Page 1


de porTAS ABErTAS GOVERNADOR Geraldo Alckimin SECRETÁRIO DA CULTURA Andrea Matarazzo Secretário da Educação Herman J. Cornelis Voorwald Secretário Adjunto João Cardoso Palma Filho Chefe de Gabinete Fernando Padula Novaes

bom saber! diretorA de redação Luiza Borque diretor de arte Jean Ralphio Editor de texto Tomas Jorge Editores de Arte/Design Aubrey Plaza e Teo Demeris Estagiários Dante Dué e Bia Lincon Coord. Administrativa Sylvia Loé Produtores Leila Diniz e Narcisa Tadeu

A revista Bom Saber é uma realização feita em parceria ao Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Educação

É com muita alegria que escrevo a minha primeira carta para vocês, leitores da revista Bom Saber! que será a sua nova companheira durante o ano todo. Você deve estar pensando de onde surgiu essa revista e o que ela está fazendo aí agora, nas suas mãos. Eu explico: a revista Bom Saber! é uma ideia que nasceu da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria da Educação, que são os responsáveis por tudo que está ligado a sua escola. Nós sabemos que vocês gostam de estudar mas que também gostam de se divertir, e é exatamente dessa combinação que a Bom Saber! é feita. Uma revista que traz a oportunidade pra que vocês se informe e aprenda coisas novas da maneira mais divertida! O melhor é que você pode tanto fazer isso tudo em sala de aula com seus amigos e professores, quanto em casa com a sua família!

Editora-chefe


ÍNDICE

04

pág.

Siga a linha do desenho e descubra a página em que esta o que você quer!

o que aprendi

Veja o que Ziraldo aprendeu quando estava na escola!

06

pág.

como funciona? Saiba como funciona e como fazer seu o próprio telefone de lata

Essa é a Jaquelinie Moribe, e ela desenhou para a matéria “Be-a-Bá” Esse é o Rods, e ele desenhou o lado a do seu encarte

08

pág.

saiba mais

pág.

Fique por dentro das últimos acontecimentos que virarm notícia

10

pág.

matéria de capa

Aprenda como surgiram as primeiras escolas e como elas funcionavam

20

eu que fiz

Saiba a história e aprenda a fazer seu próprio catavento!

16

pág.

saber ciência

Veja como funciona a memória de vários animais do mundo

18

pág.

lazer de casa

Descubra o que fazer e o que não fazer na hora de brincar de pipa


32

pág.

bê-a-bá

Palavras bonitas e inspiradoras para você aprender sempre mais

pág.

31

quadrinhos

Todo mundo adora histórinhas. Aqui você encontra várias delas

30

pág.

passatempo

Terminou a lição de casa? Corre pra cá que tem diversão te esperando!

pág.

28

carteiro amigo

Conte para nós o que acham da Bom Saber! Esse é o seu espaço

Esse é o Mario Brito, e ele desenhou para a “lazer de casa”

pág.

25

superdicas

Pra cantar, pra assistir ou para ler: veja as dicas que nós temos!

Essa é a Baby c e ela desenhou o lado B do seu encarte

Essa é a Sarah assaf. Ela desenhou para o passatempo

pág.

24

mão na massa

Chame a mamãe pra cozinha e divirta-se fazendo receitas fáceis

pág.

22

bom passeio

Confira o que a cidade tem de bom e veja quando e onde acontece


04

O QUE APRENDI

Um aluno

maluquinho Ziraldo

Juliana Pinheiro

O autor que escreveu O Menino Maluquinho, conta como foi e o que aprendeu quando também ainda estava na escola “Eu era divertido. Bom aluno, acho que não era, não. Estudava pra passar de ano (coisa errada que esta escola velha de hoje ainda obriga a criança a fazer). O que eu fazia era ler muito. E inventar histórias. A primeira escola em que eu estudei, foi uma escola pública em Minas Gerais.Todas as minhas professoras no curso primário foram inesquecíveis. Lembro da Kate (Catarina Rocha, que me inspirou para criar a Professora Muito Maluquinha do livro), da Dona Nini Campos, que me amava e me olhava com ternura; Dona Didi, Dona Glorinha D’Ávila, entre outras, todas incríveis.

