__MAIN_TEXT__

Page 1

A

OR

AG

(37) 99806.3468/ 99845.0282

Pilares

facebook.com/spazio.bello.5

Materiais de Construção

ED: 521

De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

Secretaria de Saúde informa que mais Bairros terão UBS em funcionamento até o final de Novembro Até o final de Novembro, Bom Despacho terá mais UBS em funcionamento. A informação é confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Recentemente, os Bairros Babilônia e Rosário II já estão com suas sedes já definidas. Outros também serão beneficiados como Dona Branca, Palmeiras, que serão atendidos pela unidade do Rosário II, Santo Antônio e Liberdade, que irão contar com atendimento médico e enfermagem da unidade do Babilônia.

UBS Babilônia

Ouça-Nos!!! facebook.com/roni.santos

l para Enxova os Nascid Recém 6 Anos e0a1 d a h Modin uedos , Brinq Calças ... o Mais e Muit

e os casos que não puderem esperar, serão atendidos no mesmo dia. Os usuários ainda poderão receber vacinas, fazer curativos e vários outros procedimentos", completou a Secretária.

Deve-se lembrar que nos últimos dias, a Prefeitura de Bom Despacho também ampliou o horário de atendimento nas UBS do Cidade Nova para até as 21h. O objetivo é melhorar o atendimento para população, principalmente para as pessoas que não podem comparecer às De acordo com a Secretária Municipal de unidades durante o horário de 08 às 18h. Saúde, Neide Braga, a implantação das unidades do Babilônia e Rosário II visa A unidade do Rosário II será inaugurada facilitar o acesso das pessoas às unidades nesta segunda-feira, dia 23/11. e aumentar o número de atendimento médico. "Desta forma o tempo de espera para consulta agendada será bem menor

(37) 99103.2300 3521. 1466

Pça. da Matriz, 350 - Sl 15 - Centro - Bom Despacho (MG) Poligrota de 06 Idiomas

Reserve seu Espaço de Ocasiões Especiais com a Gente!

(37) 99116-0868 Sky nos Jogos do Brasileirão Cardápio Variado Rua Enfermeira Joana D’arc - Vila Aurora - Bom Despacho (MG)


De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

EDITORIAL COLÉGIO TIPURA Aos 28 anos, professor Éder Tipura é eleito vereador da Câmara Municipal de Bom Despacho-MG Professor traz propostas inovadoras em Educação, Cultura, Juventude, Gênero, Diversidade, Esporte e Desenvolvimento Comunitário para a cidade de Bom Despacho. processo de formação humana e que as suas experiências seriam as bases para o seu sucesso no futuro. Aos 14 anos, Eder Tipura veio junto de sua família para Bom Despacho, logo se matricularam na Escola Estadual Irmã Maria e começaram a realizar amizades extremamente significativas que auxiliaram no processo de adaptação em nossa cidade de Bom Despacho. Eder Tipura perpassou em algumas empresas da cidade, mas nunca se absteve de estudar e de focar no seu caminho de luz. De imediato, Eder Tipura começou a pensar em seu perfil profissional, de modo que estudava Língua Portuguesa, junto ao professor Tadeu, assim a sua aptidão desenvolvida nessas aulas proporcionou que Eder engendra-se para as Letras, de maneira que migrou para a cidade de Pato Branco no Sudoeste do Paraná, onde estudou e formou-se na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- (UTFPR). Nesta instituição de ensino, Eder Tipura sempre fora um aluno aplicado ao Ensino e relacionou-se demasiadamente em relação à Extensão e a Pesquisa, além do movimento estudantil vivido de forma intensa em sua formação. Eder Tipura é daqueles seres que encontramos em nossas vidas e que logo percebemos que possui um pouco de aptidão em várias vertentes, seja educacional, cultural ou comunitária. Graduado em Letras pela a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR), campus Pato Branco. É Empreendedor Social, Diretor Escolar e Professor de Redação, Língua Portuguesa e Literatura, bem como é escritor, poeta, músico, compositor, contador de histórias e produtor cultural – além de militante nas questões educacionais, culturais e comunitárias. Não obstante, Eder Tipura consegue em sua vida pessoal e profissional trançar todos esses meios em seu cotidiano, já que Eder Tipura entende que a relação da educação está intrínseca com a cultura e vice versa, bem como neste contexto temos a eleição do Vereador eleito do Eder Tipura.

