Issuu on Google+

Jornal

“O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos.”

I Jo 1,3

Drogra Sendas (Rapharma) Roberto|Regina Fone: 2303-7030 / 2085-6111 Rua Itatira, 149 - Pq. Uirapuru - Guarulhos - SP

Esquadrilhas de alumínio e ferro em geral  Consertos e Reformas. Venha fazer seu orçamento!

Fone: 2412-9137 / 9.7337-1948

Rua Itatira, 330 - Pq. Uirapuru - Guarulhos - SP.

Empreiteira de Obras Fones: 2488-8876 9.6750-7650 Ligue e faça seu orçamento!

Valdeci


2 Olá amados amigos! Esse mês com a graça de Deus retornamos com a 2ª edição de nosso jornal "O Estigma", confiamos na Providência Divina e o Senhor providenciou para nós essa graça, agora contamos com os nossos patrocinadores parceiros na evangelização. Também temos a graça de anunciar em nossa diocese o novo Bispo Dom Edmilson Amador Caetano, que tomou posse dia 16/03, com cerimônia no Ginásio Paschoal Thomeo, nesta edição temos um espaço especial para descrever sobre esse grande momento para todos nós e conhecermos a pessoa de Dom Edmilson.

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

SÁBADO DOMINGO

Que Deus o abençoe nesta nova missão!

Padre Weber Galvani.

Responsável: Pe. Weber Galvani Equipe: Caique Lima, Lindalva Lemos, Lucia Simões, Claudete Bezerra, Douglas Ferreira, Ilka Alarcon, José Cavalcante, Lucicleide Souza, Renato Ferreira, Thiago Gomes, Maurilio Gomes, Ricardo Pereira, Camila Pereira, Luzinete, Henrique, Marcelo, Suelem e Vanessa Lehm. Editoração: Pascom. Tiragem: 2000

Terço da Misericórdia 2ª e 4ª segunda-feira do mês: Terço dos Homens na Matriz 3ª segunda-feira do mês: Terço das mulheres na Matriz Missa Missa Grupo de oração Missa 1ª sexta-feira do mês: Missa Última sexta-feira do mês: Missa pela Cura e Libertação Missa 1º sábado do mês: Hora Santa e Adoração c/ Apostolado da Oração Missa

2º Domingo de cada mês: Arrecadação de alimentos: Distribuição às famílias assistidas no Centro Comunitário do Jd. Ottawa. No dia 19 de cada mês: Terço dos Homens

19h - Capela

MATRIZ - SÃO FRANCISCO DE ASSIS Rua Tamboriú, 344 - Parque Uirapuru - Guarulhos/SP - Fone: 2488-9276 CAPELA - SÃO JOSÉ OPERÁRIO Avenida Iraucuba, 560 – Jardim Ottawa - Guarulhos/SP

Segunda a Sexta das 9h às 18h

saofranciscoassisuirapuru.blogspot.com.br

Sábados das 8h as 12h

Paróquia São Francisco Uirapuru Inscrições para Batizados, Casamentos, Catequese e atendimento do pároco.

pcsaofranciscodeassis@gmail.com P ARÓQUIA S ÃO FRANCISCO DE ASSIS E C APELA S ÃO JOSÉ OPERÁRIO.

15h - Matriz 19h30 - Matriz 19h30 - Matriz 19h - Capela 7h - Matriz 19h30 - Matriz 19h30 - Matriz 8h - Capela 19h30 - Matriz 8h Capela 9h - Matriz 7h30 - Matriz 9h30 - Capela 11h - Matriz 19h - Matriz A partir das 10h A partir das 15h

“O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos.”

I Jo 1,3

Assessoria Empresarial, Trabalhista, Cível, Família e Previdenciário.

