Page 64

-

- Se detém em tarefas burocráticas, em detrimento de - Criar mecanismo exercer papel político. parlamentar

Atribuições da Mesa “A

A Presidência faz interpretações variáveis de dispositivos regimentais e os usa para fazer manobras tendenciosas na condução dos trabalhos. de

gerenciamento

da

atividade

Casa não tem mecanismo pelo qual procure trabalhar, gerenciar a atividade parlamentar” (Dep. Miro Teixeira. 5/4/00)

Inconveniências na para cargos na Mesa

eleição

-

- Designar somente dois ou três lugares para que o candidatos afixem propaganda eleitoral. Excesso de material publicitário nas campanhas. - Garantir presença da mulher (deputada) na composição Desrespeito com o Palácio do Congresso Nacional, da Mesa, a exemplo do que ocorre no Senado. sobretudo às obras de arte, com afixação de cartazes e - Compor uma Mesa eclética, com representatividade 20 colocação de placas em locais não adequados. também às minorias partidárias. - Elaborar proposta de gestão participativa.

“(...) já que demonstram que não temos autonomia sequer para eleger o Presidente da nossa Casa, a Câmara dos Deputados. Isso é uma vergonha para esta Casa.” (Dep. Gonzaga Patriota. 12/12/2000 - PE)

- Descentralizar a administração. - Dividir a Casa em setores a serem administrados pelos próprios Deputados, segundo suas áreas de profissionalização. - Deixar os cargos administrativos para ocupação por Centralização da administração - Decisões pessoais do Presidente em detrimento da funcionários e não por Deputados. da Casa na Presidência contribuição dos colegas Parlamentares. - Tornar colegiadas as decisões da presidência. - Criar mecanismos de consulta aos Parlamentares para formulação da pauta e da agenda dos trabalhos.

Estrutura Administrativa Duplicidade de órgãos administrativos - Câmara e Senado

- Unificar administrativamente Congresso Nacional.

as

duas

casas

do

20

- Vide: “Além da política e do teatro, tradicionais ingredientes do Legislativo brasileiro, o Congresso Nacional virou mistura de arraial, palanque de cidade do interior e ringue de box.” Ana Beatriz Magno. ‘Eleição no Congresso. Cartazes emporcalhando obras de arte, prisão de manifestantes e comparação com bordel. Campanha transforma Câmara e Senado num show de baixarias. Sujeira Sem Limites’. Correio Braziliense, 13/2/2001.) 61

Profile for Vera Cecília

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Advertisement