Auto-retrato feito por Ziraldo

Amo a leitura. A criança deve ler de tudo. Livros de histórias, livros que contam casos, gibis, etc. Tudo que possa despertar a curiosidade das crianças para a vida e para o mundo. Livros! Qualquer livro!” Pra Ziraldo a maior lição que se pode aprender é ler, escrever, contar e entender histórias.

Leia uma tirinha do Menino Maluquinho em “Quadrinhos”


05

Muita maluquice!

O Menino Maluquinho, foi o maior sucesso de Ziraldo, e hoje pode ser facilmente encontrado nas prateleiras das bibliotecas e livrarias. No site do Ziraldo tem uma versão online para ser lida de graça. O Livro virou até filme! A Professora Maluquinha

foi publicado em 1995, e agora, em 2011, chega aos cinemas também, com a atriz Paola Oliveira fazendo a professora Kate (essa risonho aqui embaixo). Todos os livros do autor são muito ilustrados e divertidos! Tá esperando o que pra correr pra biblioteca e começar a farra?

AGORA É COM VOCÊ! Mostre o que você sabe contar histórias e faça o seu próprio livrinho contando uma histórinha!

1. Dobre várias

folhas de sulfite bem no meio.

2. Coloque uma dentro da outra e grampeie perto da dobra.

3. Pronto! Escreva

nesse livrinho uma história bem legal!


06

COMO FUNCIONA?

E N O F E L TE FIO! COm

e lata todo O telefone d ece, mas nh mundo já co nciona fu só le porque e do? a ic st e com o fio

Justino Vernon Felipe de Oliveira

PRA VOCÊ ENTENDER: O som é uma forma de onda que não vemos, e que viaja muito melhor por sólidos do que pelo ar.

som

Quando uma pessoa fala em sua lata, a parte inferior do lata vibra para a frente e para trás com as ondas sonoras.

As vibrações viajam pelo barbante esticado, movendo-o também para a frente e para trás, por toda sua extensão.


07

OPA! Nunca viu um telefone de lata? É fácil fazer! Você vai precisar de:

p

ajuda eça

!

2 latas vazias 1 vela 1 pregruinho e barbante

Primeiro, peça pra um adulto fazer um furo com o preguinho no fundo das duas latas, bem no centro. Enfie uma ponta do barbante no furo da lata, de fora para dentro. Dê um nó na ponta do barbante para não escapar. Faça igual do outro lado.

Isto não é tão diferente do funcionamento de um telefone, exceto pelo fato de que a corrente elétrica substitui o barbante.

Passe a vela no barbante melecando ele bastante com a cera. Está pronto pra brincar! Mas lembre-se: pra funcionar o fio deve estar bem esticado. Agora que você já conhece o telefone de lata, entenda lendo aí embaixo como ele funciona:

Quando as vibrações chegam na outra lata, vibram seu fundo também, reproduzindo o som do que foi dito na primeira!


08

saiba mais

extra! extra!

você viu que... Luana de Almeida

Samuel Nakakura

Bichinhos aprontando todas por aí, robô gigante e até um velho conhecido da TV! Confira aqui o que aconteceu e virou notícia

>> um caderno diferente No ano que vem, a volta às aulas terá uma novidade: cadernos feitos de cocô de elefante.Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Alguns indianos conseguiram transformar o esterco do elefante em papel. A partir disso, criaram a linha Elephant Dung Paper, que conta com cadernos, caixas de presente, molduras e até álbuns de fotos. Mas não precisa torcer o nariz. Os cadernos e os outros produtos não têm cheiro ruim nem bactérias. Os produtos da Elephant Dung Paper já podem ser encontrados em algumas papelarias do Brasil. E você, teria coragem de usar um desses na escola?


