Page 1

CENTRO DA COMUNICAÇÃO GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS DISCIPLINA: PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PROFESSORA ESPECIALISTA ADRIANA REGINA MIORELLI CARNIEL

15 PRIMAVERAS

CAROLINE PADILHA, DANIEL MELO, FERNANDA CAPELINI, GIOVANA GOMES, MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA, MICHELE GADINI LOCH, NATALIA BORBA, STELA LOPES COTTA E VANESSA DA SILVA SOUSA.

CAXIAS DO SUL 2017


15 PRIMAVERAS

Atividade elaborada tendo como base o conteúdo

da

disciplina

de

Produção

e

Organização de Eventos, no segundo semestre de 2017 do curso de graduação em Relações Públicas, na FSG Centro Universitário. Profa Especialista: Adriana Regina Miorelli Carniel

CAXIAS DO SUL 2017


AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente à professora Adriana Regina Miorelli Carniel, ministrante da disciplina de Produção e Organização de Eventos, pelo auxílio na realização deste evento durante o decorrer deste semestre. Ressaltamos também o agradecimento às famílias

participantes

do

evento,

pela

confiança no grupo em realizar esta atividade com suas filhas. Aos parceiros que apoiaram e tornaram possível a realização deste projeto.


SUMÁRIO 1. PROJETO 15 PRIMAVERAS .............................................................................. 5 1.1.

OBJETIVO PRINCIPAL:................................................................................. 5

1.2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: .......................................................................... 5

1.3.

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO ................................................................... 6

1.4.

DIVULGAÇÃO ................................................................................................ 7

1.5.

PARCERIAS INSTITUCIONAIS .................................................................... 7

2. ROTEIRO DE ATIVIDADES .............................................................................. 9 3. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ................................................................ 12 3.1.

PESQUISA ................................................................................................................ 12

4. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS ......................................... 15 5. CONCLUSÃO .................................................................................................. 16 6. ANEXOS ............................................................................................................... 17 6.1.

ACOMPANHAMENTO DA PÁGINA NO FACEBOOK............................... 17

6.2.

CLIPAGENS E DIVULGAÇÕES DE OUTROS VEÍCULOS ................................ 22

6.3.

RETORNO DE AGRADECIMENTOS .................................................................... 31

6.4.

IMAGENS GERAIS DO EVENTO.......................................................................... 35

6.5.

PROTOCOLO DO EVENTO ................................................................................... 46


5

1. PROJETO 15 PRIMAVERAS

Com a finalidade de proporcionarmos um momento marcante para meninas em situação de vulnerabilidade social, ou que simplesmente possuem o sonho de ter sua festa de 15 anos, porém, sem as condições econômicas necessárias para isso, decidimos unir o trabalho final do semestre de Produção e Organização de Eventos com a nossa vontade de realizar sonhos através da comunicação. Através de parcerias com diversas empresas e apoio dos cursos e coordenadores do Centro de Comunicação da FSG Centro Universitário, o evento promoveu um dia diferente para 12 meninas. A escolha das debutantes deu-se através de indicações de instituições sendo avaliado o seu histórico escolar, frequência nas aulas, boletim e se completou ou iria completar 15 anos até dezembro de 2017.

1.1. OBJETIVO PRINCIPAL: 

Realizar sonhos através da Comunicação aliando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com os práticos da profissão de Relações Públicas.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Organizar um baile de debutantes para 12 meninas oferecendo um completo tratamento de princesa.

Proporcionar uma experiência única para as debutantes, seus familiares e amigos.


