Issuu on Google+

“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

“ LUGAR DE SALVAÇÃO “(História de Cornélio)

INSTRUÇÃO PARA O LÍDER – Este é o esboço da palavra que você deve ministrar reunião de implantação da “Casa de Paz”, a primeira no novo endereço. Ela deve ser uma reunião rápida, não mais que40 minutos, pois o propósito é ungir a casa, estabelecerali a bênção do Senhor, conscientizar o anfitrião da importância de que ele convide seus amigos, parentes e vizinhos para a reunião da próxima semana... A palavra abaixo deve ser ministrada e ao final os umbrais da porta de entrada devem ser ungidos, consagrando aquele lugar só Senhor. Também o chaveiro (brinde) da campanha deve ser dado ao anfitrião (por enquanto, apenas a ele, para que coloque a chave da casa como um ato profético, identificando seu lar como uma “Casa de Paz”)... Depois, se possível, deve-se sair com o anfitrião (Filho da Paz) pela vizinhança, batendo à porta daqueles que ele conhece, convidando as famílias para a reunião da próxima semana, explicando que o propósito é estabelecer a presença de Deus em cada casa... Por isso a ministração na célula deve ser rápida, para dar tempo de sair e fazer estes convites.Texto-chave: Atos 10:22-27

 I N T R O D U Ç Ã O – Este é um dia muito especial !Uma casa está com as suas portas abertas para Jesus. O que esperamos é que aqui e na casa de todos aqueles que entrarem nesta aliança de sete semanas, milagres aconteçam, famílias sejam restauradas, vidas sejam salvas, enfermos curados e cativos libertos. Estamos aqui em nome de Jesus, debaixo da autoridadeque Ele nos deu e que exercemos pela fé. Vamos testemunhar grandes coisas! Hoje nossa reunião será rápida, mas muito importante. Vamos nos inspirar na história de um homem chamado Cornélio, que não apenas recebeu a salvação em sua casa, mas também foi usado para trazer muitas outras vidas para viverem também aquela experiência com Deus.

 1. CORNÉLIO ERA UM HOMEM QUE TINHA SEDE DE DEUS, NÃO CONHECIA A VONTADE DO SENHOR PARA SUA VIDA

Atos 10:25-27, 30-31-Este

centurião romano buscava ao Senhor, orava, ajudava os pobres, mas não conhecia ainda a Palavra de Deus. Ele tinha um coração sincero, mas ainda era ignorante quanto às coisas de Deus, tanto que, ao receber o apóstolo Pedro em sua casa, prostrou-se diante dele para adorá-lo, num ato de idolatria que Pedro teve que desfazer... Assim também em nossos dias, muitas pessoas estão buscando a Deus da maneira errada. Mas se forem ajudadas, poderão encontrar a salvação em Cristo.

Atos 10:22-27, 30-31– 22Eles responderam: – Nós fomos mandados pelo comandante Cornélio. Ele é um homem bom, teme a Deus e é muito respeitado por todos os judeus. Um anjo de Deus mandou que ele pedisse a você que fosse até a casa dele para que ele ouvisse o que você vai dizer.23Então Pedro convidou os homens para entrarem, e os hospedou ali naquela noite. No dia seguinte Pedro se aprontou e foi com eles, e alguns irmãos que moravam em Jope também foram.24No outro dia chegaram à cidade de Cesaréia. Cornélio e os parentes e amigos mais íntimos que ele tinha convidado já estavam esperando Pedro.25Quando Pedro ia entrando, Cornélio veio ao seu encontro, ajoelhou-se e curvou a cabeça diante dele.26Mas Pedro fez com que ele se levantasse e disse: – Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você.27Enquanto conversava com Cornélio, Pedro entrou na casa e encontrou muita gente reunida ali.30Cornélio respondeu: – Três dias atrás, às três horas da tarde, eu estava orando aqui em casa. De repente, um homem vestido com roupas brancas apareceu na minha frente31e disse: “Cornélio, Deus ouviu as suas orações e lembrou do que você tem feito para ajudar os pobres.

 2. CORNÉLIO FOI DESPERTADO POR DEUS E BUSCOU AJUDA EM QUEM PODERIA LHE INSTRUIR NA PALAVRA - O desejo que esse homem tinha de conhecer a Deus era tanto, que o Senhor lhe deu a visão de um anjo, que o instruiu a procurar Pedro e convidá-lo para ir à sua casa. Como Cornélio era um “Filho da Paz”, não hesitou. Fez o que fora mandado imediatamente e, ao receber os servos de Deus em sua casa, reconheceu que estava agora na “presença de Deus” Atos 10:30-33

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 1


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ e declarou estar aberto para ouvir a palavra do Senhor... É isso que queremos experimentar nesses dias! Aqueles que, como Cornélio, tiverem um coração aberto e desejoso de aprender verão Deus fazendo coisas maravilhosas em suas vidas e em suas casas.

Atos 10: 30-33–30Cornélio respondeu: – Três dias atrás, às três horas da tarde, eu estava orando aqui em casa. De repente, um homem vestido com roupas brancas apareceu na minha frente 31e disse: “Cornélio, Deus ouviu as suas orações e lembrou do que você tem feito para ajudar os pobres.32 Mande alguém até Jope a fim de buscar Simão, que também é chamado de Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão, o curtidor, que mora na beira do mar.” 33Então eu mandei chamar você logo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos reunidos aqui na presença de Deus, prontos para ouvir o que o Senhor mandou você dizer.

 3. CORNÉLIO, NÃO SÓ ABRIU A SUA CASA PARA RECEBER OS SERVOS DE DEUS, MAS CONVIDOU FAMILIARES E AMIGOS -Este homem foi especial, não só porque se mostrou aberto para receber o Senhor em sua casa através dos crentes que seguiam a Pedro, mas também porque fez questão de convidar seus parentes e amigos. Ele não queria a bênção só para si. Seu desejo era fazer de sua casa um lugar de salvação para muitos e foi isso o que aconteceu. Sua casa estava cheia, talvez até sem conforto, mas todas aquelas pessoas tiveram uma experiência com Deus, foram salvas e permaneceram se reunindo ali por mais dias... Atos 10:24, 27, 44, 48

Atos 10:24, 27, 44, 48 –24No outro dia chegaram à cidade de Cesaréia. Cornélio e os parentes e amigos mais íntimos que ele tinha convidado já estavam esperando Pedro. 27Enquanto conversava com Cornélio, Pedro entrou na casa e encontrou muita gente reunida ali. 44Quando Pedro ainda estava falando, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem. 48Então mandou que aquelas pessoas fossem batizadas em nome de Jesus Cristo. E elas pediram a Pedro que ficasse ali alguns dias.

 C O N C L U S Ã O – Nosso propósito é reproduzir esta experiência neste lugar. Esta é uma “Casa de Paz”, onde a bênção do Senhor se estabelecerá e muitas pessoas serão alcançadas e poderão também transformar seus lares em “Casas de Paz”. Nosso papel durante esta semana (não só do anfitrião) é convidar pessoas para a próxima reunião, mostrando que o propósito é buscar ao Senhor por sete semanas juntos, para que Ele entre no seio de nossas famílias e as abençoe. Todos devem estar presentes na semana que vem, trazendo seus visitantes e, inclusive, passando antes nas casas dos vizinhos que aceitaram o convite, a fim de trazê-los.

INSTRUÇÕES FINAIS – Antesde sair para fazer os convites na vizinhança, o líder deve ungir a porta da casa e orar também ungindo os “Filhos da Paz”, ou seja, as pessoas novas que aceitaram comprometer-se com este desafio. Deve entregar o chaveiro (brinde) para o anfitrião e motivá-lo a orar por sua família todos os dias.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 2


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

1ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ – “ CONVERSÃO “(História de Zaqueu)

INSTRUÇÃO PARA O LÍDER – A reunião na “Casa de Paz” deve ser intensa, mas objetiva, não ultrapassando uma hora. Comece dando as boas-vindas a todos, especialmente aos novos. Explique que o propósito é buscar a Deus juntos por sete semanas, para que sua paz se estabeleça em cada casa representada. Depois, ministre a palavra, conduza as pessoas numa oração de aliança / entrega, entregue o chaveiro com a chave CONVERSÃO para um representante de cada família que assumir a aliança de vir as sete semanas, peça para colocarem a chave de suas casas também nesse chaveiro como um ato profético, representando que estão consagrando suas casas a Jesus, e termine orando e ungindo as chaves. Texto-chave: Lucas 19:1-10

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 3


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “  I N T R O D U Ç Ã O – A partir de hoje vamos começar a estudar na Bíblia o que acontece quando Jesus entra numa casa. Nossa primeira história é a de Zaqueu, um cobrador de impostos que havia enriquecido às custas da desonestidade e que, por isso mesmo, não era bem visto pelo seu povo. Entretanto, Zaqueu teve a oportunidade de conhecer Jesus ao leva-lo para sua casa. O que aconteceu como consequência desse encontro foi o que chamamos de CONVERSÃO, uma verdadeira guinada na vida deste homem e, também de sua família. Vamos procurar tirar as principais lições dessa história para que, ao final desta reunião, Jesus possa alegrar-se mais uma vez, dizendo: “HOJE VEIO SALVAÇÃO A ESTA CASA !”

