Issuu on Google+

Projeto Pré-JMJ Franciscana São Paulo 2013


Histórico do evento:

“Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.”

Apresentação da Pré-JMJ em São Paulo Neste ano de 2013 o Brasil sediará a JMJ, que irá convergir em um momento muito esperado para os católicos já que ela receberá a visita do Papa Francisco I. Muitas atividades estão sendo previstas e estruturadas para programação da JMJ, evento de grande porte que tem a previsão de juntar, aproximadamente, dois milhões de visitantes, na maioria, jovens de todo mundo na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Dentro dessa programação acontecem as chamadas Pré-Jornadas que serão encontros que antecedem o evento mundial. Elas são oportunidades para os jovens conhecerem outras realidades além da do Rio de Janeiro. Entretanto, muitas delas, são em contextos exclusivamente eclesiais e com programação devocional religiosa. Diante disso, o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), juntamente com a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM) e a Paróquia Franciscana de Santo Antônio do Pari se propõem preparar uma semana para ir além da dimensão religiosa e sim, partir da compreensão franciscana de “evangelizar”. Para isso promoverá a Pré-Jornada para contribuir com o intercâmbio cultural, social e religioso dos 170 jovens vindo da ilha de Gwadaloupe no Caribe. A Pré-Jornada Franciscana em São Paulo, acontecerá entre os dias 16 e 22 de Junho de 2013 sediado na Paróquia Santo Antônio do Pari, integrada a sede do Sefras e do Colégio Bom Jesus. Nesse período os jovens terão uma agenda de atividades que darão a oportunidade de conhecer a cidade de São Paulo através da presença e ótica da juventude paulistana que trabalha na perspectiva de contribuir para uma cidade e sociedade diversa e justa. Além disso, eles terão um espaço de convivência fraterna, de expressão cultural e de mística. A programação criada por uma equipe multidisciplinar terá atividades como: acompanhamento de trabalhos de campo às instituições e movimentos sociais,


programação cultural interna e externa, círculo de troca de saberes, momentos celebrativos e de co-criação entre outros. Público: 170 jovens católicos acima de 18 anos (inseridos em Pastorais da Juventude, Comunidades Eclesiais de Base e diversas outras realidade eclesias da Igreja Católica). Proposta: Realizar uma semana de inserção e troca de experiência entre as “juventudes” de diferentes realidades sociais e culturais. A intenção é que esse período contribua para os jovens pensarem em ações e projetos nas suas localidades, afim de que saiam comprometidos com o mundo pelo qual somos responsáveis. E que possam multiplicar com outros jovens tanto da sua localidade quanto os que irão encontrar no Rio de Janeiro. Objetivo: Contribuir na programação da JMJ, na perspectiva de integração e formação dos jovens para uma compreensão cristã de presença no mundo, através do contato com múltiplas realidades sociais e religiosas.

Metodologia: Pedagogicamente pretende-se trabalhar seguindo os preceitos de educação dos métodos de Paulo Freire de Ação-Reflexão/Reflexão-Ação. Em uma perspectiva humanista, inclusiva, dialógica e cooperativa, que contribua com o exercício do respeito a diversidade, o exercício da cidadania ativa, a horizontalidade na tomada de decisão, o trabalho em rede e a coresponsabilidade entre outras. Outro metodologia que se mesclará com a Freiriana é a usada pelas Pastorais da Juventude no Brasil e pelas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), que é método: VER-JULGAR-AGIR-AVALIAR e CELEBRAR. Toda a ação será visibilizada por meio de debates, experiência vivencial, cultural e de espiritualidade e mística. Todo esse conjunto metodológico contará com uma equipe que deve facilitar e ajudar a manter o espírito da proposta. Sistematização do encontro Para termos uma sistematização do antes e depois da ação dos jovens em São Paulo, faz necessário o registro e documentação desse evento. Para isso, iremos utilizar ferramentas medológicas baseadas nos preceitos da educomunicação que utiliza as novas tecnologias digitais como forma de comunicar e mediar processos grupais e socializar o resultado das atividades. Essas ações seraão expressada por meio de videorepotagens, fotografia, vídeos, desenhos, publicações nas redes sociais (facebook, blog pessoais, blog JMJ Franciscanos) e outros afins.


Ritmo das Atividades Dia

O que?

16/06 Terça-feira

Onde?

