Issuu on Google+

Na idade Média, uma das principais razões para as pessoas irem às cidades eram as festas. Nessa época o trabalho era excessivo e árduo, porém as pessoas podiam desfrutar de “numerosos feriados e dias festivos” nas cidades. (LE GOFF, 1924, p. 57)

... as festas, essencialmente religiosas, têm uma dupla função: de regozijo(e de glorificação de Deus e de seus santos) e de repouso. Aqui ainda uma vez, aparece a inovação. Novas festas são criadas, especialmente urbanas; a mais importante e que tem grande e rápido sucesso é a festa de Corpus Christi, festa da eucaristia, nascida na cidade de Liègie, dando lugar a magníficas procissões, criando novas formas cerimoniais. (LE GOFF, 1924, p. 58)

O Corpus Christi 1 segundo a Igreja Católica celebra a presença de Cristo na eucaristia. A celebração de Corpus Christi tem início na Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo. Depois de sua crucificação Cristo ressuscita e aparece para seus discípulos prometendo enviar-lhes, antes de partir, o Espírito Santo.

1

Expressão latina que significa Corpo de Cristo.

10


7__