Esse jovem idealizador nasceu em berço humilde, nas bandas do Triângulo Mineiro, sendo que veio ao mundo no dia 17 de Dezembro de 1991 em Uberlândia. Ele viveu sua infância e juventude com os pais: Ana Maria da Silva e Antônio Marcio da Silva, juntamente das suas queridíssimas irmãs: Ester Deliane da Silva e Elionai Deliane da Silva. Eder Tipura, em sua molequice gostava de jogar bola e soltar pipa. Esse menino pacato e já tímido na sua infância desfigurava a admiração de todos, sempre observador, gostava de colocar-se na situação do próximo para entender melhor as relações humanas. Um garoto que com os seus dez anos, continha uma estatura alta, de modo que “facilitou” sua entrada no mercado de trabalho. Um vendedor de picolé, um garçom, um entregador de panfleto, sendo que não escolhia muito o serviço, mas vivia cada experiência como se fosse à última, pois ainda que jovem, já compreendia que tava em um

Eder Tipura perpassou pelos os estudos gramaticais, da linguagem e se enraizou nos estudos Literários, de maneira que seu estudo literário-musical em seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Alguns pré-(textos) nas canções de Belchior” foi impresso em forma de livro no ano de 2017, de modo que em outro momento abordaremos de maneira mais delongada sobre esta obra, pois abordar o nosso poeta compositor Belchior de forma reduzida, não se condiz pela a grandiosidade da sua produção poética. Eder Tipura colou grau em Agosto de 2015, sendo que retornou para Bom Despacho, ainda sem desfazer as malas consegui vínculo com a escola que formara no Ensino Médio: Irmã Maria, bem como teve a oportunidade de lecionar no Wilson Lopes, além de trabalhar no Frei Anselmo na cidade de Nova Serrana.

Eder Tipura idealizou o Colégio Tipura em Bom Despacho, que possui Ensino Médio: 1ª, 2ª e 3ª Séries e o monumental PRÉ-ENEM. Nessa empreitada, juntamente com uma gama de multiprofissionais, bem como professores, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos, o Colégio Tipura, conforme o Éder Tipura, leciona com uma visão multidisciplinar das necessidades de seus Tipuradores(as), uma vez que as dificuldades enfrentadas em determinadas disciplinas são resultantes, quase sempre, da ausência de contextualização que não foram devidamente assimilados. O Colégio Tipura trabalha com atendimento individual ou em grupo e personalizados. De maneira que seja focado numa atitude ética, profissional e extremamente acolhedora. Eder Tipura, ainda nos disse que o Colégio Tipura visa auxiliar os seus alunos a desenvolverem suas autonomias educacionais, pois, assim, estarão não apenas superando suas dificuldades de aprendizagem, mas também maximizando as suas chances de êxito frente aos inúmeros desafios que a educação enfrenta diante de um mundo cada vez mais competitivo. Agora, Eder Tipura está em uma nova fase da sua vida como vereador eleito da cidade de Bom Despacho, que confiou 466 votos de esperança de transformação do nosso munícipio, de modo que Eder Tipura engaja por uma educação crítica, social, cultural e comunitária, assim sendo luta exaustivamente para que os nossos jovens possuam as mesmas e mais oportunidades que obteve com o auxílio estatal em sua formação humana.

Ass. Imp. Colégio Tipura


De 04 a 11 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

03

CATÁLOGO DE DELIVERY & SERVIÇOS O QUE VOCÊ PRECISA EM BD ESTÁ AQUI!!!

3522.2291/3522.4044 (37) 3522.1718/99107.6465 99926.1305

(37) 99806.3468/ 99845.0282 facebook.com/spazio.bello.5

(37) 99806.3468/ 99845.0282

(37) 99806.3468/ 99845.0282

facebook.com/spazio.bello.5

facebook.com/spazio.bello.5

(37) 3522-4600/ 99964.8393

Lider Engenharia

Pça. Inconfidência, 157 - Centro Bom Despacho (MG)

(37) 99944.0050/98840.0050 Rua São Paulo, 165 - Centro - Bom Despacho (MG)

PEDREIRO Aflinho

Cerca de Lotes & Chácara

Obras em Geral

Jaime (37) 92000.8398 Orçamento sem Compromisso

Pinturas

(37) 99168.6277

Residenciais Empresariais

Wilson

(37) 99858.2481

(37) 3521-1864

Você que é dono de Hamburgueria, Autônomo, bombeiro hidráulico, Pintor, Eletricista, Carpinteiro, Vicradeiro, e demais serviços de utilidade doméstica, reserve seu espaço aqui!

Voto Joice Quirino Nossa Prefeita

Anuncie no Catálogo de Delivery e Serviços do Jornal Fique Sabendo (37) 98846.3658 (37) 99825.2331

Cnpj do Candidato:38.985.127/0001-80 - Valor da Inserção R$ 200,00


04

De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

Secretaria de Trânsito já instalou duas Câmeras do Olho Vivo Para garantir ainda mais a Segurança da População de Bom Despacho, a Secretaria Municipal de Trânsito de Bom Despacho já instalou duas câmeras de segurança em dois locais estratégicos da cidade. Os pontos instalados são Praça da Matriz com Faustino Teixeira e Avenida Rio de Janeiro com Irmã Maria, no Bairro São Vicente, mais conhecido como Cruzeiro. "Estamos trabalhando intensamente para que a população de Bom Despacho tenha mais segurança neste final de ano, já que nesta época se inicia os preparativos para Natal, uma dos momentos de maior potencial econômico comercialmente do nosso município", destacou Renato Gomides, Secretário Municipal de Trânsito, em conversa com o Jornal Fique Sabendo. A Secretaria de Trânsito planeja instalar as câmeras nos demais pontos em pouco tempo. "Em breve, iremos instalar os câmeras nos pontos que foram relacionados e estudados pela Secretaria de Trânsito em parceria com a Polícia Militar", informou Gomides, que recentemente assinou o contrato de licitação da empresa que presta serviço de manutenção do Olho Vivo na cidade.