09

>> gigante refrescante Embalagens de refresco em pó serviram de material para a fabricação de um robô de 14 metros, exposto no parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. A meta das crianças que participam da iniciativa é incluí-lo no livro de recordes “Guinness World Records”. A escultura é feita com um milhão de embalagens descartadas e ao final, o robô será desmontado e suas peças serão reutilizadas no próprio parque.

>> janelinha! Com 20 anos, o leão Tyson precisou ir fazer uma visita ao dentista para um tratamento em uma clínica veterinária na Colômbia. Leão também cuida do dentinho!

>> aluguel no brasil >> irmãos de óculos O zoológico de São Carlos, no interior de São Paulo, recebeu esse mês dois filhotes de ursode-óculos. O urso-de-óculos é característico da América do Sul e é uma espécie com risco de extinção. Em janeiro, eles poderam ser visitados e o oúblico poderá votar no concurso que vai escolher o nome do casal de irmãos-urso.

O ator mexicano Edgar Vivar, famoso por interpretar o personagem Sr. Barriga do seriado “Chaves”, esteve no Brasil e com uma fala tranquila e um português em fase de aperfeiçoamento, disse que gostaria de trabalhar no Brasil. “Durante 15 anos, trabalhei em diversos países da América Latina. Só não morei no Brasil. Seria um desafio muito grande atuar em uma telenovela aqui”.


10

MATÉRIA DE CAPA


11

Felipe de Oliveira

Juliana Pinheiro

Quem foram os primeiros alunos, os primeiros professores? Quem foi que inventou a escola e quando?

Será que faz tanto tempo, que até os dinossauros tinham que fazer prova? Bem, não tanto tempo, se falarmos da escola que a gente conhece, com sala de aula, alunos sentados e professores dizendo: silêncio classe! Mas antes desse tipo de escola, ainda existiram muitas outras... Falando nisso, será que todas as escolas do mundo são iguais? Quer saber tudo isso e já? Então é só virar a página!


12

MATÉRIA DE CAPA

Há 4000 anos antes de Cristo, os sumérios inventaram uma forma de escrita, que foi considerada uma das primeiras da humanidade. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho. Não existia escola.

o filósofo depois, s o scola n a 0 300 cie de e Mais de criou uma espé ática. tão e matem s la a P fi o o s g e lo gr ula a fi ula. As a estudav onde se havia salas de a e Academos, Mas não os nos jardins d cademia”. iam n termo “a acontec aí vem o d s a n em Ate


13

Em famílias ricas, pagava-se um preceptor, que era um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. O folósofo Aristóteles, por exemplo, tornou-se mestre de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séculos depois, os Europeus invetam as primeiras escolas como as de hoje em dia, com crianças nas carteiras e professores em salas. Eram obras da igreja, que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, transmitam lições de catecismo.

É fundada a primeira esco la do Brasil, em Salvador, por um grup o de padres jesuítas, que também fun da a segunda, em 1554, em São Paulo a data marca também a fu ndação da cidade. Ensin ava-se a ler, escrever, mat emática e doutrina cató lica.


14

MATÉRIA DE CAPA

Na Alemanha, as crianças que entram no ensino fundamental ganham um cone cheio de doces e presentes, para que o primeiro dia de aula seja mais legal, e isso as deixe mais entusiasmadas para estudar!

A Australia, é o pais onde os alunos passam mais tempo na escola. Os australianos estudam por cerca de 20 anos, se somada toda sua vida escolar, segundo um estudo feito no ano de 2007.

A palavra “escola” vem do grego schole, que significa, “lugar do ocio”. Isso porque as pessoas iam a escola em tempo livre, para refletir.


15

Nas escolas da Inglaterra, os alunos usam mesmo uniformes parecidos com o de Harry Potter e seus amigos, com camisa gravata e sapatos. Será que as semelhanças param por aí?

