Issuu on Google+

Nº 01/2014

Em Revista

UGP LANÇA PADI 2014 UOE realiza 6ª Semana do Microempreenpredor Individual no Acre HELPDESK? UTIC LANÇA SISTEMA INOVADOR

COPA

UDTPP

DIRETORIA DO SEBRAE NACIONAL LANÇA “COPA DOS ESPECIALISTAS”

UDTPP REALIZA O I ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL


EXPEDIENTE DIRETORIA João Batista Fecury DIRETOR SUPERINTENDENTE Elizabeth Amélia Monteiro DIRETORA TÉCNICA Luiz Carlos Simão Paiva DIRETOR ADMIN. E FINANCEIRO

DIRETORIA DO SEBRAE NACIONAL LANÇA “COPA DOS ESPECIALISTAS” No intuito de alinhar e aprofundar a compreensão de todos os seus empregados sobre a estratégia Sebrae 2022, público-alvo, ambiente legal, cenário econômico, produtos, programas e projetos por meio da disseminação de conteúdos relevantes de forma lúdica e motivadora, o Sebrae promove o Concurso Cultural denominado “COPA DOS ESPECIALISTAS 2014”.

ASSESSORES Claudio Roberto Araújo SUPERERINTENDENCIA Kleber Campos DITEC Corina Brasil

A COPA DOS ESPECIALISTAS 2014 é um jogo online criado para promover a competição e capacitação dos empregados sebrae de todas as Unidades Federativas e Sebrae/Nacional e que tem como cenário a Copa do Mundo de Futebol, onde cada jogada será baseada em perguntas e respostas cujo tema é o Sebrae.

DIRAF Martha Martins CDE CHEFE DE GABINETE Suzyanny Barreto CDE Izabel Cristina Barros

As inscrições dos times serão feitas exclusivamente pela Internet, a partir do dia 24 de março ao dia 09 de abril de 2014, no site www.copadosespecialistas.com.br, os empregados poderão participar como jogadores ou como torcedores. A participação é restrita aos empregados que estejam devidamente cadastrados no livro de registro de funcionários do Sebrae.

DIREX GERENTES E ADJUNTOS Lauro Santos / Maysa Gonçalves - UOE Adriana Elizabete de Souza - UACI

Todas as etapas acontecerão entre 10 de abril e 30 de maio. As demais informações relacionadas ao jogo, tais como a forma de jogar, suporte etc. estarão disponibilizadas para consulta no site oficial da competição: www.copadosespecialistas.com.br.

Sirlânia Venturin - UACCS Clovis Gonçalves /Soraya Neves - UAMIT Maria do Socorro Figueiredo - UCE Tristão José Cavalcante - UACA Laiz Montenegro / Hellen Chaves - URJ Elton Pantoja/ Janaina Pinheiro - UGE Vanessa França - UMC Wanderley Dantas / Flávia Huck - ASJUR Cezarinete Alves - UADI Francisco Bezerra - UDTPP Fábio Oliveira - UGP Adonai Fares - UTIC Laura Simone Rodrigues - UGA Rosa Nakamura - UGF INFORMATIVO ON LINE Vanessa França - UMC Editoria Jahnnyne Lima - UMC Texto e fotografia Evandro Souza - UMC Fotografia James Maciel - UMC Diagramação e fotografia

DA PREMIAÇÃO 1º e 2º Lugares: participação em visita técnica ao Vale do Silício (Califórnia, EUA) 3º Lugar: Participação no Evento Expo Management 2014 (4,5 e 6/11) – São Paulo.


PDF ENTRA EM NOVA FASE

UGA

O Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) que é desenvolvido pela Unidade de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, sendo coordenado no Acre pela Unidade de Gestão Administrativa (UGA) entra em nova fase. Em 2013, no Acre, o projeto estava em fase piloto e no primeiro trimestre de 2014 começa a trabalhar a capacitação de gestores de contratos. “Esse mês iniciamos a capacitação, pre requisito para participação no projeto, com uma turma de analistas da UAMIT, UMC e UGA. A turma formada por seis gestores está fazendo o curso de gestão de contrato pela UCS,”, explica a gestora do PDF, Valéria Rossy. Em linhas gerais o PDF busca melhorar a entrega dos fornecedores do Sebrae, nos quesitos: atendimento, prazo, qualidade, falhas e satisfação. O projeto traz benefícios como a redução de não conformidades no fornecimento e aprimoramento da gestão de fornecedores e a gestão de contratos.

