Page 1

Desenvolvimento do Profissional de Vendas do Varejo Módulo Vendas – Perfil do consumidor Simone Guedes – Consultora em Desenvolvimento Humano

Consumidor: comprador; aquele que se utiliza dos serviços do comércio.

O que busca o consumidor? Personalização. Personalização é a diferença entre atender ou não às necessidades dos clientes. Personalização é também oferecer produtos e serviços exclusivos que atendam aos desejos e às necessidades dos clientes. É preciso dar ao consumidor algo que realmente se encaixe às suas expectativas, ofertando produtos e serviços que se enquadrem àquilo que este espera ter e encontrar.

Atender X Entender X Encantar

A personalização só irá funcionar a partir do momento que as empresas e os profissionais de vendas entenderem que nenhum cliente é igual ao outro. Assim como você, o consumidor também tem vontades e características únicas a ele. Para a personalização vamos considerar 4 fatores: 1. atendimento, 2. variedade, 3. ambiente, 4. preço.

Atendimento: Conhecer e lidar com o cliente é vital no atual cenário do varejo, uma vez que o atendimento é o fator que o consumidor mais leva em consideração na hora de escolher um estabelecimento. A variedade de produtos/serviços também é ordem do dia. Quando o consumidor procura um estabelecimento, é porque ele tem uma necessidade que precisa ser suprida. Nesta questão vamos analisar: 1. a trivial pergunta “há algum item na loja que você procurou e não encontrou?” Isto sempre fornece informações preciosíssimas para o seu estoque. 2. o produto deve estar bem exposto. Se o indivíduo não avistar o item, isso significa que ele não estava à venda – ou seja, o campo visual deve ser explorado com amplitude.


Ambiente agradável: o cliente almeja estar em um ambiente esteticamente bonito, bem arejado, limpo e organizado. Ambiente agradável cativa o consumidor em um sentido mais amplo, fazendo com que ele se sinta bem recebido e mostrando que a loja está à disposição dele. Em outras palavras: cria vínculos. Preço. É um elemento que, sem dúvida, faz toda a diferença nesses tempos em que o consumidor literalmente faz orçamentos em um clique. O preço é sim importantíssimo para ações pontuais; no entanto, não se engane: ele sozinho não é capaz de sustentar ações contínuas com o cliente. Muito pouco adianta ter um preço competitivo com uma equipe pouco habilitada, produtos que não atendem aos desejos e necessidades dos consumidores e, para completar, um ambiente inóspito. Sugestão de leitura:

Perfil_do_consumidor  

Desenvolvimento do Profissional de Vendas do Varejo Módulo Vendas – Perfil do consumidor Simone Guedes – Consultora em Desenvolvimento Human...

Advertisement