Já no Japão, as crianças do ensino fundamental não tem uniformes, mas, muitas escolas tem adotado o uso de capacetes ou chapéus amarelos para que os motoristas as vejam mais facilmente e evitem acidentes.

Que tal falar com a professora, pra turma fazer um cartaz contando o que cada um acha de mais interessante na escola?


16

saber ciência

não É só

o ElEFANTE Luana de Almeida

Justino Vernon

bom de faro Esquilos associam um cheiro a um animal ou alimento. Cada indivíduo emite variados cheiros, mas o esquilo consegue identificar o outro animal por apenas um deles.

anotado no caderninho Ao presenciar uma luta, o peixe não só retém informações, como cria uma lista de lutadores. No futuro, ele evitará brigas com os fortões.

Você achava que ele era o rei quando o assunto é memória? Conheça outros animais que também são muito bons da cuca!


17

lembra aquela piada?

Ratos riem quando rolam no chão juntos - as risadas são vocalizações ultra-sônicas que evitam que o companheiro interprete mal a brincadeira.

te conheço? Cognição é jeito como guardamos conhecimento e o resgatamos sempre que preciso. As galinhas e ovelhas têm cognição, porque memorizam e reconhecem até 100 faces diferentes.

sem errar o caminho

Se um inseto cai na teia, a aranha o paralisa e leva ao centro para devorálo. Se outro animal for capturado, ela deixa o primeiro amarrado e repete a operação. Para achar a primeira presa, a aranha depende da memória.

igual você

Pássaros se lembram de uma foto por anos. Para identificar e diferenciar dois objetos, pombas e humanos são parecidos : localizam os componentes principais de cada um e fazem e analise de sua organização


18

LAZER DE CASA

DIVerSÃo nas

alturas! Mario Brito

Samuel Nakakura

A Eletropaulo dá dicas de como empinar sua pipa numa boa, longe do perigo, mas muito perto da diversão! Confira!

Empinar pipas durante as férias é garantia de diversão, mas tudo tem que ser feito do jeitinho certo, pra que você não corra nenhum risco durante a brincadeira! Pra começar, nunca use materiais metálicos como papel alúminio ou arame, por exemplo, na hora de fazer sua pipa. Eles conduzem eletrecidade, e em contato com fios e rede elétrica, podem dar choques muito fortes, ou até mesmo fatais. Também por isso, nunca empine pipa perto de fios. Prefira lugares distantes deles, como campos ou a praia.

Cerol também não é legal. A linha com cerol, pode cortar a proteção de borracha dos fios elétricos, além de causar acidentes com motociclistas e ciclistas que, desprevenidos, podem se enroscar, e acabar com ferimentos graves. Também não devemos empinar pipa em dias chuvosos ou de tempestade. Isso poque a pipa pode atrair raios, mesmo sendo feita da maneira correta. Seguindo essas dicas, pode ter certeza: o céu é todinho seu! Essa matéria é um oferecimento:


19

Fique ligado nas nuvens! Sinal de chuva é sinal de perigo, pois a pipa pode atrair raios! Se o tempo fechar, nada de pipa no céu!

Prefira lugares como campos e praias longe dos fios eletrétricos para empinar sua pipa!

Nunca use cerol na sua linha. Ele é perigoso não só para você mas para outras pessoas também.


20

Eu QUE FIZ

o vento

e o invento Luana de Almeida

Justino Vernon

O catavento é um objeto criado acredita-se que na antiga Pérsia, onde hoje é o Irã. Ele aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir trabalho. Esse cata-vento utilizado para gerar energia, igual fazem os motores, não é um brinquedo, assim como o catavento que pode ser encontrado no topo de agumas casas também não é de brincar. Esse, que muitas vezes aparece em forma de galo e outros animais é utilizado para descobrir para qual direção o vento está soprando. Foi inspirado nesses dois objetos que usam o vento para funcionar que o catavento de brinquedo foi criado. Estudiosos dizem que esse brinquedo pode ter surgido na China, antes de Cristo. Veja como fazer o seu próprio catavento na página ao lado!

