Issuu on Google+

LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

                    

O QUE É LOCUÇÃO?  Modo especial de falar... Maneira de dizer, dicção.  Processo de narrar situações ou interpretar um texto.  Determina a forma geral do conteúdo, com variações de ritmo, modulação vocal e interpretação. LOCUTOR:  Deve estar sempre “bem informado” sobre o que acontece na comunidade escolar, no Estado, no país e no mundo e, evidentemente, sobre o que vai apresentar no programa.  Quem trabalha com locução deve ter o hábito da leitura, precisa ler sempre. Antes de abrir o microfone, o locutor deve: 1-Ter tranquilidade e concentração. 2-Assinalar as pausas de respiração(marcar com lápis). 3-Interpretar (e não despejar) o texto. 4- Acreditar no que está lendo. 5- Ler sem pressa, pronunciando bem as palavras (ter boa dicção). 6-Ler e conhecer o texto (esclarecendo dúvidas sobre pronúncias de nomes de pessoas e lugares).

VOZ:

Som que identifica idade, sexo, tipo físico, características de personalidade e estado emocional.  Produzida, em especial, pelos sistemas respiratório e digestivo.  Amplificada por “caixas acústicas” naturais, formadas pela laringe, boca e nariz.  Voz articulada na boca, torna-se fala. 

Cuidados com a voz: Rouquidão Gripe Cigarro Uso inadequado da voz. “Não existem vozes de locutor. No rádio, como na vida, há lugar para todas as formas de falar. Em uma rádio democrática todas as vozes são bem-vindas. A questão é ver em qual tipo de programa ela se acomoda melhor. Cada pássaro no seu galho e cada voz no seu formato.” Períodos curtos de rouquidão em adultos, geralmente, não são motivos de maiores preocupações. Costumam aparecer por causa de gripes que atingem a laringe onde estão localizadas as cordas vocais.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

Dificuldades emocionais também podem estar por trás dos sintomas. A associação entre agressões físicas causadas pelo cigarro, alergias, infecções e o uso inadequado da voz é de fato o agente causador de boa parte dos problemas das cordas vocais. A ansiedade aumenta a tensão muscular modifica a postura. Quando não se relaxa o corpo, comprometer-se a respiração diafragmática forçando a voz na garganta. Em situações estressantes, as pessoas podem perder completamente a voz. Na EMISSÃO DA VOZ distingue-se:  Tom: Número de vibrações por segundo...  Intensidade ou Volume: Força com que o som é produzido...  Tessitura: Extensão da voz; escala de notas que a voz alcança.  Timbre: Individualidade da voz.  Coloração: Possui a arte de dizer...; é sentimento, emoção...

ARTICUL AÇÃO: Processo que molda os sons reconhecíveis da fala. 

Dá claridade e nitidez às palavras.

Para a voz ser verbal é preciso ser silábica.

Boa impostação da voz requer articular bem as vogais e abrir a boca de forma correta.

DICÇÃO: Próprio ato de dizer. O sabor da palavra: Quem trabalha com rádio precisa saber expressar cada palavra, tirando dela o que há de melhor, a pronúncia. Cada qual ao seu jeito, na sua língua, no seu sotaque, deve exprimir e saborear as palavras. Todos aqueles que vão fazer um programa devem saber que: as palavras têm começo meio e fim. Mesmo que seja uma palavra que faz parte do vocabulário local e não conste do dicionário. Por exemplo, ocê. O som deve sair inteiramente. E quando for no plural, atenção para o “s”. Então ficaria: ocês. Mas não esqueça de pronunciar a letra final. Sejam palavras regionalistas, como, axi, oxente, tchê... Palavra é som. Se falar incompleto ninguém entende.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

