Issuu on Google+

CAMPANHA CYNTILANTE PRODUÇÕES

Teoria e Pesquisa de Opinião e Mercado

Direção de Arte

Gabriel Caputo Isabela Fontana Ítalo Lana Leandro Rodrigues Priscilla Veazey


Por que o entretenimento?  Possui grande importância social agregando valores positivos, principalmente para crianças e adolescentes em situação de risco social e constante assédio do tráfico de drogas, além de aliviar danos causados pela pobreza.  Segundo levantamento do IBGE, o gasto com cultura, entretenimento e lazer tem crescido mais que o gasto saúde ou vestuário.


O Mercado de teatro no Brasil  Buscou-se fazer análise do teatro no brasil. Histórico resumido, principais influências, adesão e receptividade do público, formação de plateias, festivais teatrais e por fim, um recorte sobre o teatro no estado de Minas Gerais.


Mercado do Teatro em Minas Gerais  Minas Gerais se tornou um termômetro para a produção de artes cênicas.  Além da qualidade dos profissionais aqui do estado, minas exporta uma quantidade significativa de atores para o eixo Rio – São Paulo, onde estão localizadas as grandes produtoras novelísticas brasileiras.  O teatro mineiro tem uma participação efetiva no cenário nacional.  Minas Gerais, através de sua capital, recebe diversos festivais importantíssimos para a produção cultural mineira, como a Campanha Anual de Popularização do Teatro e da Dança, o FIT, e o próprio ECUM, que é realizado de dois em 13 dois anos.


Divulgação do FIT, Festival Internacional de Teatro, 2012


O Segmento de Mercado: Teatro Musical  Levantamento de características e definições sobre a modalidade cultural do Teatro Musical para assim entendermos sua penetrância no mercado brasileiro.  Como chegou ao Brasil, como se encontra hoje perante o público, receptividade do público e por fim, recorte específico para o entendimento dessa modalidade cultural no estado de Minas Gerais e Belo Horizonte.


O musical “The Lion King” (“O Rei Leão”), montado originalmente na Broadway em 1997 já teve franquias do musical em Tóquio, Londres, Toronto, Los Angeles, Syidney, Seol, Paris, Madri e estreia no Brasil em 2013.

Cena do musical “A Chorus Line”. Elenco do Revival de 2007 na Broadway


Capa do CD da versão brasileira de “O Fantasma da Ópera”

Musical ¨Milton Nascimento: Nada Será Como Antes”, musical inédito e não franqueado produzido pela dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho


O Teatro musical em Minas Gerais/BH  Se no eixo Rio-SP o cenário é cada vez mais promissor, ele ainda apresenta-se tímido em Belo Horizonte e em todo o estado de Minas Gerais, segundo apontado pela edição online do jornal “O Tempo”.  O foco para que se tenha um espetáculo musical de qualidade e visibilidade, é não limitar a produção pela não capacidade das produtoras mineiras comprarem franquias ou produzirem novos espetáculos de maneira intuitiva e sem técnica.


Musicais mineiros: “Os Saltimbancos” (Carlos Gradim e Fundação Clóvis Salgado-esquerda), “Morte e Vida Severina (Pedro Paula Cava-direita) e “Pluft, O Fantasminha.


Divulgação da turnê do musical “Cabaret”, com a atriz Cláudia Raia, em Belo Horizonte. Foram seis apresentações em Março de 2012.


A Empresa: Cyntilante Produções

 A Cyntilante Produções foi formalmente fundada em 2005, com a junção dos sócios Cynthia Dias e Fernando Bustamante.  É conhecida por seus musicais em Belo Horizonte, sendo seus profissionais requisitados para outros espetáculos, e também presente em todo o território nacional por meio de turnês e participações em festivais.  Mantém uma escola de formação artística em Teatro Musical, Centro de Atividades Musicais e Artísticas-CAMA,


Musicais da Cyntilante Produções. Acima: “A Pequena Sereia” (esquerda) e “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” (direita), abaixo: “Os Saltimbancos” (esquerda) e “O Menino Poeta” (direita)