Trabalhador com jornada reduzida deve receber 13º e férias integrais Trabalhadores com jornada de trabalho reduzida devem receber férias e 13º salários com base na remuneração integral. No caso dos contratos suspensos, o pagamento será proporcional, considerando os meses em que houve15 dias ou mais de trabalho. A conclusão está em nota técnica produzida pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia que analisa os efeitos dos acordos de suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário, por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM). O programa foi lançado pelo governo federal como uma das medidas para enfrentar a crise gerada pela pandemia de covid-19. Para responder a questionamentos sobre o pagamento de férias e 13° salário para trabalhadores incluídos no BEM, a secretaria produziu a nota técnica. Segundo a nota, trabalhadores com jornada de trabalho reduzida devem receber as parcelas de 13º e férias com valor integral. “Esta regra deve ser observada especialmente nos casos em que os trabalhadores estiverem praticando jornada reduzida no mês de dezembro”, diz a secretaria. De acordo com a legislação, o 13º salário corresponde a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço. Para os contratos suspensos, os períodos de suspensão não devem ser computados como tempo de serviço e para cálculo de 13º. A exceção é para os casos em que os empregados prestaram serviço por mais de 15 dias no mês, que já estão previstos na legislação vigente, favorecendo, assim, o trabalhador. A partir de 15 dias de trabalho o cálculo do 13º é feito como se fosse um mês integral.

Camêra na Pça da Matriz

R$ 90,00

R$ 250,00

Novo End: Av. Dr. Juca, 22, Rosário - Bom Despacho (MG)

“A diferenciação ocorre porque, na redução de jornada, o empregado permanece recebendo salário, sem afetar seu tempo de serviço na empresa, o que permite computar o período de trabalho para todos os efeitos legais. Com a suspensão dos contratos de trabalho, no entanto, a empresa não efetua pagamento de salários e o período de afastamento não é considerado para contagem de tempo de serviço, afetando assim o cálculo das férias e do 13º”, diz a secretaria. A nota técnica esclarece que os períodos de suspensão do contrato de trabalho não são considerados no cálculo de tempo para ter direito a férias. “Os períodos de suspensão do contrato de trabalho não são computados para fins de período aquisitivo de férias, e o direito de gozo somente ocorrerá quando completado o período aquisitivo, observada a vigência efetiva do contrato de trabalho”, diz a nota. Entretanto, diz a secretaria, por meio de acordo coletivo ou individual, ou decisão do empregador, é possível considerar o período de suspensão na contagem do tempo e pagar o valor integral do 13º salário e conceder férias. “Observando-se a aplicação da norma mais favorável ao trabalhador, não há óbice para que as partes estipulem, via convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho, acordo individual escrito, ou mesmo por liberalidade do empregador, a concessão de pagamento do 13º ou contagem do tempo de serviço, inclusive no campo das férias, durante o período da suspensão contratual temporária e excepcional”, ressalta a nota técnica. Ag. Brasil


De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

05

Festa do Ano Litúrgico Padre Reginaldo Manzotti espinhos e colocaram uma coroa do mundo, tiraram o cajado de pastor e colocaram um cetro de poder. Engano da Igreja? Não, Jesus é o Rei do Universo. Sua autoridade não se origina de um poder que oprime, mas do amor e do serviço.

Filhos e filhas,

Já estamos nos aproximando do último final de semana do ano litúrgico, quando celebramos a festa litúrgica de Cristo Rei do Universo. Esta festa tem sentido escatológico, pois celebramos Jesus Cristo Cristo é Rei na Cruz, é Rei glorificado. Ele como Rei e Senhor de todo o Universo. conquistou a realeza pelo humilde serviço, Esta festa existe para dizer que Nosso assumindo nossa humanidade e se Senhor Jesus Cristo é maior que qualquer entregando na cruz para nos remir da autoridade no mundo civil. Portanto, para maldição do pecado, como nos ensina São nós, precisa ser maior que todos os valores Paulo: “Sendo Ele de condição divina, não que podem nos fazer perder o horizonte da se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a eternidade. condição de escravo e assemelhando-se Rei é uma palavra que significa poder, aos homens. E, sendo exteriormente influência, domínio e esse título é dado a reconhecido como homem, humilhou-se Jesus. Mas o que tem a ver um título desses ainda mais, tornando-se obediente até a com Ele? Lançar um olhar sobre a imagem morte, e morte de cruz! Por isso, Deus o de Cristo padecente na cruz, pobre, exaltou soberanamente e lhe outorgou o obediente, resignado e sobre a imagem de nome que está acima de todos os nomes, Cristo Rei é contrastante. Tiraram a coroa de para que ao nome de Jesus se dobre todo