Bolos e Salgados por encomenda Tel: (11) 2412-4849 Cel: (11) 98605-6687 / 7760-1808 agb.2006@ig.com.br

Fone: 2488-7109 Rua Mombaça, 116 - Parque Uirapuru

Av. Cap. Aviador W. Ribeiro, 434 - 1º andar Sala 01 - Base Aérea - Cumbica - Guarulhos (Esq. Sup. Rio Verde)

Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


3 nhar muito dinheiro com pouco trabalho. Amados, Este ano a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil trás como Tema a “Fraternidade e o Tráfico Humano”, juntamente com o Lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Com ofertas de trabalho no exterior, oportunidades mirabolantes de ganhos extraordinários e com muita “lábia” os aliciadores identificam estas pessoas, se envolvem em seu cotidiano e por fim enchem as “vítimas” com as melhores e mais promissoras propostas, e uma vez aceita, caem nas mãos destes aliciadores e consequentemente perdem sua liberdade, direitos, dignidade e muito mais, tornam-se escravos de um sistema brutal, covarde e intolerante, onde não há espaço para os direitos humanos, só há espaço para ofensas, quebra de cidadania, violência, e muitas outras agressões morais, físicas e mentais. Por isso oremos sem cessar a Deus Pai para que as pessoas que travam esta batalha sejam assistidas por Tua Graça e Misericórdia, pois como diz a palavra em Gl 5,1: “é para a liberdade que Cristo nos libertou.”

Com este tema nos vemos na obrigação de, como cristãos, ao menos refletirmos sobre a crueldade dos traficantes junto às mulheres, homens, crianças, adolescentes, jovens e todos os que são envolvidos como vítimas também do tráfico de órgãos. Dentro desta modalidade de crime podemos destacar quatro vertentes bem reais em nossa atualidade, tráfico de mulheres e homens para exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos e de crianças, jovens e adolescentes, Se informe com a Acolhida de nossa paróquia nas missas sobre a Campanha da onde, nestes casos acabam sofrendo todas as fases mencionadas anteriormen- Fraternidade que está sendo celebrada nas casas de nossa comunidade, vamos juntos rezar e pedir a Intercessão de Nossa Senhora das Graças no livramento te. das pessoas e famílias que vivem este problema. Atualmente o Tráfico Humano ou Tráfico de Pessoas movimenta uma quantia PAZ E BEM!! em dinheiro muito maior que o tráfico de drogas e de armas juntos. Muitos casos onde as pessoas se encontram perdidas socialmente, sem rumo, sem estrutura Renato Aparecido familiar e frente muitas vezes às dificuldades financeiras, elas acabam recorrenCoord. Paroquial do aos mais diversos caminhos para conseguirem uma vida mais confortável e estável financeiramente, achando que dali virá toda sua paz e sossego tão desejados. Daí o perigo de se buscar o “caminho mais fácil”, ou seja, algo para ga-

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo

"Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de

Na Semana Santa somos chamados a viver a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Irmos com Ele ao Calvário e Ressuscitarmos com Ele ao terceiro dia.

nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura." Is 53,5. "Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno." Hb 4,16

Páscoa, passagem da morte para a vida, deixar o "Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!" Mt 28,6 homem velho para renascer um homem novo na fé, na esperança e no amor. Alegrai-vos! Cristo Ressuscitou Aleluia! Momento maior de nossa existência cristã, anunciar que a morte não venceu Participem e renovem a vossa fé! Jesus e sim percebermos que com Ele somos mais que vencedores. E a Sagrada Escritura nos diz: "Portanto, se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, tamFeliz Páscoa! bém vós deveis lavar os pés um dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais a Lindalva Lemos mesma coisa que eu fiz." Jo 13,14-15 Vice-coordenadora Paróquial

Material de Construção Fernandes

Tudo para construir e reformar.

Ferramentas em geral. Venha fazer seu orçamento! Av. Monteiro Lobato, 6210 - Guarulhos (ao lado do correio da base aérea de Cumbica)

R. Estrada Velha de São Miguel, - Jd. Ottawa. Fones: 2481-2473 / 2303-1462

Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


4 No domingo dia 16 de março, recebemos no Ginásio do Thomeozão, para a Posse de Dom Edmilson Amador Caetano, cerca de 6 mil fiéis, religiosos, religiosas e leigos. Também participaram da celebração: o Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, o Cardeal Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e o Cardeal Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis.