Que tal usar o vento não só pra se refrescar, mas também como parte das suas brincadeiras? Veja como é fácil e divertido:


p

!

ajuda eça

você vai precisar de: • Cartolina • Tesoura • Régua • Lápis  • Cola branca • Compasso • Um pedaço de arame • Alicate • 1 palito de madeira 

1

2

Faça um quadrado de cartolina com lados de 21 cm. Com a régua e um lápis, trace um “X”

3

Com cola branca, grude cada uma das pontas no centro do quadrado. Pressione até secar

Recorte na linha do “X” até 1 cm do centro. Este espaço no meio é importante para que o catavento funcione bem

4

Peça pra um adulto! passe o arame no meio do catavento unindo as pontas. Dê uma volta na frente e prenda o outro lado do arame no palito de madeira

21


22

bom passeio

entre o céu

e a terra!

Entre o céu, o ar e o mar a cidade traz diversas opções para você se divertir, desvendar mistérios e aprender ainda mais

Samuel Nakakura

Áquario de São Paulo

museu catavento

O Áquario de SP é dividido em quatro seções: Oceanário, Água Doce, Museu Paleontológico e Vale dos Dinossauros. Em 2008 o Aquário ganhou o maior oceanário da América do Sul, com 1 milhão de litros de água salgada. Lá você ainda vê o Museu Paleontológico e o Vale dos Dinossauros, com réplicas de seres que viveram na terra há milhões de anos. 

Dividido em quatro seções, o Museu Catavento é dedicado às ciências. Atividades interativas como girar uma manivela e iluminar uma pequena cidade, por meio de uma mini-hidrelétrica, e arrepiar os cabelos com um gerador de energia estática. Junto ao programa“Cultura é currículo”, proporciona novas formas de aprendizado para alunos da rede pública.

$30 adulto, $20 criança até 12 anos e $15 pessoas com mais de 60 anos

$6. Estudantes e idosos pagam meia para visitação

Rua Huet Bacelar, 407 Ipiranga. T. 2273.5500

Palácio das Indústrias. Av. Mercúrio, s/nº - Parque D.Pedro II - Centro T. 3315.9077


23

exposição

gigantes da era do gelo

A exposição traz 11 réplicas em tamanho real de animais como o mamute, o tigre dente de sabre e o roedor gigante. Vai ser inevitável não se lembrar da trilogia A Era do Gelo, que tem vários desses animais no elenco. Shopping Anália Franco: 10/08 a 11/09 Morumbi Shop.: 21/03 a 15/04 de 2012 

musical

aventuras ao mar

No espetáculo musical, uma menina é visitada por um viajante que na mala traz histórias vividas entre as águas, como o encontro com um pirata. Um dos destaques da peça é o uso de técnicas com papel, como “origami” e “kirigami” Sesc Santo André: Dias 07/08, 21/08,

04/09, 07/09. Doms. e feriados, às 15h.

espetáculo

parlapatões - clássicos do circo

A peça trás alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de vários espetáculos da trajetória dos Parlapatões. Um grande show que festeja o a tradição circense com números para alegrar crianças e adultos.

Sesc Vila Mariana: Dia 07/09 Quarta, às 16h30. Praça de Eventos


24

mão na massa

Hmm...

hOra dO bOlO!

Chame a mamãe pra cozinha e, com poucos ingredientes faça essa fácil e deliciosa receita de bolo!