PROJETOS DA UACI INICIAM CONSULTORIA

UACI

- Confecção e Moda de Rio Branco O Projeto Confecção e Moda de Rio Branco iniciou na terça-feira, 18, consultoria para implantação de uma central de negócios. A consultoria é voltada às 15 indústrias de confecção assistidas pelo projeto e tem previsão de duração até novembro. As indústrias terão acompanhamento do consultor Mafran de Oliveira, credenciado do Sebrae na metodologia de Central de Negócios. A central de negócios visa despertar e orientar o grupo para transformar dificuldades comuns em oportunidades conjuntas. “A ideia de trabalhar essa central de negócios surgiu da necessidade de cooperar para competir, pois as indústrias de confecção participantes do projeto em sua maioria necessitam se unir para ter poder de compra, venda e produtividade”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo a Indústria, Adriana Souza. - Padaria Competitiva O projeto Padaria Competitiva realiza, de 10 a 19, a consultoria de formação de preço. Ministrada por Carlos Alberto Lima, consultor do Sebrae, especialista na metodologia de formação de preço para panificação, a ação desenvolvida in loco visa preparar empresários que lidam com a gestão financeira de sete empresas rio-branquenses. O que é uma Central de Negócios? Para o Sebrae, a Central de Negócios é uma iniciativa de empreendedores por meio da união de forças e ações conjuntas de pessoas físicas ou jurídicas e independentes entre si. O objetivo da Central de Negócios é superar dificuldades, incrementar oportunidades, acessar novos mercados e gerar benefícios para seus associados por meio da constituição de uma organização empresarial. Além disso, visa gerar benefícios comuns por intermédio de ações coletivas, aumentando a competitividade e a lucratividade das pessoas e/ou empresas participantes.


PADI 2014

UOE

A

reunião de gerentes realizada no dia 26 de fevereiro marcou o início do Plano do Acompanhamento de Desenvolvimento Individual (PADI) 2014. A Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) promoveu ainda, dia 27, no auditório, a reunião de apresentação do PADI aos funcionários, e posteriormente realizou as oficinas, no período de 10 a 14 de março. “A reunião de gerentes capacitou 17 pessoas, entre gerentes, assessores e gerentes adjuntos. Na reunião de apresentação compareceram 45 pessoas. A oficina teve 97% de avaliação positiva por parte dos colaboradores. Isso é importante, pois ela (oficina) permite ao colaborador visualizar já no início do ano como seu esforço e resultado agregam nas metas de equipes e por consequência nas metas organizacionais”, ressalta Fábio Oliveira, gerente da UGP. De acordo com o gerente algumas unidades, a exemplo da UGF, já saíram da oficina com as metas adiantadas. “O objetivo da oficina é praticar, apoiar as unidades na elaboração das metas tanto de equipe quanto de desenvolvimento individual”, explica. A analista Claudia Maia relembra aos colaboradores quanto à data limite para conclusão do PADI. “O colaborador tem até o dia 30 de abril para conclusão do PADI 2014, lembrando que para inserir as metas de desenvolvimento no Sistema de Gestão de Metas (SGM), as metas desempenho tem que estar devidamente aprovadas pelo superior imediato”.

I ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL

UDTPP

D

isseminar informações sobre o tratamento simplificado, diferenciado e favorecido aos pequenos negócios , conforme previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi o objetivo do Encontro Regional de Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas realizado em Assis Brasil no dia 14 de março. O Tribunal de Contas do Estado, a Associação do Municípios do Acre e o Sebrae foram os realizadores deste encontro que é o primeiro de quatro reuniões que acontecerão nas regionais Tarauacá/Envira no município de Tarauacá, Baixo Acre/Purus no município de Porto Acre e Juruá no município de Rodrigues Alves. Em Assis Brasil o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Euclides Cavalcante Bastos falou da importância de se aplicar a lei no município. “Com a implementação da Lei no município o que se gasta no município fica no município mesmo, e para o desenvolvimento dos negócios é muito bom por que o dinheiro gira no local incentivando o comercio.”