O sucesso de uma boa leitura em rádio depende principalmente de: 1-assinalar as pausas de respiração. 2- ter boa dicção (uma boa dicção valoriza o texto e não confunde o ouvinte) articulando bem as palavras, sem comer letras ou sílabas inteiras. 3-ler sem pressa(mas no ritmo). 4-valorizar “s” e “r”. 5-Ler o texto antes de entrar no ar (no mínimo 4 vezes). 6-checar a pronúncia correta de nomes e lugares. 7- acreditar no que está lendo. EXERCÍCIOS 1-O PRESTIDIGITADOR PRESTATIVO E PRESTATÁRIO ESTÁ PRESTES A PRESTAR A PRESTIGITAÇÃO PRODIGIOSA. 2-BRANCA BRANQUEIA ESCRABRAS BRABAS DAS BRUACAS E BRUXAS BRANQUEJANTES. 3-TROVAS E TROVÕES TROVEJAM TROCANDO QUADROS TROCADOS ENTRE OS TROVADORES ESQUADRINHADOS NOS QUATRO CANTOS. 4-AS PEDRAS PRETAS DA PEDREIRA DE PEDRO PEDREIRAS SÃO OS PEDREGULHOS COM QUE PEDRO APEDREJOU TRÊS PRETAS PRENHAS. 5-O GRUDE DA GRUTA GRUDA A GRUA DA GRINGA QUE GRITA E, GRITANDO, GRIMPA A GRADE DA GROTA GRANDIOSA. 6-NO QUARTO DO CRATO EU CATO QUATRO CRAVOS CRAVADOS NO CRÂNIO DA CAVEIRA DO CRAVEIRO. 7-O LAVRADOR É LIVRE NA PALAVRA E NA LAVRA, MAS NÃO PODE LER O LIVRO QUE O LIVREIRO QUER VENDER. 8-FRAGA DEFLAGRA UM DRIBLE, FRANCO FRANQUEIA O CAMPO, O POVO SE INFLAMA E ENFRENTA O PRECLARO JÚRI, QUE DECLARA GRAVE OS PROBLEMAS. 9-QUERO QUE O CLERO PROCLAME, ACLARE O CASO DE CLARA E DECLARE QUE CLAMA E RECLAMA CLARO. 10-A FLÂMULA FLEXÍVEL NO FLORETE DO FLIBUSTEIRO FLUTUAVA FLUORESCENTE NA FLORESTA DE FLANDRES. 11-NA RÉPLICA A PEBLE PLEITEIA PLATAFORMA DO PLENIPOTENCIÁRIO.

PLANOS

DE PLURALIDADE

PLAUSÍVEIS

NA

12-NO TABLADO OS EMBLEMAS DAS BLUSAS DOS OBLATAS ESTAVAM OBLITERADOS PELA NEBLINA OBLÍQUA. 13-O LAVRADOR LAVRENSE ESTUDOU AS LIVRILHAS E AS LAVRASCAS NO LIVRO DO LIVREIRO DE LIVRALASCAS.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

14-O GATO CRUEL CRAVOU AS GARRAS NO CANGOTE DO CAMUNDONGO QUE COMIA CROSTA DE CARÁ NA CUMBUCA QUEBRADA. O CÃO QUE COCHILAVA ACORDOU COM O CONFLITO E CORREU COM O GATO DE CROELÂNDIA.

EXERCÍCIO: Com caneta ou lápis entre os dentes pelo menos por dez minutos diariamente.

RESPIRAÇÃO A RESPIRAÇÃO É A SUA ARMA. COM EL A, VOCÊ DOMINA A SUA ENERGIA VITAL. Uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de nós um oásis particular de harmonia, paz e saúde. Observe a sua respiração. O que se mexe mais quando você respira: o peito ou a barriga? Se é a barriga, ótimo! Quer dizer que você está respirando fundo, levando ar novo a todos os minúsculos alvéolos que formam o tecido dos seus pulmões e retirando deles o gás carbônico que precisa ser eliminado. Mas se é o peito que se mexe, você está respirando só com a parte de cima dos pulmões. A parte de baixo fica lá, estagnada, cheia de ar velho e de resíduos, prontinha para adoecer. Além disso, é lógico que só entra a metade do oxigênio que deveria entrar. Isso obriga você a respirar em dobro para compensar. E precisa de oxigênio? Ora, para misturar com carboidratos da comida, por exemplo, e fornecer combustível para as células. Carboidrato sozinho não funciona, oxigênio também não. Mas com uma grande diferença. A falta de 5% de oxigênio no corpo dá enjoo e tontura, a falta de l0% pode fazer você desmaiar e a falta de 30%, mata. O faquir fica 100 dias sem comer, sem respirar ele não fica.

