Page 1


LASER DE BAIXA POTÊNCIA PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES CLÍNICAS NA ODONTOLOGIA


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


LASER DE BAIXA POTÊNCIA PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES CLÍNICAS NA ODONTOLOGIA

Aguinaldo Silva Garcez Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Martha Simões Ribeiro Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Silvia Cristina Núñez Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)


© 2012, Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida, sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros. ISBN: 978-85-352-5528-7 Capa Folio Design Editoração Eletrônica Futura Elsevier Editora Ltda. Conhecimento sem Fronteiras Rua Sete de Setembro, nº 111 – 16º andar 20050-006 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Rua Quintana, nº 753 – 8º andar 04569-011 – Brooklin – São Paulo – SP Serviço de Atendimento ao Cliente 0800 026 53 40 sac@elsevier.com.br Consulte também nosso catálogo completo, os últimos lançamentos e os serviços exclusivos no site www.elsevier.com.br

NOTA O conhecimento médico está em permanente mudança. Os cuidados normais de segurança devem ser seguidos, mas, como as novas pesquisas e a experiência clínica ampliam nosso conhecimento, alterações no tratamento e terapia à base de fármacos podem ser necessárias ou apropriadas. Os leitores são aconselhados a checar informações mais atuais dos produtos, fornecidas pelos fabricantes de cada fármaco a ser administrado, para verificar a dose recomendada, o método e a duração da administração e as contraindicações. É responsabilidade do médico, com base na experiência e contando com o conhecimento do paciente, determinar as dosagens e o melhor tratamento para cada um individualmente. Nem o editor nem o autor assumem qualquer responsabilidade por eventual dano ou perda a pessoas ou a propriedade originada por esta publicação. O Editor

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ G197l Garcez, Aguinaldo Silva Laser de baixa potência : princípios básicos e aplicações clínicas na odontologia / Aguinaldo Silva Garcez, Martha Simões Ribeiro, Silvia Cristina Núñez. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012. il. Inclui bibliografia ISBN 978-85-352-5528-7 1. Lasers em odontologia. I. Ribeiro, Martha Simões. II. Núñez, Silvia Cristina III. Título. 11-8438.

CDD: 617.60028 CDU: 616.314-7


Colaboradores

Alessandra Baptista Mestra Profissional em Lasers em Odontologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Ana Maria Aparecida de Souza Mestra Profissional em Lasers em Odontologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Anderson Zanardi de Freitas Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Caetano Padial Sabino Graduando do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP)

Carolina Yamashita Pós-graduanda latu sensu em Dentística Restauradora (FUNDECTO-USP) Membro da Área de Qualidade do Centro de Excelência em Prótese e Implante (CEPI) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Daiane Thaís Meneguzzo Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Dalva Cruz Laganá Professora Titular da Disciplina de Prótese Removível, do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Daniela de Fátima Teixeira da Silva Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Denise Maria Zezell Doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Fernanda de Paula Eduardo Doutora em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Gesse Eduardo Calvo Nogueira Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)


vi

Laser de Baixa Potência – Princípios Básicos e Aplicações Clínicas na Odontologia

Hideo Suzuki Doutor em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Ilka Tiemy Kato Doutora em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Leila Soares Ferreira Doutora em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Letícia Mello Bezinelli Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) Especialista em Administração e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP)

Luciana Almeida-Lopes Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP – São Carlos)

Luciana Corrêa Doutora em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (FOUSP)

Luciane Hiramatsu Azevedo Doutora em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Luís Cláudio Suzuki Mestre em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Márcia Martins Marques Professora Titular da Disciplina de Dentística Restauradora I da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Maria Stella N. A. Moreira Doutora em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade de São Paulo (USP)

Michael R. Hamblin Professor Associado da Harvard Medical School

Renato Araújo Prates Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP – São Carlos)

Rosely Cordon Mestra Profissional em Lasers em Odontologia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Selly Sayuri Suzuki Mestra Profissional em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Thales Ferrari de Oliveira Leite Publicitário pela PUC – Campinas Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)


Colaboradores

Vanderlei Salvador Bagnato Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos)

Ying-Ying Huang Pesquisadora Visitante do Departamento de Dermatologia do Massachusetts General Hospital, Boston, USA

vii


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


Dedicatória

Dedicamos esta obra a nossos familiares, que nos propiciaram condições para que chegássemos até aqui, e a todos aqueles que se encantam com os benefícios da terapia laser de baixa potência, sejam eles nossos pacientes ou aqueles que conosco trabalham na academia ou na prática clínica.


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


Agradecimentos

Agradecemos a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuĂ­ram para o engrandecimento desta obra.