Durante sua homilia, Dom Edmilson nos lembrou de que não vivemos uma caminhada com Deus porque somos melhores que ninguém, mas porque somos sustentados na fé. A escuta da voz de Deus é fundamental para vivenciarmos a nossa fé e sabermos dos desígnios de Deus. Precisamos escutar Deus que nos fala na Igreja, no povo e na palavra. Não é fácil, quando temos a tentação de ouvir a nós mesmos... A fé vem acompanhada de uma promessa... Deus fala a Abrãao: “Eu farei de ti uma grande nação”. É com essa promessa de Deus que devemos nos lançar aos desafios de pastorais de trabalhos. Promessa de vida eterna que acompanha a nossa fé. É um convite para escutarmos a voz de Deus, para que possamos acreditar no amor que transforma.

A PASCOM ajudou a cobrir o evento, tirando fotos e entrevistando alguns dos presentes, confira: PASCOM - “Padre Edson, quais os desafios que terá o novo Bispo em nossa diocese?” PADRE EDSON da PAR. STO. ANTONIO DE PÁDUA - VILA AUGUSTA “Dom Edmilson irá primeiro conhecer o seu rebanho, todo o clero o povo, construir relações e só depois conhecer todos os desafios comuns em uma diocese.”

PASCOM - “Como o seminário vive a espera pelo novo Bispo? SEM. ITÁLO da PAR. STA RITA DE CÁSSIA - “O seminário é o coração da igreja, todos os sacerdotes saem de lá. Como Pastor, Dom Edmilson é chamado a nos formar, para assemelharmos ao modelo do Bom Pastor, que é Jesus.”

Confiram todas as fotos em nossa página no Facebook:

PASCOM - “Padre, o Senhor conheceu o nosso Bispo? Como ele é?” PADRE VÍNICIUS - VIGÁRIO do SANTUÁRIO N. SENHORA DO BONSUCESSO “Muito humilde, acolhedor, simples, muito aberto e comunicativo, dispensa formalidades, é despojado, muito sábio e capacitado. Esperamos que ele traga bons frutos para nossa diocese.”

/ParoquiaSaoFranciscoUirapuru

O nosso Padre Weber, como Chanceler da Diocese, teve a missão de comunicar os documentos que empossava o nosso Bispo Dom Edmilson. “Parabéns, Padre Weber.”

A nossa comunidade presente e atuante. Durante a cerimônia de posse eles trabalharam. “Valeu galerinha!”

Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


5 Dom Edmilson é paulista, 53 anos, monge da Ordem Cisterciense (O.Cist). Seu lema episcopal recorda a graça divina que sustenta a missão:

“Deus providenciará”

Biografia de Dom Edmilson Amador Caetano Data de nascimento: 20 de abril de 1960 Local: São Paulo/SP Filiação: Pedro Amador Caetano e Maria Eliza de Camargo Caetano Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo: 29/06/1960: Paróquia Imaculada Conceição (Bela Vista, São Paulo/SP) Confirmação: junho de 1961 (Hospital Matarazzo Bela Vista, São Paulo/SP) 1ª. Eucaristia: 10 de dezembro de 1967: Paróquia Imac. Conceição (Bela Vista, São Paulo/SP) Vida religiosa: Ingresso ao noviciado: 02/02/1978 (Mosteiro S. Bernardo - São José do Rio Pardo/SP) Profissão temporária: 15/02/1979 (Mosteiro S. Bernardo - São José do Rio Pardo/SP) Profissão solene: 25/03/1982 (Mosteiro S. Bernardo - São José do Rio Pardo/SP) Ministérios de Leitor e Acólito: 15/08/1983 (idem) Ordenação diaconal: 12/12/1984 (Paróquia N.Sra. das Graças, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP, bispo ordenante: D. Joel Ivo Catapan SVD, bispo auxiliar) Ordenação presbiteral: 07/12/1985 (Mosteiro São Bernardo - São José do Rio Pardo/SP, bispo ordenante: D. Tomás Vaquero-bispo diocesano de S. João da Boa Vista) Eleição abacial: 19/03/1997 Bênção abacial: 04/05/1997 Estudos: 1967: 1ª. Série: Grupo Escolar Rodrigues Alves (Av. Paulista, São Paulo/SP) 1968-1970: 2ª - 4ª séries: Grupo Escolar Tito Prates da Fonseca (Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP) 1971-1977: 5ª; 8ª.séries, 1º; 3º Colegial: Colégio Estadual Augusto Meirelles Reis Filho 1979-1981: Curso de Filosofia: Instituto Superior de Filosofia do Mosteiro de São Bento (São Paulo/SP) 1982: 1º. Ano de Teologia - Instituto Teológico Pio XI (São Paulo/SP) 1983-1985: 2º - 4º. Anos de Teologia: Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil - Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