RESPIRAR É AINDA MAIS IMPORTANTE QUE COMER. Tanto é assim que respiramos sem querer. Tente parar para ver como é difícil – Viu?Pois é. Tudo por causa daquela grande mágica da natureza que é o entra-esai. Inspira, entra; expira, sai; os dois movimentos têm a mesma importância. Quando não se deixa sair uma coisa, a outra não pode entrar. Muitas das eliminações do corpo acontecem através da expiração, como por exemplo, as toxinas das gorduras superaquecidas dos alimentos que comemos.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

Respira fundo, dizemos a nós mesmos quando queremos coragem. E como a respiração galopa ou fica presa quando vem o medo. Pela respiração, conhecemos o sono de alguém – lenta e profunda, a pessoa está calma; ofegante e sem ritmo, algo incomoda. O fazemos quando queremos passar despercebidos? Prendemos a respiração. Quando aguardamos uma resposta importante, também. E assim que a coisa se resolve, respiramos aliviados.

HÁ TRÊS ASPECTOS BÁSICOS NA RESPIRAÇÃO: RITMO, PROFUNDIDADE E DURAÇÃO: A RESPIRAÇÃO LENTA, ACALMA. Deixa a pessoa pacífica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Ajuda a desenvolver uma percepção mais ampla de todos os fenômenos, aprofunda o auto-conhecimento e a consciência universal. Diminui o ritmo das atividades biológicas e a temperatura tende a baixar. A RESPIRAÇÃO RÁPIDA, EXCITA, produzindo um estado mental instável. A pessoa muda de emoções bruscamente e tem reações inesperadas de ataques e defesa. Torna-se mais subjetiva e egocêntrica, vê mais os detalhes que o todo, fica mesquinha. A RESPIRAÇÃO PROFUNDA GERA HARMONIA entre todas as funções do corpo. Com isso, há mais satisfação, estabilidade emocional, confiança e capacidade de expressão. Facilita a meditação e o sentimento amoroso. A RESPIRAÇÃO SUPERFICIAL GERA INSEGURANÇA, já que não supre as necessidades orgânicas de oxigênio. Isso se reflete no estado emocional. A pessoa fica medrosa, volúvel, insegura, ruim de memória e de intuição. A angústia tem muito a ver com isso. A RESPIRAÇÃO LONGA DÁ PODER DE CONCENTRAÇÃO e sintoniza as pessoas com o ritmo do universo; traz paciência, calma, tolerância, desenvolve uma visão das coisas e a consciência do aqui e agora. A memória e a visão do futuro se tornam mais extensas e claras. A RESPIRAÇÃO CURTA É DISPERSIVA. Traz impaciência, cria um ritmo irregular; as pessoas mudam muito de idéia, tendem à intolerância e ao mau humor. Custa a se adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo. Sem muito esforço, é possível concluir que uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de nós um oásis particular de harmonia, paz e saúde. É utilizada em qualquer hora, situação e lugar, por qualquer pessoa.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

EXERCÍCIOS de Articulação / Respiração / Ritmo / Velocidade: Expirar – inspirar - soprar em “fff”, lentamente, até o fim do fôlego; Inspirar – retém – contar mentalmente até 10 e expirar rapidamente; Inspirar – retém – contar mentalmente até 10 e expirar em “puff – puff, puff...;  Procurar e ler um texto, pronunciando e destacando exageradamente as sílabas.   

(com caneta ou lápis e/ou rolha de cortiço). BRA/BRE/BRI/BRO/BRU CRA/CRE/CRI/CRO/CRU DRA/DRE/DRI/DRO/DRU FRA/FRE/FRI/FRO/FRU GRA/GRE/GRI/GRO/GRU PRA/PRE/PRI/PRO/PRU TRA/TRE/TRI/TRO/TRU VRA/VRE/VRI/VRO/VRU

BLA/BLE/BLI/BLO/BLU CLA/CLE/CLI/CLO/CLU DLA/DLE/DLI/DLO/DLU FLA/FLE/FLI/FLO/FLU GLA/GLE/GLI/GLO/GLU PLA/PLE/PLI/PLO/PLU TLA/TLE/TLI/TLO/TLU VLA/VLE/VLI/VLO/VLU

 Enfatizar cada palavra da frase.  Imprimir sentimentos de: medo, sensualidade, amor, raiva, ironia, etc. I- ASSASSINO / ANJO / LIXO / PERFUME / SAMBA / MELODIA / AMOR / BIRUTA / FUNERAL / GARGALHADA / PALHAÇO / ESTRONDO / ÓDIO. II- VOCÊ VIU AQUELE(A) SUJEITO(A) SAIR DAQUI ? III- EU, ABSOLUTAMENTE, NÃO PERMITO QUE VOCÊ VIAJE ESTA SEMANA. FIQUE CERTO DE QUE NÃO HAVIA OUTRA SOLUÇÃO.

− −

FIQUE SABENDO QUE EU GOSTO DAS COISAS CLARAS. − −

NÃO ACREDITO. ISTO É MENTIRA.

QUER SABER DE UMA COISA ? PONHA-SE NA RUA.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA INICIAR A LOCUÇÃO Relaxamento - Circular a cabeça para a Direita e para a esquerda - Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo - Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto - Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões. Sibilação Execute estas sílabas Zi - Si - Fi - Chi - Vi - Gui - Qui - Z - S - F - C - V Para articulação dos RR Bar - Mur - Per - Vur - Der - Xar - Cor -Ter - Quer - Dru - Cro - Vri - Fra - Tre - Terê Fará - Viri - Coro - Duru. Exercício para relaxamento De forma suave, com baixa intensidade. ME - TRÚ - VÊ - JÊ - QUE - GUE - ZÊ - BRÊ Limpeza das cordas vocais e Fono -Articulação "O mameluco maluco e melancólico meditava e a megera megalocéfala macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, minguadas e míseras miavam na moagem mas mitigavam mais e mais as meninas". Para leitura lenta "E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos." Lembretes para uma boa locução: 1- Exercite sua leitura e interpretação. Leia tudo o que lhe cair nas mãos, bula de remédio, receita culinária, livros,anúncios,revistas. É sempre necessário manter-se bem informado. Ter conhecimento prévio das notícias permite que se faça comentários pertinentes com lógica e conteúdo. 2- Se não houver "script" (roteiro do programa), faça um esquema prévio, principalmente se o assunto envolver nomes, datas, locais, números e relações em geral. 3- O ideal é que o locutor participe da redação do texto que irá ler (interpretar), pois assim facilitará a interpretação na leitura durante a locução. 4- Seja claro e acessível. Não enrole seu ouvinte com palavras que nem todos possam entender.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

Improvisação: Há casos em que o locutor pode se deparar com situações em que tenha que fazer uso de improvisações, que se não forem realizadas com segurança, podem causar alguns embaraços. A improvisação pode seguir dois caminhos distintos: Produzida: prevista com efeitos especiais e aí nem é considerada tanto uma improvisação na acepção do termo porque tem um roteiro que se aproxima da descontração e pode até incluir comentários musicais. Expontânea: a verdadeira improvisação é espontânea, surge a partir de lapsos técnicos, jornalísticos ou na própria programação. É quando você se vê na contingência de falar para que a transmissão retorne ao seu curso e siga normalmente. É a oportunidade de se exercitar o raciocínio e falar a coisa certa em momentos críticos.

Lembretes ao entrar no ar: - Leia o texto antes,de preferência alto quantas vezes achar necessário, até se sentir seguro. -Ler com calma dá a impressão de que você está falando de improviso e ajuda a alcançar uma identificação com os ouvintes. Procure explorar esta faceta. -Lembre-se que as pontuações gramaticais correspondem às pontuações de expressão vocal. Por outro lado, a voz humana é cheia de matizes e expressa uma extensa gama de emoções impossíveis de serem registradas graficamente. Em rádio a pontuação gramatical está atrelada a respiração. -Preste bastante atenção com as pausas de Ponto (.), Ponto Final(.), Virgula (,), Dois Pontos (:) e Reticências (...). A observação dessas premissas vai também ajudar no controle da respiração, bem como nas tomadas de ar e expirações durante a leitura. -Articule bem as palavras para se tornarem bem audíveis, principalmente no início e no fim das frases. - Ao realizar a locução, não leia de forma automática. Ponha a sua locução em tom de conversa. -Não batuque na mesa. Não vire as folhas de lauda rapidamente. Os microfones de hoje são muito sensíveis e poderão registrar todos esses ruídos indesejáveis. . -Durante o trabalho, concentre-se. Evite distrair-se com a música que está tocando. Preste atenção no que está acontecendo no programa. Lembre-se que quem deve curtir é o ouvinte. -Procure aproveitar o tempo de exibição das músicas para preparar-se aos próximos blocos de locução ou operação. -Identifique-se com o ouvinte e não o inverso. Procure dar ao ouvinte um clima de confiança e amizade. Fale a língua de seu ouvinte. Conquiste-o para sua audiência.


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

O QUE DIZER NA ABERTURA DO PROGRAMA: 1-Diga só o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem. 2-Faça a saudação incluindo hora e data. 3-Nome do rádio. 4-Nome do programa e conteúdo do programa. 5-Diga seu nome. 6-Convide o ouvinte a participar através de telefone, e-mail, bilhete, carta. 7-Anuncie a primeira música.

EXEMPLO DE ABERTURA DE UM PROGRAMA: LOC: BOM DIA. SÃO 8 HORAS EM BELÉM DO PARÁ. HOJE DIA 21 DE OUTUBRO DE 2011 É DIA DO AMIGO. ESTÁ ENTRANDO NO AR ATRAVÉS DA SUA RÁDIO____ MAIS UMA “MANHÃ POÉTICA”, COM MÚSICAS VARIADAS, DICAS, POESIAS E INFORMAÇÕES DO NOSSO UNIVERSO LITERÁRIO PARA PESSOAS DE BOM GOSTO COMO VOCÊ. EU SOU ________________ E VOU FICAR EM SUA COMPANHIA ATÉ ÁS 10 HORAS. E PARA DEIXAR O NOSSO PROGRAMA MAIS AGRADÁVEL, VOCÊ PODE PARTICIPAR FAZENDO O SEU PEDIDO MUSICAL, MANDANDO AQUELA MENSAGEM PARA SUA FAMILIA, PROFESSORES, COLEGAS DE TRABALHO E AMIGOS. É MUITO FÁCIL, BASTA LIGAR___________ OU ESCREVER PARA ____________ SE PREFERIR MANDAR UM EMAIL, NOSSO ENDEREÇO ELETRÔNICO ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO DIGITE ____________ MANDE O SEU RECADO. SERÁ UM PRAZER ATENDER VOCÊ. QUE TAL COMEÇARMOS COM UMA HOMENAGEM ESPECIAL AO AÇAÍ NOSSO DE CADA DIA, QUE SÓ AS MÃOS DE TOQUE ABENÇOADO DE NOSSA GENTE SABEM FAZÊ-LO: NILSON CHAVES SABOR AÇAI. TEC: MÚSICA SABOR AÇAÍ- NILSON CHAVES


Vânia de Castro e Elvis Lira

LOCUÇÃO

Data: 03/11/2011 - BOLETIM INFORMATIVO – 10h00. TEC.: ABERTURA / MANCHETES BELÉM SEDIA JORNADA DE SAÚDE BUCAL. UEPA PROMOVE EVENTO SOBRE MARKETING PESSOAL. ALUNOS DA REDE ESTADUAL FAZEM PROVA BRASIL. TEC.: BG / VINHETA PASS AGEM LOC.: COMEÇA HOJE, EM BELÉM, A DÉCIMA JORNADA DE SAÚDE BUCAL DA AMAZÔNIA. O TEMA DESTE ANO É 'UM OLHAR DIFERENCIADO PARA A SAÚDE BUCAL DO NORTE'. A SOLENIDADE DE ABERTURA SERÁ REALIZADA NO AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA, SEÇÃO PARÁ, ÀS SETE E MEIA DA NOITE. APÓS A CERIMÔNIA, HAVERÁ SHOW DE HUMOR STAND UP 'EM PÉ NA REDE' E SORTEIO DE DIVERSOS BRINDES VALIOSOS. OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA JORNADA AINDA PODEM SE INSCREVER NO LOCAL DO EVENTO, NA TRAVESSA ALFERES COSTA NÚMERO, 1922, ENTRE VISCONDE DE INHAÚMA E MARQUÊS DE HERVAL. A PROGRAMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA INSTITUIÇÃO, ATRAVÉS DO: WWW.ABOPA.ORG.BR. OUTRAS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: 3277-3212. TEC.: BG / VINHETA PASS AGEM LOC.: A UEPA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, REALIZA NOS DIAS QUATRO E CINCO DESTE MÊS, O SÉTIMO EXECUTIVE, EVENTO PROMOVIDO PELO CURSO DE SECRETARIADO TRILÍNGUIE. O OBJETIVO É TRABALHAR O MARKETING PESSOAL COMO UM PROCESSO DE CONHECIMENTO E CHAVE PARA O SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL. DURANTE DOIS DIAS, OS PARTICIPANTES TERÃO ACESSO A PALESTRAS, MESAS REDONDAS, MOSTRAS CIENTÍFICAS E PROGRAMAÇÃO CULTURAL. O EVENTO SERÁ REALIZADO NO CAMPUS DOIS DA UEPA, NO BAIRRO DO MARCO. AS INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA, DIA QUATRO, NA COORDENAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, NO BAIRRO DO TELÉGRAFO. MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 4009-9536. TEC.: BG / VINHETA PASS AGEM LOC.: A SEDUC, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ, PROMOVE AMANHÃ, DIA QUATRO, SIMULADOS SEMELHANTES A PROVA BRASIL, PARA ESTUDANTES DO QUINTO E NONO ANOS, MATRICULADOS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL. O SIMULADO É COMPOSTO POR VINTE E DUAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM FOCO EM LEITURA, E VINTE E DUAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA, COM FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. AS QUESTÕES FAZEM REFERÊNCIA AO CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES. A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA EM HORÁRIO NORMAL DE AULA. AS MÉDIAS DE DESEMPENHO SERVEM COMO SUBSÍDIO PARA O CÁLCULO DO IDEB, ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PROVA BRASIL SERÁ APLICADA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, NO PERÍODO DE 7 A 18 DESTE MÊS. TEC.: BG/ VINHETA PASS AGEM LOC.: RADIO WEB SEDUC EM NOTÍCIA, PRÓXIMA EDIÇÃO ÀS 11 HORAS. TEC.: VINHETA ENCERRAMENTO


LOCUÇÃO

Vânia de Castro e Elvis Lira

BIBLIOGRAFIA 1. CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio – prática de locução AM e FM – Dicas e toques, Ed. IBRASA. 2. QUINTEIRO, Eudósia Acuña. Estética da voz – uma voz para o ator. Summus Editorial. 3. BEUTTENMÜLLER, Glorinha. O despertar da comunicação vocal. Ed. Enelivros. 4. CONTE, Hildo. Apostila comunicação – locução – ESTEF/SP. 5. RINALDI, Maria Luiza. Apostila de locução – SEPAC/SP.

VÍDEOS DE APOIO PARA PESQUISA: 1. http://www.yuotube.com/watch?v=WHTr7SDAqbA&feature= related. Técnicas para Uso Adequado da Voz 1. 2. http://www.youtube.com/watch?v=nAcCdgUCzZE&feature=related. Técnicas para Uso Adequado da Voz 2 – Articulação. 3. http://www.youtube.com/watch?v=DYf8OmWOOQs&feature=related . Técnicas uso adequado da voz III - Respiração Diafragmática. 4. http://www.youtube.com/watch?v=qxYAflXHD5M&feature=related. Técnicas uso adequado da voz IV-Exercícios Articulação. 5. http://www.youtube.com/watch?v=0J5ZzTHtZf8. Cyro César - Dica de locução. 6. http://www.youtube.com/watch?v=U2iV9BFfiS8&feature=related. Locutor - técnicas vocais Parte 1. 7. http://www.youtube.com/watch?v=EXrY7IOFD6M&feature=related. Locutor - técnicas vocais Parte 2. 8. http://www.youtube.com/watch?v=z0CRMevnxFw. Oficina do Rádio.flv. 9. http://www.youtube.com/watch?v=YJnARyqg3NM&feature=fvwrel. Oficina de Rádio projeto mais educação 2. 10. http://www.youtube.com/watch?v=0_du6_IvxWs&feature=related. Beatriz no Get Up - Atlântida 11. http://www.youtube.com/watch?v=U2iV9BFfiS8&feature=related. Locutor - técnicas vocais Parte 1 12. http://www.youtube.com/watch?v=EXrY7IOFD6M&feature=related. Locutor - técnicas vocais Parte 2 13. http://www.youtube.com/watch?v=3tKs2kCl9Sk&feature=related . Dicas de locução 1 14. http://www.youtube.com/watch?v=3tKs2kCl9Sk&feature=related .


4- Apostila Locução