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


Prefácio

É com grande satisfação que escrevo o prefácio de uma obra de grande importância, escrita por meio da parceria de pesquisadores do IPEN e da FOUSP e ex-alunos dos cursos de pós-graduação. Representa uma forte ação para o desenvolvimento da inovadora área do laser na Odontologia. O resultado da união entre a experiência dos professores e o ávido conhecimento dos profissionais clínicos está compilado nos capítulos que seguem descrevendo, com muita seriedade, a atuação que o laser de baixa potência pode ter na vida do cirurgião-dentista, com importantes benefícios para os pacientes. Ao longo das páginas, o leitor terá condições de compreender que os resultados alcançados em cada protocolo clínico foram advindos de muito estudo e pesquisa com dados fundamentados em evidência científica. O laser de baixa potência tem efeitos positivos que podem ser utilizados em diversas áreas da odontologia e, assim, leitores, estudantes e clínicos têm a oportunidade de explorar e conhecer melhor o tema para poder ampliar e difundir essa modalidade de tratamento de simples execução e tão benéfica a todas as esferas em que pode ser aplicada. Esse grupo trabalhou intensamente para que, de forma clara e objetiva, se pudesse desmistificar o uso da tecnologia, atualmente tão presente nas nossas vidas. Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


Introdução

A terapia com laser de baixa potência (TLBP) tem acumulado, nas últimas décadas, evidências científicas sobre seus efeitos e aplicações nas mais diversas áreas médicas. Uma das características desta terapia é a multidisciplinaridade necessária para o estabelecimento de técnicas e protocolos para sua aplicação clínica. Uma vez que seus efeitos ocorrem em níveis celulares e/ou moleculares, o entendimento das bases que levam à aplicação clínica se mostra complexo e há necessidade de profissionais que estudem ciências básicas para a compreensão dos efeitos que a luz gera em células. A óptica dos tecidos envolvidos nas mais diversas aplicações, assim como a interação dos diferentes comprimentos de onda com o tecido alvo, tem feito que profissionais da área de ciências exatas, especialmente a física, muito contribuam para a correta aplicação clínica da terapia. Além do entendimento das características ópticas, da interação laser-tecido biológico, o desenvolvimento de dispositivos com características voltadas para a aplicação clínica também tem chamado a atenção de físicos e engenheiros que trabalham desenvolvendo equipamentos mais eficientes e com custo acessível. Somados aos fatores mencionados temos os clínicos, que, ao entenderem o potencial desta terapia, têm estudado e proposto seu uso em uma grande variedade de aplicações. Especialmente falando sobre a odontologia, podemos encontrar estudos em aplicações clínicas da TLBP há mais de 30 anos. Somadas, as evidências científicas e a evolução da indústria de tecnologia fizeram que os profissionais da área de odontologia tivessem hoje acesso facilitado a esta terapia e, ao mesmo tempo, a disponibilidade de informações faz que os pacientes questionem os profissionais sobre o uso de laser em seus consultórios. A falta de formação acadêmica na área de laser em aplicações médicas contribui para que muitos profissionais adquiram equipamentos laser e os subutilizem por falta de conhecimento, ou, ainda, que acabem se negando a utilizá-lo não com base em informações científicas, mas sim em preconceitos. O objetivo desta obra foi reunir profissionais de diversas áreas do conhecimento para fornecer ao leitor desde o conhecimento das bases da TLBP, como seus mecanismos de ação e efeitos celulares, até protocolos para diversas aplicações clínicas. Durante a leitura desta obra o leitor poderá entender qual efeito a irradiação causa em determinada área da odontologia, como, por exemplo, a ortodontia, a dentística e a periodontia, e explorar as bases celulares e moleculares destes efeitos nos capítulos de mecanismos básicos. Os protocolos de utilização da TLBP indicados em cada capítulo clínico desta obra são fruto de pesquisa científica, com o intuito de apresentar ao leitor uma abordagem concisa e baseada em evidências encontradas na literatura atual. Além da apresentação do funcionamento da terapia, também achamos importante apresentar ao leitor desta obra as mais novas técnicas ópticas voltadas para diagnóstico que irão, futuramente, contribuir muito para o desenvolvimento da odontologia, tornando os procedimentos de diagnóstico mais precisos e menos invasivos. Um capítulo especial aborda a introdução do laser na clínica odontológica procurando esclarecer ao dentista como ele deve se preparar para introduzi-lo em seu consultório, desde a escolha do equipamento até sua utilização, busca de protocolos, compreender as diferenças entre os lasers disponíveis no mercado, a seleção daquele que melhor se adéqua à sua realidade clínica, para tornar a decisão de utilização deste equipamento o mais fundamentada possível. Além destes tópicos, abordaremos também a questão do marketing associado à introdução desta nova terapia na clínica e a gestão de qualidade, envolvendo segurança do paciente e biossegurança em relação à utilização da TLBP. Durante a leitura deste livro esperamos que o leitor entenda os benefícios e as limitações desta terapia, que na maioria das aplicações se mostrará como um coadjuvante na clínica odontológica, mas em outras situações clínicas pode ser a melhor ferramenta que temos à disposição para oferecer um melhor cuidado aos nossos pacientes. Silvia Cristina Núñez