6ª SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

UOE

C

om o objetivo de atender e repassar orientação técnica a Microempreendedores Individuais e aos potenciais empresários, a Unidade de Orientação Empresarial realiza a 6ª Semana do Microempreendedor Individual. O evento acontece, simultaneamente, em todos os estados brasileiros, no período de 31 de março a 05 de abril. No Acre, 12 municípios serão beneficiados. Em todo o Brasil, já foram realizadas cinco edições da Semana do MEI. No Acre, mais de 11 mil microempreendedores individuais foram formalizados até o ano passado. “Na sexta edição da Semana, o foco será a capacitação através das Oficinas SEI. As capacitações visam facilitar a compreensão do empreendedor sobre o mundo empresarial em que está envolvido, e as vantagens da formalização que estão previstas em lei”, conta Maysa Gonçalves, gerente adjunta da UOE. Além das oficinas, a Semana contemplará também as orientações para as obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, orientações com relação ao preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais. Os 12 municípios que vão receber a Semana do MEI, serão: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri. Os principais parceiros dessa ação são os bancos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia), a Prefeitura Municipal de Rio Branco, a Secretaria de Estado de Educação, as associações comerciais dos municípios, além da Unidade de Marketing e Comunicação e a Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae no Acre.

LANÇAMENTO: O SISTEMA HELPDESK

UTIC

A Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (UTIC) lançou na segunda-feira, 17, a fase piloto do HelpDesk ou Gerenciamento de Incidentes, um sistema inovador que funcionará como um canal de comunicação entre a unidade e demais colaboradores. O período de teste do sistema está sendo realizado nas unidades diretamente ligadas à Diretoria de Administração e Finanças, fase onde será avaliado o entrosamento do colaborador com a nova ferramenta. A previsão é que até o dia 07 de Abril seja efetivada a instalação em todos os terminais de colaboradores. “O HelpDesk visa agilizar e organizar o atendimento da UTIC para as unidades do Sebrae no Acre, demonstrando inclusive o andamento do atendimento, e possibilitando a UTIC colher informações sobre a avaliação dos atendimentos realizados”, conta o analista técnico, Fábio Ortiz, responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema. Para auxiliar os colaboradores no bom uso do HelpDesk, a UTIC criou e disponibiliza o Manual de Utilização do Colaborador. O manual encontra-se disponível na intranet > Espaço de trabalho da UTIC > Documentos > Documentos Compartilhados.

O sistema de Gerenciamento de Incidentes foi desenvolvido pelo Sebrae RN, mas pequenas aplicações para o desktop foram desenvolvidas pelo Sebrae Acre. A diferença é que no Acre o HelpDesk funciona como um gadget.


ARTESANATO ACREANO: EXPOART

UACCS

O artesanato acreano é reconhecido nacionalmente e participa do Projeto ExpoArt que tem seu foco no desenvolvimento de produtos artesanais de alto valor agregado e identidade regional, para ser comercializado durante os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará, através de ações de capacitação, como consultorias e oficinas, e acesso ao mercado, através da inserção do artesanato em novos pontos de venda. No Acre o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (SETUL), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Prefeitura de Rio Branco, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, das prefeituras: Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e de Cruzeiro do Sul. “No primeiro trimestre de 2014, foram realizadas ações de planejamento do projeto, participação no Conselho Estadual de Economia Solidária. Estamos realizando várias atividades de fortalecimento da parceria com a SETUL, fato que tem contribuído para a gestão do projeto” avalia Aldemar Maciel, gestor de artesanato. AÇÕES Em parceria com Governo do Acre, através do Instituto Dom Moacyr foi realizado um diagnóstico e um workshop com artesãos que produzem calçados artesanais em látex, esta coleção será apresentada em Milão – Itália no período de 08 a 12 de abril. Em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco, a UACCS realizou ainda uma Feira de Artesanato e Economia Solidária no período de 7 a 9 de março com participação de 95 expositores. “Estamos trabalhando ainda para elevar a formalização do público alvo, realizamos atividades de sensibilização com reuniões, palestras e orientação em parceria com UOE. Até o presente, formalizamos 12 unidades através do Empreendedor Individual e estamos contribuindo com a UCE para realização de oficinas SEI”, conta o gestor.


Boletim informativo 2014 1