 1. ZAQUEU TINHA UM DESEJO INTENSO DE CONHECER JESUS, POR ISSO ELE VENCEU TODOS OS OBSTÁCULOS Lucas 19:1-4-

Uma marca comum na vida daqueles que são abençoados com a presença de Deus é a sede que têm no coração de conhecê-lo e a determinação de buscarem-no, custe o que custar. Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço para isso. Zaqueu não. Ele tinha muitos empecilhos para chegar até Jesus: seus limites naturais (era de pequena estatura), a barreira da multidão e o próprio rótulo que as pessoas lhe davam como consequência de sua vida desonesta eram argumentos para que ele não tivesse um encontro com Cristo. Mas Zaqueu estava decidido e por isso venceu todos os problemas, inclusive expondo-se ao ridículo de subir numa árvore (lembre-se que ele era rico, tinha status). Foi certamente essa postura que chamou a atenção de Jesus para a vida dele... Nós também precisamos demonstrar o quanto queremos o Senhor. Uma maneira de fazê-lo será assumirmos o compromisso de estar aqui juntos por sete semanas a partir de hoje, buscando sua presença – Jeremias 29:13; Isaías 55:6-7

Lucas 19:1-4 – 1 Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. 3 Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. 4 Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Jeremias 29:13- Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Isaías 55:6-7 - 6 Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto. 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.

 2. JESUS, QUE CONHECIA ZAQUEU, REVELOU O DESEJO DE ENTRAR EM SUA CASA Lucas 19:5-

Que surpreendente o fato de Jesus, sem nunca ter visto Zaqueu, chama-lo pelo nome diante de uma multidão e dizer que queria ficar em sua casa! Porque Ele fez isso? Em primeiro lugar, porque conhece o nosso coração e nos vê além dos nossos rótulos. Em segundo lugar, porque Jesus percebeu atitude em Zaqueu, uma vez que ele estava em cima de uma árvore para vê-lo. Isso nos ensina que pessoas passivas não chamam a atenção do Senhor. Precisamos manifestar nossa fé! Em terceiro lugar, o desejo do Senhor é mudar, não apenas nossas vidas, mas nossas famílias. Por isso Ele propõe entrar em nossas casas.Deuteronômio4:29; Isaías 55:6.

Lucas 19:5 -Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: - Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Deuteronômio 4:29 - Lá vocês procurarão o SENHOR, seu Deus, e o encontrarão, se o buscarem com todo o coração e com toda a alma. Isaías 55:6 -Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 4


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

 3. ZAQUEU DEMONSTROU PRONTIDÃO E ALEGRIA EM RECEBER JESUS, A DESPEITO DO QUE OS OUTROS PENSAVAM Lucas 19:6-7-

Muita gente fica reticente (reservado) em receber Jesus e assumir a fé. Pensam no que os outros vão dizer, apegam-se à sua agenda e a seu conforto e fecham a porta para o Senhor. Zaqueu, porém, ao ouvir a proposta de Jesus de ficar em sua casa, apressou-se e o recebeu cheio de alegria. Embora as pessoas o reprovassem, ele viu naquela oportunidade a chance de sua vida e não pensou duas vezes. Ele era um “Filho da Paz” e estava disposto a fazer de sua casa uma “Casa de Paz”– Lucas 10:5-6; Apocalipse 3:20.

Lucas 19:6-7 –6Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. 7 Todos os que viram isso começaram a resmungar: – Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Lucas 10:5-6 - 5 Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: “Que a paz esteja nesta casa!” 6 Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Apocalipse 3:20- Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

 4. O IMPACTO DA PRESENÇA DE JESUS TEM QUE MUDAR AS NOSSAS VIDAS Lucas 19:8-

A presença santa de Jesus deve nos constranger ao arrependimento. Ele entra em nossa vida e em nossa casa, não para deixar as coisas como estão, mas para provocar uma CONVERSÃO, uma mudança de direção. Infelizmente, muitas pessoas receberam Jesus em suas casas, mas não decidiram mudar de vida. Foi só um evento social. Com Zaqueu, não. Ele sabia que era um pecador (como todos nós, aliás) e estava arrependido, disposto a mudar. Ao chamar Jesus de “SENHOR”, ele professa-o como novo dono de sua vida. Até então, César, o imperador romano, era seu senhor e o levava a pecar. Agora ele estava se convertendo a Cristo e sua decisão de tornar-se um abençoador de vidas (não mais um usurpador (enganador) e de restituir àqueles a quem havia prejudicado demonstra que ele passou a ser um novo homem. Romanos 3:23; Salmos 53:3; Atos 3:19.

Lucas 19:8 -Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: – Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. .. Romanos 3:23 - Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus...Salmos 53:3 - Mas todos caíram, se desviando assim do caminho certo, e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o que é direito, não há mesmo nem uma só pessoa...Atos 3:19 - Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês.  5. A SALVAÇÃO É O MAIOR MILAGRE QUE PODE ACONTECER NA VIDA DE UMA PESSOA Lucas 19:9-10-

Muitas vezes buscamos a Deus por causa de enfermidades, problemas familiares, enfim, para que ele supra nossas necessidades. Entretanto, a obra mais importante do Senhor na vida de um homem é a salvação, pois daí se abre a porta para todas as outras bênçãos. Foi por isso que Jesus se alegrou tanto. Ele veio salvar quem está perdido! Marcos 8:36-38; Lucas 15:7.

Lucas 19:9-10 - 9 Então Jesus disse: – Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. Marcos 8:36-38 - 36 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? 37 Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. 38 Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 5


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa.

 C O N C L U S Ã O– Zaqueu teve a vida mudada ao receber Jesus em sua casa. Ele não titubeou (hesitou) em relação à sua fé. Cada um de nós precisa manifestar a mesma atitude de não apenas levar Jesus para nossos lares, mas assumi-lo como Senhor das nossas vidas, arrependendo-nos dos nossos pecados e recebendo a salvação.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER – Conduza a todos numa oração de entrega e assumindo o compromisso de buscar a Deus por sete semanas. Distribua um chaveiro (brinde) por família representada (os semeadores devem adquiri-lo para presentear aos “Filhos da Paz”). Se não tiver chaveiro para todos, unja as chaves das casas e prometa os chaveiros para a semana que vem. Ouça a todos sobre os milagres que precisam e ore pelas necessidades de cada um. Termine convidando os Filhos da Paz para lhe acompanharem na próxima celebração geral da Igreja a fim de receberem a bênção dos pastores para suas famílias. Insista com eles neste convite.

2ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ -“L I V R A M E N T O “(História de Raabe)

INSTRUÇÃO PARA O LÍDER – Estamos avançando em nossa campanha de fé e com o passar das semanas o grupo tenderá a ser mais estável e ter mais liberdade. Se alguém chegar no meio do caminho, é benvindo. Não coloque empecilho para que as pessoas sejam abençoadas, mas enfatize a necessidade de que sejam fiéis no compromisso de estar na reunião semanal e orar em casa todos os dias, pois “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele”. Procure fazer uma reunião motivante e descontraída, estudando sempre antes a ministração para ter segurança em transmitir a palavra. Não permita que a reunião ultrapasse o espaço de uma hora. Isso pode ser um problema para a freqüência de alguns. Texto chave:Josué 2:1;8-21; 6:20-25

 I N T R O D U Ç Ã O– Muitas vezes nossas famílias estão sob fortes ameaças. Enfermidades, problemas de relacionamento, crises financeiras se levantam com um terrível poder de destruição e, se não tivermos uma intervenção de Deus, não temos como nos livrar. Hoje estudaremos a história de Raabe, uma mulher Cananéia que vivia em Jericó quando a Cidade estava para ser destruída por um grande juízo. Veremos como ela e toda sua família receberam livramento a partir do fato de ter aberto sua casa para receber os servos do Senhor.

