__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Av. Rio Branco - Centro

(37) 99806.3468/ 99845.0282

Bom Despacho (MG)

facebook.com/spazio.bello.5

ED: 532 De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

Prefeitura de Bom Despacho anuncia segundo processo seletivo de emprego de 2021 Há sete oportunidades de emprego para profissionais de níveis técnico e superior Nesta terça-feira, dia 27 de abril, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho anunciou a realização de mais um processo seletivo de emprego. As vagas serão para candidatos com graduação de nível superior e técnico. Ao todo serão selecionados 07 profissionais para trabalharem durante o ano de 2021.

As inscrições irão começar a partir do dia 05 de Maio, a partir das 08h, e com data até o dia 18 de Maio, até às 17h. Os cargos são para:

Auditor fiscal; gestor público municipal – engenheiro de minas; gestor público municipal – farmacêutico; técnico em gestão pública municipal – De acordo com divulgação da Prefeitura técnico em enfermagem. de BD, se os candidatos estivem cadastrados no CadÚnico ou se forem Mais informações poderão ser de famílias de baixa renda deverão até obtidas através do site nesta quarta-feira, dia 28, para se ww.bomdespacho.mg.gov.br. requererem a taxa de isenção de inscrição. Para isso, o interessado deve clicar aqui.

(37) 99103.2300 3521. 1466

ra l pa s a v o os ido Enx asc 16 An N ém 0a os Rec a de ued q h n n ri di ... Mo lças, B Mais o t Ca i u eM

Pça. da Matriz, 350 - Sl 15 - Centro - Bom Despacho (MG)


De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

PALAVRA REVELADA Nem olhos “vírus” Nem ouvidos “ouvírus” ... Pastor Fábio - Igreja Batista da Palavra Revelada Amigos leitores, a perícope[i] da qual faço alusão, possui um significado extraordinário! O Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo 2:9 relata: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." Ele deixa expresso que somente a cruz oportuniza o acesso as bem-aventuranças eternas! Que o evangelho é produto do seu amor para com a humanidade e através do conhecimento da sua palavra, poderemos ter a ótica de Cristo para nossas vidas. Ver através de Jesus é descobrir o sentido real de nossa existência! Você ama a Deus? Então estas promessas são para você! Em contrapartida enxergamos uma realidade nada agradável em nosso cenário atual! O que dizer da polarização política obstinada pelo poder a qualquer custo? E do colapso da saúde pública, que somente entre nós, há tempos vem se arrastando sentada numa sauna inflada de

egos? E dos gestores que em nome de uma "fraudemia" de recursos públicos escoam às custas do medo, do pânico e das milhares de mortes de forma acachapante os repasses? E de uma mídia tendenciosa que freneticamente se levanta em prol de uma bandeira adversa desinformando a todo momento? De governos que desgovernam? Dentre outros pormenores que outrora falaremos! Somos do time que ora e trabalha para que o nosso país dê certo, jamais perderemos a esperança de dias melhores! Não prestamos cultos a personalidades e nem fazemos recenseamento da necessidade da sociedade em prol de benefícios mesquinhos! Não somos alienados e acreditamos que ciência e fé podem se entender! Cada um tem uma medida de fé! Porém, é necessário ensinar e praticar a verdadeira sabedoria!

das coisas! É nesta fé que deixo uma mensagem de esperança ao seu coração! Esta tempestade vai passar e logo iremos ver um lindo pôr do sol da justiça em todas as esferas! A calmaria vai chegar, creia que iremos vencer e mais que depressa iremos nos abraçar bem apertado! A noite é sempre mais densa quando se aproxima o dia! Temos a vitória que vence o mundo, nossa fé aliada ao amor incondicional de um Homem humilde que viveu em Nazaré e deu a sua vida por nós! Seus olhos testemunharão grandes mudanças e seus ouvidos poderosas transformações! Tão somente creia! [i] Perícope : trecho de um livro utilizado para transcrição ou para outras finalidades; passagem da Bíblia utilizada para leitura durante culto ou sermão.

Cultos: Quarta-feira às 20h Oração Sexta-feira às 19:30h Domingo às 09:00h e 19:30h

Av Amazonas 869 Bairro Jardim dos Anjos Bom Despacho (MG)

Enxergar a vida através de Cristo é crer no poder do Espírito Santo em mudar o rumo

NUTRIÇÃO É VIDA

Comida de verdade... O que é? Por - Fernanda Turquia - Nutricionista Se eu perguntar como se faz um bife com ovo, a reposta é "faça um bife e um ovo na chapa e junte os dois". Mas se eu perguntar como se faz Sucrilhos, uma bolacha recheada ou um salgadinho Cheetos? Tenho até medo de saber a resposta. É preciso de uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, enfim, não é comida de verdade. Se você espremer uma azeitona, você produzirá azeite de oliva extra-virgem. Mas você precisa de uma planta industrial para produzir e destilar óleo de soja, de algodão ou de milho. Se você deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Mas a maioria do que se vende como iogurte no supermercado é na verdade uma "bebida láctea" na qual a gordura foi removida e, para que não fique sem gosto, a "coisa" é engrossada com "goma xantana", lecitina de soja, leite em pó, estabilizantes, corantes, aromatizantes e finalmente recebe um rótulo com a foto de uma fruta. Como regra geral, comida de verdade é um produto que deve ser consumido fresco, se não vai estragar. Desconfie de todos os alimentos processados que venham dentro de uma embalagem, com rótulo e ingredientes impronunciáveis. Se eu tivesse que reduzir ao mínimo o conceito do “Estilo de Vida Low Carb”, o conceito todo poderia ser condensado em apenas 3 pontos: 1) 2)

Evitar açúcar Evitar grãos (e abolir o trigo e seus

derivados) 3)

Consumir comida de verdade.

Coma somente quando tiver com fome, e até que esteja satisfeito. Não conte calorias, pelo mesmo motivo que você não conta quantas vezes respira por minuto - contar calorias é um conceito bizarro e ineficaz. E esqueça os produtos industrializados "low fat" (baixa gordura) - procure sempre comida de verdade com a gordura natural do mesmo. Se você não consome açúcar e grãos (carboidratos do modo geral), SEU COLESTEROL NÃO SUBIRÁ. O que você ainda precisa saber: As frutas silvestres, que nossos antepassados consumiam, eram pobres em açúcar. As frutas modernas, cultivadas, foram modificadas geneticamente por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar (frutose) do que as originais. Assim, se você é diabético ou tem dificuldade para perder peso, evite o excesso de frutas, especialmente as muito doces. As frutas vermelhas contêm pouco açúcar e podem ser mais consumidas. O coco e o abacate quase não contêm açúcar. Onde o amido se encontra: Em todos os derivados do trigo (pães, massas, não importa se for integral ou não, se for preto ou branco, se for de centeio ou de 7 grãos, simplesmente não coma), inclusive produtos em que o trigo não é evidente como, nos

empanados e o molho branco também tem trigo. Arroz, batatas, mingaus, aveia, granolas também contem grande quantidade de amido. E antes que você pergunte, os vegetais (saladas) contém muito mais fibras e nutrientes do que os grãos. A cerveja é pão líquido. Cheio de maltose, um açúcar não doce, que eleva a insulina e acumula gordura na barriga. O álcool não eleva a insulina, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Dito isso, o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo) pode ser feito de forma eventual. Ficou ainda com alguma dúvida? Agende um horário ou me envie um e-mail que nas próximas edições tentarei responder.