6

1.3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

O pré-evento foi realizado de agosto a novembro, desde a escolha do tipo de evento, escolha das debutantes, busca por parceiros e divulgação do projeto. A identidade visual do projeto foi criada pela acadêmica de Relações Públicas Fernanda Capelini. Os tons de rosa e laranja utilizados na imagem representam suavidade, alegria, delicadeza e diversão. Visando apresentar a essência de uma menina completando 15 anos. A escolha das flores para serem as grandes protagonistas da identidade do projeto se deu devido à premissa de que representam um novo ciclo na vida das meninas debutantes. As flores também remetem ao nome 15 Primaveras, que representa a estação do ano em que o projeto foi realizado e a transição para um novo ano. O losango, utilizado na parte central, é considerado um símbolo feminino, ou da feminilidade, lembrando assim da passagem de menina para mulher, fase a qual as debutantes estão passando. A fonte utilizada foi a Allura, com traços finos, delicados e com movimento. Esta marca será utilizada em todas as publicações da página oficial do evento no Facebook.


7

1.4. DIVULGAÇÃO A divulgação deste projeto foi realizada em grande parte através das redes sociais com a criação da página do evento no Facebook1, intitulada Evento 15 Primaveras. Com a rápida propagação nestes veículos o projeto ganhou visibilidade e promoveu a aproximação das famílias e debutantes com a organização do evento. Além disso, a divulgação se deu através de entrevista na Rádio São Francisco2, no dia 04 de novembro de 2017, e foram publicadas 03 matérias no Jornal Pioneiro3, duas na versão impressa e uma na online4, importantes veículos de comunicação da cidade. A matérias nas edições impressas geraram o valor de R$ 49.354,405 em mídia espontânea. Também houve divulgação através do site oficial da FSG Centro Universitário e da sua página no Facebook.

1.5. PARCERIAS INSTITUCIONAIS

A busca por parceiros iniciou assim que foi definido o tipo de evento, pois o grupo não tinha nenhum recurso para a realização do evento. Este precisaria ser feito totalmente através de parcerias. Os parceiros deste projeto são:

1

Amanda Doceria e Café;

Amorcito Corazón;

Banco de Alimentos de Caxias do Sul;

Boccati Vinhos;

Brigadeiro Caseiro;

Casacurta Design;

César Tur;

CIC Caxias do Sul;

Conceitually Noivas e Festas;

Confecções Naturin Ltda;

Disponível: https://www.facebook.com/evento15primaveras/ Rádio abrange região da serra gaúcha e parte da região metropolitana através das frequências 560 AM e 88.1 FM. 3 Principal veículo de comunicação impressa de Caxias do Sul e região. 4 Matéria disponível no site: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2017/11/projeto-15primaveras-em-caxias-torna-realidade-o-sonho-de-12-adolescentes-9993474.html 5 Valores referentes a tabela RBS para publicações no Pioneiro de Nov/2017 2


8

Cristal Águas;

Docila Confeitaria;

Elan;

Estação do Pão - Padaria e Confeitaria;

Fabiano Cavalli DJ;

Fini Doces;

Fruki;

FW Flores e Decorações;

H. Maria Jóias;

Ilustro Design;

Instituto Mix de Profissões;

João Cardoso Filmagens;

Leonilda Silveira;

Liz Café;

Mari Uniformes Empresariais;

Núcleo de Dança FSG;

Orquídea;

Padaria Santa Catarina;

Panificadora Pan D’Amore;

Pão Quente;

Personaliza - Papelaria Personalizada;

Ricardo Guisso;

Shaiane Giacomelli Fotografia;

SICA Restaurante;

Sólus Tecnologia para Eventos;

Summer Bartenders;

Super Sabor Alimentos;

Susival Embalagens;

TOO Comunicação Ltda;

Uniserv Uniformes Industriais;

UP Marketing - Comunicação e Eventos;

Urca.


9

2. ROTEIRO DE ATIVIDADES

Planilha 01: Cronograma de atividades. Datas

O que deve ser feito?

Agosto à setembro

Selecionar as 12 debutantes.

07/10/2017 à 14/10/2017 Prova dos vestidos e ajustes. 17 de outubro

Fotos na FSG e Estação Férrea às 14h.

21 de outubro

Ensaio da valsa na FSG das 9h às 11h.

