Issuu on Google+

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Comunicação Social – Ênfase em Publicidade e Propaganda

Beatriz Costa Pereira Carla Dias Lopes da Cruz Emily Karoline Barros de Oliveira Marcos Túlio Rodrigues Alves

FOTOGRAFIA Trabalho Final em Grupo

Belo Horizonte 2013


Biografia David LaChapelle

Iniciou sua carreira estudando pela Universidade de Ensino Belas Artes na North Carolina School of the Arts até se dirigir rumo a Nova Iorque estudar simultaneamente na Arts Student League e na School of Visual Arts. LaChapelle conseguiu o seu primeiro trabalho profissional enquanto fotógrafo ao serviço da revista Interview, pela mão precisamente do seu fundador,Andy Warhol. Durante o final da década de 1980 e na década de 1990 LaChapelle começou a ser grandemente reconhecido no poló artistico de Nova Iorque.   Ele obteve esse reconhecimento pelos seus trabalhos peculiares, imagens inusitadas que ele criava, um mundo surreal que era produzido através das fotos, com fotos saturadas que misturavam glamour com uma fantasia irreverente, fugia do tradicional. David LaChapelle é hoje altamente requisitado por diversos museus e galerias de arte, já teve várias das suas fotos expostas em galerias, como a nova-iorquina ‘’Staley-Wise and Toni Shafrazi Galleries’’. Pela singularidade de seu trabalho, LaChapelle é um dos artistas fotográficos mais requisitados pelas celebridades, principalmente por celebridades do mundo musical norte-americano. No seus trabalhos ele exagera nas cores, formas, pessoas e situações pouco tradicionais, fugindo do natural. Ele cria um mundo estático, onde tudo tem brilho e tudo o que compõe a imagem está a posar para e a servir a foto. Suas temáticas, além de serem únicas, é tal forma singular que é facil reconhecer seu trabalho, como se percebe nessas fotos:


Praticamente todas as fotografias de Lachapelle contam com algum enredo, percebe isso na composição das fotográfia, visto que através delas os personagens se encontram em situações muito caracteristica do assunto tratado. Lachepelle procura carregar em suas produções caracteristicas de jumor, ironia e surrelismo.

Defesa Tivemos como objetivo principal na produção fotográfica utilizar as linguagens peculiares do fotografo, para isso buscamos realizar uma produção recheadas de cores de citricas o que deu a foto final um toque bem parecido com do fotográfo escolhido. Retratar um local glamuor e felicidade, como algumas fotos do LaChapelle tem como particularidade foi o maior objetivo. Concebemos no nosso trabalho fotográfico propriedades singulares aos trabalhos do fotografo, como interação da composição com a modelo fotografada. Buscamos um diálogo constante dentre essas ações, observando contato entre figurino e espaço. Nossa produção foi realizada na localidade da piscina devido a coloridade que a piscina nos proporciona, um tonalidade de pureza e transparencia e em conjunto com os balões de cores bem chamativas. Nossa modelo produzida para que impactasse, criando um surrelismo, mas não deixando de fazer composição com toda foto, desde a maquiagem a escolha do figurino, todos elementos foram delineados com maior fidelidade ao fotográfo escolhido. Ao final da produção fotografica, obtivemos mais de 300 tiragens fotográficas e escolhemos a foto definitiva para apresentação por entender apresentar principios empregados pelo David LaChapelle, principios que passam pelo humor, glamuor, surrealismo. O Surrealismo pelo fato da foto reportar uma modelo num local de banho, com um fundo de uma paisagem urbana, uma oposição evidente de leveza com o quanto é pesado e denso a paisagem urbana. Concluímos após realizar a produção fotográfica, que seus trabalhos requerer produção com composições bem carregadas, e foi o que buscamos retratar na foto escolhida. Uma boa interação de elementos utilizados com a modelo, a melhor iluminação encontrada num espaço aberto e um contraste com espaço urbano.        


Ficha técnica Fotografia (analógico)  Ficha - Modelo 3 Instituição / Unidade: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Coração Eucarístico

Ano: 2013 Curso: Publicidade e Propaganda Período: 2º 1 - Sobre a foto Autor(es): Fotografia : Beatriz Costa e Edição: Emily Karoline Tema: Fantasia cômica Título da foto: Diva Local: Piscina da Puc Minas Data: 26/05/2013 Hora: 16:43 Ambiente Int/Ext: Foto tirada em ambiente externo Condições do tempo: Tempo nublado Luz (Nat/Art): Luz natural Tempo de exposição: 1/ 250 2- Proposta da Foto (arte Final) Objetivo: Nosso objetivo, era capturar uma imagem com a mesma temática de David, ou seja recriar o mundo surreal , ultra saturado, que inspira o glamour com uma fantasia cômica. Técnica/Linguagem: Saturação da imagem.


3 – Resultado (Observações do grupo): A foto foi saturada e a composição do fundo da imagem foi modificada, realizando uma difusão com outra imagem do nosso repertório e também foi realizado um tratamento nos balões para retirar pequenas imperfeições.


Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/David_LaChapelle


David lachapelle