Fernanda Turquia Nutricionista CRN 9/21.183 E-mail: fernandaturquia.nutri@hotmail .com Instagram: @fernandaturquia.nutri (37) 99138-9446

Emagrecimento Consciente - PNL

Especialista em Dieta Low Carb / Paleo’ Emagrecimento Esteliose Hepática Diabete Tipo I e II Hipertensão Doenças Cardiovasculares Portadores de Doenças Renais Hipercolesterolemia Doença Auto Imune Ganho de Massa Magra Portadores de Câncer

(37) 99138.9446 Siga-nos: @fernandaturqui.nutri @FernandaTurquia

fernandaturquia.nutri@hotmail.com


De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

03

CATÁLOGO DE DELIVERY & SERVIÇOS O QUE VOCÊ PRECISA PRECISA EM EM BD ESTÁ AQUI!!! AQUI!!! ESQUADRILHAS CLAUDINEY TV

ALVORADA

3522.2291/3522.4044 (37) 3522.1718/99107.6465 99926.1305

Estruturas Metálicas Portas Janelas Garagens Grades Portões Basculantes Solda em Geral

(37) 99863.9458

SKY OI TV PARABOLICA VIVO CLARO TV CTBC .TV BOX SENSAÇÃO

MANUTENÇÃO EM GERAL

(37) 98826-0872

Rações, Acessórios para Pet Acessórios para o homem do campo

(37) 99860.6001 Av. Lalemã Vieira - Esplanada

Mundo Encantado

DIARISTA

Decorações de Festas Infantis Aluguel de Equipamentos p/ Festas Infantis

Material Elétrico em Geral (37) 99118.0799 - 99965.822 Av. Dr. Juca , 1876 São Vicente

Decoração, Locação de Decorações Painéis

(37) 99834.2881 Rua Picão Camacho, 1700, Babilônia, Bom Despacho (MG)

Delivery

FAXINAS

(37) 3521. 4249/ 99860-3384

TEMOS CHOPP Rua do Rosário,39 - Centro Bom Despacho (MG)

(37) 99998.3671

(37) 3521-1864

DIVINÓPOLIS Aflinho URGENTE Pinturas

Residenciais Empresariais

Fretes P/ Bom Despacho/Nova Serrana/ Divinópolis

(37) 99858.2481

De segunda a sexta feira (37) 99985.1561/( 37) 99108.8844

Você que é dono de Hamburgueria, Autônomo, Anuncie no Catálogo de Delivery bombeiro hidráulico, Pintor, Eletricista, e Serviços do Jornal Fique Sabendo Carpinteiro, Vidraceiro, e demais serviços de utilidade doméstica, (37) 98846.3658 reserve seu espaço aqui!

(37) 99825.2331


04

De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG))

SANTA DE CASA DE BOM DESPACHO PRIORIZA ATENDIMENTO NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS Desde março de 2020, o Hospital Santa Casa de Bom Despacho tem priorizado o enfrentamento ao Covid-19. Para se ter a ideia de como a instituição tem trabalhado em combate à doença, cerca de 30% do seu do quadro efetivo de funcionários estão na linha de frente. Atualmente, a unidade conta com quase 50 leitos para conseguir suprir a demanda que o Coronavírus a obriga a fazer. Vale lembrar que além de Bom Despacho, a Santa Casa de Bom Despacho atende pacientes de demais cidades da região como Martinho Campos, Moema, Luz, Morada Nova de Minas, Abaeté, dentre outras localidades próximas que exigem o atendimento da instituição, tanto no enfrentamento ao Covid 19, quanto para outras necessidades de atendimentos clínicos e cirúrgicos. Além de todo este pessoal envolvido, que somam 112 funcionários, que são os médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, o Hospital está com uma estrutura física para conseguir manter o alto grau de atendimento na macrorregião que está inserido. Para isso, conta com 29 leitos clínicos para COVID-19 e 20 leitos CTI COVID-19. Outra informação interessante, é que desde março de 2020 quando começou o período da pandemia no município, foram feitos mais 25 .492 atendimentos no Pronto Atendimento Municipal e mais 3.297 referentes a Síndrome Respiratória, dos

quais 1.188 foram encaminhados para pandemia já se estendeu há um ano nossos pacientes, eles depositam internação Ala específica para o tratamento e esses sentimentos já não são toda a confiança e esperança em do Covid-19. No CTI foram atendidos 193 mais tão presentes. Hoje lidamos nós e sabem que estaremos ali de pacientes internados de Coronavirus . Veja o que diz a Coordenadora da Enfermagem UTI da Santa Casa sobre o enfrentamento ao Covid 19:

«A Santa Casa de Bom Despacho realizou um plano de assistência aos pacientes em síndrome respiratória associada ao COVID19. Disponibilizando leitos de enfermarias específicos aos pacientes do município e macro região. Acompanhando o caminhar da pandemia, associados aos aumentos dos casos e suas gravidades, foi inaugurado em Junho/2020 a Unidade de Terapia Intensiva COVID na Santa Casa de Bom Despacho. Um grande ganho aos pacientes. Um setor respiratório completo promove sentimentos e emoções a todos, onde a gratidão e esperança em atender todos está sendo florada perante uma pandemia desconhecida a todos. Ficamos muitos seguros em saber que estávamos preparados para atender nossos familiares e conterrâneos. Infelizmente, hoje, a

e, r! ev la Br a So Emergi En

Pesquisa Realizada pela empresa Otimiza Pesquisas

com um sistema de saúde lotado, ausência ou dificuldades de materiais e medicamentos necessários para prestar melhor assistência possível, os leitos não são mais suficientes para o numero de solicitações, equipes cansadas de acompanhar as perdas e destruição de famílias; perdemos filhos jovens, pais e mães. Um ano depois continuamos lutando, mas estamos exaustos, cansados e esgotados. Apelamos sempre aos nossos próximos para tomar todos os cuidados necessários. Não se aglomerem, pois ainda estamos lutando e nossas forças já não são as mesmas. Desgostamo-nos quando visualizamos aglomerações, festas clandestinas e população desdenhando de que ainda estamos no combate contra o COVID. Não estamos defendo pontos políticos ou indústrias farmacêuticas, onde a publicação de algum medicamento é vendida como cura ou justificativa de que salvaria a população. Estamos implorando por vidas, lutando por cada minuto de respiração de

mãos dadas lutando por eles. Apelo a todos que se cuidem e cuide dos seus, pois deixamos os nossos para lutar por vocês".

