Page 1

SOCIEDADE

EM FOCO

( TENDÊNCIA )

( ENSINO )

FESTAS DE DESEMPREGADOS

POLÉMICA CIGANA

hamam-se Pink Slip Parties e estão a ser um êxito nos EUA. Inspiradas no conceito de speed-daC ting, as festas juntam desempregados e empregadores. Nas mãos, além de copos de cerveja, margueritas e outros cocktails, há cartões e pastas com currículos. Além de alargar a rede de contactos, a ideia é mesmo sair dali com um emprego na mira.

FUGIR DAS ALERGIAS

(ADIVINHA)

QUAL A MELHOR HORA PARA TREINAR?

A

Primavera aproxima-se e, atrelada à estação, chega também o tormento das alergias. O pólen anda no ar e é o estímulo perfeito para espirros frequentes, comichões e olhos lacrimejantes. Anote as dicas da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica para evitar crises alérgicas:

a) De manhã bem cedo b) À hora do almoço, antes de comer c) Ao fim da tarde

ANTÓNIO XAVIER

>> Visite o Boletim Polínico disponível em www.scpai.com, e mantenha-se informado quanto à incidência de pólenes no ar >> Abstenha-se de actividades ao ar livre, quando as concentrações polínicas forem elevadas. Jardinagem, campismo, desportos de rua ou passeios em espaços verdes podem desencadear alergias >> Use óculos escuros – é uma forma eficaz de protecção ocular >> Antes de entrar em casa, passe uma escova na roupa e, depois, tome um banho, lavando, sobretudo, os cabelos e os olhos >> Se tiver plantas interiores, coloque gravilha sobre a terra dos vasos, para escapar aos bolores >> Não falhe a medicação prescrita – é a receita mais eficaz para combater sintomas de alergia. A prevenção poderá passar pela toma de vacinas antialérgicas

( PALAVRAS CRUZADAS )

DOMINGOS HENRIQUE

O biólogo molecular fala da importância da pesquisa na área das células estaminais >> NEGÓCIO «O grande mercado das

células estaminais – com potencial regenerador de tecidos – vai ser o mesmo que o das cirurgias plásticas. Quem puder pagar para se renovar, entra numa clínica e sai de lá com mais 60 anos de vida. O Serviço Nacional de Saúde já está a rebentar pelas costuras com as operações normais e esta tecnologia será sempre cara.»

>> DÉFICE «O que limita a

investigação é não haver grande investimento na área. Em todo o mundo, e no nosso país em particular, há poucos cientistas a trabalhar nesta matéria.»

78

v 19 DE MARÇO DE 2009

num contentor (na foto), separadas dos restantes alunos, o que a Junta de Freguesia local apelidou de discriminação racial. Mas a deputada Maria do Rosário Carneiro contrapõe boas práticas de separação. «Por exemplo, em Reguengos de Monsaraz, a experiência da turma de meninos de etnia cigana tem-se revelado muito positiva», diz. «Não só passaram de ano como já não vão armados para a escola.» A polémica segue dentro de momentos...

Solução c) Estudos que relacionam desempenho físico (resistência, força, tempo de reacção e capacidade aeróbica) e metabolismo, revelados pelo New York Times, demonstraram que, biologicamente, estamos programados para treinar entre as 16 e as 19 horas, pois é nessa altura que a temperatura corporal e a produção hormonal sobem, facilitando a flexibilidade muscular. Porém, outras pesquisas sugerem que o corpo se adapta à hora do dia a que se treina, desde que seja sempre a mesma.

( SAÚDE )

uma escola básica de Barqueiros, em Barcelos, N as crianças ciganas têm aulas

>> MÁ PRÁTICA «Na Rússia, andam a tratar

problemas de medula com injecção de milhões de células estaminais fetais e, depois, as pessoas aparecem com tumores enormes. Para já, os únicos casos de aplicação clínica comprovada são o transplante de células estaminais do sangue e da córnea [para tratamento de leucemias e de lesões oculares, respectivamente].»

>> OBSTÁCULO «Há o risco, na

UE, de deixarmos de poder fazer testes em primatas. O que é muito mau para a investigação. Antes de transitarmos para os humanos, temos de passar por estes animais.»

(Saúde)  

Fugir das alergias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you