuições juntos as comunidades.

Com tudo isso, o abastecimento de água está chegando para muitas comunidades como: Lagoa de Zé Luiz, Dantilândia, São João da Vitória, Poço Verde, Vereda do Progresso, Lagoa das Flores entre outros. Ressaltando que o Governo Jaques Wagner tem promovido ações de melhoria para o bem-estar da população e que o Prefeito Guilherme Menezes está sensível às questões da zona rural, dedicando atenção especial desde o seu 1º dia de governo.

Preservação Ambiental Em busca da preservação ambiental, o mandato do Vereador Ademir visitou uma extensa área de Cercadinho, distrito de Vitória da Conquista, onde foi percebida uma área com condições de se tornar uma Unidade de Conservação Ambiental. Segundo relato de moradores da área existe a possibilidade de haver a espécie

de macacos Bugios, também conhecidos como Guariba, Barbado ou Macaco-Uivador; que consta na lista do IBAMA como animal que corre perigo de extinção. Para garantir que a área se torne Unidade de Conservação, o Mandato do Vereador Ademir tem dialogado com o Movimento Sem Terra, o Instituto Chico Mendes, IBAMA e

Secretaria Municipal de Meio Ambiente no intuito de estabelecer parcerias para que esta área seja preservada. O reconhecimento da área como Unidade de Conservação, favorece a cidade através de Projetos na área de Educação e Pesquisa, além de garantir a preservação de um espaço exuberante.


MANDATO VEREADOR ADEMIR ABREU

3

Associações dão show de democracia O Mandato do Vereador Ademir Abreu foi convidado por diversas comunidades a acompanhar processos eleitorais bem como contribuir para a formação de novas associações garantindo processos de forma direta e democrática. Várias associações realizaram suas eleições e outras estão em processo de organização. O Mandato atuou principalmente nas seguintes associações: Pedrinhas, Pau Ferro e Cachoeira dos Porcos. Para Cirleide Lopes, eleita presidente da Associação do Bairro Pedrinhas com 320 votos, “o resultado da eleição demonstra a força das mulheres nas lutas sociais”. Ademir Abreu e assessores em reunião com moradores da Zona Rural

Cooperativa da Construção Civil se fortalece em Vitória da Conquista

Plenária do Mandato: participação popular e de lideranças regionais

Organizados, trabalhadores da construção civil, estão imbuídos do mesmo desejo: se organizarem a fim de ter reconhecidos os interesses da categoria. Para isso, estabeleceram uma agenda permanente de reuniões onde tem buscado legitimar a organização junto à sociedade. Para João Batista, pintor há anos em nossa cidade, “este é um momento muito importante na cidade, pois com os investimentos do Governo Federal, no Programa Minha Casa Minha Vida, os profissionais da construção civil estão sendo reconhecidos e valorizados. Dessa forma, nos organizando, poderemos ficar mais fortes e crescer coletivamente”.

A I Plenária do Mandato do Vereador Ademir Abreu, realizada no início de 2010, foi prestigiada por Afonso Florence, Isaac Cunha (Deputado Estadual), Waldenor Pereira (Deputado Estadual), José Raimundo Fontes (ex-prefeito de VItória da Conquista), Reverendo Marcos (Igreja Presbiteriana Vitória da Conquista), Olímpio (Gerente Regional da EMBASA), Jorge Chagas (Inspetor da PRF), Rivaldo Gusmão (Presidente do PT). A plenária contou com aproximadamente 150 (cento e cinqüenta) lideranças oriundas de diversas regiões do campo e da cidade, bem como Prefeitos, Vereadores da região e cidadãos.

Cirleide Almeida Lopes Pres. da Associação dos Moradores do Bairro Pedrinhas “Estou muito satisfeita com o trabalho do vereador Ademir Abreu, pricipalmente pelo amplo conhecimento que ele tem sobre a situação dos moradores da periferia, sobre as necessidades das pessoas carentes, seja referente à saúde, educação, moradia, lazer e a dificuldade financeira dos moradores. Ele está desenvolvendo um bom trabalho como vereador, a exemplo disso foi a sessão Especial sobre a Captação de Órgãos; achei muito importante porque trouxe muitos esclarecimentos para toda comunidade.”

Walter Pinheiro Deputad Federal recém eleito Senador da Bahia “O Mandato de Ademir Abreu é importante não só para Conquista, mas para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores. Sua postura frente as questões sociais e políticas sempre foram éticas e retilíneas, sem perder o foco da transformação social. Nas ações, pauta sua conduta para o fortalecimento das políticas na Bahia em especial a saúde, sendo um grande defensor do SUS, em favor da saúde coletiva, da organização trabalhista dos agentes comunitários e de Endemias, fazendo a luta da saúde uma luta cotidiana em benefício de todos.“


4

MANDATO VEREADOR ADEMIR ABREU

Emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO):

AGORA É LEI!