Fabiane Azevedo Lino Cabral Enfermeira Coordenadora de Enfermagem UTI Santa Casa de Bom Despacho


De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

05

Maturidade Padre Reginaldo Manzotti Filhos e filhas, A maturidade de uma vida em Cristo é conseguir viver, o quanto mais plenamente, as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Então, a maturidade na fé é crer, esperar e amar. A meta e a busca, o ideal do cristão batizado é ser uma pessoa que crê, que espera e que ama. O grande problema é que perdemos o referencial. A impressão que temos é que não existe um modelo a ser seguido e por isso, cada um cria o seu próprio modelo. Jesus deve ser nosso referencial de vida. Jesus é o homem maduro na fé, porque viveu na plenitude as virtudes teologais. Ele é o homem que crê, que espera, e que ama.

O atributo do Pai é ser criador, do Filho é ser Redentor e do Espírito é ser santificador. E o atributo diabo é ser enganador. Foi assim com os primeiros pais no paraíso. O diabo fez parecer bom algo que era ruim. Fez com que Adão e Eva fossem enganados. A maior ação do inimigo entre nós é nos enganar, nos ludibriar, fazer parecer bom algo que é ruim. É nos enganar também na busca de Deus.

São Paulo, na armadura de Deus, vai dizer que é a espada do Espírito que vem pela Palavra. A espada corta, desmascara e tira a falsa representação do mal. A espada do Espírito mostra e faz vir à tona a verdade daquilo que realmente somos e não como diz Romanos 12, aquela ideia falsa que criamos de nós mesmos.

Um dos pontos para o discernimento é Sabemos o que é o mal, o que é o pecado, observar o começo do pensamento, o meio mas o vivemos porque nossa vontade está do pensamento e o fim do pensamento. destruída, nossa força foi diminuída. O Ou seja, temos que perceber se o princípio, inimigo nos pegou pela parte dos sentidos. o meio e o fim de um pensamento, de uma Então, precisamos do discernimento do que obra e de uma intenção são puros. Isso nos é fundamental para quem quer crescer na revelará se quem está nos movendo é o Espírito de Deus ou espírito mundano. maturidade espiritual.

Seus Direitos ESTF VALIDA INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE DEPÓSITOS BANCÁRIOS Wilken Cunha - Advogado Olá amigos e caros leitores da nossa coluna de Direito. O ano de 2021 está sendo marcado como o ano de decisões importantes no Supremo Tribunal Federal no que diz respeito ao Direito Tributário. Na última sexta-feira, dia 30 de abril de 2021, o STF em Repercussão Geral julgou a incidência de Imposto de Renda sobre os Depósitos Bancários. O STF decidiu que é constitucional a incidência de Imposto de Renda sobre receitas depositadas em conta corrente cuja origem não foi comprovada pelo titular, desde que ele tenha sido intimado para tanto. A decisão vale para os casos em que a Receita Federal presumir que tais valores representam receita ou faturamento e houve uma omissão por parte da pessoa física ou jurídica. Durante o julgamento, o Ministro Marco Aurélio, relator, proveu o recurso extraordinário para, reformando o acórdão recorrido, assentar a nulidade dos lançamentos efetuados com base no artigo 42 da lei 9.430/96. Para ele, não cabe presumir que todos são sonegadores, e "é incompatível, com a CF, o artigo 42 da lei 9.430/96, a autorizar a instituição de créditos do imposto de renda tendo por base, exclusivamente, valores de depósitos bancários cuja origem não seja comprovada pelo contribuinte no âmbito de procedimento fiscalizatório".

Alexandre de Moraes divergiu em seu voto, alegando que a lei não ampliou o fato gerador da obrigação tributária. Segundo o CTN, destacou o ministro, "o aspecto material da regra matriz de incidência do Imposto de Renda é a aquisição ou disponibilidade de renda ou acréscimos patrimoniais". Para o Ministro Alexandre de Moraes, o raciocínio permitira que, para se furtar da obrigação de pagar o tributo e impedir que o Fisco procedesse ao lançamento tributário, "bastaria que o contribuinte fizesse mera alegação de que os depósitos efetuados em sua conta corrente pertencem a terceiros, sem se desincumbir do ônus de comprovar a veracidade de sua declaração. A omissão de receita resulta na dificuldade de o Fisco auferir a origem dos depósitos efetuados na conta corrente do contribuinte, bem como o valor exato das receitas/rendimentos tributáveis, o que também justifica atribuir o ônus da prova ao correntista omisso." A divergência foi acompanhada pela maioria dos Ministros do STF, e assim ficou decidido: “É constitucional a tributação de todas as receitas depositadas em conta corrente e cuja origem não foi comprovada pelo titular, desde que ele tenha sido intimado para tanto.”

poderão ser intimadas para justificar depósitos judiciais que não foram informados na declaração de imposto de renda. A decisão é importante pois poderá impactar nas declarações de imposto de renda de pessoas físicas que tem altos índices de movimentação bancária por depósito, e ainda com o novo sistema de pagamento PIX, a Receita Federal poderá fiscalizar e intimar os contribuintes a comprovar a origem dos valores recebidos. Este foi o nosso tema da semana. Fique ligado nas atualizações do universo do Direito Tributário aqui na nossa coluna. Deus te abençoe e até a próxima.

FONTE: STF E MIGALHAS Dr. WILKEN EDUARDO DA CUNHA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA OAB DE BOM DESPACHO – MINAS GERAIS ADVOGADO TRIBUTARISTA OAB/MG 151.149

Diante dessa decisão do STF, tanta as Diante do voto do Relator, o Ministro pessoas jurídicas como as pessoas físicas

