Page 77

Fatos/problemas 1 Desinformação Instituição

da

população

acerca

Restrições Selecionadas Indicativos - A população não tem informações corretas sobre da os trabalhos legislativos, as atividades do Congresso Nacional, a atuação de cada Parlamentar, e sobre a multiplicidade de opiniões e posições que caracterizam a composição do Legislativo. - A População tem visão esteriotipada em relação ao Parlamento.

Sugestões e Comentários - Realizar sessões nos Estados, nas cidades, nas Capitais: sair periodicamente de Brasília, para que o povo constate a preocupação e observe como trabalham de forma aberta e transparente, e não em suspeitos bastidores, como o Poder Executivo. - Fazer programa de formação de quadros partidários na base, substituindo os famigerados cabos eleitorais A Câmara não divulga adequadamente o seu por cidadãos legítimos, honestos e representativos.

modo de funcionamento, o seu trabalho e a sua história.

- A população demonstra falta de confiança no 2. Falta de credibilidade (na Instituição e nos Legislativo e em seus membros, segundo pesquisas de opinião. políticos) por parte da população - Tratamento por vezes até sarcástico dispensado por cidadãos aos Parlamentares.

3. Atuação imprópria por parte da mídia comercial

- Produz e divulga matérias/notícias caracterizadas por generalizações de comportamentos específicos, distorção da realidade, informações incompletas, sensacionalismo, falta de isenção. - Promove repetições freqüentes de notícias parciais (“campanhas”) contra o Parlamento e contra os políticos. - Concede enorme destaque para detalhes ínfimos e irrelevantes, em relação à complexidade dos assuntos tratados. - Induz a população a manifestar desconfiança, desaprovação e inconformismo em relação ao Legislativo. - Reforça convicções acerca de mordomias usufruídas pelos Parlamentares. - Não tem a preocupação de assinalar posições divergentes de partidos e Deputados referentes às proposições aprovadas ou rejeitadas. - Dispensa tratamento desrespeitoso aos Deputados. - É complacente com o Executivo no jogo subserviente às diretrizes internacionais. 74

Profile for Vera Cecília

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Advertisement