Luana de Almeida

Modo de preparo

p

!

ajuda eça

1. Bata o ovo na caneca com um garfo. Ponha o óleo, o açúcar, 4 colheres de leite, 2 col. de chocolate em pó e mexa

INGreDIeNTeS • 1 ovo pequeno • 3 colheres (sopa) de óleo

2. Junte a farinha de trigo e o fermento aos poucos. Depois, leve ao micro-ondas durante 3 minutos na potência máxima.

• 6 col. (sopa) de leite • 4 col. (sopa) de açúcar • 3 col. (sopa) de chocolate em pó • 4 col. (sopa) de farinha de trigo • 1 col. (café) de fermento em pó • 1 col. (chá) de manteiga

3. Na cobertura use 2 colheres de leite, margarina e 1 colher rasa de chocolate e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Jogue no bolo ainda quente.


25

superdicas

diversão

para feras

Para as feras que curtem aventura e diversão dentro e fora de casa: Veja as dicas!

Samuel Nakakura

Outra vez na floresta

Um dos maiores sucessos da história dos filmes de animação, O Rei Leão está de volta as telas e locadoras, agora em 3D. O filme conta as aventuras de Simba, filho do Rei da Selva e morto pelo próprio irmão, o ambicioso Scar. Simba é obrigado a fugir das armadilhas do tio e é judado pelos amigos Timão e Pumba, com quem aprende muito mais sobre a vida. A apresentação ao império do rei Mufasa, pai de Simba, é um passeio pela savana. Tudo com o inesquecível gigantesco sol ao fundo, agora mais bonito. O Rei Leão (The Lion King) Duração 89 min • Ano 1994 Walt Disney Pictures

dois é bom! De volta ao projeto Partimpim, o disco 2 tem como destaque diversas versões: o poema de Ferreira Gullar Trenzinho Caipira, As Borboletas, poesia de Vinicius de Moraes, e O Homem Deu Nome a Todos Animais, tradução de Zé Ramalho para uma canção de Bob Dylan. Adriana Partimpim 2 Adriana Calcanhotto Ano 2010 • Sony Music


26

superdicas

ache a diversão

Feito pela Folhinha, o jornal infantil da Folha de S.Paulo, o projeto convidou crianças de todo o país a contar do que elas brincam. Textos, desenhos, fotos, vídeos e 550 brincadeiras disponíveis no site. Acesse!

BRINCADEIRA que salta aos olhos! Em 30 de setembro, a dupla Palavra Cantada lança um filme em 3D. Se trata de um show interativo que ao todo canta com 19 músicas. O filme será exibido exclusivamente nas salas da Rede Cinemark de cinemas. Brincadeiras Musicais em 3D contém algumas das canções mais mais famosas e queridas do público, como Sopa, Fome Come, Duelo de Mágicos e Ciranda. O que vai ser difícil é conseguir ficar sentado na poltrona! Brincadeiras Musicais em 3D Palavra Cantada Ano 2011 • Rede Cinemark

Mapa do Brincar: http://bit.ly/rd0hAA

é sempre bom saber O livro com canções de Arnaldo Antunes e desenhos de Dulce Horta, vem também com um cd da canção-título. Os desenhos aumentam e colorem as possibilidades de interpretação dos versos. Saiba: todo mundo foi nenem Arnaldo Antunes e Dulce Horta Ano 2009 • Editora DBA


27

BRINCAR DE FAZER SOM

Dessa vez a pergunta foi: e se gravássemos um disco inteiro só usando instrumentos de brinquedo? Foi assim que surgiu o novo álbum da banda Pato Fu, Música de Brinquedo. “Sentimos que seríamos capazes de fazer algo para pais e filhos que tivesse uma das características que mais gostamos na música: terem duas (ou mais) camadas de entendimento, diversão para os adultos, sem aborrecimento para os pequenos, e vice-versa”. Música de Brinquedo Pato Fu Ano 2011 • Independente

ONDE VIVEM AS PALAVRAS Os poemas de Ruth Rocha ganharam vida no musical Na casa da Ruth, que virou um DVD de mesmo nome. A cantora Fortuna interpreta a escritora e, com o ator Rafael Zolko, conduz as crianças do Coral do SESC Vila Mariana em uma aventura onde cantam e dançam para celebrar as férias, brincam com macacos e assistem aos pulos das pulgas. Na Casa da Ruth Duração 54 min. • Ano 2009 Selo Sesc SP


28 26

Carteiro Amigo

Do QuE VocÊ MAIS GoSTA

na sua escola? A cada revista quero saber uma novidade, e olha só o que eu descobri dessa vez!

