Page 19

umas às outras, porque restritas a fator que na verdade tende a ser função de outro, que igualmente se apresenta como fato/problema, mas cuja resolução não se recomendaria, num primeiro momento, devido a sua influência sobre os demais, sua importância relativa etc. Desprezar a relação entre os fatos/problemas que caracterizam o diagnóstico da organização pode inviabilizar as ações sugeridas para intervenção.

Por que a Metodologia de Aproximação Situacional - MAS? Escolhemos para a aplicação prática deste estudo a Metodologia de Aproximação Situacional – MAS, por ser ela própria um modelo de análise e resolução estratégica de problemas. Com a MAS, após análise, quantificação e projeção gráfica, é possível identificar os problemas a serem atacados e as prioridades de intervenção. “A MAS propõe um modelo de diagnóstico centrado em fatos/problemas que busca explicação objetiva da realidade a partir da análise dos problemas organizacionais e com vistas à inferência de decisões para o planejamento”6 “A MAS evita a tendência muito natural de se começar por uma fixação de objetivos totalmente desprovida de um critério quantitativo que indique um orientação segura quanto ao estabelecimento das causas ou fatores determinantes (fontes de problemas), presentes em determinado sistema, e quanto à escolha de um conjunto de políticas, estratégias programas e projetos que otimizem ou melhorem o desempenho do sistema, visando à solução de problemas”.7 De modo resumido, podemos dizer que a MAS propõe inicialmente a identificação de fatos/problemas que impedem a atuação efetiva da organização. Por exemplo, indicativos que expressem carências (falta ou precisão de algo necessário à organização); limitação ao desempenho (aspectos que condicionam a eficiência da organização) ou qualquer restrição que prejudique a visão de futuro que se quer construir para a Instituição. Os fatos/problemas são comparados entre si e quantificados matematicamente, em uma matriz específica — Matriz de Análise de Fatos/Problemas — de onde são extraídos os Índices Fatorial, Funcional, de Complexidade e de Significação Relativa.

Na seqüência, os fatos/problemas são plotados num sistema de coordenadas cartesianas que indica os que têm propensão à fator (ou seja, os que geram outros); os que têm propensão à função (ou seja, o que são influenciados ou gerados por outros) e os que têm propensão nula (ou seja, são “independentes” ou precisam de maior análise). E são plotados também num outro sistema de coordenadas cartesianas que indica a prioridade de intervenção. Por fim, a MAS prevê elaboração de planilhas com o especificação de cada fato/problema analisado e mais as respectivas propostas de intervenção. (Vide Apêndice A) Na verdade a MAS sugere procedimentos detalhados e instrumentos específicos para cada etapa envolvida no processo de identificação, análise e resolução de problemas. Neste estudo não seguimos todas as recomendações porque este se propõe apenas a ilustrar a aplicação de algumas das ferramentas metodológicas e a recomendar a elaboração de um projeto mais abrangente e completo a ser desenvolvido por parte dos principais agentes da Câmara dos Deputados. Assim é que nos limitamos a identificar os fatos/problemas e registramos os indicativos que os descrevem e as sugestões de intervenção somente quando referidos nos discursos dos Deputados (1999-2000). Como a nossa listagem não se realizou devidamente, deixando de certo modo incompleta esta fase preliminar, não prosseguimos na preparação das planilhas com as devidas especificação de cada fato/problema e as respectivas propostas de intervenção.

6

Fonte: Fonte: SILVEIRA Jr, Aldery & VIVACQUA, Guilherme Antônio. Planejamento Estratégico como instrumento de mudança organizacional. 7 Idem. 16

Profile for Vera Cecília

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Análise Estratégica: requisito viabilizador de efetividada da Câmara dos Deputados  

Monografia, com aplicação da metodologia de análise de problemas.

Advertisement