28 de outubro

Ensaio da valsa das 9h às 11h.

23/10 à 28/10

Debutantes devem passar os nomes dos convidados.

Planilha 02: Identificação das meninas. Nome

Nascimento Instituição que estuda

Alice Medeiros Nunes

11/12/2002

Amanda de Oliveira da Luz Elisandra de Moraes Giovana Camargo Machado

24/08/2002 12/03/2002 25/04/2002

Hellen Carolina Pereira Ferreira

12/02/2002

Jade da Silva da Cruz

30/01/2002

Maikeli Naili da Silva

11/09/2002

Maria Eduarda Rodrigues

07/08/2002

Mileni de Conte Feijó Paola Camille de Oliveira Machado

14/07/2002

Suelen Vitória Olszeski

31/07/2002

Vitória Bonato da Silva

20/05/2002

19/11/2002

Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni Escola Estadual Ensino Médio Alexandre Zattera Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendoza Escola Estadual Ensino Médio José Generosi Escola Estadual Ensino Médio Maria Arazi Trindade Rojas Escola Estadual Ensino Médio José Generosi Escola Municipal Ensino Fundamental Machado de Assis Escola Estadual Ensino Fundamental Ivanyr Marchioro Instituto Estadual de Educação Cristovão de Mendoza Escola Estadual Ensino Medio Irmão Guerini Escola Municipal Ensino Fundamental Angelo Venzon Neto Escola Especial Dr Henrique Ordovás Filho (APAE)


10

Planilha 06: Prova dos vestidos. Nome da Debutante Alice Medeiros Nunes Amanda de Oliveira da Luz

Local Conceitually Noivas e Festas Conceitually Noivas e Festas Conceitually Elisandra de Moraes Noivas e Festas Giovana Camargo Conceitually Machado Noivas e Festas Hellen Carolina Conceitually Pereira Ferreira Noivas e Festas Conceitually Jade da Silva da Cruz Noivas e Festas Conceitually Maikeli Naili da Silva Noivas e Festas Maria Eduarda Conceitually Rodrigues Noivas e Festas Conceitually Mileni de Conte Feijo Noivas e Festas Paola Camille de Conceitually Oliviera Machado Noivas e Festas Vitoria Bonato da Conceitually Silva Noivas e Festas Suelen Vitoria Conceitually Olszeski Noivas e Festas

Data

Quem irá acompanhar?

13/10/2017 Vanessa

Cor dos vestidos Vestido Azul "liso"

18/10/2017 Stela / Carol

Vestido Rosa Vestido branco e preto 13/10/2017 Vanessa com babado Vestido roxo com 13/10/2017 Vanessa babado Michele / Vanessa / Vestido todo branco 14/10/2017 Adriana tomara que caia Michele / Vanessa / Vestido verde com 14/10/2017 Adriana cropped Vestido branco e em 18/10/2017 Daniel cima florido e brilhoso 18/10/2017 Stela / Carol

Vestido roxo com flores

13/10/2017 Vanessa Michele / Vanessa / 14/10/2017 Adriana Michele / Vanessa / 14/10/2017 Adriana Michele / Vanessa / 14/10/2017 Adriana

Vestido todo branco Vestido azul com babados Vestido verde com brilho Vestido Rosa com saia longa aberta