 1. AINDA QUE TENHAMOS ERRADO NA VIDA, A MISERICÓRDIA DE DEUS ESTÁ DISPONÍVEL AOS QUE AGEM PELA FÉ

– A Bíblia diz que Raabe era uma prostituta. Certamente essa não era a vida mais digna que uma mulher podia escolher. Assim como toda aquela cidade, ela estava prestes a sofrer as terríveis conseqüências de seu pecado. Porém, Raabe teve uma grande oportunidade em sua vida e não a desperdiçou. Servos de Deus bateram à sua porta e ela não apenas os acolheu, mas os ajudou a cumprir sua missão e declarou sua fé no Deus de Israel, reconhecendo-o como único e verdadeiro Deus(lembre-se que os cananeus criam em muitos deuses). Ao abrir a porta para os servos do Senhor, esta mulher abriu sua casa para o próprio Senhor. A Bíblia diz que quando somos hospitaleiros com aqueles que vêm em nome de Jesus, a bênção se estabelece em nosso lar e nós mudamos de vida, a despeito (desconsiderar) do passado que tivemos. Foi o que acabou acontecendo com Raabe – João 13:20: Hebreus 13:2. Josué 2:1,8-11

Josué 2:1, 8-11 - 1 Do acampamento do vale das Acácias, Josué mandou secretamente dois espiões com a seguinte ordem: – Examinem bem a terra, especialmente a cidade de Jericó. Então eles foram, entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe e se hospedaram ali.8 Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e disse a eles: 9 – Eu sei que o

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 6


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ SENHOR deu esta terra a vocês, os israelitas. Para dizer a verdade, todos nós estamos morrendo de medo. 10 Soubemos que o SENHOR secou o mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito. Também ficamos sabendo como, a leste do rio Jordão, vocês mataram Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e destruíram os seus exércitos. 11 Quando ouvimos essas coisas, perdemos a coragem e todos nós ficamos com muito medo por causa de vocês. O Deus de vocês, o SENHOR, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra. João 13:20 - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. Hebreus 13:2 - Não deixem de receber bem aqueles que vêm à casa de vocês; pois alguns que foram hospitaleiros receberam anjos, sem saber.

 2. PRECISAMOS SER OBJETIVOS EM NOSSA FÉ E NOS COLOCAR COMO INTERCESSORES POR TODA NOSSA FAMÍLIA Josué 2:12-14 –Raabepropôs

uma aliança com os servos de Deus e, consequentemente, com o Senhor. Ela foi objetiva em pedir que sua família recebesse livramento naqueles tempos difíceis. Ela foi também ousada, pois incluiu a todos os da sua casa e também aos seus bens. E por que Deus levou a sério sua intercessão? Porque ela havia demonstrado seu compromisso ao acolher em casa os servos do Senhor, correndo risco por isso. Isso nos ensina uma coisa: Deus tem aliança com quem faz aliança com Ele.Raabe foi uma intercessora, colocou-se entre Deus e sua família e assim conquistou o livramento para todos. É isso que estamos fazendo nesta aliança das “Casas de Paz”. Mateus 7:7-11: Filipenses 4:6.

Josué 2:12-14 –12 Então agora jurem em nome do SENHOR e prometam que vão ser bons para a minha família porque eu também tratei vocês com bondade. Para isso peço que me dêem um sinal que não deixe dúvida. 13 Salvem o meu pai, a minha mãe, os meus irmãos e as minhas irmãs e as famílias deles. Não deixem que nos matem. 14 Os homens responderam: – Nós prometemos. E, se não cumprirmos a nossa palavra, nós é que deveremos morrer, e não você! Se você não contar a ninguém o que estamos fazendo, fique certa de que cumpriremos a nossa promessa. Quando o SENHOR nos der esta terra, seremos bons para você e mostraremos que somos homens de palavra. Mateus 7:7-11 - 7 – Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. 9 Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? 10 Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem! Filipenses 4:6 - Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

 3. OS ATOS PROFÉTICOS ACOMPANHADOS DE FÉ E COMPROMISSO SÃO UM SINAL NO REINO DO ESPÍRITO - Há uma grande diferença ente superstição/idolatria e sinais proféticos. Não devemos colocar nossa fé em objetos ou confiar em amuletos, mas quando fazemos uma aliança com Deus, podemos usar determinados sinais visíveis que representem nossa fé. No caso de Raabe ela foi instruída a colocar um fio vermelho na janela de casa e aquele seria o sinal da aliança dela com Deus e com seu povo. Temos outros exemplos na Bíblia: quando o povo de Israel estava para sair do Egito e o anjo da morte passaria matando os primogênitos nas casas, os servos do Senhor deveriam passar o sangue de um cordeiro nos batentes da porta para que fossem livrados daquele juízo (era um sinal do sangue de Jesus)... Na nossa campanha das “Casas de Paz” usaremos um chaveiro (adesivo) como símbolo de nossa aliança de receber Jesus em nossos Josué 2:17-21

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 7


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ lares. Nele está escrito em hebraico “Beth Shalom” e em Português “Casa de Paz”. Esse símbolo, junto com nossa fidelidade em estar nas reuniões por sete semanas e orar diariamente por nossas famílias, trará a bênção que buscamos. Êxodo 12:21-23: Isaias 19:19-20.

Josué 2:17-21 -17 Os espiões disseram: – Cumpriremos o juramento que você nos pediu que fizéssemos, mas com as seguintes condições: 18 quando invadirmos a sua terra, amarre este cordão vermelho na janela de onde você nos fez descer. Junte, dentro da sua casa, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e todos os parentes do seu pai. 19 Se alguém sair da casa, será culpado da sua própria morte, e nós não seremos responsáveis. Mas, se alguém que estiver com você for ferido dentro de casa, a culpa será nossa. 20 E, se você contar o que estamos fazendo, não seremos obrigados a cumprir o nosso juramento. 21Raaberespondeu: – Eu concordo. Então ela deixou que eles fossem embora. E Raabe amarrou o cordão vermelho na janela. Êxodo 12:21-23 – 21Moisés mandou chamar todos os líderes do povo e disse: – Escolham carneiros ou cabritos e os matem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa. 22 Peguem um galho de hissopo e o molhem no sangue que estiver na bacia e passem nos batentes dos lados e de cima da porta das suas casas. E que ninguém saia de casa durante toda a noite. 23 Quando o SENHOR passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los. Isaias 19:19-20 -19 Naquele dia, haverá no Egito um altar dedicado a Deus, o SENHOR, e na fronteira do país será levantada uma coluna em honra do SENHOR. 20 Eles serão construídos para serem sinais e testemunhas da presença do SENHOR TodoPoderoso na terra do Egito. E, quando os egípcios forem perseguidos e clamarem ao SENHOR pedindo ajuda, ele lhes enviará um salvador e defensor que os livrará dos seus inimigos.

 4. MAIS DO QUE BUSCAR UMA BENÇÃO, DEVEMOS APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA MUDAR DE VIDA Josué 6:22-25-

Raabe até então era uma prostituta com um futuro tenebroso diante de si. Mas ao crer no Deus de Israel, ela decidiu mudar de vida, passar por uma verdadeira conversão. Suas raízes com um povo pagão e a idolatria Cananéia foram quebradas e ela não só foi abençoada com um livramento naquele dia de destruição, mas passou a fazer parte do povo de Deus. Ali ela cresceu na fé, estabeleceu família e deixou de ser a “prostituta Raabe” para fazer parte da genealogia de Davi e de Jesus... Aqui está uma grande questão: estamos nesta aliança das “Casas de Paz” só para receber uma bênção ou para assumir uma aliança definitiva com Deus e com seu povo? Daqui há algumas semanas a campanha acaba, mas voltaremos a viver uma vida alheia a Deus e à sua vontade?Mateus 1:1,5-6,16: II Coríntios 5:17; I Tessalonicenses 4:1-5.

