Page 78

Ampliar o alcance. Disponibilizar a programação em canal aberto de televisão. Dinamizar os formatos a fim de torná-los atraentes na tarefa de divulgar o trabalho e explicar a função e a utilidade dos Deputados. Permitir espaço para que os Parlamentares possam mostrar seu trabalho à sua região. Informar, durante as tramissões da TV Câmara, os nomes, telefones e e-mails dos Parlamentares.

São órgãos da maior importância, mas ainda mostram resultados pífios no que se refere à melhoria da imagem do Legislativo.

4.Atuação ainda insuficiente da mídia interna

-

5. Excessiva interferência Legislativo

6. Usurpação Executivo)

da

Função

do

Executivo

Faz articulações para silenciar o Congresso e evitar o

no debate político na Casa: “operação abafa". -

Alimenta campanha difamatória do Parlamento.

- Orienta a base que lhe dá sustentação no sentido de impedir ou retardar votações, impossibilitando, com isso, a rejeição de matérias que lhe restringem a atuação. Legislativa

O Executivo abusa na edição de medidas provisórias assim caracterizadas: (pelo São desprovidas de fundamento constitucional (relevância e urgência). Não têm limitação temática. Versam sobre assuntos variados, mesmo de importância ancilar. Tumultuam a vida jurídica do País. Por serem em grande número, atropelam as atividades do Legislativo A reedição, às vezes com alterações, invalidam o trabalho da Comissão Mista destinada a examinar a Medida e inviabilizam o trabalho do Congresso. Descaracterizam os fundamentos de democracia, por dispensarem o prévio debate pelos representantes do povo.

7. Falta de interação entre Legislativo e Executivo

Criar Comissão Mista para analisar a relevância e a procedência de cada Medida Provisória antes que entre em vigor. A matéria seria julgada com urgência urgentíssima, em prazo exíguo, até em sessão secreta, se for assunto de Estado. Usar o poder de veto previsto no art. 66 da Constituição Federal.

O Executivo: Não busca entrosamento com Congresso: baixa sinergia. Veta artigos aprovados consensualmente no Congresso. Viola acordos. Exclui Congresso na definição de planos nacionais e questões de comércio e Relações Internacionais (negociações sobre assuntos externos, tratados, alianças bilaterais ou regionais). Atropela trabalho realizado nas Comissões e iniciativas parlamentares, decidindo sobre assuntos em apreciação no Congresso. Baixa medidas que se assemelham a cartilhas impostas ao País, sem adesão das lideranças políticas federais e estaduais dos diversos partidos. - Envia ao Congresso mensagens que o povo não quer que sejam aprovadas.

75

Profile for Vera Cecília

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Advertisement