joelho no Céu, na Terra e nos Infernos. E pode fazer de pior: as guerras, mortes, toda língua confesse, para a glória de Deus assassinatos, roubos. Pai, que Jesus Cristo é o Senhor” (Fl 2,6-11). A festa de “Cristo Rei” nos recorda que Não somos um povo errante. O mundo não devemos permitir que Cristo reine em está perdido, como muitos querem. É muito nossos corações e em nossas vidas, de fácil falar em destino, em acaso, como se lutarmos para que o Seu Reino seja fôssemos seres à deriva. Nós temos que instaurado desde agora no mundo. Por que afirmar que somos o povo de Deus e temos não fazer o Reino de Deus acontecer no hoje um Rei, um Soberano: Jesus Cristo. Ele tem da nossa história? Se cada um de nós o mundo em Suas mãos. Ele tem a história e mudarmos nossas consciências, nossa forma de ver as coisas, mudaremos o nossas vidas em Suas mãos. mundo. Proclamemos o senhorio de Jesus Embora o reinado de Jesus já tenha sido consentindo que Ele reine em nossas vidas, conquistado na cruz e Ele tenha o cetro da praticando o amor, o direito e a justiça. eternidade, a coroa da imortalidade, Seu reino requer a concretização de cada um de Deus abençoe, nós. O reino de Jesus não está completo enquanto a humanidade não estiver voltada Padre Reginaldo Manzotti para Deus. É uma pequena dinâmica entre o Pça do Rosário - Bairro do Rosário - Bom Despacho “já” e o “ainda não”. O “já” são sinais, flashes de bondade, das maravilhas que vemos no mundo. O “ainda não” é o que o ser humano

EXCLUSÃO DO ICMS NAS CONTAS ENERGIA Dr. Wilken Cunha - Advogado Olá amigos e caros leitores da nossa coluna de Direito de Tributário, existe hoje no STJ um tema bastante polêmico que envolve a questão da energia elétrica, de interesse coletivo, pois tal tema poderá garantir ao direito de exclusão do ICMS nas contas de Energia das pessoas físicas e das pessoas jurídicas. A discussão em pauta no STJ: a incidência do ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (Tust) e sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd). A Tust e a Tusd são tarifas pagas na compra da energia elétrica diretamente dos agentes de comercialização ou de geração no mercado livre de energia elétrica. Em decisão na Primeira Turma do STJ decidiu pela legalidade da incidência do ICMS na Tusd, cobrada nas contas de grandes consumidores que adquirem a energia elétrica diretamente das empresas geradoras. Por maioria, o colegiado entendeu ser impossível separar a atividade de transmissão ou distribuição de energia das demais, já que ela é gerada, transmitida, distribuída e consumida simultaneamente, o que

levou o tema ser discutido pelo rito repetitivo, a ser julgado e ter repercussão em todo país, devendo os juízes aplicar a decisão que será dada pelo STJ. Segundo o ministro Gurgel de Faria, relator do REsp 1.163.020, a abertura e segmentação do mercado de energia elétrica, disciplinada pela Lei 9.074/1995, não invalida a regra de incidência do tributo nem repercute na base de cálculo, pois a lei apenas permite a atuação de mais de um agente econômico numa determinada fase do processo de circulação da energia elétrica. "A partir dessa norma, o que se tem, na realidade, é uma mera divisão de tarefas – de geração, transmissão e distribuição – entre os agentes econômicos responsáveis por cada uma dessas etapas, para a concretização do negócio jurídico tributável pelo ICMS, qual seja, o fornecimento de energia elétrica ao consumidor final", afirmou.

No entanto, a palavra final sobre o assunto será Este foi o nosso assunto da semana, esperamos dada pela Primeira Seção, que ainda vai analisar que você possa aproveitar este espaço para ter a legalidade da inclusão das duas tarifas na base conhecimento sobre o grande universo do de cálculo do ICMS, em julgamento submetido Direito Tributário. Deus te abençoe e até a ao rito dos recursos repetitivos, sob o Tema 986. próxima. Ao admitir a afetação da controvérsia, o relator do caso na Primeira Seção, ministro Herman Benjamin, destacou a relevância da matéria para o orçamento dos estados, justificando o julgamento sob o rito dos recursos repetitivos para definir a tese que deve ser aplicada. Assim sendo, os consumidores podem estar buscando no judiciário o seu direito de ser restituído do valor pago de ICMS sobre a TUSD e a TUST, uma vez que o julgamento no STJ com rito de repercussão geral ainda não foi julgado, podendo o consumidor requerer o valor pago indevidamente nos últimos 60 (sessenta) meses, podendo assim evitar a modulação dos efeitos da decisão no STJ, o que impediria a restituição dos últimos 60 (sessenta) meses.