Planilha 03: Cronograma para entrega da alimentação do evento. O que

Quem irá levar e onde

Orquídea

Vanessa levará direto na SICA

Fruki

Irá ser entregue na SICA

Elan Água

Giovana levará direto na SICA

Cristal Águas

Michele e Stela levarão direto na SICA

Banco de Alimentos de Caxias do Sul Giovana levará direto na SICA


11

Planilha 04: Cronograma de retirada da alimentação do evento. Onde

Horário

Quem irá buscar

URCA

07h30min às 11h30min Giovana

Padaria Santa Catarina

11h

Caroline

Super Sabor Alimentos

9h30min

Michele e Stela

Brigadeiro Caseiro

10h30min

Michele e Stela

Liz Café

11h

Michele e Stela

Estação do Pão

Qualquer horário

Michele e Stela

Amorcito Corazón

15h

Vanessa e Caroline

Panificadora Pan D’Amore 16h

Stela e Maria Eduarda

Pão Quente

11h30min

Vanessa

Leonilda da Silva

11h45min

Michele e Stela

Docila Confeitaria

Qualquer horário

Vanessa e Caroline

Planilha 05: Retirar os vestidos e entregar no Instituto Mix no dia 11/11/2017 Onde

Horário Quem

Conceitually Noivas e Festas 11h

Michele, Stela e Vanessa

Instituto Mix

Michele, Stela e Vanessa

11h30


12

3. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O método de avaliação utilizado neste projeto foi a pesquisa quantitativa. A pesquisa quantitativa visa mensurar os dados numericamente através de questionários, entrevistas individuais e demais métodos com perguntas claras e objetivas. Seu objetivo é avaliar a opinião e comportamento de um indivíduo ou grupos. Abaixo segue o questionário respondido pelos convidados no dia do evento 15 Primaveras:

3.1. PESQUISA

Total de pesquisas respondidas: 58 pessoas.

01. Qual a nota geral que você dá para o evento? 2%

2%

Nota 05 Nota 04 Nota 03 Nota 02 Nota 01

96%


13

02. O que você achou do local que o evento foi realizado? 10%

Ótimo Bom Regular Ruim 90%

03. O que você achou da alimentação do evento? 17%

Ótimo Bom Regular Ruim 83%


14

04. O que você achou da organização do evento? 7%

Ótimo Bom Regular Ruim

93%

05. Em relação aos vestidos, maquiagem, cabelo e auxílio dado às debutantes desde o início, que nota geral você daria? 7%

2%

Nota 05 Nota 04 Nota 03 Nota 02 Nota 01

91%


15

4. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

O evento ocorreu no dia 11 de novembro de 2017, tendo início às 19h30 com a recepção dos convidados. Ao longo do dia foi feita a retirada de vestidos e entrega no Instituto Mix, local onde as debutantes foram fazer cabelo e maquiagem e saíram prontas para o evento, assim como a logística dos alimentos e bebidas para o evento. As debutantes, que se encontravam no Instituto Mix desde as 13h30, chegaram 20h30 na CIC. Começando o protocolo às 20h40h. Foi exibido um vídeo com nome e imagem de todas as debutantes. Com as meninas devidamente posicionadas, uma a uma foram mencionadas, entrando no salão e se dirigindo até seus pares. Quando a última entrou, a valsa começou. O que a equipe não contava, é que seriam surpreendidos com uma linda homenagem das debutantes, sendo-lhes entregue um cartão e uma rosa. Amanda, uma das meninas, leu um depoimento sobre a experiência de estarem no evento e agradeceu em nome das demais debutantes todos os envolvidos pela realização dos seus sonhos. Logo depois, a alimentação foi servida e todos se sentaram para prestigiar as aniversariantes. O coquetel foi servido na seguinte ordem: 

Prato com salgados e sua repetição;

Bebidas;

Prato quente e sua repetição. Os parabéns foram dados com um bolo artesanal e a torta foi servida logo em seguida

na mesa. A Summer Bartenders abriu a pista de danças com todas as debutantes, em seguida a festa começou com todos os convidados. A equipe também preparou drinques sem álcool e coreografias, tornando a festa muito mais animada que o esperado. A mesa de doces foi liberada para todos se servirem, juntamente com a equipe do evento distribuindo picolés durante a celebração. O término ocorreu por volta da 01h da manhã. As debutantes trocaram de roupa (retirada de vestidos), as mesas foram limpas, as comidas e bebidas distribuídas e uma bela experiência ficou em cada envolvido. A equipe organizadora permaneceu no local para organização do espaço. Na segundafeira após o evento foram devolvidos os vestidos e começaram a ser disparados os e-mails de agradecimento oficial aos parceiros.