! ! ! E T I OVE

APR

Rádio MP3 com Bluetooth Rádio FM ,USB Carregador de celular

RS 239,00 (Instalado) Rua do Rosário, 406 - Centro Bom Despacho (MG)

após, com a presença de qualquer numero de associados votantes, com a deliberação por maioria simples de votantes presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte E d i t a l d e c o n v o c a ç ã o p a r a ORDEM DO DIA: Assembleia Geral ordinária para realização de eleições para a I – Eleição dos componentes da Diretoria Executiva, Conselho Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Deliberativo, Conselho Fiscal e Assessoria Jurídica para o Mandato Assessoria Jurídica para o biênio 2021/2023 da Associação dos 2021/2023; Deficientes de Bom Despacho – II – Apresentação e aprovação das contas referentes ao último ADEFIS BD mandato; A D i r e ç ã o d a A D E F I S B D , III – Outros assuntos de interesse Associação dos deficientes de Bom social Despacho, inscrita no CNPJ nº 09.643.804/0001-83, por meio de Nota: Para efeito de composição s u a P r e s i d e n t e M A R C I A das chapas, que concorrerão as A N TO N I A D E C A RVA L H O eleições, os associados interessados C A M P O S n o u s o d e s u a s e com direito a serem votados poderão apresentar as chapas para atribuições e na forma da Lei, Etc. registro junto a Comissão Eleitoral CONVOCA o (a)s senhores(as) até 20 (vinte) dias corridos antes da associados(os) ativos e inativos data prevista para a realização de para se reunirem em Assembleia Assembléia Geral Ordinária. Geral Ordinária, observando as Inscrições serão realizadas página medidas de prevenção ao Covid-19, oficial da ADEFIS BD no Facebook conforme o disposto no Artigo 13, (https://www.facebook.com/adefis Artigo 14 e Artigo 40 e seguintes do bd/) ou pessoalmente junto aos Estatuto Social da entidade, que se membros da atual diretoria. realizará na Rua Padre Cícero 142, I n f o r m a ç õ e s r e f e r e n t e s a esquina com Rua Faustino Teixeira, Assembléia Geral Ordinária serão Bairro Ozanam (ao lado da cantina postadas na mesma página. da Vila Vicentina) nesta cidade, no dia 06 de junho de 2021, em Bom Despacho, 06 de Maio de primeira convocação as 10h00m 2021 com a presença de no mínimo 50% MARCIA ANTONIA DE (cinquenta por cento) dos CARVALHO CAMPOS associados ativos, que deliberarão Presidente ADEFIS BD por maioria simples dos associados votantes (cinquenta por cento mais um), e em segunda convocação, no mesmo dia, 30 (trinta) minutos EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA ADEFIS BD

(Até 3X no cartão)

3522.2222

Mesmo na caridade, devemos ponderar o “porquê” de nosso gesto. Senão, podemos ficar nus, dar toda a roupa para alguém, mas se for por vaidade pessoal, para ser aplaudido, isso é espírito do mal.

Por isso, é preciso vigiar, é preciso discernir. E para sabermos se estamos enganados pelo inimigo, devemos checar as nossas verdades e as verdades de Cristo.

Deus nos convida a um banquete onde podemos sentar à mesa, e às vezes nós Devemos dar muita atenção ao curso dos ficamos só com os farelinhos. Não fiquemos nossos pensamentos e de nossas obras. Se com as migalhas quando temos um tudo neles inclina-nos para o bem, esse é o banquete a nossa disposição. anjo bom. Mas, se o curso dos pensamentos, das ações termina numa Deus quer nos dar mais, Deus quer nos coisa má ou menos boa do que se havia saciar. Deus quer mais conosco. Deixemos proposto fazer, ou se no meio da ação, Ele agir. perde-se a paz a tranquilidade, a quietude, é sinal que está agindo pelo mau espírito e o Deus abençoe, inimigo está colocando em risco a nossa salvação. Padre Reginaldo Manzotti

Efeitos da Pandemia na relação de trabalho Pça do Rosário - Bairro do Rosário - Bom Despacho A pandemia do COVID-19 e as medidas de restrição impostas afetaram as relações de uma forma geral. Em relação ao aspecto trabalhista não poderia ser diferente, redução de jornadas, home office, revezamento e teletrabalho foram algumas das situações experimentadas pelas partes, o que perdura até a presente data. De forma a acompanhar a circunstância fática, alterações legislativas visaram dar suporte, bem como buscaram minimizar os efeitos financeiros pela manutenção do emprego. Como diploma inicialmente norteador, as medidas provisórias, instrumentos à disposição do executivo para situações de relevância e urgência, permitiram circunstâncias e reduções, que trouxeram algumas discussões acerca da adequação ao ordenamento jurídico (constitucionalidade), isso em decorrência da redução ou mitigação de participação dos sindicatos, questão discutida nos tribunais superiores. As medidas provisórias 927 e 936 trouxeram a possibilidade de adoção de home office,

compensação de jornada pelo banco de horas, antecipação de férias, suspensão temporária de obrigações (exemplo de prorrogação de prazo para pagamento de 1/3 de férias), suspensão de contrato de trabalho, além de redução de jornada e salário. Nesse momento, importante a assessoria trabalhista à empresa, de forma a evitar problemas futuros e garantir a lisura das adaptações, o que contribui até mesmo na redução de riscos de condenação em demanda trabalhista e traz a garantia aos empregados nesse momento problemático e com impactos financeiros severos. Nesse aspecto, apenas a medida 936 foi convertida em Lei pelo Congresso Nacional, Lei 14.020/2020.

manutenção do emprego e da renda e trouxe disposições sobre medidas complementares para o enfrentamento das consequências da emergência de saúde pública decorrente do COVID- 19, no âmbito das relações trabalhistas. Novamente foram instituídas medidas de redução de jornada, suspensão temporária de contrato de trabalho, dentre outros, pelo prazo de 120 (cento e vinte dias).

O prazo de vigência de referida medida, dependerá de sua conversão ou não em lei quando da análise pelo Congresso Nacional, por enquanto cabe aguardar as novas determinações, bem como estar atentos aos comunicados e mudanças legislativas, cientes de que adaptações continuam As alterações legislativas e necessárias em todos os setores. instabilidade nesse aspecto afetam a segurança jurídica dos comerciantes, investidores e/ou Débora Lacerda Gontijo prestadores de serviço, bem Advogada como reforçam a situação de vulnerabilidade do trabalhador. Com o término da vigência da Marco Antônio Almeida Silva Advogado referida Lei, foi publicada a Medida Provisória n.º 1045/2021, que instituiu o novo p r o g r a m a e m e rg e n c i a l d e

E D I TA L D E C O N V O C A Ç Ã O D E ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA para apreciação e aprovação do relatório de atividades e as contas da Diretoria Executiva (art.26, § único do Estatuto). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bom Despacho, com sede em Bom Despacho, na rua Antônio Tavares, nº147, bairro São Lucas, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por sua Presidente Srª Maria Lúcia Nogueira Ribeiro, CONVOCA através do presente edital, todos os associados especiais e contribuintes para Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na sede da Apae, às 19:00 horas, do dia 08 de junho, com a seguinte ordem do dia: 1- Apreciação e aprovação do relatório de atividades encerrado em 31 de dezembro de