Esta pรกgina foi intencionalmente deixada em branco


Apresentação

Meu primeiro contato com o uso de lasers em medicina ocorreu há quase 20 anos, quando participei da banca de julgamento da dissertação da hoje Dra. Martha Simões Ribeiro, na qual foi demonstrado o uso de luz laser polarizada em cicatrização de tecidos. Desde então o estudo e a aplicação de lasers nas áreas médica e odontológica se intensificaram e, em particular, a disseminação de sua utilidade foi muito abrangente na área de saúde bucal, que, acredito, tenha se tornado mais comum que na própria medicina. Entre estes desenvolvimentos se distingue o uso da terapia com lasers de baixa potência, que encontrou uma importante aplicação em pacientes submetidos à quimioterapia, tanto de forma preventiva, como para alívio dos desconfortos decorrentes deste procedimento na área bucal. Esta é uma importante contribuição originada na Odontologia e que foi incorporada à área médica, evidenciando que não só o uso, mas as pesquisas e novos desenvolvimentos estão ocorrendo pioneiramente na Odontologia. Estes estudos se tornam mais complexos pelo envolvimento de duas áreas de conhecimento muito diferentes, a de ciências exatas e a de saúde, exigindo um corpo de pesquisadores muito especial, assim como especialistas que possam desenvolver novos protocolos e, mediante o entendimento dos processos, adequá-los a novas situações, permitindo que os benefícios de uma tecnologia tão sofisticada como a do laser possa ser útil diretamente à população. Entre o time de cientistas que escrevem este livro, além da Dra. Martha Simões Ribeiro, pioneira no uso do laser em aplicações na área de saúde no país, existe um grupo de cientistas que foram formados num curso de mestrado profissional criado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em colaboração com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, além de outros pesquisadores renomados em outras áreas, que ficaram entusiasmados pelo potencial desta e acabaram concentrando suas atividades na compreensão e no desenvolvimento de novas aplicações nesta área, gerando o conhecimento abrangido neste livro. Desta forma, o leitor encontrará a descrição dos processos fundamentais que estabelecem a interação da luz laser com tecidos biológicos, particularmente o tecido bucal e a discussão de vários casos clínicos, apresentando ao leitor um conjunto de conhecimentos e experiências abrangentes, desde a interação celular, seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, sua ação nas várias especialidades odontológicas, novos métodos de diagnóstico, evoluindo até aspectos mercadológicos e de gestão da qualidade. A leitura destas páginas irá certamente contribuir para estabelecer o uso seguro e eficiente do laser na odontologia, universalizando ainda mais os benefícios desta tecnologia. Prof. Dr. Nilson Dias Vieira Junior Superintendente e Pesquisador Titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (IPEN/CNEN-SP)

Material no Odontoconsult O livro apresenta como material complementar, disponível na web, vídeos, perguntas e respostas e sites recomendados. Este material utiliza as facilidades proporcionadas pela internet para trazer um conteúdo adicional ao livro impresso, em formato atraente e atual, complementando informações disponíveis no livro e adicionando material só possível de ser utilizado em mídia digital. Os vídeos disponibilizados online demonstram métodos de aplicação do laser, imagens de nova técnica de diagnóstico aplicada à odontologia, dicas úteis para a segurança e proteção do usuário em relação ao uso dos óculos de proteção e ainda uma demonstração prática sobre a diferença entre comprimentos de onda de diferentes fontes de luz. As perguntas e respostas das dúvidas frequentes em relação à aplicação e uso da terapia laser de baixa potência (TLBP) podem ser encontradas no


xviii

Laser de Baixa Potência – Princípios Básicos e Aplicações Clínicas na Odontologia

material disponibilizado online. Você irá encontrar perguntas com as respostas formuladas pelos autores procurando esclarecer questões que foram abordadas durante o livro. Uma coleção de sites recomendados incluindo entidades de classes, sociedades de fototerapia, empresas fornecedoras de equipamentos, instituições de ensino e outros links úteis podem ser encontrados no material disponível online para que o leitor possa encontrar tudo que procura em relação à TLBP na internet. Silvia Cristina Núñez