1987-1989: Biênio de Especialização em Teologia Monástica, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo - Roma - Itália Cargos no mosteiro / Congregação / e vida monástica: 1989-1993: Mestre dos professos temporários 1990-1993; 1995-1996; 2001 : Mestre de noviços 1990-1993; dez/1996-março/1997: Prior do Mosteiro 1995-1996: diretor dos oblatos seculares 1997: Abade do mosteiro 1999-2006: Presidente da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil) 2005: Membro do Conselho do Abade Presidente da Congregação de São Bernardo da Itália, Ordem Cisterciense. Cargos nas Paróquias e Diocese de São João da Boa Vista 1985-1987; 1989-1990; 1992-1997: Vigário Paroquial da Paróquia São Roque - São José do Rio Pardo/-SP 1990-1992: Pároco da Paróquia Cristo Redentor: São José do Rio Pardo/SP 1997-2001: Pároco da Paróquia São Roque - São José do Rio Pardo/SP 1991: Presbítero de equipes de Catequistas do Caminho Neocatecumenal na diocese de São João da Boa Vista 1986-1987; 1989-1993: Capelão do Hospital S. Vicente - S. J. Rio Pardo/SP 1995-2001; 2004-2007: Membro do Conselho de Presbíteros da diocese de S.J.Boa Vista 1999- Acompanhamento espiritual aos grupos de reflexão sobre a Economia de Comunhão e Movimento Político pela Unidade, do Movimento dos Focolares, em são José do Rio Pardo 2001 - Acompanhamento espiritual das Comunidades da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhor das Graças - Vila Nova Cachoeirnha - São Paulo/SP (residência dependente do Mosteiro São Bernardo) 1998-2007: Membro do Colégio de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista 1989: Professor de História da Filosofia Antiga e Medieval no Instituto de Filosofia “Imaculado Coração de Maria”, em São João da Boa Vista 1992-1998: Professor de Espiritualidade no Curso Propedêutico da diocese de São João da Boa Vista, em Caconde/SP 1992-2001: Professor de Patrologia no Instituto de Teologia “Imaculado Coração de Maria” em São João da Boa Vista 1995-1997: Diretor de Estudos filosóficos e teológicos do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, São João da Boa Vista 2004: Professor de Patrologia no Instituto Teológico Santa Clara de Assis, da comunidade Missionária Providência Santíssima, diocese de São João da Boa Vista, Mococa/SP. Fonte: http://www.diocesedebarretos.com.br/dom-edmilson.htm

Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


6 Homem que agradou a Deus Não é sem razão que a Igreja, no meio da Quaresma, tira o roxo no dia 19 de março e coloca o branco na liturgia, para celebrar a festa de São José, esposo da Virgem Maria. Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso

São José para ser pai adotivo de seu Filho divino e humanado. E Jesus lhe era submisso, como mostra São Lucas. Santa Teresa d’Avila (1515-1582), a primeira doutora da Igreja, a reformadora do Carmelo, disse: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. E declarava que em todas as suas festas lhe fazia um pedido e que nunca deixou de ser atendida. Ensinava ainda que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre em todas. Celebrar a festa de São José é celebrar a santidade, a espiritualidade, o silêncio profundo e

fértil. O pai adotivo de Jesus entrou mudo e saiu calado, mas nos deixou o Salvador pronto para começar a Sua missão. É como alguém destacou: “O servo que faz muito sem dizer nada; o especial agente secreto de Deus”. Ele é o mestre da oração e da contemplação, da obediência e da fé. Com ele aprendemos a amar a Deus e ao próximo. São José viveu o que ensinou João Batista: “É preciso que Ele [Jesus] cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

Fonte: http://blog.cancaonova.com/ felipeaquino/2014/03/19/o-nosso-pai-sao-jose/

Capela restaurada em 2014 A Capela São José Operário, está de cara nova desde de o mês de fevereiro foi trocado o piso e restaurada a capela do Santíssimo. Durante a celebração da missa de inauguração do piso, o Padre Weber colocou a última peça de porcelanato contendo os nomes de todos que colaboraram com as doações para a compra e colocação do piso. Na comunidade São José Operário - Acontece...

LOCAL: RUA WAMBES (PRAÇA DO JD. OTTAWA) A PARTIR DAS 19H Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


7

4º sábado às 19 horas

dos HOMENS toda 2ª e 4ª segundas-feiras na Matriz e Dia 19 de cada mês na Capela das MULHERES toda 3ª segunda-feira na Matriz

PÓS ENCONTRO PARA FAMÍLIAS

da MISERICÓRDIA toda segunda-feira na Matriz; e toda quinta-feira na Capela;

3º sábado às 19 horas

do APOSTOLADO toda sexta-feira às 19h (antes da missa).

Testemunho: Sempre fui um homem de pouca fé, assim como a maioria dos homens minhas prioridades eram outras, trabalhar, levar o pão para casa, bens materiais, etc.

cobri que meu filho conhecera as drogas com apenas quatorze anos. Daí, comecei a buscá-lo em lugares que jamais imaginei que iria, foram tempos dolorosos.

Casado, pai de três filhos, tenho uma esposa maravilhosa que sempre me aconselhou, e querendo me levar à igreja me dizia:

O que fazer? Lembrei-me do que aquela mulher de fé, minha esposa, sempre falava: que precisávamos de DEUS.

- Vamos, precisamos de DEUS...; e eu, sempre relutante.

Então, já em desespero, acabei seguindo seu conselho, fui para a igreja, conheci a Paróquia São Francisco de Assis – Uirapuru, e sempre que possível meus filhos estavam e estão presentes. Através de experiências como o ECC, GRUPO DE ORAÇÃO, TERÇO DOS HOMENS, QUERIGMA e por último o SEMINÁRIO DE VIDA juntamente com a EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO, a vida da minha família se transformou totalmente.

Meu tempo era para o futebol e a reunião com os amigos, no batizado de minha primeira filha, cheguei atrasado à cerimônia porque não podia perder o jogo de futebol com os “amigos”. O pouco dialogo com minha família imperava, até que um dia um dos meus filhos chegou em casa transtornado, totalmente alterado, foi aí que des-

Hoje fico muito orgulhoso quando vejo meus filhos indo à igreja, fico muito feliz porque através de tudo isso, consegui enxergar que: - quem realmente precisava de cura era eu, e só quem poderia me dar essa cura era JESUS e assim ELE tem feito a cada dia na minha vida e na vida da minha família. Irmãos façam sua própria experiência com DEUS. José Cavalcante Pastoral do Batismo / G.O. Maria Mãe e Mestra.

Envie-nos sua sugestão para o ESTIGMA: testemunhos, anúncios, notícias, informações e utilidades públicas. Para o e-mail: pcsaofranciscodeassis@gmail.com.

José ou Maria fone: (11) 2412- 5062 R. Itatira, 463 - Pq. Uirapuru - Guarulhos - SP Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


8

Copyright ©2014 PASCOM - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Francisco de Assis - Uirapuru Todos os direitos reservados. Destinado apenas para leitura. Proibida a reprodução deste material.


Jornal - O ESTIGMA - 2ª Edição - 2014