(37) 9 99850055

FONTE: STJ Dr. WILKEN EDUARDO DA CUNHA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA OAB DE BOM DESPACHO – MINAS GERAIS ADVOGADO TRIBUTARISTA OAB/MG 151.149


De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

Contratos de designados da educação irão até 31 de janeiro Representante do governo informou, à Comissão de Educação, que regras para novas designações saem ainda em dezembro Em audiência realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (20/11/20), a representante da Secretaria de Estado da Educação, Ana Costa Rego, informou que os atuais contratos dos designados na Educação serão prorrogados até 31 de janeiro de 2021. Essa era a preocupação mais imediata da comissão e dos profissionais designados, uma vez que, por causa da pandemia de Covid-19,

o ano letivo de 2020 será estendido até o final de janeiro. A presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), considerou importante o esclarecimento, embora ainda haja muitas dúvidas sobre o assunto a serem sanadas pela secretaria.

significa que 56% da educação pública em Minas funciona hoje com contrato temporário", alertou a parlamentar. Beatriz Cerqueira questionou à representante do governo se já haveria um cronograma para definição do novo processo de designação para a educação. Leia a matéria na íntegra.

De acordo com dados apresentados pela deputada, que Leia mais notícias no Portal da e s t a r i a m n o p r ó p r i o P o r t a l ALMG. Transparência, do Executivo, em 2020 são cerca de 115 mil Fonte: ALMG designados na educação. "Isso

Homem é levado ao Pronto Atendimento Municipal após ser agredido em Bom Despacho Na noite deste sábado, 21, o Samu compareceu à Rua Roberto de Melo Queiroz no Bairro São José em Bom Despacho após receber um chamado para socorrer um homem que foi vítima de agressão. Ele foi levado para o Pronto Atendimento Municipal.

VOTE 17300

Conforme o SAMU, ao chegar para o Pronto Atendimento da no local, a equipe de Unidade de Santa Casa de Bom Despacho. Suporte Básico, constatou que a vítima teve um corte no lado esquerdo da testa. Segundo o SAMU, a vítima recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado

AÍLTON ESTOFADOS Revenda e Reforma de Estodados

R$ 45, 00

Topa tudo em geral

(37) 99819.0626

Av. GUILHERMINO RODRIGUES DA COSTA 19 - Engenho do Ribeiro

Tudo em Madeiras, Telhas e Varandas

ADEFIS BD EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DE BOM DESPACHO Edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre alterações estatutárias e atualização conforme Lei Federal 13.019/14. A Direção da ADEFIS BD, Associação dos deficientes de Bom Despacho, inscrita no CNPJ nº 09.643.804/0001-83, por meio de sua Presidente Marcia Antônia de Carvalho Campos no uso de suas atribuições e na forma da Lei, Etc CONVOCA o (a)s senhores(as) associados(os) ativos e inativos para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária conforme o disposto no Artigo 14, Artigo 15, Artigo 20 inciso 4º, Artigo 40 e seguintes do Estatuto Social da entidade, que se realizará na Rua Padre Cícero 142, esquina com Rua Faustino Teixeira, Bairro Ozanam (ao lado da cantina da Vila Vicentina) nesta cidade, no dia 03 de Dezembro de 2020, em primeira convocação as 19h00m com a presença de no mínimo 50% (cinquenta por cento) dos associados ativos, que deliberarão por maioria simples dos associados votantes (cinquenta por cento mais um), e em segunda convocação, no mesmo dia, 30 (trinta) minutos após, com a presença de qualquer número de associados votantes, com a deliberação por maioria simples de votantes presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: I – Deliberar sobre alterações estatutárias e atualização do estatuto conforme Lei Federal 13.019/14. II – Outros assuntos de interesse social Bom Despacho, 22 de Novembro de 2020 MARCIA ANTONIA DE CARVALHO CAMPOS

Presidente ADEFIS BD – CPF: 538.362.196-20


07

De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG) Direito de Família

5 mitos e verdades sobre a pensão alimentícia Letícia Rezende Gott, formada em Direito pela PUC Minas, advogada pós-graduada em Direito de Família e Sucessões.

130% do salário mínimo é o patamar mínimo para fixação da pensão alimentícia. Mito. O valor da pensão alimentícia é fixado com f u n d a m e n t o n o b i n ô m i o necessidade/possibilidade. Portanto, a base é a análise das condições financeiras do alimentante, bem como as reais necessidades

do alimentado. Dessa forma, em alguns casos, a pensão fixada pelo juiz pode sim ser inferior a 30% do salário mínimo vigente. 2-

Quem paga pensão é sempre o pai.