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BOM DESPACHO. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bom Despacho/MG, neste ato representada por sua Presidente, Srª. Maria Lúcia Nogueira Ribeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os associados, através do presente Edital, para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no 08/06/2021 às 19:00 horas, do dia 08 de junho de 2021, às 19:00 horas em primeira convocação e às 19:30 horas e trinta minutos, em segunda convocação, (atenção: a segunda convocação deve ser obrigatoriamente meia hora depois conforme determina o artigo 24, §2º) a ser realizada em Bom Despacho/MG na Rua Antônio Tavares, nº147 – Bairro São Lucas com a seguinte ordem do dia: 1. Homologar as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração da Federação Nacional das APAES em 20 de abril de 2021 para acrescer os incisos VII. A e VII. B no artigo 35 do estatuto padrão das APAES, com a seguinte redação:

2020. 2- Apreciação e aprovação das contas com base nos demonstrativos contábeis encerrados em 31 de dezembro de 2020, mediante parecer do Conselho Fiscal. 3- Outros (se houver). Terão direito de votar, nas Assembléias Gerais os associados especiais que comprovem a matrícula e a frequência regular há pelo menos 1 (um) ano nos programas de atendimento da Apae, e os associados contribuintes, exigindo-se destes a adesão ao quadro de associados da Apae há, no mínimo, 1 (um) ano, e que estejam em dia com suas obrigações sociais e financeiras. No caso de procuração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório, sendo que o outorgante e o outorgado deverão ser associados da Apae.

Art. 35. Compete ao presidente: VII.A - Os recursos financeiros mencionados no inciso VII deverão ser movimentados por meio de cheques nominais, assinados pelo Presidente e pelo 1º Diretor Financeiro ou por meio eletrônico, inclusive, por meio de cartão magnético. (NR) VII.B - Na hipótese de a movimentação dos recursos efetivar-se por meio eletrônico, inclusive, por meio de cartão magnético, fica autorizado ao Presidente ou ao Tesoureiro a utilização desses meios de pagamento de forma individual e isolada, podendo realizar pagamentos, transferências, saques, emitir extratos, enfim, todas as operações financeiras necessárias à movimentação dos valores. (NR) A Assembléia Geral será constituída pelos associados especiais e contribuintes que a ela comparecerem, quites com suas obrigações sociais e financeiras. (art.23) Terão direito de votar os associados especiais que comprovem a matrícula e a frequência regular há pelo menos 1 (um) ano nos programas de atendimento da APAE, e os associados contribuintes, exigindo-se destes a adesão ao quadro de associados da APAE há, no mínimo, 1 (um) ano, e que estejam em dia com suas obrigações sociais e financeiras. (art. 23, §1º). No caso de procuração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório, sendo que o

Não se admite mais de uma procuração por associado especial ou contribuinte. A Assembléia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, não exigindo a lei quórum especial. Bom Despacho, 03 de maio de 2021.

Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bom Despacho/MG

outorgante e o outorgado deverão ser associados da Apae. (art. 23, §2º) Não se admitirá mais de uma procuração por associado especial ou contribuinte. (art. 23, §3º). A Assembléia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, e nos termos do art. 25, I, para a finalidade de homologar as alterações do estatuto, será exigido o voto concorde da maioria simples dos associados da APAE na Assembléia Geral Extraordinária especialmente convocada para esse fim. (art. 27, § único). Bom Despacho, 03 de maio de 2021.

Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bom Despacho/MG


07

De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

Tudo em Madeiras, Telhas e Varandas

Claudio Francis chega para animar sua tarde na Rádio Nova Veredas FM O locutor Cláudio Francis teve seu horário de apresentação alterado para o turno da tarde na Rádio Nova Veredas FM 89.3. O radialista agora ficará de segunda a sextafeira, das 13 às 17h.

Cláudio Francis

los", destacou o locutor em conversa com o Jornal Fique Sabendo. No programa do locutor, a interatividade com o ouvinte toma conta. O apresentador sempre manda seus abraços para o quem o acompanha. " No nosso programa, o ouvinte tem a sua música preferida que é atendida pela nossa produção ", afirmou.

O programa contará com novos quadros, entrevistas, mais entretenimento e animação. "Novos desafios são sempre bem vindos. Para ouvir o apresentador, Estou pronto para encara- sintonize a Rádio Nova

Veredas FM pela 89.3 do seu rádio. Na web, o ouvinte pode acompanhar pelo endereço eletrônico www.radionovaveredas.co m.br. Siga o Jornalista e Apresentador Cláudio Francis através do perfil do I n s t a g r a m : claudiofrancis.radialista.

ADSBD PODE FECHAR AS PORTAS seus custos, a entidade precisa de mais apoio do Poder Público, uma vez que a sobrevive apenas de doações, algo que as vezes A Associação de Doadores c u s t a m a n t e r o de Sangue de Bom funcionamento do Despacho (ADSBD) pode hemocentro na cidade. está com os seus dias de funcionamento contados. A Diante das dificuldades, informação é confirmada L e l i s q u e e s t á n a pela atual presidente da presidência da Associação há 18 anos, informa que entidade Margarida Lelis. foram publicados editais Segundo Lelis, sem ter para a realização de eleição muito dinheiro para gerir de uma nova diretoria. No Hemocentro da cidade corre o risco de interromper suas atividades de coleta de sangue

entanto, nenhuma chapa apareceu com candidato para gerir a entidade que atualmente coleta muito sangue para doar a quem mais precisa. "Atualmente vivemos aproximadamente 70% de doações de pessoas físicas e jurídicas , e 30% vem de apoio do Poder Público para manter o pleno funcionamento do serviço de coleta de sangue na cidade ", destacou a presidente em conversa com o Jornal

Fique Sabendo. Vale lembrar que todos os meses a ADSBD coleta sangue com o objetivo de salvar vidas. Caso, não apareça candidatos para gerir a entidade, suas portas poderão ser fechadas.

Polícia Militar e Motoclubes de Bom Despacho realizam a distribuição de alimentos para famílias carentes da cidade R$ 45, 00

os motoclubes Falcões da Estrada, Expedicionários, Motocicleteiros Sem Destino e Tamo Junto. " Sabendo do reflexo na vida das famílias, sobretudo o e c o n ô m i c o , e m decorrência das medidas de contenção do C o r o n a v i r u s , e considerando o papel Institucional da Polícia Militar de Minas Gerais e o caráter solidário de nossa Com o nome de Polícia a t u a ç ã o e m m e i o à Solidária, a ação social se s o c i e d a d e , p o l i c i a i s realizou em conjunto com militares da área de todo o Na manhã desta quartafeira, 28, a Polícia Militar em parceria com alguns motoclubes de Bom Despacho realizaram uma ação social que doou cestas básicas a diversas famílias carentes da cidade. A ação ocorreu no B a i r r o S ã o Vi c e n t e e também contou com a presença da Banda do Sétimo Batalhão.