Chegada dos grupos/Acolhida

Paróquia Santo Antônio

Acolhida com Apresentação De Onde Venho? Onde Estou? Apresentação Historia Social da Cidade de São Paulo/Brasil e Apresentação da Programação Pensada. Contextualização dos locais que serão visitados e proposta metodológica das visitas.

Paróquia Santo Antônio

18/06Quintafeira

Café da Manhã Coletivo e Saída em Subgrupos

temos que fechar os roteiros

19/06 Sexta-feira

Período da Tarde Painel de Compartilhamento de Impressões das Visitas

Paróquia Santo Antônio

20/06Sábado

Saída cultural para lugares escolhidos pelos jovens.

Descrito no cardápio de opções

21/06Domingo

Celebração/Mística Festa Junina

Quadra do Colégio

22/06 Segundafeira

Despedida Momento Preparado pelos jovens

Paróquia Santo Antônio

23/06 Terça-feira

Ida dos Grupos para Rio de Janeiro

17/06 Quartafeira

·

E


Descrição Atividades

Dia 16/06- Chegada: faremos a recepção/acolhida. Colocar sinalização e mapas dos espaços para os jovens poderem se localizar. Jantar Dia 17/06- Período da tarde: Entrosamento, montar estacionamento de expectativas Como eu cheguei? Apresentar Programação pensada fazer roda de dialogo com os jovens sobre o que acham da proposta. Apresentação: historicidade de São Paulo (pensar em quem fara isso em inglês ou francês e de uma forma não cansativa, também podemos pensar em um filme, montar uma linha do tempo com fotos etc). Apresentar cardápio de opções de lugares para visitar na Quarta-feira e definir a divisão dos subgrupos e fazer a contextualização de cada lugar visitado. Noite- livre Dia 18/06- Café da manhã e tempo para os jovens limparem coletivamente o espaço que irão ocupar. Saída para os lugares que irão receber os jovens. Noite - livre Dia 19/06 - Café da Manhã tempo para os jovens limparem coletivamente o espaço que irão ocupar. Ciclos de compartilhamento das experiências das saídas. Tarde Ciclo de conversa com jovens de coletivos variados (escolher coletivos expressivos e diferenciados). Intercambio de realidades das diversidades apresentadas em forma de exposição dialogada. De onde venho? Por que faço parte de coletivo? Qual histórico do meu coletivo, minha luta? E o que mais precisar ser com partilhado. Noite livre Dia 20/06- Café da Manhã tempo para os jovens limparem coletivamente o espaço que irão ocupar. Apresentar cardápio de lugares para visita cultural, separar subgrupos para saída.


Noite- livre Dia 21/06 (domingo)- Café da Manhã tempo para os jovens limparem coletivamente o espaço que irão ocupar. Tarde: Mística/ e ou missa Fim de tarde Noite- Festa junina Dia 22/06 (segunda-feira)- Café da Manhã tempo para os jovens limparem coletivamente o espaço que irão ocupar. Tempo para jovens pensarem em apresentações que sistematize suas experiências em São Paulo.

Almoço Apresentação dos jovens, e mística de despedida. Noite livre Dia 23/06- Ida dos jovens para Rio de Janeiro Cardápio para às noites livres       

Sarau, música, poesia declarações afins, Teatro, Viver o Ócio (criar o seu tempo a partir do nada ou do tempo construído, Cineclub, Danças: (danças circulares e danças típicas), Capoeira, Hip Hop.

Filmes   

Narradores de Javé, Xingu, Batismo de Sangue

Documentários 

Lixo Extraordinário,

Sobre Rios e Córregos,


Materiais Papelaria 25 - Cartolinas Coloridas Cores Diversas e Vivas 10 -Conjutos de Canetinhas Coloridas 2 -Fitas Creps 1 -Rolo de Folha de Flip Chat

Materiais Eletrônico Data Show e Lep top (3) Telão (3) Caixa de Som (3) Microfones (4) HDs Externos (2) Câmera Fotográfica Câmera filmadora Equipe de trabalho: (ver a partir das atividades)

      

Equipe comunicação: Equipe de sistematização: Equipe de facilitação de momentos coletivos Equipe dos momentos culturais/mística Equipe cozinha Equipe tradução Equipe de enfermagem Entre outros (vejamos na reunião)

Logística necessária: Orçamento:


JMJ 30/04