Mito. A pensão alimentícia pode ser paga tanto pelo pai quanto pela mãe a depender de quem está com a guarda e de quem possui condições de contribuir com a manutenção da criança. Assim, aquele genitor que detém a guarda do filho pode exigir a pensão para suprir as necessidades da criança. 3-

Meu filho completou 18 anos, posso parar

de pagar pensão alimentícia para ele. Verdade. Mas muito cuidado, para desonerar da obrigação de pagar a pensão alimentícia você deve ingressar com uma ação de exoneração de alimentos pra que, autorizado pelo juiz, possa parar de pagar. 4Só posso exigir judicialmente o pagamento das pensões alimentícias quando completar três meses de atraso. Mito. É possível exigir o pagamento da pensão alimentícia atrasada com apenas um mês, não necessitando juntar três meses de atraso. Neste caso, o executado será intimado para pagar, provar que pagou ou justificar o não

pagamento, no prazo de três dias, sob pena de ser decretada a sua prisão civil. 5Posso acionar os avós do meu filho para pagar a pensão alimentícia. Verdade. A pensão alimentícia pode ser requerida aos avós da criança, desde que comprovado que o genitor (a) não possui condições de arcar com o sustento do filho. Espero que estas principais dúvidas recorrentes nos escritórios de advocacia possam ajudar a esclarecer àqueles que pagam ou necessitem da pensão alimentícia.

Muito obrigado pelos 803 votos de confiança depositados em nosso trabaho. Quero reafirmar que nossa Jornada não será em vão e farei de o possível para corresponder a esta grande responsabilidade.

REAL CAMPOS IMOBILIÁRIA Imóveis para Alugar!!! Casas para Aluguel: Jardim dos Ipês: 3 Quartos (suíte). Excelente Bairro São José: 3 Quartos (1 suíte,) garagem Jardim América: 3 Quartos, Av Gustavo Lopes Jardim dos Anjos: 3 Quartos (1 suíte), 2 vagas Centro: 2 Quartos, rua Flávio Cançado Filho Centro: 2 Quartos, rua da Biquinha Centro: 3 Quartos, rua São Paulo Vila Gontijo: 3 Quartos, Av Coronel Tininho Bairro Calais: 1 Quarto, garagem, quintal Bairro de Fátima: 3 Quartos, garagem Dom Joaquim: 3 Quartos (suíte), garagem Esplanada: 3 Quartos (suíte), garagem Santa Lúcia II: 2 Quartos, garagem

CRECI-PJ 2858

Olá leitores! Muitas vezes surgem dúvidas acerca da pensão alimentícia e é comum que conhecidos e amigos deem palpites, na maioria das situações, sem qualquer fundamento. Então, nesta semana vamos falar sobre os mitos e as verdades referente a pensão alimentícia.

Apartamentos para Aluguel: Edf Ana Leopoldina, 4 Quartos (2 suítes), lavabo, 2 vagas de garagem.

Excelente Praça da Matriz: 4 Quartos (suíte), 3 salas Edf Bom Despacho: 3 Quartos (suíte) Centro: Rua Lambari, 3 Quartos (suíte) Centro: R Cel Tininho, 3 Quartos (suíte) Centro: Rua São José, 3 Quartos (suíte) Comerciais para Aluguel: Centro: Rua Marechal Floriano Peixoto, 3 lojas Centro: Rua Flávio Cançado Filho Bairro São José: Rua do Rosário Bairro Santa Lúcia: Rua Padre Augusto Bairro São João: Avenida Rio Branco Bairro São Vicente: Avenida Rio de Janeiro

Imóveis à Venda: Faça-nos uma visita e Conheça nossas Ofertas.

(37) 3521.1522 99109.8425

www.realcampos.com.br Rua Alferes Tavares, 93 - Centro - Bom Despacho (MG)


De 04 a 11 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

08


De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

Coelhão irresistível América está nas semifinais da Copa do Brasil E foi dramático! Com direito a revés tomado nos acréscimos, vitória nos pênaltis, confusão no final da partida, mas o Coelhão está nas semifinais da Copa do Brasil. O América está cada vez mais irresistível ao mandar o Internacional para Porto Alegre se dedicar somente ao Brasileirão. O alviverde perdeu para o Internacional no tempo normal por 1x0. A torcida americana chegou a pensar no pior. Tomar o gol nos acréscimos deixa qualquer um desanimado. Não para o técnico Lisca Doido. Ele reuniu os jogadores numa roda e levantou a moral deles. Não deu outra: Uendel desperdiçou para a festa da “onda verde”. No final da partida, Alê e Rodrigo Lindoso foram expulsos depois de uma confusão generalizada. Os atletas do Colorado ainda tentaram invadir o vestiário do Coelhão. Melhor para o América que receber mais R$ 7 milhões como premiação.