O mais novo musical da Cyntilante Produções “Eu Não Sou Cachorro Não”


Presença nas Mídias  A Cyntilante investe em “mídias poderosas”, como o diretor as chama, para fazer a divulgação, como inserção em rádio, jornal, revista e TV. (Entrevista cedida ao grupo)  Site oficial (http://www.cyntilante.com.br) em que são apresentados equipe, principais trabalhos, presença na mídia, matérias sobre seus espetáculos, serviços prestados, agenda e contato. Não muito atualizado  Blog (http://www.cyntilanteproducoes.blogspot.com.br) é um ponto de contato direto do público, aberto a comentários, matérias relacionadas à produtora, turnês dos musicais pelo país, eventos realizados.


 Fanpage no facebook (http://www.facebook.com/#!/CyntilanteProducoes?fref=ts) Mantendo outro meio de comunicação e contato com o público.  Site de compras coletivas “Peixe Urbano” Por meio do qual a produtora oferece ingressos promocionais para seus espetáculos como uma forma de atrair mais público.  YouTube (http://www.youtube.com/user/nandobusta) onde apresenta um pequeno portifólio, em vídeos, de seus espetáculos e também vídeos de intervenções teatrais em festas de aniversário.

 TV, Rádio e Televisão Usadas para a divulgação quando há proximidade de espetáculos


Variáveis de Mercado Mão de Obra Especializada e Recursos Financeiros.

Em entrevista concedida ao grupo, Bustamante afirma que a dificuldade encontrada foi que não havia profissionais tão capacitados, para o Teatro Musical, além da falta de investimento na cultura, em Belo Horizonte.  Apesar da falta de investimento, esse não é um fator que impede as produções da Cyntilante até porque a empresa tem caráter de produtora e não de uma companhia que depende do apoio do governo.  É necessário sim, conseguir o envolvimento da iniciativa pública e privada através de apoio e patrocínio, aproveitando a abertura da Lei de Incentivo à Cultura.


Porque investir na cultura  A cultura é um aspecto importante de constituição e identificação de um povo sendo essa uma oportunidade para a promoção da cidadania.  Quando a iniciativa privada se compromete a incentivá-la contribui para o bem coletivo e agrega valores positivos à sua marca.  Buscamos compreender leis de incentivo a cultura e como eles tem contribuindo para o Teatro Musical brasileiro apresentando exemplos reais onde o patrocínio ocorreu por meio dessas leis.


Objetivo da Pesquisa  Entender percepções, conceitos e representações do empresariado com relação ao patrocínio cultural à grupos teatrais;  Avaliar estratégias e esforços das produtoras mineiras ao realizar o projeto de um espetáculo;  Com relação ao empresariado: Identificar como uma empresa pode estar associada ao público por meio do meio patrocínio cultura;  Com relação aos produtores culturais: Levantar sugestões para a elaboração de uma campanha para a capitação de patrocinadores.


Metodologia Em um primeiro momento foi realizada um coleta de dados secundários; Posteriormente foi feita uma Pesquisa Qualitativa, através da técnica de entrevista individual em profundidade: • 8 entrevistados • 2 públicos distintos: o empresariado e o produtor musical • Classe social, sexo e idade não são fatores determinantes


Exemplo de questões abordadas na pesquisa  Bloco I - Identificação de Conceitos sobre Patrocínio e Investimento Cultural  Bloco II - Hipóteses sobre a capitação de Patrocínio  Bloco III - O Teatro Musical  Bloco IV - Sugestão de Campanha


Conclusão da Pesquisa Após levantamento de dados secundários e primários e uma análise de segmentação de mercado focada no Teatro Musical brasileiro e direcionando as informações coletadas para uma compreensão correta do contexto mercadológico em que a Cyntilante Produções está inserida, pode-se concluir que as pesquisa feitas foram de vital importância para traçar-se uma estratégia de comunicação, buscando fazer com que não somente a empresa cresça, como também o Teatro Musical mineiro.