16

5. CONCLUSÃO

O projeto 15 Primaveras realizou o sonho de 12 meninas em situação de vulnerabilidade social e proporcionou uma noite inesquecível para cerca de 180 pessoas, entre familiares e amigos das debutantes. Inicialmente seriam 15 debutantes, mas ao longo do processo três delas acabaram saindo do projeto. Os requisitos para que participassem do projeto envolviam frequência nas aulas, notas, participação das debutantes e responsáveis nas reuniões e ensaios referentes ao evento. Trabalhar com os sonhos das pessoas é algo muito delicado. Existem muitas dificuldades ao realizar um evento sem verba alguma, mas ao mesmo tempo houve a descoberta de que fazer o bem é possível e move muitas pessoas. Uma corrente de solidariedade foi criada para que esse evento acontecesse e ele foi muito maior do que o grupo esperava. O evento tomou proporções maiores do que o imaginado e acabou levando o nome da instituição e do curso para toda a região. Em apenas um veículo de comunicação foi gerado R$49.354,40 em mídia impressa espontânea. Utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a equipe de 09 acadêmicos de Relações Públicas finaliza este projeto com o sentimento de dever cumprido e alegria de poder ter realizado sonhos através da comunicação, resultando também em uma experiência de aprendizado que será levada para a vida profissional e pessoal. O pós-evento, ainda contará com a entrega de um DVD com um vídeo do projeto e envio das fotos da festa para as famílias. A pesquisa, realizada com os familiares e amigos das debutantes na noite da festa, resultou em uma resposta extremamente positiva em relação à organização de todo o evento e cuidados prestados a todas as 12 meninas, confirmando o sucesso do evento. Além disso, o grupo recebeu muitas mensagens de agradecimentos, comentários nas redes sócias e página do evento, além de todo carinho recebido das debutantes e familiares ao final da noite do 15 Primaveras. Fica a sensação de dever cumprido e a vontade de repetir esse evento, ampliando a rede de relacionamentos e mostrando que Relações Públicas também é uma área que olha para a vulnerabilidade, sabe administrar os recursos e que, sim, é possível realizar sonhos através da comunicação.


17

6. ANEXOS

6.1. ACOMPANHAMENTO DA PÁGINA NO FACEBOOK

Figura 01: Mensuração da página do evento no Facebook.


18

Figura 02: Mensuração da página do evento no Facebook.


19

Figura 03: Mensuração da página do evento no Facebook.


20

Figura 04: Primeira publicação na página oficial do evento 15 Primaveras.

Figura 05: Anatomia de uma debutante. Publicação na página oficial do evento 15 Primaveras.


21

Figura 06: Publicação de agradecimento na página oficial do evento 15 Primaveras.


22

6.2. CLIPAGENS E DIVULGAÇÕES DE OUTROS VEÍCULOS

Figura 07: Clipagem Jornal Pioneiro Online, dia 12 de novembro.6

6

Disponível no site: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2017/11/projeto-15-primaveras-emcaxias-torna-realidade-o-sonho-de-12-adolescentes-9993474.html


23

Figura 08: Participação no programa Temática da Tua Rádio São Francisco com Berverli Rocha.


24

Figura 09: Divulgação na página e site oficial da FSG Centro Universitário.7

7

Disponível no site: http://fsg.br/blog/curso-de-relacoes-publicas-da-fsg-promove-evento-15-primaveras-parameninas-debutantes/


25

Figura 10: Publicação no Instagram da fotógrafa parceira do projeto Shaiane Giacomelli.


26

Figura 11: Publicação da página da UP Marketing e Comunicação, parceira do evento.


