Page 1

WEBQUEST

APRENDENDO A REUTILIZAR


INTRODUÇÃO O que são os 3 Rs da sustentabilidade e por que são importantes? Reduzir, reutilizar e reciclar são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Compreendendo

estes

conceitos,

é

possível

promover o desenvolvimento sustentável através de ações como: poupar os recursos naturais, reduzir a poluição, economizar água, energia, entre outras coisas, pois além de gerar empregos, contribuem para a melhoria do ambiente de forma positiva. Esperamos conscientizá-los sobre a importância em se dar um destino correto aos resíduos sólidos produzidos na escola (lixo orgânico e seco) e mostrar a importância de separar o lixo que pode ser reciclado ou reutilizado.


TAREFA 1) Colocando a mão na massa: ● Produza um novo material através dos resíduos sólidos encontrados

na

sua

escola

e

faça

um

vídeo

documentando esse processo de criação. 2) Exposição de artes: ● Prepare uma feira de artesanatos na escola com o tema: reutilização de lixo escolar e elabore um folder para entregar no evento.

OBS: Desenvolver as atividades em trio.


PROCESSO 1) Com auxílio de um funcionário da escola, separe os resíduos sólidos de acordo com a classificação: Metais, Plástico, Papel, Vidro e Orgânicos. Em seguida, escolha um destes materiais e reutilíze-o, registrando toda essa etapa em um vídeo documentário de no máximo 5min, explicando todo o processo de criação do novo objeto e coloque no Youtube. ● Envie o link para o professor e todos os alunos da turma. 2) Organize com os demais alunos da sua turma uma feira de artesanatos para expor seu objeto reutilizado, divulgando o dia e a hora deste evento através de um anúncio na rádio escolar ou passando de sala em sala. ● O folder deverá ser em papel reciclado e explicar qual o propósito do trabalho e a nova utilidade do seu objeto, para ser entregue no dia da feira. OBS: A escola se encarregará de disponibilizar o espaço e os estandes.


FONTES DE INFORMAÇÃO: Vida Sustentável. Ecologia, Reciclagem e Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/qual-a-diferenca-entrereutilizacao-e-reciclagem/> Estilo Ecológico. Separando o lixo em casa. Disponível em: <http://www.estiloecologico.com.br/2010/05/27/separando-o-lixo-emcasa-como-fazer/> Eco Hospedagem. Diferentes formas de reutilizar o que antes ia para o lixo. Disponível em: <http://ecohospedagem.com/veja-diferentes-formas-de-reutilizar-oque-antes-ia-para-o-lixo/> Escola de pais de Biguaçu. Educação Ambiental: Reduzir, Reutilizar e reciclar. Disponível em: <http://www.escoladepaisdebiguacu.org.br/2010/08/educacaoambiental-reduzir-reutilizar-e-reciclar/>


AVALIAÇÃO Tarefa 1: Vídeo e objeto reutilizado Pontuação máx. do vídeo: 4,0

Pontuação máx. do objeto: 2,0

Critérios avaliados:

Critérios avaliados:

- Criatividade (1,5)

- Criatividade (1,0)

- Qualidade do vídeo (2,5)

- Acabamento (1,0)

Tarefa 2: Feira de artesanato e folder Pontuação máx. da Feira: 1,0

Pontuação máx. do folder: 3,0

Critérios avaliados:

Critérios avaliados:

- Organização e divulgação

- Conteúdo (2,0) - Ortografia (1,0)


CONCLUSÃO Compreendemos que a prática dos 3 Rs reduz o volume dos resíduos produzidos, contribuindo para diminuir a poluição e a contaminação, bem como a recuperação

natural

do

meio

ambiente,

além

de

economizar os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos. Atitudes e hábitos como estes, trazem resultados efetivos para melhorar a qualidade de vida. Assim sendo, é de vital importância o desenvolvimento de atividades deste gênero, visto que, além de despertar desde cedo nas crianças a necessidade de preservação do meio ambiente, é um recurso que gera economia e emprego.


CRÉDITOS Universidade Católica de Pernambuco Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas Criadores: ● Ana Paula Barroso dos Santos (avaluap@hotmail.com) ● Diogo do Nascimento Gomes (d.n.gomes@hotmail.com) ● Jimene Tavares de Oliveira (jimenetavares@hotmail.com) ● Valquiria Silva de Almeida (val_strix@hotmail.com)

Webquest: Aprendendo a reutilizar  

Atividade solicitada como parte da pontuação para a nota total do 1º GQ.