»Emenda para o asfaltamento dos corredores de ônibus indicados pelo Orçamento Participativo. »Pavimentação das ruas do Bairro Jardim Guanabara. »Emenda para Implantação do CAPS Infantil (CAPSi), específico para o atendimento de crianças e adolescentes e do CAPS lll, voltado para indivíduos com transtornos mentais em estado mais agravado. Além disso a emenda visa implantar leitos de emergência para usuários de drogas e em pacientes em estado de crise psiquiátrica.

»Lei nº 1.628/2009 - Lei que obriga os hospitais a fornecerem cadeiras com descanso para os pés para aos acompanhantes dos pacientes internados.

O Vereador Ademir Abreu é reponsável pela implementação das seguintes leis:

»Emenda para Implantação de mais um Conselho Tutelar. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) preconiza que para cada 100 mil habitantes haja um Conselho Tutelar. Vitória da Conquista possui hoje uma estimativa de mais de 300 mil habitantes e conta com apenas um Conselho Tutelar, o que justifica a necessidade do fortalecimento e ampliação deste órgão de proteção e garantia de direitos. »Emenda para ampliação do Programa de Saúde da Família.

Obras do PAC 2 Através da Portaria 534 do Ministério das Cidades, foram apresentadas as propostas aprovadas para beneficiar os municípios. Vitória da Conquista foi contemplada com as seguintes obras: Tipo de Benefício

Regiões Contempladas

Valor do Investimento

Pavimentação

Zabelê, São Pedro e Bateias

17,93 milhões

Pavimentação

Vias do Morada Real

5,14 milhões

Pavimentação

Vila América

3,47 milhões

Mobilidade urbana: mais ciclovias No 1° Seminário de Mobilidade Urbana foram debatidos formas alternativas de transporte, pois devido ao crescimento, nos próximos anos Vitória da Conquista vai enfrentar sérios problemas em relação ao trânsito. O Vereador Ademir solicitou junto a Secretaria de Trânsito, Obras e Infra-estrutura

Dr. Felipe Magalhães Médico-cirurgião

“Vitória da Conquista, que já contava com o médico, tem agora um vereador que tem se esforçado pra desenvolver um mandato que está atento a todos os interesses da sociedade. Na área da saúde, especificamente, temos tido uma importante interlocução, que tem por finalidade buscar a melhoria dos serviços de saúde no munícipio e também no Hospital de Base.” EXPEDIENTE: Chefe de Gabinete Karine Ferreira Borges Secretária Taise Cardoso Bomfim

Assessores Carlos Augusto de Oliveira Chagas Ivan Ferreira Santos João Paulo Santos Araujo Luciene Santos Moura

»Lei nº 1.684/2010 - Implantação do acolhimento nas unidades de saúde, e acolhimento com classificação de riscos nos prontos-socorros dos hospitais conveniados com o SUS e hospitais públicos. »Lei nº 1.693/2010 - Criação do dia municipal de combate a epidemias que venham a acometer a população do município.

Atividades Legislativas Foram realizadas durante os dois primeiros anos de mandato, Audiências Públicas e Sessões Especiais com temas fundamentais, como: combate ao crack, segurança pública, saúde pública, defesa dos direitos da criança e do adolescente e doação e captação de orgãos. Além disso Ademir Abreu presidiu a comissão de Saúde e Assistência Social e é membro da comissão de Legislação, Justiça e Redação final.

Urbana, um trabalho de conscientização da população para que motoristas, ciclistas e pedestres sejam educados no trânsito. Abreu cobrou a ampliação do número de ciclovias e fiscalização rigorosa no que diz respeito ao espaço dos pedestres, que muitas vezes são invadidos pelos veículos.

Guilherme Menezes Prefeito de Vitória da Conquista

“Ademir é um antigo companheiro do PT de muitas lutas e muitas conquistas. Sua eleição foi o reconhecimento da população aos tantos trabalhos que ele prestou a nossa comunidade e está desenvolvendo um mandato voltado para o povo, para quem realmente precisa; é uma voz a favor da população e um apoiador qualificado do nosso projeto de governo.” Pablo Rodrigues Ribeiro Teresa de Fatima de Oliveira Silva Textos Karine Borges / Ademir Abreu Design Editorial Thiago Suiten

Contatos: Tel.: +55 (77) 3086-9622 E-mail: vereadorademirabreu@yahoo.com.br Site: www.ademirabreu.com.br

Informativo dezembro 2010  

Jornal Informativo do Mandato do Vereador Admir Abreu - Ano 1 - número 1

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you