27

Figura 12: Clipagem Jornal Pioneiro dos dias 11 e 12 de novembro de 2017. Valor em mídia espontânea: R$ 10.064,75


28

Figura 13: Clipagem Jornal Pioneiro do dia 13 de novembro de 2017. Valor em mídia espontânea: R$ 30.492,00


29

Figura 14: Clipagem Jornal Pioneiro do dia 13 de novembro de 2017 (contra capa). Valor em mídia espontânea: R$ 7.688,85


30

Figura 15: Clipagem Carta do Leitor Jornal Pioneiro do dia 16 de novembro de 2017. Valor em mídia espontânea: R$ 514,80

Figura 16: Clipagem Carta do Leitor Jornal Pioneiro do dia 17 de novembro de 2017. Valor em mídia espontânea: R$ 594,00


31

6.3. RETORNO DE AGRADECIMENTOS

Figura 17: Retorno e agradecimento de parceria.

Figura 18: Retorno e agradecimento de parceria.


32

Figura 19: Retorno e agradecimento de parceria.


33

Figura 20: Retorno e agradecimento de parceria.

Figura 21: Retorno e agradecimento de parceria.


34

Figura 22: Retorno e agradecimento de parceria.

Figura 23: Retorno e agradecimento de parceria.


35

6.4. IMAGENS GERAIS DO EVENTO

Figura 24: Ensaio da valsa com a professora Gislaine Sacchet e com a aluna Janaina Raaber do Núcleo de Dança da FSG.


36

Figura 25: Debutantes no Instituto Mix.


37

Figura 26: Debutantes no Instituto Mix prontas para a festa.


38

Figura 27: Chegada das debutantes de van César Tur, no salão do SICA Restaurante na CIC Caxias do Sul.

Figura 28: Decoração por FW Flores e Decoração das mesas no salão.


39

Figura 29: Arranjos de flores nas mesas dos familiares e amigos das debutantes.


40

Figura 30: Bolo artesanal Amanda Doceriae CafĂŠ.


41

Figura 31: Mesa de doces personalizados por Amorcito Corazรณn.


42

Figura 32: Doces personalizados 15 Primaveras por Amorcito Corazรณn.


43

Figura 33: Valsa ensaiada pelo Núcleo de Dança da FSG.

Figura 34: Homenagem das debutantes ao grupo de organização e a professora ministrante Adriana Mioreli Carniel.


44

Figura 35: Debutantes reunidas para cantar os “Parabéns”.


45

Figura 36: InĂ­cio da festa com a equipe da Summer Bartenders.

Figura 37: Convidados e debutantes na grande festa do 15 Primaveras.


46

6.5. PROTOCOLO DO EVENTO

Local: SICA Salão de eventos Horário: 20h30 Data: 11/11/2017 Mestre de Cerimônias: Patrícia Mallman Protocolo: Organização do Evento Inicio: baixa a luz - vídeo de apresentação das debutantes – em seguida volta a luz inicia o protocolo.

MC – Senhoras e Senhores, Boa noite! MC – É com muita alegria que recebemos e damos as boas vindas a todos vocês, amigos, familiares, apoiadores e parceiros, que fazem desta noite, um evento único e inesquecível na vida de cada uma das nossas 12 flores que hoje desabrocham para um mundo de possibilidades. MC – Saudamos e agradecemos as presenças:  Vice- Reitor do Centro Universitário FSG, Professor Fábio Dall Alba;  Coordenadora do Centro de Comunicação da FSG, Professora Camila Cornutti;  Coordenadora do Curso de Relações Públicas, Professora Bruna Teixeira da Silveira;  Supervisora do projeto e ministrante da matéria pela qual foi idealizado este evento, Professora Adriana Mioreli Carniel;  Parceiros que possibilitaram esse sonho de se tornar realidade:  Amanda Doceria e Café, Amorcito Corazón, Banco de Alimentos de Caxias do Sul, Boccati Vinhos, Brigadeiro Caseiro, Casacurta Design, Cesar Tur, CIC Caxias do Sul, Conceitually Noivas e Festas, Confecções