7º BPM fomentaram a Campanha “Uma Polícia Solidária” onde se reuniram para somar esforços para proporcionar auxílio material às pessoas que viram suas economias afetadas pela situação da pandemia", destacou o 7º BPM em nota enviada a imprensa local. Ao todo, foram distribuídas cerca de 25 cestas básicas para as famílias residentes de Bom Despacho. "Além de amenizar o sofrimento

das pessoas, a Ação Social, que contou com a apresentação especial de músicos da Banda de Música do 7º BPM, buscou também fortalecer a imagem institucional perante a sociedade por meio da ação solidária e de presença policial junto à comunidade", acrescentou a Instituição.


07

De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

Santa Casa de BD recebe equipamentos para enfrentamento ao Covid-19

Santa Casa de Bom Despacho recebe apoio de lideranças no enfrentamento ao Covid-19.A superlotação e o esgotamento no serviço de atendimento aos contaminados com o coronavírus atingiram Bom Despacho. Com 100% da capacidade de leitos de CTI por dias consecutivos e enfermaria com mais de 80%, a cidade passa pelo momento mais crítico da pandemia. Atentos a situação, liderados pelo vereador Pastor Alex, um grupo de empresários mobilizou-se ampliar a capacidade de atendimento aos casos de Covid-19 na

Santa Casa. “ Na busca para solucionar o problema, encontramos muitas informações sobre o uso do Capacete Elmo em pacientes com grau moderado da doença, com alto índice de recuperação” destaca o vereador. O Elmo é um capacete de respiração assistida, nãoinvasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes diminuindo a necessidade de utilização do CTI em 60%. Criado em abril de 2020 o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de

pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19. Ao todo serão adquiridas 10 unidades e a Santa Casa já informou que possuí toda estrutura necessária para o uso dos capacetes. As empresas responsáveis pela aquisição foram Empreser, Grupo VAP, Auto Peças Bom Despacho, Auto Peças Primavera, Clemente R e t í f i c a , I n p r o v e t e r, Cofermapa e Supermercados BH e Cooperbom.

:

A CULPA NÃO É DA PANDEMIA

Não fechando os olhos para a realidade doída que a pandemia trouxe, ela veio também pra gerar um movimento interno para que busquemos olhar pra nós mesmos e nos tornarmos pessoas melhores.A culpa não é da pandemia.É notório que estamos vivendo um momento turbulento e é “confortável” colocarmos a responsabilidade de tudo que não está fluindo na pandemia.Meu emprego, meu r e l a c i o n a m e n t o , m e u h u m o r, desobediência dos filhos...Mas vamos refletir! Será que a culpa é mesmo da pandemia?Sabemos que a rotina mudou e não podemos planejar as saídas de casa como passeios, compras e encontros com os amigos. Convivemos todos os dias com as mesmas pessoas: cônjuge, filhos, sogra, gato, cachorro e todos os sons e barulhos que cada um produz. Antes até era corrido levar as crianças para a escola, preparar o almoço, se arrumar para o trabalho, organizar a casa, buscar as crianças, a hora do jantar e, enfim, o banho. Cada um com seus prazeres e obrigações.Mas pensemos...Seu relacionamento

estava bem e só se estremeceu após o início da pandemia? Ou será que esse relacionamento já era instável, já estava abalado e só veio a piorar... Ou será que não conhecia realmente seu companheiro e com a proximidade forçada pela pandemia, conheceu e não gostou do que viu?Era bem sucedido no seu trabalho? Se empenhava, gostava do que fazia? Realmente estava a serviço? Servia “O TODO” através do seu trabalho?É uma pessoa bem humorada? Criativa? Sempre foi? Aí veio a pandemia e derrubou seu humor? Ou tinha uma amargura reprimida que veio a tona com a pandemia?Seus filhos te obedeciam? Sempre foi referência pra eles e com o início da pandemia eles começaram a te desobedecer? Ou estavam acostumados a obedecer outras pessoas?Muitas famílias ficaram mais próximas com a pandemia, se reconheceram e gostaram do que viram; outros se reinventaram profissionalmente usando sua criatividade. Na verdade o que a pandemia trouxe foi um encontro com sua real versão.

realmente somos é difícil, é desconfortável.Sabe o que a pandemia fez com você? Te obrigou a olhar pra todas as criaturas que você criou em sua vida, todas as vezes que não deu valor ao tempo vivido, que não foi capaz de sorrir para um filho, que não elogiou o seu(sua) parceiro(a), que descontou na família a dificuldade no trabalho, que não parou para ter uma boa conversa... Agora você é obrigado a olhar para tudo isso e acolher cada criatura que criou, afinal você é o criador delas.Pense em como saía de casa todos os dias e como age ao ficar dentro de casa nos dias de hoje, você se entrega da mesma forma? Provavelmente não.No Espaço Íntimo te ajudamos a lidar com essas diversidades do dia a dia que são gatilhos para memórias que estão no seu inconsciente.

Todas as vezes que não suporta uma situação corriqueira, que algo te abala além do que seria normal, que uma gota d'água vira um balde cheio, são esses gatilhos sendo acionados e te levando a um grande desconforto. O p r o b l e m a é e s t a r m o s t ã o Nós podemos te ajudar a encontrar a a c o s t u m a d o s a s e r m o s o q u e melhor versão de si. Se está difícil pra precisamos ser, que encarar quem você, busque ajuda!


De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

08


De 05 A 19 de Maio de 2021 - Bom Despacho (MG)

Clássico da confusão América vira jogo e coloca um pé na final do Mineiro O América colocou um pé na final do Campeonato Mineiro ao vencer o Cruzeiro por 2x1, de virada, no Mineirão, num jogo decidido nos últimos cinco minutos da etapa complementar. O erro de Felipe Conceição de recuar a sua equipe chamou o Coelhão para o seu campo e as mexidas de Lisca Doido foram providenciais principalmente com a entrada de Leandro Carvalho. O Coelhão foi melhor e mereceu a vitória. O Cruzeiro se defendia como pode e o goleiro Fábio garantiu o placar com suas defesas. Mas o futebol pune as chances desperdiçadas e o veterano Sóbis abriu o placar no Gigante da Pampulha. Mais uma vez parecia que o Cabuloso iria vencer com o futebol reativo. Se Fábio foi o nome do jogo no primeiro tempo, Leandro Carvalho mudou o panorama da partida com duas assistências para os gols de Alê, de cabeça, e de Ademir Fumacinha, que decretou a vitória americana. O VAR, também, foi decisivo ao apontar impedimento no lance que originou o tento de Airton, que naquele