Objetivo da Campanha

Pretende-se com a campanha agregar patrocínio e capitação de recursos mediante a iniciativa privada para a realização dos espetáculos de Teatro Musical da Cyntilante Produções, aproveitando do viés das leis de incentivo a cultura em todos as suas esferas.


Campanha  Objetivo da comunicação Pretende-se com a campanha agregar patrocínio e capitação de recursos mediante a iniciativa privada para a realização dos espetáculos de Teatro Musical da Cyntilante Produções, aproveitando do viés das leis de incentivo a cultura em todas as suas esferas.  Público alvo Empresariado na iniciativa privada brasileira. Empresas de grande e médio porte, nacionais, estatais ou franqueadas, localizadas na região sudeste, sobretudo em Minas Gerais e Belo Horizonte, pagantes de valor alto de impostos e que visam promoção da marca através de patrocínio cultural através de benefícios de isenção fiscal.


Campanha Concorrência direta e indireta Concorrência direta: Produtoras de Teatro Musical em Belo Horizonte, ainda que poucas, e também do eixo Rio-SP que concorrem com perante a capitação de recursos e patrocínio. Concorrência indireta: Outros projetos culturais como grupos de formação artística, companhias de dança, teatro convencional e circo, orquestras, corais, óperas quer sejam em Belo Horizonte, Minas Gerais ou Brasil, que também podem solicitar patrocínio perante iniciativa privada. Além disso, projetos esportivos e sociais podem fazer com que as empresas deixem de patrocinar Teatro Musical para contemplar esses projetos. Promessa Assegurar ao empresariado que ao investir nos espetáculos da Cyntilante Produções, ele estará investindo diretamente na diversidade cultural brasileira e assim trazer um reforço de marca para o investidor e um uso responsável do recurso que por lei, a empresa pode se isentar de pagar ao financiar projetos culturais.


Campanha Reason Why  A apropriação das técnicas de produção dos musicais estrangeiros para produzir musicais que abordem a diversidade cultural e artística brasileira.  Mercado promissor no Brasil e grande adesão do público nacional.  A Cyntilante produz, nos moldes da Broadway, o musical infantil “A Pequena Sereia” o que reforça o potencial artístico da produtora;  A Cyntilante mantém uma escola de formação artística em Teatro Musical, C.A.M.A (Centro de Atividades Musicais e Artísticas), o que demonstra sua preocupação em investir na qualificação da classe artística brasileira;  A Cyntilante constantemente tem visibilidade na mídia televisiva, radiofônica e impressa (revista e jornal) quando seus espetáculos estão em cartaz, o que garante que a associação da empresa investidora com a produtora poderá ser estabelecida sempre que o espetáculo for mencionado;  A Cyntilante viaja com seus musicais em excursões pelo estado de Minas Gerais e outros estados brasileiros difundindo assim a empresa patrocinadora como uma empresa que se preocupa em difundir e pulverizar a cultura brasileira.


Peรงas- Marca


Peรงas- Variante da Marca


Peรงas- Papelaria Empresarial Cartรฃo de Visita

Papel Timbrado


Peรงas- Papelaria Empresarial Envelope Saco


Peรงas- Papelaria Empresarial Etiqueta para DVD


Peรงas- Press Kit Folder- Externo


Peรงas- Press Kit Folder Interno


Peรงas- Convite para Evento


Peças- Reestruturação do Website


Peรงas- Web Banner


Peรงas- Web Banner


Peรงas- Web Banner


Peças- Divulgação com a Marca Aplicada Outdoor- Divulgação Porta do Teatro


Peças- Divulgação com a Marca Aplicada Outdoor- Vídeo


Conclusão Geral  Entender quem é o empresariado brasileiro, como está organizado, quais empresas costumam patrocinar e o que patrocinaram foi importante para que desenvolvêssemos diretrizes de campanha e de comunicação para a Cyntilante Produções.  A empresa escolhida, tem uma linha criativa de produção artística de seus espetáculos em Teatro Musical, que nos oferece um reason-why muito interessante a ser apresentado para o empresariado brasileiro no momento da capitação de recursos.


Obrigado!


TEatro Musical