Jornal Valor Local - Edição Agosto 2019

Page 21

Agosto 2019

Valor Local

Nova viatura para os bombeiros de Azambuja s bombeiros de Azambuja vão receber dentro de poucas semanas mais um reforço no combate aos fogos florestais e urbanos. Trata-se de um novo autotanque cujo investimento, totalmente suportado pela associação, ascende aos 70 mil euros. Esta viatura, que já era pretendida há algum tempo pelos bombeiros locais, vem substituir uma outra cuja idade já ultrapassa os 30 anos de atividade. No passado existiu uma candidatura ao programa comunitário POSEUR para a substituição do Camiva, no entanto, essa candidatura foi chumbada “devido a uma diferença de critérios em relação à área florestal da nossa área de atuação” lamenta André Salema, presidente da corporação, que assim teve de optar por renovar a frota com uma viatura em segunda mão.

O

Instantâneos 21

Tauromaquia Azambujense

António Salema “El Salamanca”

Ana Rita tira alternativa em Espanha como Rojoneadora

Homenagem a Miguel Duarte Movimento cívico “Mais Azambuja” que tem estado particularmente ativo no Facebook, considera que Miguel Duarte, o jovem azambujense que está a braços com um processo em Itália por alegadamente ter fomentado imigração ilegal, deve ser homenageado pela autarquia. O jovem, recorde-se, salvou milhares de migrantes em águas internacionais. A iniciativa deste grupo tem recebido a simpatia por parte dos internautas que não se têm coibido de participar na votação online. Nas questões colocadas aos facebookianos, o grupo questiona se a autarquia deve dar uma medalha de mérito municipal já ou se deve aguardar pelo julgamento em Itália. As respostas são claras, neste inquérito à data de fecho da nossa edição, 74 por cento considera que o jovem Miguel Duarte deve receber a medalha de imediato, enquanto que 26 por cento sugere que aguarde pelo fim do julgamento em Itália.

O

Câmara do Sobral promove campanha de esterilização solidária Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço está a desenvolver uma campanha de esterilização solidária. Esta é uma campanha é direcionada a animais de companhia, nomeadamente cães e gatos. A campanha é destinada a residentes no concelho de Sobral de Monte Agraço, que se encontram em condições de carência socioeconómica comprovada. Segundo uma nota do município, esta campanha tem um limite até um máximo de três animais de companhia por agregado familiar. Os serviços prestados destinam-se exclusivamente a residentes no concelho de Sobral de Monte Agraço. Para ter acesso a esta iniciativa do município, as famílias têm de estar numa situação de comprovada carência económica, com um rendimento mensal per capita igual ou inferior a 300 euros, sendo que receitas mensais do agregado familiar, nomeadamente, o vencimento base, reforma, pensão, abono de família, pensão de alimentos e outros rendimentos. Já no que toca a despesas, serão observadas as relacionadas com a habitação, água, eletricidade e gás.

A

Curso Superior de Viticultura e Enologia em Arruda stão abertas as inscrições para o curso de Viticultura e Enologia em Arruda dos vinhos. Esta iniciativa terá efeito já a partir do próximo ano letivo 2019/2020, em parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém. Este é um primeiro passo do concelho de Arruda dos Vinhos ao nível do ensino superior. O projeto é inserido num outro mais vasto denominado ArrudaLab, “numa estratégia de valorização, qualificação e fortalecimento do território, nomeadamente dos seus recursos humanos, tecido económico, social e empresarial” segundo uma nota do município de Arruda dos Vinhos. A iniciativa resulta de conjunto de parcerias locais e regionais, entre as quais se encontram o Externato João Alberto Faria a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, Casa Agrícola das Mimosas, Casa Agrícola Ribeiro Corrêa, Casa Santos Lima, Condado Portucalense Vinhos entre outras. Este é um curso destinado a pessoas com o 12º ano concluído ou com algum curso profissional.

E

na Rita tomou, no passado dia 17 de agosto, a sua alternativa no país vizinho. Foi em Ciudad Real perante uma praça bem composta, com parte do público a ir de Azambuja e Cartaxo numa excursão organizada pela União de Tertúlias de Azambuja e com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja. Numa corrida em que teve como padrinho Andy Cartagena e como teste-

A

munha Leonardo Hernandez. Os toiros esses eram da ganadaria Passanha. A tarde foi boa para a cavaleira do concelho de Azambuja que cortou uma orelha num, e deu volta no outro toiro. Antes Ana Rita esteve a 3 de agosto na Nazaré na denominada corrida da mulher. Num cartaz que partilhou com Sónia Matias, Ana Batista, Cláudia Almeida, Verónica Cabaço e Soraia

Costa que lidaram toiros Passanha que seriam pegados pelos forcados do Ribatejo, Portalegre, e Caldas da Rainha. Segundo as críticas, todas estiveram bem, mas Ana Rita deu espetáculo agarrando o público do princípio ao fim. Mostrou arte e bravura e saber e houve até quem a considerasse um furacão taurino pela sua entrega à lide.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.