momento mudaria a história do clássico. Hulk. O super-herói atleticano mandou um Foi uma decisão acertada pela arbitragem. torpedo daqueles indefensáveis. Foi um “míssil” alvinegro, como diria o atacante Após o apito final uma confusão se iniciou Marinho, do Santos. nas proximidades dos vestiários. Um bate boca entre jogadores de Cruzeiro e O destaque da partida foi do arqueiro América. Desde o jogo, o técnico Lisca Matheus Mendes, que entrou no lugar do Doido se estranhou com Bruno José e goleiro Everson expulso, e defendeu uma depois com o goleiro Fábio. O treinador penalidade batida por Keke. Praticamente reclamou que os atletas da Raposa na final do Estadual, as atenções são menosprezaram o alviverde. Já Marcelo voltadas para a partida contra o Cerro Porteño no Mineirão na terça (4) pela Moreno afirmou que vai ter volta. Libertadores. A partida de volta marcada para o próximo domingo promete muito. Para o América Colorado do São Vicente basta perder por um gol de diferença ou um simples empate. Pelo lado do Cabuloso, Nesse sábado (1), os veteranos do deverá vencer por dois gols. Só assim Cristalino receberam a forte equipe do carimba a vaga na final do Campeonato América de Moema e conheceu a sua segunda derrota no retorno das atividades Mineiro. após as restrições da Onda Roxa do Minas Consciente do governo Zema. E foi um jogo bastante disputado. O Imperador Míssil atleticano Diguinho marcou o único gol alvirrubro na O Atlético está perto de disputar mais uma partida depois de uma jogada tramada pela final do Campeonato Mineiro. No último dupla Angola e do maestro Diego Barba. sábado (1) venceu o Tombense por 3x0, No próximo sábado (8), o Colorado recebe com gols de Hyoran, Guga (de pênalti) e de o Fashion de Santo Antônio do Monte na

sua preparação para o Municipal Veterano 35 anos. Verisure em BD Quer segurança e tranquilidade em sua casa ou negócio? Coloque um Verisure. É monitoramento com registro de imagens e aviso à polícia. Faça um estudo de segurança de sua residência ou de seu negócio. Ligue no telefone (31) 992531263 e agende uma visita com Sérgio Cunha. Descontos promocionais através do Toque de Bola. Dia das Mães Em tempo de pandemia de Covid-19, todo o cuidado é pouco neste Dia das Mães. Quero deixar um abraço fraterno e carinhoso para todas as mamães dos nossos leitores e, claro, em especial para a minha mãe, Dona Aninha! Te amo, mãe! Quero abraçar, também, minha querida tia/mãe, Dona Constância, e minha sogra/mãe, Dona Stella. Beijo no coração de todos!

(31)992531263 Sérgio Cunha (Representante)

Coluna do Chantecler – crônicas de BD de ontem e de hoje

REENCONTRANDO AMIGOS QUE JÁ SE FORAM (III) Meus caros, raros e fieis leitores, Vou concluir hoje a longa caminhada que fiz pelas nossas ruas e falar das pessoas que fui encontrando pelo caminho, naquele retorno meu ao início dos anos 60. Quem me leu na semana passada deve se lembrar que eu tinha saído do armazém do Tõe Pepê e tinha a intenção de ir até a Praça Inconfidência, cortando caminho pela Rua da Garça - a rua da zona. Mas, resolvi dar uma subida pela Rua Faustino Teixeira até a Gráfica Piraquara, do Guilhermino – o Guilo. Batemos um bom papo. Eu gostava dele, talvez por ser o maior amigo de meu pai. Aproveitei que já estava ali mesmo e dei um pulo até o Armazém do Caburé. Subi mais um pouco, parei na Sinuca do Luiz Cabral e o pessoal que estava lá me convidou pra jogar uma “vida” com eles, sabendo que, pra eles o dinheiro entraria fácil. Eram amadores-profissionais. Declinei do convite e fui até o Bar Alhambra, do Gersino, pra tomar uma água. O Bar Alhambra era onde a gente costumava comer um PF e tomar uma cervejinha nas noites de sexta-feira e sábado, depois que acabava o “footing” defronte o Cine Regina – quando a gente não conseguia “pegar” uma menina (o que acontecia na maioria das vezes) - ou após o término da sessão de cinema. Ah, como eu me deliciava com aquele PF matador da fome da meia-noite! Saindo do Alhambra, desci de novo a Rua Faustino Teixeira, virei à esquerda no Larguinho e novamente à esquerda, entrando na Rua da Garça. Queria ver o estado em que a zona estava. Será que ela ainda existia? Pois não é que zona ainda estava no mesmo lugar! Mas, já não tinha o “glamour” de uns anos atrás, quando lá fui com meu irmão pela primeira e única vez. As quatro ou cinco casas continuavam no mesmo lugar, porém envelhecidas. A casa principal estava com a porta aberta e as luzes internas apagadas. Tinha cara de casa abandonada. Em frente dessa casa maior, estavam duas

mulheres já um tanto gastas pelo tempo e certamente pela vida sofrida, sentadas no degrau externo e fumando. Um homem já meio velho papeava com elas, com uma enxada na mão. Perguntei a ele se a zona ainda existia. Ele me respondeu que sim, mas que já não tinha quase movimento nenhum. Achou que eu estava procurando mulher pois me disse: “-Se estiver precisando, o melhor é você ir lá na Pensão da Tina”. Ao que uma das mulheres “derrubadas” completou: “-Ou senão, vai lá na Dolores, na Tabatinga. Lá também tem umas mulheres mais ajeitadas!” Agradeci a recomendação e segui caminho. Mais à frente, virei à esquerda na Rua Conselheiro Guerra e de novo à esquerda na Rua Dr. Miguel (naquela época era Rua do Rosário) e cheguei na Sapataria do Pinheiro. O Pinheiro era um cara alto, esbelto, beque do time da Associação que gostava de sair jogando com a bola, todo estiloso. De vez em quando ele dava umas furadas e era um Deus nos acuda. Perguntei-lhe se ainda jogava futebol. “-Não, Mozart, já tô parado um tempão. Arranjei uma contusão feia no tornozelo. Acho que vou parar de jogar.” O mundo da bola agradeceria muito essa sua decisão. Despedi-me dele e andei mais um pouco. Mais à frente, passei pela marcenaria do Celso Mesquita, pai do Márcio meu grande amigo que falecera muito, muito jovem. Uma pena. Era um amigo e tanto. E já que estava na esquina da Rua São Paulo, dei um pulo até o Salão do Crim. Estava precisando cortar o cabelo, mas o Crim me pediu pra voltar mais tarde. Agradeci a ele e, apenas por educação, lhe disse que voltaria, sim. Mas não voltaria. Preferia ir mais tarde lá no Oldack de quem eu era mais amigo. Cheguei na Sapataria do Venerando. O velho Venerando, o maior sapateiro da cidade. Quem eu encontrei lá foi o Hermes que, quando menino, era famoso nas brigas. Eu era um menino franzino e morria de medo dele lá no Praxedes. Mas, agora, já