Felipe de Oliveira

Esse é o Pedro Augusto Silva. O que ele mais gosta são as aulas de violão! “Quando eu toco lá em casa, meu pai diz que fica muito contente!” Pedro é aluno da E.E. Profº Américo Aurea Graciliano, e está no 4º ano.

Oi, eu sou o Jonas Coelho (à direita), aluno do 2º ano da E.E.F. Duque de Caxias, e o que mais gosto na escola é o dia do brinquedo. Na foto, estou com o meu melhor amigo João Thiago Esteves, jogando um jogo com cartas!


29

A professora Elaine Mathias, do 2º ano, da E.M.E.F Paulo da Costa, ama aulas de culinária. Nessa ela ensinava as alunas a fazer brigadeiro. Enquanto isso, os meninos estavam na horta da escola, aprendendo a plantar! Essa aí do lado é a Raquel Pereira, que também acha as aulas o que tem de mais legal na sua escola. Tá gostoso Raquel?

“O que eu mais gosto é de passeio. Nesse dia fomos conhecer uma fábrica de refrigerantes.” É o que nos conta o Elias Marques Jr. do 5º ano, da E.M.E.F Carlos Couto, com a professora Denise Souza.

Mande sua cartinha também! REVISTA BOM SABER! CAIXA POSTAL:0320 -500 ou email para carteiro@bomsaber.com.br Pra próxima edição, a pergunta é: O que você mudaria na sua escola?


30

passatempo

todo mundo

de canudinho Sarah Assaf

A X o A l É A D A W C A

F Q c o e l H o l B A r

N R A A Ã A p A i z F r

E A r o o A A X Ã l U u

o L s v A D J A P U ç A

G A s e c A c H o r r o

A T A l A B V C A M Y B

T A t H k M C A r r A N

o M r A A A B A l e i A

Complete os espaços, descubra o nome dos animais ache eles no caçapalavra. Aprenda também o que são mamíferos!

B_ _eia Cac_ _rro C_ _lHo l _ _o ov_ _ha G_ To

Mamíferos são bichinhos que tomam leite, igual a você!


Quadrinhos

Esse vovô aí do lado é o Ziraldo, aquele que conta na matéria “O Que eu Aprendi” (na página 04) como era a escola no tempo dele. Ziraldo nasceu um Minas Gerais em 1932, e é um cartunista. Cartunista é quem faz cartuns (essa palavra vem do inglês “cartoon”, que significa “quadrinhos”). A cada edição, conheça um cartunista novo!

31


32

bê-a-bá

o roN-roN

do gatinho Jaqueline Moribe

(Ferreira Gullar*) O gato é uma maquininha que a natureza inventou; tem pêlo, bigode, unhas e dentro tem um motor. Mas um motor diferente desses que tem nos bonecos porque o motor do gato não é um motor elétrico. É um motor afetivo que bate em seu coração por isso ele faz ron-ron para mostrar gratidão. No passado se dizia que esse ron-ron tão doce era causa de alergia pra quem sofria de tosse. Tudo bobagem, despeito, calúnias contra o bichinho: esse ron-ron em seu peito não é doença - é carinho.

*Ferreira Gullar, nasceu em 10 de Setembro de 1930 e e um dos poetas brasileiros fundadores do neoconcretismo.

Mais história no livro Um Gato chamado Gatinho, publicado pela Editora Salamandra (2000)


Revista Bom Saber!  

revista desenvolvida para o trabalho de conclusão do curso de Design

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you