Educação popular e nutrição social

Page 449

Educação Popular e Nutrição Social

é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído, principalmente, de livros e artigos científicos. Sua finalidade é de colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e se registrou a respeito do tema de pesquisa. Tal técnica de pesquisa foi utilizada de modo a podermos considerar documentos oficiais de políticas públicas de saúde, proteção social, entre outras, inseridas no campo da Nutrição Social. Também consideramos reflexões teóricas provindas de pesquisas teóricas e de sistematizações de experiências em práticas de educação alimentar e nutricional. Essas obras estão citadas ao longo do artigo, conforme as normas da ABNT, e sua escolha foi intencional. Foram incluídas aquelas cujo conteúdo foi articulado com os propósitos específicos deste ensaio.

EDUCAÇÃO POPULAR E NUTRIÇÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS

448

A Educação Popular nasceu no início no Século XX, num cenário diverso das perspectivas críticas de se pensar o fenômeno da Educação na América Latina, e passou a ser mais bem sistematizada, compreendida e aperfeiçoada a partir da década de 1950, com a sua processual realização nos processos de educação de jovens e adultos, bem como nos movimentos de cultura popular. Nesse percurso, a Educação Popular foi, paulatinamente, consolidando-se como uma perspectiva teórica que pensa a educação de forma crítica. Isso aconteceu a partir dos estudos de diferentes intelectuais, que dedicaram esforços no sentido de evidenciar uma teoria da educação encharcada de compromisso social e político e articulada sobremaneira aos anseios latinoamericanos de construção de uma sociedade pautada por princípios como participação, democracia, justiça social e autonomia (GADOTTI, TORRES, 1994; LANDER, 2006).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.