Josué 6:22-25 – 22 Depois Josué disse aos dois homens que haviam servido como espiões: – Entrem na casa de Raabe, a prostituta, e tragam a família dela para fora, conforme vocês prometeram. 23 Eles foram e fizeram sair Raabe, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e o resto da família. Tiraram todas as pessoas da casa e as puseram do lado de fora do acampamento israelita. 24 Então incendiaram a cidade e queimaram tudo o que havia nela, menos os objetos de ouro, prata, bronze e ferro. Essas coisas foram colocadas no tesouro da casa de Deus, o SENHOR. 25 Josué deixou que Raabe, a prostituta, e todos os seus parentes ficassem vivos porque ela havia escondido os espiões que ele havia mandado a Jericó. E os descendentes dela vivem no meio do povo de Israel até hoje.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 8


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ Mateus 1:1, 5-6, 16 -1 Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. 5Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, 6 que foi pai do rei Davi. Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. 16 Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias. II Coríntios 5:17- Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. I Tessalonicenses 4:1-5 - 1 Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais. 2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que demos pela autoridade do Senhor Jesus. 3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. 4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito 5 e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.

 CONCLUSÃO – Temos que reconhecer que há situações ameaçando nossas vidas e famílias que só serão resolvidas com um livramento de Deus. Hoje aprendemos que o caminho para isto é fazer aliança e estarmos dispostos a deixar nossas raízes de pecado para comprometer-nos com o Senhor e com seu povo, deixando o passado para trás.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER – Conduza os participantes numa oração de confirmação de aliança com o Senhor. Depois, entregue a chave LIVRAMENTO para que eles coloquem no chaveiro e ore decretando vitória contra tudo o que ameaça as suas famílias. Antes dê oportunidade para que eles compartilhem seus motivos de oração e, eventualmente, algum testemunho sobre o que Deus está fazendo. Se houver algum Filho da Paz que não foi ao culto geral da Igreja consagra sua casa e receber a oração dos pastores, insista no convite.

3ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ - “ O B E D I Ê N C I A “

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 9


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

INSTRUÇÃO PARA O LÍDER – Chegamos à terceira semana da aliança. É importante que o líder e seu parceiro estejam atentos às necessidades das pessoas novas, às vezes visitando aquelas que estiverem com alguma dificuldade ou que demonstrem um interesse acima da média. Lembre-se que uma boa consolidação determina a qualidade final do fruto... Nesta ministração de hoje vamos aprofundar dois assuntos: família de Deus e Obediência. O primeiro é um gancho interessante para convidar os novos a irem ao templo conhecer o restante da família. Texto-chave: Marcos 3:20-21; 31-35

 I N T R O D U Ç Ã O– Esse texto é muito interessante. Novamente, o cenário é uma casa onde Jesus está, ainda no começo do seu ministério. Naquele momento, uma parte de seus parentes não acreditava nele, achando que estava louco por sair pregando e fazendo discípulos. Jesus aproveita esse contexto para falar sobre um tema bem importante: quem realmente pode dizer que faz parte da família de Deus?

 1. CONQUISTAR NOSSAS FAMÍLIAS PARA A FÉ ÀS VEZES É UM DESAFIO QUE EXIGIRÁ DE NÓS FIRMEZA E PERSEVERANÇA

Marcos 3:20-21-No

começo do seu ministério, aos trinta anos, nem mesmo a família de Jesus cria nele como o Messias(o Enviado de Deus). Muitas vezes enfrentamos esse problema ao assumir a fé, ou seja, aqueles a quem mais amamos não nos entendem e até nos rejeitam por isso. O que devemos fazer em situações assim? Desistir? Tentar impor a nossa fé sobre os outros de qualquer maneira? Não. Devemos nos manter firmes, seguros em nossa aliança com Deus e cercados de pessoas que podem fortalecer a nossa fé. Esse foi o segredo de Jesus. No começo, quando seus parentes não aceitavam o seu ministério, ele permaneceu fazendo a vontade do Pai e investindo em relacionamentos espirituais. No final de sua vida, sua família já o acompanhava na fé e até seu irmão Tiago se tornou um dos grandes líderes da igreja primitiva . Textos de apoio: João 7:3-5, Gálatas 1:19, Atos 16:31.

Marcos 3:20-21 – 20Então Jesus entrou numa casa, e novamente reuniu-se ali uma multidão, de modo que ele e os seus discípulos não conseguiam nem comer. 21Quando os seus familiares ouviram falar disso, saíram par trazê-lo à força, pois diziam: “Ele está fora de si”. João 7:3-5 – 3Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. 5Pois nem seus irmãos criam nele. Gálatas 1:19 -E não falei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor. Atos 16:31 - Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

 2. PARA JESUS, SUA FAMÍLIA SÃO OS QUE ENTRAM NA CASA, ENVOLVEM-SE, INTERAGEM Marcos 3:31-34-Uma

marca de família é relacionamento. Quem não se abre para relacionar-se profundamente com Deus e com os irmãos não está vivendo em família. É preciso interagir, cooperar, amar, estar dentro de coração, de corpo e alma. Quando Jesus reage assim, sua intenção não era desprezar seus familiares naturais (que ficaram do lado de fora da casa, esperando uma atenção formal), mas mostrar que aqueles que priorizam relacionar-se com Ele se tornam também a prioridade do seu coração, são Sua verdadeira família. Aliás, embora em geral as pessoas pensem que todos são filhos de Deus, a Bíblia nos ensina que só nos tornaremos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.Textos de apoio: João 1:11-13; Efésios 2:13-14,17-19; Romanos 8:17.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 10


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ Marcos 3:31-35 – 31Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chama-lo. 32Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”. 33Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele. 34Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 35Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. João 1:11-13–11Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu.12Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.13Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. Efésios 2:13-14 – 13Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz. 14Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Efésios 2: 17-19–17Assim Cristo veio e anunciou a todos a boa notícia de paz, tanto a vocês, os não-judeus, que estavam longe de Deus, como aos judeus, que estavam perto dele.18É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele. Romanos 8:17 - Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.

 3.UMA CARACTERÍSTICA INCONFUNDÍVEL DAQUELES QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS É A OBEDIÊNCIA Marcos 3:35-Aqui

talvez tenhamos a afirmação mais importante de Jesus nesta passagem: sua verdadeira família é composta por aqueles que fazem a sua vontade, ou seja, obedecem à palavra de Deus . De fato, muitas pessoas têm fé, dizem amar a Jesus, mas não se submetem a Ele. Segundo a Bíblia, esta fé é morta, não tem poder algum... Textos de apoio: Lucas 6:46; João 15:14; Tiago 2:17-19; I Pedro 1:14-15.

Marcos 3:35 - Poisaquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. Lucas 6:46 - E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? João 15:14 - Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Tiago 2:17-19–17Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.18Mas alguém poderá dizer: "Você tem fé, e eu tenho ações." E eu respondo: "Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações."19Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo. I Pedro 1:14-15–14Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.15Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo.

 4. AS PROMESSAS DE DEUS PARA NÓS SÃO CONDICIONAIS, DEPENDEM DE NOS ALINHARMOS COM SUA VONTADE Deuteronômio 28:1-9-Se

queremos a bênção do Senhor em nossas casas, precisamos conhecer a sua palavra e nos submeter a ela. Já temos falado que “Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele”. Assim, andar nos princípios de Deus traz a bênção, enquanto ignorá-los nos coloca fora do seu alcance. Testos de apoio: Isaías 1:14-20, Jeremias 5:25.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 11


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

Deuteronômio 28:1-9–1Moisés disse ao povo: – Se vocês derem atenção a tudo o que o SENHOR, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo. 2 Obedeçam ao SENHOR Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos: 3 – Deus os abençoará nas cidades e nos campos. 4 – Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas. 5 – Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida. 6 – Deus os abençoará em tudo o que fizerem. 7 – Quando os inimigos atacarem, o SENHOR Deus os destruirá na presença de vocês. Eles atacarão juntos, em ordem, mas fugirão para todos os lados, em desordem. 8 – O SENHOR, nosso Deus, abençoará vocês em tudo o que fizerem e lhes dará tanto trigo, que os seus depósitos ficarão cheios. Ele os abençoará ricamente na terra que está dando a vocês. 9 – Se obedecerem a todas as leis do SENHOR, nosso Deus, e cumprirem todas as suas ordens, ele fará com que sejam o seu único povo, o povo escolhido, como prometeu com juramento a vocês. Isaías 1:14-20–14As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo; já estou cansado de suportálos.15“Quando vocês levantarem as mãos para orar, eu não olharei para vocês. Ainda que orem muito, eu não os ouvirei, pois os crimes mancharam as mãos de vocês.16 Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau17e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas.18” O SENHOR Deus diz: “Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã.19Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. 20Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o SENHOR, falei.” Jeremias 5:25 -Em vez disso, os seus pecados e as suas maldades afastaram essas coisas boas, e vocês não puderam aproveitá-las.