Galo perde pro Covid-19 e pro seu Janeiro. O esporte virou febre em Bom Despacho com a nossa boleirada próprio ego também assinando a arte nas areias Numa noite em que BH foi castigada mineiras. E uma dupla em especial, pela forte chuva, o Atlético sofreu com Julio Gabriel e Alagoas, representaram a os 12 desfalques e perdeu para o C i d a d e S o r r i s o n o T o r n e i o Furacão por 2x0, com gols de Christian Intermediário em Lagoa da Prata, e Nikão. O surto de Covid-19 que ficando com o vice-campeonato. Sou contaminou parte do elenco, comissão suspeito pra falar do “Biel”, que sempre técnica e administrativa atleticana, foi o “R10” da família Cunha com seu somando os erros na defesa e nas futebol refinado e de espetáculo. Fico finalizações, levaram a primeira derrota feliz deste esporte receber a valorização do Galo em casa neste Brasileirão. O com três arenas na cidade (Pontes, alvinegro poderia ter tido mais um Rebolo e Beach) e a Tapinha em pouco de humildade em seu esquema construção. Parabéns aos idealizadores! tático, e reconhecer que estava com seus jogadores reservas e atuar de forma Máquina Colorada reativa. Mas preferiu atuar na forma Sampaoli de sempre. Poderá perder a Neste último sábado (14), no tradicional estádio Antônio Leite de Oliveira, a liderança por isso. Fica a dica! máquina colorada fez mais uma vítima. E pra variar de goleada! O Cristalino Futvôlei em Bom Despacho venceu o Dom Bosco, de Nova Serrana, Vamos falar de Futvôlei? Confesso que por 4x0, com gols de Du, Zazá, Batata e desde adolescente via Romário, Renato Francisco. Gaúcho, Edmundo e o divo Ronaldinho G a ú c h o e s b a n j a n d o t é c n i c a e Mais uma vez o ataque fez a diferença. malabarismo nas areias do Rio de Zazá marcou o seu quarto gol nesta série

de amistosos. O técnico Máximo escalou o Colorado com Luis Carlos, Thiaguinho, Thalles Rogers, Francisco e Adalto, Pepino, Zazá e mestre Jader; The Flash Batata, Du e Juscelino. Depois entraram, Tim de Ibitira, Cristiano, Buião, Vaguinho, Nelton, Andinho e Djalma. Eleições 2020 Gostaria de parabenizar o prefeito Dr.Bertolino pela vitória nas eleições e meus amigos, Keke do Povo e Malucão, que representarão o povo na Câmara Municipal de Bom Despacho. O coeficiente eleitoral é algo estranho como o regulamento do Campeonato Carioca. Pra não falar esdrúxulo. A própria Keke sentiu isto na pele na penúltima eleição. Desta vez foi Paré, da Arena Famorine, que teve mais de mil votos e não foi eleita. Você é uma vencedora, Paré!

DE ALCAIDE A EDIL: O QUE O EX-ALCAIDE VAI FAZER COMO VEREADOR? Meu não-prezado ex-Alcaide (agora novo Edil), Quer dizer que você foi novamente eleito Vereador? E você e os seus andam alardeando nas redes sociais, nas entrevistas e no seu JN, que você foi o candidato mais votado da história de nossa cidade. Dito assim, parece até algo extraordinário. Pois eu tenho outra leitura. Considerando que você foi prefeito aí nos últimos oito anos, que você, marqueteiro que é, sempre se gabava em prosa e verso de ser o paladino da honestidade e de ter feito a melhor das administrações de Bom Despacho - o que não é verdade, diga-se de passagem – era pra você receber uma votação bem maior. Se fosse verdade tudo o que seus assessores de imprensa falam do “prefeitaço” que você foi, sua votação teria sido estrondosa. Mas, analisando os números, a verdade nua e crua é que, mesmo sendo o mais votado, sua votação foi decepcionante. Apenas 5,5% dos eleitores votaram em você. Com certeza, bem menos do que você mesmo esperava. Ficou claro que o povo não queria mais você. Só votaram em você aqueles seus fieis seguidores – especialmente os que trabalharam com você nesses 8 anos. Mas, isso não importa muito. O voto é secreto e você foi eleito. E de agora em diante, deixarei de chamá-lo de ex-alcaide e passarei a chamá-lo de “Edil”- o novo Edil. Se você não sabe, “edil” foi um cargo de segundo escalão criado pela Roma antiga e cuja tarefa era cuidar dos bens e serviços públicos nas municipalidades romanas. Hoje, o termo virou sinônimo de “vereador” – podendo a palavra ser usada numa linguagem erudita, ou, às vezes, de forma irônica. Como não sou erudito, vou usá-la sempre de forma irônica, no sentido de um “vereadorzinho”, ok? Então, meu novo “edil”, com a sua eleição, surgem várias

