Issuu on Google+

Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves�

Cachoeiro de Itapemirim - ES 2011


Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

Alunos Autores Agnes Grillo Juana Moulin Ana Clara Gonçalves Julia Caetano Andrew Lopes Lívia Ravani Anna Clara Babiski Lucas Tomé Camila Oliveira Luiz Gustavo dos Santos Eduarda Sartore Mariana Luiza Lunz Felipe Costa Milena Beloni Gabriel Riquieri Milene Zoppé Gabriel Ferreira Pedro Lucas Guedes Guilherme Dalfior Rafael Gava Guilherme Ferreira Rafael Alemães Gustavo Pereira Renan Ornelas Gustavo Lougon Romildo Faria Herbert Oliveira Thaís Vieira João Alexandre Almeida João Vitor Massena

Professores Michelle de Oliveira Pontes Valderedo Sedano Fontana (Informática) Direção

Giane Azeredo Baldotto Orientação Pedagógica Vilma Vieira Moraes


Centro de Atividades “Jones dos Santos Neves”

APRESENTAÇÃO A partir de leituras de diversos contos infantis trabalhados em sala de aula, o projeto de leitura e escrita, “Na Rede, Somos Leitores e Autores”, desenvolvido com as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivo estimular e ampliar as práticas de leituras de diversos contos infantis e levar ao aluno a uma percepção crítica sob os fatos apresentados nos mesmos. A turma foi dividida em grupos, onde cada grupo teve a tarefa de ler, analisar e recontar o conto lido. Após a primeira etapa, no laboratório de informática da escola, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o blog da turma, bem como, o motivo pelo qual o mesmo foi criado, o que é um livro virtual (e-book) e aprenderam a usar comandos de desenhos do programa Paint (Microsoft). Cada grupo desenhou as cenas no aplicativo e usou o programa MS. WORD (Editor de Texto) para recontar o conto estudo. O Resultado deste trabalho foi organizado neste e-book e tem a intenção de levar às famílias de nossos educandos a conhecer parte do que é desenvolvido em nossas aulas. Este projeto proporcionou acesso às novas tecnologias, e usou o computador como ferramenta de aprendizagem, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. A Escola acredita que projetos como estes através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade faz com que ao aluno, aprenda de forma lúdica, e, em formação, entenda a importância da prática pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena. Giane Azeredo Baldotto Direção


Felipe, Juana, Guilherme, Gabriel e Rafael

Apresentam


As Aventuras dos Três Porquinhos Era uma vez três porquinhos que estavam procurando frutas e se perderam na floresta, e aproveitaram para procurar vários objetos para construir suas casas.


As Aventuras dos Três Porquinhos Após esse momento, decidiram ir até o local para iniciar a construção de suas casas. Quando tudo já estava pronto, para descansar, resolveram acampar na floresta.

Derepente apareceu um lobo faminto. Os três porquinhos ficaram assustados. O primeiro subiu na árvore, o segundo escondeu-se e o terceiro saiu correndo e encontrou o pequeno polegar.


As Aventuras dos TrĂŞs Porquinhos O pequeno polegar ajudou o porquinho a resgatar os seus irmĂŁos. Enfrentaram o lobo mal e voltaram para as suas casas.


Agnes, Jo達o Alexandre, Milena Renan e Thais

Apresentam


Após o patinho feio crescer ele se tornou um lindo pato e começou a fazer travessuras pelo bosque. Ele achou uma casa, essa casa era a casa de um menino, então ele encontrou a mochila do menino e comeu os doces que ali estavam. O menino assustado pegou o patinho comendo. O patinho então pediu desculpas e os dois começaram a brincar na florestas.


A noite chegou, o patinho sentou em banco para descansar, mas acabou dormindo. Foi assim que ele teve um sonho muito divertido no qual ele estava num parque muito bonito. No sonho ele comeรงou aprontar mais travessuras.


Anna Clara, João Vitor, Lívia Rafael e Romildo

Apresentam


Era uma vez uma menina que se chamava “Chapeuzinho Vermelho”, ela foi visitar a sua tia quando encontrou um lobo e ele perguntou: -Onde você vai ? Chapeuzinho então respondeu -Vou a casa da minha tia. O lobo então foi embora.


Chapeuzinho continuou andando pelo bosque quando encontrou com Cinderela, que a fez um convite. - Chapeuzinho, vamos ao meu aniversรกrio ? Chapeuzinho respondeu: - Claro! Pode deixar que eu irei. Chapeuzinho ficou entusiasmada com o convite que recebeu de Cinderela. Foi para a sua casa, colocou a sua capa mais bonita para ir a festa. A festa foi linda. E todos ficaram felizes naquele dia.


Eduarda, Guilherme, Gustavo Milene e Pedro Lucas

Apresentam


Era uma vez um menino chamado João, sua mãe pediu para ele vender sua vaquinha. Quando saiu para vender sua vaca, encontrou um pé de tomate, ele então, começou a escalar. Ele escalou até o espaço sideral. Ele encontrou uma mansão assombrada, ali havia um bebê chorando. Ele se aproximou do bebê, colocou uma chupeta em sua boca. O bebê parou de chorar


Ele desceu do pé de tomate e encontrou o patinho feio, eles conversaram muito. Fizeram amizades, comeram bolos, brincaram e após esse momento, João voltou para a sua casa. Ao chegar em casa sua mãe perguntou: - Por que demorou tanto para vender a sua vaca João ? João respondeu: - Se eu contar a senhora não vai acreditar!


Herbert, Camila, Gustavo, Lucas e JĂşlia

Apresentam


Era uma vez um homem que montou um boneco de madeiro. Ele chamou esse boneco de Pin贸quio. Pin贸quio, passava dias e dias, brincando e estudando em sua casa. Certo dia Gepeto, resolveu levar o seu boneco no parque para brincar. O Boneco divertiu-se bastante e depois os dois juntos, foram conhecer a biblioteca da cidade.


Gepeto ficou orgulhoso como comportamento de seu boneco. Ao chegar em casa preparou um delicioso lanche para ele. Pin贸quio muito cansado foi assistir televis茫o, vendo TV, ele dormiu e sonhou com coisas muito bonitas. Ao acordar, Pin贸quio tomou caf茅 e foi brincar com seus amigos perto de sua casa. Esse dia foi maravilhoso.


Andrew, Gabriel, Luiz Gustavo, Ana Clara e Maria Luiza

Apresentam


Era uma vez dois irm達os que moravam em uma casa de doces. Eles chamavam Jo達o e Maria. Certo dia, cansados de ficar somente dentro de casa, eles resolveram ir para a cidade. Ao chegar na cidade,eles encontraram um lindo parque de divers探es. Os dois irm達os ficaram encantados com tantos brinquedos, como montanha russa, roda gigante e carrinho bate bate.


Escolheram para brincar, a roda gigante. Só que como muitas pessoas escolheram o mesmo brinquedo, eles tiveram que entrar na fila. Neste momento Maria se perdeu e João ficou preocupado com o sumiço de sua irmã. João procurou no parque e então, encontrou Maria, ela estava com muito medo. João falou: - Fica calma Maria, vai dar tudo certo! Depois de andar na roda gigante, Maria ficou emocionada. Depois que brincaram e aproveitaram o dia no parque, os irmãos voltaram para sua casa.



2anoA