47

Naturin Ltda, Cristal Águas, Docila Confeitaria, Elan, Estação do Pão Padaria e Confeitaria, Fabiano Cavali, Fini Doces, Fruki, FW Flores e Decorações, H. Maria Jóias, Ilustro Desing, Instituto Mix de Profissões, João Cardoso - Filmagens, Leonilda Silveira, Liz Café, Mari Uniformes Empresariais, Núcleo de Dança FSG, Orquídea, Padaria Santa Catarina, Panificadora Pan D'Amore, Pão Quente, Pesonaliza - Papelaria Personalizada, Ricardo Guisso, Shaiane Giacomelli Fotografia, Sica, Sólus - Tecnologia para Eventos, Summer Bartenders, Super Sabor Alimentos, Susival Embalagens, TOO Comunicação Ltda, Uniserv Uniformes Industriais, UP Marketing - Comunicação e Eventos, Urca;  Senhoras e Senhores. (pausa) MC – Este evento é promovido por meio da disciplina de Organização e Produção de Eventos, do curso de Relações Públicas da FSG - Centro Universitário; MC – Convidamos neste momento, a supervisora do projeto e professora da disciplina, Professora Adriana Miorelli Carniel, para que faça o uso da palavra. (Pausa fala da Supervisora) MC - Para a sua saudação, chamamos agora, a coordenadora do Curso de Relações Públicas da FSG, Professora Bruna da Silveira. (Pausa fala da Coordenadora) MC – Neste momento passamos a palavra ao Vice-reitor Acadêmico, Professora Fábio Dall Alba. (Pausa fala do Vice reitor)


48

MC – Há quinze anos, 12 lindas meninas nasceram, delicadas e belas como as flores mais especiais de um jardim. Chegou a hora dessas flores colorirem nossa primavera. Lhes apresento as protagonistas desta noite: (Início da música de entrada)

MC - Alice Medeiros Nunes; (pausa) MC - Amanda de Oliveira da Luz; (pausa) MC - Elisandra de Moraes; (pausa) MC - Giovana Camargo Machado; (pausa) MC - Hellen Carolina Pereira Ferreira; (pausa) MC - Jade da Silva da Cruz; (pausa) MC - Maikeli Naili da Silva; (pausa) MC - Maria Eduarda Rodrigues; (pausa) MC - Mileni de Conte; (pausa) MC - Paola Camille Oliveira Machado; (pausa) MC - Suelen Vitória Olszeski; (pausa)


49

MC - Vitória Bonato da Silva. (pausa)

MC – Convidamos agora as debutantes e seus acompanhantes para dançar a sua valsa dos 15 anos. (Valsa) MC – Hoje cumprimos o rito de passagem, deixamos para trás a infância das meninas e damos as boas vindas ao futuro dessas mulheres. E, para marcarmos esse dia tão especial, gostaríamos de presenteá-las, com uma lembrança da H. Maria Jóias (Entrega do Presente) MC - Agora, daremos início ao jantar, que será servido à mesa conforme orientação dos organizadores. (Prato quente) MC - Convidamos a todos para cantarmos os parabéns e celebrarmos as 15 primaveras das nossas 12 debutantes. (Entra bolo e canta parabéns) MC – Informamos que a torta será na mesa. Agradecemos, mais uma vez, todos os envolvidos na realização deste evento. Que seja o primeiro de muitos sonhos que se tornarão realidade. MC- Liberamos agora a mesa de doces e a pista de dança. Desejamos uma boa noite e uma excelente festa!

15 PRIMAVERAS  

Atividade elaborada tendo como base o conteúdo da disciplina de Produção e Organização de Eventos, no segundo semestre de 2017 do curso de g...

15 PRIMAVERAS  

Atividade elaborada tendo como base o conteúdo da disciplina de Produção e Organização de Eventos, no segundo semestre de 2017 do curso de g...

Advertisement