 C O N C L U S Ã O– Fazer parte da família de Deus é um dos primeiros passos para abençoarmos nossas famílias. Ainda que no começo nossa fé seja rejeitada, se perseverarmos como fez Jesus, veremos os nossos queridos se achegando a Deus e sendo alcançados pela bênção. Porém, a principal lição que aprendemos hoje é que a OBEDIÊNCIA é a marca que autentica a nossa fé e nos coloca na posição de filhos de Deus.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER – Hoje, além de orar pelos milagres que cada um precisa em sua casa, o líder deve ministrar sobre os que reconhecem alguma dificuldade para obedecer a Deus (pecados, vícios, dúvidas, etc...). É importante dar oportunidade para as pessoas se abrirem e também aproveitar o tema da “família de Deus” para incentivar aqueles que nunca foram ao templo a irem no próximo fim de semana, conhecer a família da fé... Não se esqueça de colocar no chaveiro de cada família a chave OBEDIÊNCIA e incentivá-los a estudar durante a semana o texto-chave e orar todos os dias pela paz em suas casas.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 12


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 13


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

4ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ - “ R E S T I T U I Ç Ã O “

INSTRUÇÕES PARA O LÍDER – Chegamos à metade da campanha e hoje vamos trabalhar especialmente o tema da “fé”. Queremos e precisamos ver os milagres acontecerem. Por isso, é importante que o líder seja intrépido, ore com as pessoas e estimule-as a crer, por mais difíceis que sejam as situações... Não se esqueça de dar ênfase ao tempo de oração e evite que a reunião comece atrasada e ultrapasse o período de uma hora. Texto-chave: João 11:1-6, 17-44

 I N T R O D U Ç Ã O– Muitas vezes as perdas atingem nossas casas trazendo tristeza e até desespero. Situações maiores que nos parecem não ter reversão, a não ser por um grande milagre de Deus. Casamentos destruídos, relacionamentos quebrados entre pais e filhos, enfermidades sérias, falência financeira ou desemprego são exemplos muito comuns de como as perdas podem afetar o nosso lar... Hoje vamos aprender sobre restituição através do que aconteceu na casa de uma família que sempre recebia Jesus na cidade de Betânia. Quando Lázaro morreu, suas irmãs Marta e Maria pensaram que aquela era uma situação perdida. Mas Jesus entrou naquela casa e restabeleceu a paz ressuscitando aquele que estava morto. Vamos ver o que essa história tem a nos ensinar...

 1. DEUS SEMPRE TEM O SEU TEMPO E A SUA MANEIRA DE AGIR João 11:1-6, 17 -Jesus

era amigo daquela família. Sempre que passava por Betânia, hospedava-se em sua casa. Por isso, quando Lázaro adoeceu, suas irmãs mandaram chamar Jesus. Porém, ele se demorou e Lázaro morreu... Muitas vezes ficamos confusos porque, mesmo buscando a Deus, as coisas não acontecem do jeito que queremos e no tempo que esperamos. Muitos se rebelam por isso e param de buscar. Entretanto, o caminho do Senhor é perfeito, ainda que não entendamos. Sua aparente demora muitas vezes acontece para provar nossa fé, para quebrantar o nosso coração ou simplesmente para que o milagre seja ainda maior e o Pai seja glorificado. O nosso papel é continuar buscando, até que ele opere em nosso favor – Textos de apoio: Lucas 18:1-8; Romanos 9:20-21; Isaías 45:9-11; 55:8-11 .

João 11:1-6, 17 - 1 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2 (Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) 3 As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: – Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente! 4 Quando Jesus recebeu a notícia, disse: – O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada. 5 Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. 6 Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. 17 Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado. Lucas 18:1-8 - 1Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:2 – Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. 3 Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: “Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!” 4 – Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas afinal pensou assim: “É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. 5 Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo.” 6 E o Senhor continuou: – Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. 7 Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? 8 Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 14


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ Romanos 9:20-21 - 20 Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” 21 Pois o homem que faz o pote tem o direito de usar o barro como quer. Do mesmo barro ele pode fazer dois potes: um pote para uso especial e outro para uso comum. Isaías 45:9-11; 55:8-11-9 Um vaso de barro não briga com quem o fez. O barro não pergunta ao oleiro: “O que é que você está fazendo?”, nem diz: “Você não sabe trabalhar.” 10 E um filho não se atreve a dizer aos seus pais: “Por que vocês fizeram com que eu viesse ao mundo?” 11 O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Criador, diz: “Por acaso, vocês vão exigir que eu explique como cuido dos meus filhos? Vocês querem me ensinar a fazer as coisas?55: 8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. 10 A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. 11 Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando.

 2. O AMOR DE DEUS POR NÓS NÃO PODE SER MEDIDO PELA AUSÊNCIA DE PROBLEMAS João 11:5, 32-36–

Marta e Maria estavamconfusas quanto ao amor de Deus. Ambas ao receberem Jesus, falam palavras que demonstram essa incompreensão. Porque ele demorou tanto? Porque deixou Lázaro morrer? No entanto, Jesus amava aquela família e estava sofrendo com ela. Ainda que soubesse do milagre que iria realizar, Jesus chorou por vê-los sofrendo... Muitas vezes estamos em situação semelhante. Por não compreendermos os caminhos de Deus, duvidamos do seu amor e do seu poder e, enquanto agimos assim, tardamos os milagres que precisamos. Textos de apoio: Jeremias 29:11-12; Salmos 91:14-15 .

João 11:5, 32-36 - 5 Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. 32 Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e logo que o viu caiu aos pés dele e disse: – Se o senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido! 33 Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito 34 e perguntou: – Onde foi que vocês o sepultaram? – Venha ver, senhor! – responderam. 35 Jesus chorou. 36 Então as pessoas disseram: – Vejam como ele amava Lázaro! Jeremias 29:11-12 - 11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. 12 Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Salmos 91:14-15 - 14 Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. 15 Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados.

 3. A FÉ É A GRANDE CHAVE QUE ABRE A PORTA DO SOBRENATURAL EM NOSSAS VIDAS João 11:21-22, 40 -

“Se creres verás a glória de Deus”. Este é o maior de todos os segredos espirituais. Não temos que entender o que Deus faz e nem mesmo concordar. Temos que crer! A fé é o único canal para os mulagres. Se queremos ver a restituição daquilo que perdemos, precisaremos exercer a fé. Textos de apoio: Hebreus 3:12; 11:6; Tiago 1:6-7.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 15


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ João 11:21-22, 40 - 21 Então Marta disse a Jesus: – Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! 22 Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele. 40 Jesus respondeu: – Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? Hebreus 3:12; 11:6–3:12 Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.11:6Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Tiago 1:6-7 - 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor,

 4. PRECISAMOS REMOVER OS EMPECILHOS PARA QUE OS MILAGRES ACONTEÇAM Há atitudes que precisamos tomar para que os milagres aconteçam em nossas vidas e famílias. Existem coisas que Deus não vai fazer por nós e que são empecilhos para o seu agir. Jesus mandou que tirassem a pedra que fechava a sepultura de Lázaro. Ele poderia fazer isso de maneira sobrenatural, mas não fez porque há sempre uma responsabilidade que cabe aos homens... Por exemplo: se um casamento está destruído por causa da infidelidade, o Senhor pode e quer restaurá-lo, mas é necessário que o adultério seja removido. Se relacionamentos em casa têm sido rompidos devido à violência, à grosseria ou ao desrespeito, primeiro é preciso remover esses obstáculos para que o poder de Deus entre em ação. Se os negócios estão falidos porque havia desonestidade, enquanto isso não mudar, o Senhor não vai operar. Resumindo: primeiro fazemos a nossa parte, para que depois Jesus faça a dele João 11:38-44-

Textos de apoio:Isaías 59:1-2; Hebreus 12:1-2

João 11:38-44 -38 Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39 e ordenou: – Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: – Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! 40 Jesus respondeu: – Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? 41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: – Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42 Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste. 43 Depois de dizer isso, gritou: – Lázaro, venha para fora! 44 E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: – Desenrolem as faixas e deixem que ele vá. Isaías 59:1-2 -1 Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. Hebreus 12:1-2- 1 Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. 2 Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 16


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

 C O N C L U S Ã O– Ainda que nãocompreendamos a maneira como Deus está fazendo as coisas, precisamos crer e perseverar. Lembre-se que a fé é a chave! Porém, a verdadeira fé se manifesta em atitudes da nossa parte. Precisamos orar, buscar a Deus, seguir firmes na aliança, mas precisamos também “remover a pedra”, nos livrar dos obstáculos que estão entre o Senhor e aquilo que buscamos. Se fizermos assim, ainda que o luto e o choro tenham entrado em nossa casa, darão lugar à alegria porque o nosso Deus è Deus de ressurreição e restituição.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER– Quando terminar de ministrar, ore ungindo a todos e decretando milagres em suas vidas. Dê a chave RESTITUIÇÃO para que coloquem no chaveiro e incentive-os a estudarem o texto bíblico durante a semana e terem diariamente um tempo de oração. Termine mostrando a importância de que todos conheçam a igreja (se ainda não o fizeram) e comece a motivá-los quanto a separar um fim de semana para estares num Encontro com Deus.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 17


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

5ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ - “ G R A T I D Ã O “

INSTRUÇÕES PARA O LÍDER – A ênfase da reunião de hoje é testemunho e perseverança contra as resistências malignas. Depois de ministrar, procure dar oportunidade para que as pessoas contem, primeiro os seus testemunhos e depois compartilhem também alguma luta que estão sofrendo. Comece também a falar sobre o futuro de todos após terminar a campanha (daqui a duas semanas). Incentive o anfitrião a pensar sobre a possibilidade de manter a célula reunindo em sua casa, após esse período. Se for o caso, fale dessa possibilidade também com outras pessoas que começaram a frequentar nesse período. Lembre-se que o nosso objetivo é transformar as “Casas de Paz” em células permanentes. Texto-chave: João 12:1-11

I N T R O D U Ç Ã O– Na semana passada estudamos como Jesus ressuscitou Lázaro depois de quatro dias de morto e como foram fundamentais na vida de suas irmãs a fé e a disposição para removerem os empecilhos para que o Senhor operasse. Hoje, vamos voltar àquela casa em Betânia, especialmente para entender sobre um outro segredo espiritual: a gratidão.

1.

QUANDO AMAMOS JESUS E SOMOS GRATOS PELO QUE ELE FAZ POR NÓS, QUEREMOS MANTÊ-LO EM NOSSA CASA João 12:1-2–

Muitas pessoas recebem a bênção e depois abandonam Jesus ou tentam segui-lo de longe, sem compromisso. Enttretanto, quando amamos de verdade o Senhor e reconhecemos o que ele tem feito por nós, queremos que ele permaneça em nossa vida e em nossa casa. O que você vai fazer quando terminarem as sete semanas da campanha? Afastar-se ou pedir que o Senhor permaneça fazendo de sua casa uma “Casa de Paz”? Lázaro, Marta e Maria não podiam segurar Jesus o tempo todo, porque Ele tinha um ministério itinerante, mas mantinham um contato estreito e sempre faziam questão de tê-lo em casa. Aqui, numa ocasião diferente daquela em que houve a ressureição de Lázaro, essa família prepara uma ceia só para receber Jesus e aqueles que queriam encontra-lo. Textos de apoio: Lucas 17:12-19; 24:28-32; Jeremias 2:13,17 .

João 12:1-2 – 1 Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. 2 Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Lucas 17:12-19 – 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” 14 Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. 15Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16Prostou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. 17Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 Então ele lhe disse: “Levante-se e vá, a sua fé o salvou”. Lucas 24:28-32 – 28 Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. 29Mas eles insistiram muito com ele: “Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando”. Então, ele entrou para ficar com eles. 30Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. 31Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. 32Perguntaram-se um ao outro: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?”

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 18


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ Jeremias 2:13, 17 – 13 O meu povo cometeu dois crimes eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água. 17Não foi você mesmo o responsável pelo que lhe aconteceu, ao abandonar ao Senhor, o seu Deus?

2.

A GRATIDÃO TOCA O CORAÇÃO DE DEUS E DETERMINA O AMBIENTE NUMA CASA DE PAZ João 12:3, 7-8–

Aquela família tinha amor e gratidão ao Senhor e demonstrava isso de maneira muito prática. Marta servia, Lázaro se dispunha a testemunhas do que o Senhor fez, ainda que isso lhe custasse perseguição de alguns e Maria foi capaz de comprar um perfume caríssimo só para derramá-lo como oferta sobre Jesus, além de ungir seus pés e enxugalos com seus cabelos. Essas pessoas não tinham nenhum problema em ser “exagerados” na manifestação de sua gratidão. Por isso a Bíblia diz que aquele perfume de adoração “ encheu toda a casa”. Certamente por isto Jesus gostava tanto de estar ali, por ver a demonstração do amor daqueles irmãos. Textos de apoio: Colossenses 3:16-17; I Tessalonicenses 5:16-18 .

João 12:3, 7-8 – 3Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. 7 Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. 8 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão”. Colossenses 3:16-17 – 16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 17Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. I Tessalonicenses 5:16-18 – 16 Alegrem-se sempre. 17Orem continuamente.

3.

NOSSO TESTEMUNHO DEVE SER INSTRUMENTO DE DEUS PARA QUE MUITAS PESSOAS CONHEÇAM O SEU AMOR João 12:9, 11–

Quando Deus nos abençoa, não está pensando apenas em nós, mas quer nos usar para inspirar muitas outras pessoas e quer usar nossa casa como um lugar constante de salvação... O testemunho de Lázaro atraiu muita gente e aquela casa estava aberta para receber os necessitados, a despeito do desconforto que isso poderia lhes causar. Por causa dele, muitos se converteram... Isso nos ensina que, quando temos um testemunho de Deus em nossa vida, não podemos deixar de contar a todo mundo, porque isso é reter a glória devida ao Senhor. E mesmo quando ainda não recebemos o que buscamos, devemos glorificar ao Senhor pela fé e isso moverá o Seu coração em nosso favor. Textos de apoio: Mateus 10:32-33; I Pedro 2:9; Romanos 4:18-20 .

João 12:9, 11 – 9Enquanto isso, uma grande multidão de judeus, ao descobrir que Jesus estava ali, veio, não apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos.11pois por causa dele muitos estavam se afastando dos judeus e crendo em Jesus. Mateus 10:32-33 – 32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do Pai que está nos céus.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 19


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ I Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Romanos 4:18-20 – 18 Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. 19Sem se enfrequecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. 20Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus.

4.

À MEDIDA QUE SOMOS ABENÇOADOS, DEVEMOS NOS PREPARAR PARA OS CONTTRA-ATAQUES DO INFERNO João 12:4-6, 10-11–

Satanás é um perdedor, mas não gosta de perder. Quando começamos a ser abençoados e usados por Deus, ele levanta oposição contra nossa vida para nos desanimar e nos tirar da presença de Deus... Naquela “Casa de Paz” em Betânia, Maria foi criticada por Judas, que achou sua oferta exagerada. Isso também acontece em nossos dias. Começamos a honrar a Deus com o nosso tempo, com o nosso dinheiro, com nossa casa e as pessoas passam a nos chamar de “fanáticos”... Nunca se importaram quando investíamos no pecado (vícios, prostituição, ostentação), mas quando investimos na fé, nos criticam... Lázaro também foi perseguido pelos religiosos, que queriam matá-lo, pois muitas pessoas estavam se convertendo a Jesus por causa dele. É sempre assim: o Senhor ressuscita e o inferno quer destruir de novo. Mas se ficarmos firmes, teremos vitória e nossa casa seguirá sendo uma “Casa de Paz”. Textos de apoio: João 15:17-20; 16:33; Tiago 4:7 .

João 12:4-6, 10-11 – 4Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: 5 Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários”. 6 Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado. 10 Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro, 11 pois por causa dele muitos estavam se afastando dos judeus e crendo em Jesus. João 15:17-20 – 17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros. 18“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. 20 Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor . Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Tiago 4:7–Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 20


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

C O N C L U S Ã O – É tempo de assumirmos publicamente a nossa fé, falando para todos do que Jesus tem feito por nós, dedicando a Ele o melhor da nossa vida e abrindo nossa casa para a salvação de mais gente, manifestando assim de forma prática a nossa gratidão... E se as oposições começarem, devemos perseverar, sabendo que aqueles que nos criticam nunca fizeram por nós o que Jesus tem feito. Portanto, fiquemos firmes e continuemos dando glória a Deus.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER – Entregue a chave GRATIDÃO aos representantes das famílias. Dê oportunidade para testemunhos e ore pelas necessidades de cada um. Incentive a todos quanto a frequentarem as grandes reuniões da igreja e fale um pouco mais sobre a importância de irem ao Encontro com Deus.

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 21


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “

6ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ - “ P R O S P E R I D A D E “

INSTRUÇÕES PARA O LÍDER – Estamos a uma semana do final da campanha. Depois de hoje só teremos mais uma reunião na semana que vem e uma confraternização para celebrarmos esse tempo andando juntos. Essa festa pode ser só com o pessoal de sua “Casa de Paz” ou podem se agrupar várias de uma mesma macro-célula para fazerem um churrasco juntas, por exemplo. Este é o momento de confirmar a continuidade da célula nesta casa, de falar do Encontro com Deus e insistir que as pessoas freqüentem o templo para receberem a unção que há no meio da igreja. Texto-chave: II Samuel 6:10-12

I N T R O D U Ç Ã O - NO ANTIGO TESTAMENTO, A PRESENÇA DE DEUS ERA REPRESENTADA POR UM MÓVEL QUE ELE MANDARA CONSTRUIR CHAMADO “ARCA DA ALIANÇA”. ONDE ESTAVA A ARCA, ALI ESTAVA A GLÓRIA DE DEUS. PORÉM, DEVIDO AO PECADO DO POVO DE ISRAEL, A ARCA FORA LEVADA PELOS INIMIGOS E FICOU LONGE POR MUITO TEMPO... ISSO TAMBÉM ILUSTRA A NOSSA HISTÓRIA. VIVEMOS EM PECADO E, COMO CONSEQÜÊNCIA, NÃO TÍNHAMOS A PRESENÇA DO SENHOR CONOSCO... DAVI TENTOU TRAZER A ARCA DE VOLTA À JERUSALÉM, MAS NÃO O FEZ CONFORME A PALAVRA DE DEUS E UM LEVITA CHAMADO UZÁ ACABOU MORRENDO, POR TRATAR AS COISAS SAGRADAS DE MANEIRA LEVIANA. NESSE MOMENTO, ENTRA NA HISTÓRIA UM HOMEM, QUE SERÁ OBJETO DA NOSSA REFLEXÃO HOJE: OBEDE-EDOM ABRIU SUA CASA PARA RECEBER A ARCA DA ALIANÇA E ELA PASSOU TRÊS MESES ALI. SABE QUAL FOI O RESULTADO? A BÍBLIA DIZ QUE “O SENHOR O ABENÇOOU E À TODA A SUA CASA”. A PROSPERIDADE DESSA FAMÍLIA FOI TÃO EVIDENTE QUE TODO MUNDO SOUBE, INCLUSIVE O REI DAVI! VAMOS VER COMO E PORQUE ISSO ACONTECEU...

1.

A PROSPERIDADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS SEMPRE SERÁ FRUTO DE NOSSAS DECISÕES - A ARCA DO SENHOR DEVERIA SER LEVADA NOS OMBROS DOS SACERDOTES. ISSO REPRESENTA QUE A VIDA COM DEUS OBEDECE AOS PRINCÍPIOS QUE ELE ESTABELECEU EM SUA PALAVRA E NÃO À MANEIRA COMO OS HOMENS QUEREM QUE SEJA... UZÁ MORREU PORQUE NÃO RESPEITOU AS ESCRITURAS, AINDA QUE TIVESSE BOAS INTENÇÕES. DIANTE DISSO, DAVI TOMOU A DECISÃO DE NÃO SE COMPROMETER E ABRIU MÃO DA ARCA, MAS OBEDE-EDOM DECIDIU QUE QUERIA COMPROMISSO, ABRIU SUA CASA PARA A PRESENÇA DO SENHOR E POR ISSO FOI ABENÇOADO Textos de apoio: II Samuel 6:3-9; Deuteronômio 30:19-20; Josué 24:15 . II Samuel 6:10

II SAMUEL 6:3-9 – 3 COLOCARAM A ARCA NUM CARRO DE BOIS, NOVO, E A TIRARAM DA CASA DE ABINADABE, QUE FICAVA NUM MONTE. UZÁ E AIÔ, FILHOS DE ABINADABE, GUIAVAM O CARRO 4 QUE CARREGAVA A ARCA. AIÔ CAMINHAVA NA FRENTE. 5 DAVI E TODOS OS ISRAELITAS DANÇAVAM E CANTAVAM COM TODAS AS SUAS FORÇAS EM LOUVOR A DEUS, O SENHOR. ELES TOCAVAM HARPAS, LIRAS, TAMBORES, CASTANHOLAS E PRATOS. 6 QUANDO CHEGARAM AO CAMPO DE DESCASCAR CEREAIS QUE PERTENCIA A NACOM, OS BOIS TROPEÇARAM. ENTÃO UZÁ ESTENDEU A MÃO E SEGUROU A ARCA DA ALIANÇA. 7 O SENHOR DEUS FICOU IRADO COM UZÁ, POR SUA FALTA DE RESPEITO, E O MATOU. E UZÁ MORREU ALI, AO LADO DA ARCA. 8 DAVI FICOU FURIOSO PORQUE O SENHOR, NA SUA IRA, HAVIA CASTIGADO UZÁ; ASSIM ATÉ HOJE AQUELE LUGAR É CHAMADO DE PERES-UZÁ. 9 ENTÃO DAVI FICOU COM MEDO DE DEUS, O SENHOR, E DISSE: – E AGORA COMO É QUE PODEREI LEVAR COMIGO A ARCA DA ALIANÇA?

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 22


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ II SAMUEL 6:10 - ASSIM DAVI RESOLVEU NÃO LEVAR A ARCA PARA A SUA CIDADE DE JERUSALÉM; EM VEZ DISSO, ELE MUDOU DE DIREÇÃO E A LEVOU PARA A CASA DE OBEDE-EDOM, QUE ERA DA CIDADE DE GATE. DEUTERONÔMIO 30:19-20 - 19 NESTE DIA CHAMO O CÉU E A TERRA COMO TESTEMUNHAS CONTRA VOCÊS. EU LHES DOU A OPORTUNIDADE DE ESCOLHEREM ENTRE A VIDA E A MORTE, ENTRE A BÊNÇÃO E A MALDIÇÃO. ESCOLHAM A VIDA, PARA QUE VOCÊS E OS SEUS DESCENDENTES VIVAM MUITOS ANOS. 20 AMEM O SENHOR, NOSSO DEUS, OBEDEÇAM AO QUE ELE MANDA E FIQUEM LIGADOS COM ELE. ASSIM VOCÊS CONTINUARÃO A VIVER E VIVERÃO MUITOS ANOS NA TERRA QUE O SENHOR DEUS JUROU QUE DARIA AOS NOSSOS ANTEPASSADOS ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ. JOSUÉ 24:15 - MAS, SE VOCÊS NÃO QUEREM SER SERVOS DO SENHOR, DECIDAM HOJE A QUEM VÃO SERVIR. RESOLVAM SE VÃO SERVIR OS DEUSES QUE OS SEUS ANTEPASSADOS ADORAVAM NA TERRA DA MESOPOTÂMIA OU OS DEUSES DOS AMORREUS, NA TERRA DE QUEM VOCÊS ESTÃO MORANDO AGORA. PORÉM EU E A MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS A DEUS, O SENHOR.

2.

A PROSPERIDADE DEPENDE DE LEVARMOS AS COISAS DE DEUS A SÉRIO II Samuel 6:11 –

AO ACEITAR RECEBER A PRESENÇA DO SENHOR EM SUA CASA, SABENDO DO QUE HAVIA ACONTECIDO COM UZÁ POR SUA IRREVERÊNCIA, OBEDE-EDOM DEMONSTROU ESTAR DISPOSTO A FAZER AS COISAS À MANEIRA DE DEUS E ORGANIZAR A SUA CASA DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS. ESTÁ IMPLÍCITO QUE, SE DEUS O ABENÇOOU COM PROSPERIDADE É PORQUE SE AGRADOU DELE E APROVOU O SEU COMPORTAMENTO – Textos de apoio: Salmos 37:4; 128:1-4.

II SAMUEL 6:11 - A ARCA DA ALIANÇA FICOU ALI TRÊS MESES, E O SENHOR ABENÇOOU OBEDE E A SUA FAMÍLIA. SALMOS 37:4 - 4 QUE A SUA FELICIDADE ESTEJA NO SENHOR! ELE LHE DARÁ O QUE O SEU CORAÇÃO DESEJA. 128:1-4 - 1 FELIZ AQUELE QUE TEME A DEUS, O SENHOR, E VIVE DE ACORDO COM A SUA VONTADE! 2 SE VOCÊ FOR ASSIM, GANHARÁ O SUFICIENTE PARA VIVER, SERÁ FELIZ, E TUDO DARÁ CERTO PARA VOCÊ. 3 EM CASA, A SUA MULHER SERÁ COMO UMA PARREIRA QUE DÁ MUITA UVA; E, EM VOLTA DA MESA, OS SEUS FILHOS SERÃO COMO OLIVEIRAS NOVAS. 4 QUEM TEME AO SENHOR CERTAMENTE SERÁ ABENÇOADO ASSIM.

3.

NÃO PODEMOS PERDER A OPORTUNIDADE DE MUDAR A HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS E FAMÍLIAS – OBEDE-EDOM VIVIA UMA VIDA COMUM COM A SUA FAMÍLIA. QUANDO SURGIU A CHANCE DE RECEBER A PRESENÇA DE DEUS ATRAVÉS DA ARCA, ELE DECIDIU QUE NÃO PERDERIA AQUELA OPORTUNIDADE DE SER ABENÇOADO E PERMITIR QUE O SENHOR REESCREVESSE A SUA HISTÓRIA... VAMOS REFLETIR SOBRE ALGO MUITO IMPORTANTE: A MAIORIA DAS PESSOAS ESTÁ PERECENDO PORQUE NÃO CONHECE AS COISAS DE DEUS. NÓS, PORÉM, FOMOS ESCOLHIDOS PELO SENHOR PARA ABRIGAR SUA PRESENÇA EM NOSSO LAR. PRECISAMOS APROVEITAR ESSA CHANCE QUE A GRAÇA DE DEUS NOS DÁ E MERGULHAR DE CABEÇA NA FÉ E NUM RELACIONAMENTO DE COMPROMISSO COM JESUS – Textos de apoio: Oseias 4:6; João 15:16; Mateus 19:21-22; Marcos 2:14. II Samuel 6:12

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 23


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ II SAMUEL 6:12 - O REI DAVI SOUBE QUE, POR CAUSA DA ARCA, O SENHOR HAVIA ABENÇOADO A FAMÍLIA DE OBEDE E TUDO O QUE ELE TINHA. ENTÃO TIROU A ARCA DA CASA DE OBEDE-EDOM E, COM UMA GRANDE FESTA, A LEVOU PARA JERUSALÉM. OSEIAS 4:6 - O MEU POVO NÃO QUER SABER DE MIM E POR ISSO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO. E VOCÊS, SACERDOTES, TAMBÉM NÃO QUEREM SABER DE MIM E ESQUECERAM AS MINHAS LEIS; PORTANTO, EU NÃO OS ACEITO MAIS COMO MEUS SACERDOTES, NEM ACEITAREI OS SEUS FILHOS COMO MEUS SACERDOTES. JOÃO 15:16 - NÃO FORAM VOCÊS QUE ME ESCOLHERAM; PELO CONTRÁRIO, FUI EU QUE OS ESCOLHI PARA QUE VÃO E DÊEM FRUTO E QUE ESSE FRUTO NÃO SE PERCA. ISSO A FIM DE QUE O PAI LHES DÊ TUDO O QUE PEDIREM EM MEU NOME. MATEUS 19:21-22 - 21 JESUS RESPONDEU: – SE VOCÊ QUER SER PERFEITO, VÁ, VENDA TUDO O QUE TEM, E DÊ O DINHEIRO AOS POBRES, E ASSIM VOCÊ TERÁ RIQUEZAS NO CÉU. DEPOIS VENHA E ME SIGA. 22 QUANDO O MOÇO OUVIU ISSO, FOI EMBORA TRISTE, POIS ERA MUITO RICO. MARCOS 2:14 - ENQUANTO ESTAVA CAMINHANDO, JESUS VIU LEVI, FILHO DE ALFEU, SENTADO NO LUGAR ONDE OS IMPOSTOS ERAM PAGOS. ENTÃO DISSE A LEVI: – VENHA COMIGO. LEVI SE LEVANTOU E FOI COM ELE.

4.

TEMOS QUE DECIDIR ENTRE PERDER OU SEGUIR A PRESENÇA DE DEUS – QUANDO O REI DAVI SOUBE QUE A CASA DE OBEDE-EDOM E TUDO O QUE LHE PERTENCIA HAVIAM SIDO ABENÇOADOS, SE INSPIROU E FOI BUSCAR A ARCA DA ALIANÇA PARA LEVÁ-LA À JERUSALÉM. ASSIM, OBEDE-EDOM NÃO PODE MANTER A ARCA EM SUA CASA, MAS CERTAMENTE MANTEVE A PRESENÇA DE DEUS. E POR QUE? PORQUE DECICIU SEGUIR SERVINDO AO SENHOR. QUANDO ESTUDAMOS A HISTÓRIA DA BÍBLIA, O ENCONTRAMOS LÁ NA FRENTE COMO UM SACERDOTE QUE SERVIA AO SENHOR NO TEMPLO. ELE TOMOU A DECISÃO DE NÃO FICAR COM A BÊNÇÃO DE DEUS APENAS POR TRÊS MESES, MAS DE PROSSEGUIR CRESCENDO NA FÉ E ENVOLVENDO-SE CADA VEZ MAIS COM O SENHOR E SUA OBRA... E NÓS? VAMOS SEGUIR O CAMINHO DE OBEDE-EDOM? AS SETE SEMANAS DA ALIANÇA ESTÃO ACABANDO. VAMOS PARAR POR AQUI OU VAMOS PERPETUAR A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS CASAS, AVANÇANDO EM NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL? Textos de apoio: I Crônicas 15:17, 18, 24; Oséias 6:3; Filipenses 3:13-14. II Samuel 6:12

OSÉIAS 6:3 - VAMOS NOS DEDICAR MAIS E MAIS AO SENHOR! TÃO CERTO COMO NASCE O SOL, ELE VIRÁ NOS AJUDAR; VIRÁ TÃO CERTAMENTE COMO VÊM AS CHUVAS DA PRIMAVERA QUE REGAM A TERRA. FILIPENSES 3:13-14 - 13 É CLARO, IRMÃOS, QUE EU NÃO PENSO QUE JÁ CONSEGUI ISSO. PORÉM UMA COISA EU FAÇO: ESQUEÇO AQUILO QUE FICA PARA TRÁS E AVANÇO PARA O QUE ESTÁ NA MINHA FRENTE. 14 CORRO DIRETO PARA A LINHA DE CHEGADA A FIM DE CONSEGUIR O PRÊMIO DA VITÓRIA. ESSE PRÊMIO É A NOVA VIDA PARA A QUAL DEUS ME CHAMOU POR MEIO DE CRISTO JESUS.

C O N C L U S Ã O – SERÁ QUE DEUS JÁ MUDOU A HISTÓRIA DE NOSSA VIDA, COMO FEZ COM OBEDE-EDOM? INDEPENDENTE DA BÊNÇÃO QUE ESTÁ SENDO BUSCADA NESTAS SETE SEMANAS, SERÁ QUE NOSSA VIDA VOLTARÁ A SER A MESMA SEM A PRESENÇA DO SENHOR, OU VAMOS SEGUIR A ARCA E NOS ENVOLVER CADA VEZ MAIS COM O

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 24


“ MINISTRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA CASA DE PAZ “ SENHOR? ESSE É UM TEMPO DE DECISÕES MAIS SÉRIAS. NÃO PODEMOS PERDER O QUE DEUS COMEÇOU A FAZER EM NOSSA VIDA.

INSTRUÇÕES FINAIS AO LÍDER – A chave a ser ungida hoje é a PROSPERIDADE. Procure dedicar um tempo orando e desatando a bênção sobre a vida profissional e financeira das famílias. Exalte o fato de que permanecem fiéis, já chegando ao final da campanha. Antes de encerrar a reunião, use um tempo para despertar o desejo em todos os novos para que se inscrevam no Encontro com Deus. Vai ser tremendo!

7ª MINISTRAÇÃO NA CASA DE PAZ - “ P E R S E V E R A N Ç A “

“ Igreja Apostólica Senhor Justiça Nossa “

(Ricardo Cavalari)

Página 25


Casa de paz atual