Sumário

Capítulo 1

Conceitos Físicos Básicos Aplicados à Terapia Laser de Baixa Potência, 1 Daniela de Fátima Teixeira da Silva Luciana Almeida-Lopes Martha Simões Ribeiro

Capítulo 2

Interação Laser-Tecido Biológico e Princípios de Dosimetria, 14 Daniela de Fátima Teixeira da Silva Luciana Almeida-Lopes Martha Simões Ribeiro

Capítulo 3

Mecanismos da Terapia Laser de Baixa Potência, 27 Ying-Ying Huang Michael R. Hamblin (Traduzido por Martha Simões Ribeiro)

Capítulo 4

Laser de Baixa Potência sobre Culturas Celulares de Interesse Odontológico, 44 Márcia Martins Marques Leila Soares Ferreira Maria Stella N. A. Moreira

Capítulo 5

Terapia Laser de Baixa Potência na Analgesia, 53 Silvia Cristina Núñez

Capítulo 6

Terapia Laser de Baixa Potência na Inflamação, 61 Daiane Thaís Meneguzzo Martha Simões Ribeiro Silvia Cristina Núñez

Capítulo 7

Terapia Laser de Baixa Potência na Reparação Tecidual, 68 Daiane Thaís Meneguzzo Luciana Almeida-Lopes Martha Simões Ribeiro

Capítulo 8

Breve Histórico de Lasers de Baixa Potência na Odontologia, 79 Denise Maria Zezell

Capítulo 9

Introdução da Terapia Laser de Baixa Potência na Clínica Odontológica, 81 Silvia Cristina Núñez


xx

Laser de Baixa Potência – Princípios Básicos e Aplicações Clínicas na Odontologia

Capítulo 10

Terapia Laser de Baixa Potência em Lesões Orais, 91 Renato Araújo Prates Ilka Tiemy Kato

Capítulo 11

Terapia Laser de Baixa Potência na Mucosite Oral, 105 Fernanda de Paula Eduardo Letícia Mello Bezinelli Luciana Corrêa

Capítulo 12

Terapia Laser de Baixa Potência no Complexo Dentinopulpar e suas Aplicações na Dentística e Prótese Dentária, 117 Aguinaldo Silva Garcez Selly Sayuri Suzuki

Capítulo 13

Terapia Laser de Baixa Potência na Cirurgia Oral, 127 Luciane Hiramatsu Azevedo Leila Soares Ferreira Ana Maria Aparecida de Souza

Capítulo 14

Terapia Laser de Baixa Potência na Endodontia, 135 Aguinaldo Silva Garcez

Capítulo 15

Terapia Laser de Baixa Potência na Ortodontia, 141 Selly Sayuri Suzuki Aguinaldo Silva Garcez Hideo Suzuki

Capítulo 16

Terapia Laser de Baixa Potência nas Desordens Temporomandibulares, 152 Aguinaldo Silva Garcez Selly Sayuri Suzuki

Capítulo 17

Terapia Laser de Baixa Potência na Implantodontia, 160 Luís Cláudio Suzuki

Capítulo 18

Terapia Laser de Baixa Potência na Periodontia, 168 Renato Araújo Prates Luís Cláudio Suzuki Ilka Tiemy Kato

Capítulo 19

Terapia Laser de Baixa Potência na Odontopediatria, 175 Alessandra Baptista Silvia Cristina Núñez

Capítulo 20

Terapia Laser de Baixa potência na Hipersensibilidade Dentinária Cervical, 189 Silvia Cristina Núñez

Capítulo 21

Fototerapia Empregando Sistemas à Base de Diodo Emissor de Luz (LED), 199 Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli Vanderlei Salvador Bagnato

Capítulo 22

Métodos de Diagnóstico Óptico Aplicados à Odontologia, 213 Anderson Zanardi de Freitas Denise Maria Zezell Gesse Eduardo Calvo Nogueira


Sumário

Capítulo 23

Gestão da Qualidade: Biossegurança, Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente no Uso de Laser, 227 Rosely Cordon Carolina Yamashita Dalva Cruz Laganá

Capítulo 24

Marketing no Mercado Odontológico, 241 Thales Ferrari de Oliveira Leite

Capítulo 25

Protocolos para a Terapia Laser de Baixa Potência na Prática Odontológica, 252 Caetano Padial Sabino

Índice, 255

xxi

Et14cap00  

aosidaoisnjd.,asfoasifnas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you