Introduçao digita guia do cursista

Page 84

A alfabetização, no letramento, nos processos educacionais de internalização das formas comunicacionais nesta cultura digital? Parece-me que as rupturas são tão radicais que exigirão um repensar de alguns dos elementos básicos da escola.” (RAMAL, 2000, p.27). A autora, citando apenas alguns deles, nos pede para rever desde os nossos referenciais teóricos, até nossos currículos com sua linearidade. Os conteúdos não poderão mais ser percorridos como as páginas de um livro. A autora alerta também que, inclusive, as relações de poder dentro da escola estão sendo reconstruídas pois, “pela primeira vez na história, a tecnologia da dominação é mais conhecida pelo “dominado”. Em outros termos: até hoje o professor trazia o saber, a norma culta, a escrita “correta”, para os não letrados... Hoje, ocorre um paradoxo: aquele a ser educado é o que melhor domina os instrumentos simbólicos do poder, o aparato de maior prestígio: as tecnologias.” (RAMAL, 2000, p.28).

Por fim, temos a sinalização de que precisamos reinventar a nossa profissão e nosso papel como educadores (a autora nos dá boas dicas de como) a partir da construção de uma pedagogia intercultural. Nessa pedagogia, “a escola da cibercultura pode tornar-se o espaço de todas as vozes, todas as falas e todos os textos. O desafio mais instigante é o do professor, que pode finalmente reinventar-se como alguém que vem dialogar e criar as condições necessárias para que todas as vozes sejam ouvidas e cresçam juntas.” (RAMAL,2000, p. 29).

Para Refletir As reflexões apresentadas no texto anterior são muitas e diversas. Que tal constituir um grupo de professores e gestores escolares, incluindo também os funcionários da escola e os alunos, para discutir esta temática? Outra sugestão é convidar para a discussão o Conselho Escolar. Será um bom espaço democrático de discussões, reflexões e participação cooperativa e colaborativa. Nessa discussão, você pode disponibilizar o texto na íntegra, acessado na Internet, conforme referência acima. Converse com o seu formador sobre essa possibilidade. Ele é o seu parceiro nesta caminhada e com você pode construir percursos e trajetórias. Use a criatividade e bom trabalho! Depois, registre os resultados dessa experiência.

80


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.