gente grande, parecia até um sujeito supercalmo. O Maninho ainda que essa cidadezinha fosse Bom Despacho. Pra mim, ele também estava lá. Conversamos um pouco e continuei minha deveria estar lecionando numa grande universidade federal. Lá é que era o lugar dele. Bom demais pra Bom Despacho ter caminhada. um Majela como professor! Passei pela alfaiataria do Tião Menezes – talvez o melhor alfaiate da cidade. Pelo menos, era o mais conhecido. Se bem Cheguei na casa de minha mãe e terminei a caminhada. Fora que também havia a alfaiataria do João Honório que era muito uma caminhada e tanto. Afinal, eu reencontrara pessoas queridas que nunca imaginei que encontraria novamente. Da famosa. Não saberia dizer qual dos dois era melhor. próxima vez que vier a Bom Despacho, vou repetir a E cheguei novamente na Praça da Matriz. Contornei-a pelo experiência. lado esquerdo, passei em frente ao Cine Regina, ainda em pleno funcionamento, cumprimentei o Zé Diniz, do Bar Tupã, Meu pai continuava deitado na rede e mexendo com as pessoas que passavam na rua, subindo pra Tabatinga ou pra Cruz do conversei um pouco com o Amintas e segui em frente. Monte. Queria me contar o caso de umas pessoas, mas eu lhe Já de volta pra casa, ainda topei com o Mascarenhas e o Leo disse que, primeiro, eu iria tomar um banho. Depois eu Camisasca – que fora meu competente gerente quando eu sentaria ali perto dele pra ouvir os seus “causos”. E foi o que trabalhei por seis meses no BEMGE -, depois parei pra fiz. conversar um pouco com o Nelson Franco, ali na sua loja KiBarato, na Rua José Gonçalves. Sujeito educado, discreto e de Tchau procês! poucas palavras o Nelson Franco. Dava gosto encontrar com ele, nem que fosse pra dar um alô. Também encontrei com o Chantecler. Noé do Leãozinho da Esquina que me convidou pra jogar uma sinuca mais à tardinha no Bar do Gomes. Aceitei o convite, sem ter certeza se poderia ir. O Noé também era outra figura fora da curva. Gostava muito de ler livros e comentava comigo todos os que ele lia. Sua cultura livresca era fabulosa. Encontrei também com o Dr. Francisco na porta de sua casa. Que médico caridoso e humano era ele. Quem estava saindo do consultório dele era o Nicolau Leite – sem dúvida, o homem mais culto de nossa cidade naquela época. E já subindo de volta à Rua do Céu, ainda me encontrei como o Professor Majela que começou a me falar de uns poetas que ele estava lendo e dos quais eu nunca ouvira falar. Achava o Majela até mais culto que o Nicolau Leite. Era um desperdício um homem com tanta cultura numa cidadezinha do interior, AVISO DE RETIFICAÇÃO E REPUBLICAÇÃO DE EDITAL O Município de Bom Despacho-MG, inscrito no CNPJ sob o nº 18.3d01.002/0001-86, torna público, para conhecimento dos interessados, que, na Prefeitura Municipal de Bom Despacho-MG, com sede à Avenida Maria da Conceição Del Duca, D. Saçã, 150, Jaraguá, CEP 35600-000, nesta cidade que lhe empresta o nome, nos termos da Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2.009; das Resoluções nº 18, de 26 de setembro de 2.018; nº 2, de 9 de abril de 2.020; nº 6, de 8 de maio de 2.020; e nº 20, de 2 de dezembro de 2.020, expedidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1.993, com alterações, e, demais normas regulamentares aplicáveis à espécie, mediante a designação da Comissão Permanente de Licitação, por meio do Decreto Municipal nº 8.862/2021, procedeu-se a RETIFICAÇÃO com posterior REPUBLICAÇÃO do edital da Chamada Pública nº 1/2021, aberta com a finalidade de credenciar produtores da Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais para aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar dos alunos matriculados na rede municipal de Educação, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, consoante com as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e, em conformidade com os descritivos, quantitativos, valores e condições que constam no Anexo I do Edital, encerrandose o prazo para entrega dos envelopes (Habilitação e Projeto de Venda), dia 17 de maio de 2.021, às 9h, data e horário em que será realizada a sessão pública na Sala de Sessões Públicas da Prefeitura Municipal de Bom Despacho,

.

localizada à Avenida Maria da Conceição Del. Duca, D. Saçã, 150, Jaraguá, CEP 35600-000, nesta cidade Inteiro teor do Edital disponível em: http://www.bomdespacho.mg.gov.br/licitacao/ Gerência de Licitações, Compras e Gestão de Contratos

HRV EX 2016

R$ 77.900,00

COMPRAMOS SEU VEÍCULO COM PAGAMENTO À VISTA! (37) 3522.1812/ 99947.1100 Rua do Rosário, Centro - De frente a Minauto - Bom Despacho (MG)

JOSÉ FRANCISCO DE SOUSA, nome fantasia EXTRA CARNES SOUSA, CNPJ: 06.136.049/0001-52 por determinação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Despacho, torna público que SOLICITOU, através do processo administrativo nº 9790/2020, Licenciamento Ambiental Simplificado para as atividades de INDUSTRIALIZAÇÃO DE CARNE, INCLUSIVE DESOSSA, CHARQUEADA E PREPARAÇÃO DE CONSERVA, desenvolvidas na AVENIDA DOS PEQUIS, NÚMERO 250, BAIRRO MARIA MELLO QUEIROZ, CEP: 35.600-000, na cidade de Bom Despacho - MG.

REQUERIMENTO DE LICENÇA F S T W M i n e r a d o r a LT D A , C N P J : 2 9 . 3 1 5 . 1 8 6 / 0 0 0 2 - 3 0 , P O R DETERMINAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO, TORNA PÚBLICO QUE SOLICITOU, ATRAVÉS DO PROCESSO A D M I N I S T R AT I V O N ° 8 3 0 . 3 8 7 / 2 0 1 8 , L I C E N Ç A A M B I E N TA L SIMPLIFICADA (LAS), CLASSE 3 - PARA A ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE AREIA PARA UTILIZAÇAÕ IMEDIATA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E EXTRAÇÃO DE ARGILA USADA NA FABRICAÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA.


De 04 a 20 de Abril de 2021 - Bom Despacho (MG)

10

Profile for Valmir Rogério Vieira Rogério

EDIÇÃO 532 DO JORNAL FIQUE SABENDO  

DE 05 A 19/05/2021

EDIÇÃO 532 DO JORNAL FIQUE SABENDO  

DE 05 A 19/05/2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded