Page 1

Módulo 1: Montagem e Manutenção

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

AULA 16

Sérgio F. M. Garcia


O QUE É FORMATAR

Lembre-se, porém, que você perderá tudo o que tem salvo “sem a possibilidade de recuperá-las”.

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Quando você formata O PC, significa que você elimina todos os dados, arquivos, programas e pastas que tinha gravados. Você só deve executar esse procedimento caso queira fazer uma nova instalação do micro após comprar uma versão mais atual do Windows ou o PC apresentar algum problema.


POR QUE PRECISAMOS FORMATAR?

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Os computadores podem começar a apresentar defeitos com o passar do tempo, como programas que não abrem mais, congelamentos sem motivo aparente ou o aparecimento da famigerada “tela azul”. As causas são diversas e imprecisas. Com o tempo, o próprio sistema operacional acumula uma série de erros e acaba sofrendo uma pane geral. Outra possibilidade – que é bem mais comum, por sinal – é a falta de cuidado do usuário. Se você costuma visitar sites “suspeitos” ou pouco seguros (grandes fontes de vírus/Trojans e, principalmente, adwares.


ANTES DE FORMATAR Tenha certeza que é necessário formatar;  Faça backup de todos os dados (Fotos, músicas, vídeos);  Salve as mensagens e dados de Gerenciadores de emails (Outlook, Thunderbird, etc)  Salve os favoritos dos navegadores (IE, Firefox, Chrome, etc);  Salve os dados de outros programas;  Faça Backup dos drivers (de acordo com a situação)  Verifique quais programas e versões o sistema possui. 

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br


DEPOIS DE FORMATAR Coloque os drivers;  Instale os programas;  Restaure de volta todos os dados copiados;  Faça atualizações;  Otimize o sistema;  Crie um ponto de restauração; 

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br


COMO FORMATAR Inicie o sistema com o CD/DVD de instalação;  Não se esqueça de pressionar a tecla para o computador iniciar do CD;  Siga as próximas telas; 

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br


PROGRAMAS INDISPENSÁVEIS

Outros programas que o cliente solicitar

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Anti-vírus (AVG, Avast, Norton, Nod32 etc) Descompactador (Winrar, 7Zip, etc) Leitor de PDF (Adobe Reader, Foxit, etc) Pacote de Codecs (K-lite Mega Codec) Gravador de CD/DVD (Nero, Infrarecorder) Pacote Office


PARTIÇÃO

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Uma partição é uma divisão de um disco rígido. Cada partição pode conter um sistema de arquivos diferente. Consequentemente, vários sistemas operacionais podem ser instalados na mesma unidade de disco.


SISTEMAS DE ARQUIVOS

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.


SISTEMAS DE ARQUIVOS

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual. Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o Linux é que é o sistema mais popular.


DIFERENÇAS ENTRE UMA FORMATAÇÃO RÁPIDA E UMA FORMATAÇÃO NORMAL DURANTE UMA INSTALAÇÃO DO

WINDOWS XP

  

Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS (Rápida). Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT (Rápida). Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS. Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT. Manter o sistema de arquivos atual intacto (sem alterações).

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Durante uma instalação "limpa" do Microsoft Windows XP, você é solicitado a escolher uma das seguintes opções de formatação:


Ao escolher executar uma formatação normal em um volume, os arquivos são removidos do volume que você está formatando e o disco rígido é examinado em busca de setores inválidos. O exame por setores inválidos é responsável pela maior parte do tempo que demora para formatar um volume.

Se instalou o Windows XP em uma partição formatada usando a opção de formatação Rápida, também poderá verificar seu disco usando o comando chkdsk /r após a instalação do Windows XP estar completa.

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Se você escolher a opção de formatação Rápida, a formatação removerá os arquivos da partição, mas não examinará o disco em busca de setores inválidos. Use essa opção apenas se o seu disco rígido tiver sido formatado anteriormente e você tiver certeza de que ele não está danificado.


FAT 32

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

O FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias. Criado em 1996 pela Microsoft para substituir o FAT16 usado pelo MS-DOS e com uma série de limitações. O FAT32 foi implementado nos sistemas Windows 95 (OSR2), 98 e Millennium e ainda possui compatibilidade com os sistemas Windows 2000 e XP, que utilizam um sistema de arquivos mais moderno, o NTFS.


NTFS

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

Desenvolvido para superar as limitações do sistema FAT, o NTFS oferece melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 TB de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividí-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra. A Grande vantagem deste tipo de partição é que ela oferece nível de segurança por meio de acesso por nível de usuário, ou seja, através de uma tabela de usuários.


FONTES DE INFORMAÇÃO

Sérgio F. M. Garcia - www.serinfo.com.br

www.dicasdosergio.com.br


Aula 16 - Módulo 1  

Aula 16 do módulo 1

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you