dúvidas importantes no cenário político de nossa cidade num futuro mais ou menos breve. Vou listar algumas dessas dúvidas. Primeira delas: Como você está “semi-cassado” – quer dizer, existe uma “espada de Dâmocles” sobre sua cabeça -, é possível que num prazo máximo de 3 ou 4 meses seu caso terá já sido julgado (e confirmada a sentença) pelo TRE-MG e pelo TSE – e você perde seu mandato. Este é o cenário mais provável na visão deste cronista desafeto seu. Mas pode ser que a natural morosidade da Justiça, acoplada a uma permanência mais prolongada desse Covid fdp, atrase o julgamento de seus recursos. Nesta hipótese, você poderia ter uma vida mais longa na Câmara Municipal - um ano no máximo – o que seria um tempo razoável para muita coisa acontecer. Nesse espaço de tempo a gente saberá a que você veio como Vereador, quer dizer “edil”. E aí surgem outras dúvidas: por exemplo, como será seu relacionamento com o novo prefeito eleito? Vai apoiá-lo discretamente? É possível, mas não é provável. Conhecendo-o como eu acho que o conheço, você poderá criar alguns problemas para o Bertinho. Na entrevista que você deu para a Rádio Difusora, você falou de seus planos e projetos como edil. A maioria se volta para o “saneamento” financeiro da própria Câmara Municipal. Se isso for verdade, sua atuação desta vez será mais marcante do que aquela sua primeira vez como edil, lembra? Preciso relembrar-lhe como foi sua atuação naquela? Não me lembro de nada importante que você tenha feito quando foi Vereador. Só me lembro dos artigos rotineiros que você publicava em seu JN desancando o então prefeito. Era toda semana. Uma coisa

de louco. E foi o que, talvez, tenha lhe aberto as portas da sua primeira eleição a Alcaide. E agora, o que, de fato, você pretende fazer como novo Edil? Pela minha bola de cristal e analisando a posição e a quadratura dos astros, especialmente a justaposição a jusante de Netuno sobre Plutão, além da maneira como se apresenta a distribuição das cartas de meu Tarô, tudo combinado com as famosas efemérides lunares, é possível prever que você vai querer ter uma participação mais ativa no governo municipal, desde a forma de atuação do prefeito até na indicação de pessoas suas para cargos de relevância na prefeitura. E se eu conheço bem o novo prefeito, ele não vai gostar nem aceitar estas suas interferências. Acho que ele vai querer colocar a sua (dele) marca na nova administração municipal. No que ele faz muito bem. Se não fizer assim, sua gestão vai ser um fracasso. E, se estas minhas previsões astrológicas se confirmarem, o conflito entre vocês será inevitável. Mas, tudo isso são especulações. Os astros nem sempre acertam. Outro dia mesmo, joguei uma nota na Mega-Sena nos números recomendados pelos astros. Não acertei nenhum. Isso acontece. Parece que há dias em que os astros estão mais sonolentos ou mais mal humorados. Isso quer dizer que pode ser que eu esteja errado e vocês vão viver juntos e felizes para sempre. Eu, particularmente, não acredito nessa possibilidade. Mas, eu, como você sabe, sou um incréu por natureza. Ah, três observações finais: primeira, com esta sua eleição, você não deve mesmo voltar ao TCU, não é mesmo? Você vai continuar sendo o vereador mais bem pago do interior de Minas. E serão mais de 16 anos sem pôr os pés no TCU e ainda ocupando a vaga de um... bem, deixe pra lá. Aliás, sempre estive curioso sobre isso: você já trabalhou lá

algum dia? Uma segunda observação: durante a campanha eleitoral você acusou sua adversária principal de tudo o que podia. Aliás, como é do seu feitio. Só faltou chamá-la de p... . Agora, uma vez eleito, você publica no seu JN uma mensagem de paz, dizendo que “...É hora de reconstruir amizades e criar harmonia!” Ou seja, vamos esquecer as ofensas e as falsidades que divulgamos durante a campanha porque agora isso é passado. Bonito, hein? Parece até o “Lulinha paz e amor”! Um último ponto: observei você naquela sua entrevista à Rádio Difusora, após as eleições. Você parecia muito bem fisicamente, até um pouco mais rejuvenescido, bem diferente daquele Alcaide que renunciou em abril para poder ser candidato a Vereador, mas alegando que renunciava porque estava muito doente. Ganhar uma eleição é mais que afrodisíaco. Cura até doenças dolorosas e incuráveis, hein? Chantecler.


De 12 a 25 de Novembro de 2020- Bom Despacho (MG)

10

Profile for Valmir Rogério Vieira Rogério

ed 521 jornal fique sabendo  

DE 25/11A 09/12/2020

ed 521 jornal fique sabendo  

DE 25/11A 09/12/2020

Advertisement