Issuu on Google+

ESTADO DA PARAÍBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CONDE


Atividades Desenvolvidas na escola 2012.1

IDENTIFICAÇÃO NOME: PATRÍCIA DE CARVALHO GOMES FREIRE (Diretora Escolar) ALESSANDRA ARAÚJO DA SILVA (Diretora Adjunta) VALDENISE LIMA PIMENTEL NOGUEIRA (Supervisora Escolar ) RIVÂNIA CARNEIRO DA SILVA (Supervisora Programa Se Liga) MARIA VERÔNICA MARTINS DE LIRA (Supervisora Programa Se Liga) UNIDADE DE ENSINO: Escola Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel.

Introdução O registro das atividades desenvolvidas no âmbito escolar oportuniza um olhar retrospectivo, progresso e limites podem ser revistos de forma mais clara e precisa, especialmente porque à medida que os fatos são apresentados é possível realizar uma leitura sistemática e reflexiva. Nesse momento, apresentaremos de forma breve, mas cuidadosamente esclarecedora, as ações desenvolvidas em nossa escola durante o período de 2012.2. Destacaremos inicialmente as atividades, em seguida descreveremos desafios enfrentados que merece olhar atencioso. Entendemos que a ação educativa pressupõe ação coletiva e manifestações concretas de atitudes que sinalizem o desejo de vencer cada desafio identificado, razão pela qual, registramos nossas inquietações e constatações na esperança de que o compromisso com a promoção de uma educação de qualidade mobilize todos os setores para construções de ações coletivas.

Ações desenvolvidas


AÇÕES

Considerações

Reunião Planejamento Professores

Durante o semestre realizamos encontros com os professores com o objetivo de discutir nossos avanços e desafios, bem como, planejar as atividades a serem desenvolvidas nos projetos didáticos referente as datas comemorativas. A participação de todos foi alcançada, uma vez que, o encontro, realizado por turno, permitiu que cada professor participasse sem prejuízo em sua carga horária. Ajustes foram realizados a medida que as avaliações de cada evento foi compartilhada. A participação do pessoal de apoio em muitos momentos também se fez necessário para avaliar e sugerir ajustes pertinentes. O planejamento dos professores foi entregue semanalmente, comumente os professores elaboraram seus planos de aula incluindo sugestões apontadas pela supervisão.

Encontro com os pais

O primeiro encontro do ano foi realizado com uma participação pequena dos pais. Mas, a visita aos pais que faltaram desse primeiro


momento trouxe um resultado satisfatório. Os demais encontros foram realizados com um número muito grande de pais e responsáveis. A sala de aula lotava, nos surpreendendo em cada encontro realizado. Ouvimos os pais quanto nas sugestões apresentadas para celebração de festividades realizadas na escola e desempenho de alunos.

Oficina de Jogos

Realizamos uma oficina com os jogos disponíveis na escola. Alguns professores desconheciam as regras para utilização de alguns jogos. O momento foi prazeroso porque não apenas discutimos os aspectos teóricos, mas também vivenciamos o prazer de jogar com esses recursos. Professores e direção também compartilharam outros jogos de seu conhecimento.


Visita à residência dos alunos

Realizamos visitas a residências de alguns pais e/ou responsáveis. As referidas visitas tiveram objetivo de saber motivo de alguns de alguns na primeira reunião promovida pela escola junto aos pais. Outras visitas tiveram o objetivo de saber o motivo da ausência de alguns alunos e orientar os pais para importância de encaminhamento de alunos para divisão especial. Algumas fotos foram acidentalmente excluídas de nossa máquina fotográfica, razão pela qual, apresentamos um número limitado de fotos.

Reunião Mais Educação

A proposta de inserir o programa Mais Educação este ano na escola


tem sido amplamente discutida em nossa comunidade escolar. Para tanto, foram realizadas encontros com pais e/ou responsáveis, reunião com professores, reunião com gestores e supervisores com o objetivo de, paulatinamente, compreendermos os programa e planejarmos as ações a serem desenvolvidas durante o transcurso do ano letivo.


Projetos: Carnaval, Páscoa, Livro papagaio Serafim, Dia das mães, Centenário de Luiz Gonzaga.

As datas comemorativas foram celebradas com muito entusiasmo. A equipe de profissionais participaram ativamente. O desejo de oportunizar as crianças experiências inovadoras que favorecessem o avanço no processo ensino aprendizagem foi mola propulsora que possibilitou a concretização das ações planejadas. Apoiado pelo planejamento registrado no projeto Político pedagógico foi possível conciliar ações do PDE e as atividades que realizamos para celebrar as datas comemorativas. Essa decisão permitiu unificar ações com criatividade.


Avaliação Desempenho dos alunos

A avaliação dos alunos foi realizada através de diagnose, realização de provas semestrais e reflexões junto aos pais e supervisão escolar. Também inserimos na prática escolar a elaboração de um boletim cujo propósito é compartilhar com os pais e responsáveis o desempenho dos alunos, a fim de que decisões a serem tomadas aconteçam em tempo hábil. Entendemos que nossa experiência tem sido positiva, haja visto o fato de que constatamos um avanço significativo crescimento da apropriação dos conhecimentos na área de leitura e escrita dos alunos.

Reuniões conselho escolar

O Conselho escolar realizou encontros periódicos com objetivo de esclarecer suas ações quanto a administração financeira e participar de decisões importantes para promoção de uma dinâmica escolar focada no avanço da aprendizagem dos alunos. Foi possível incluir a pauta do conselho em quase todos os encontros realizados junto aos professores. Esse procedimento facilitou nossos encontros e favoreceu a agilidade de muita de nossas ações.


Reunião Avaliação PPP

Realizamos dois encontros para revisão do PPP. Atualizamos as informações técnicas do projeto e inserimos as ações do PDE no mesmo.


Palestra PSF

Elaboração PDE

Com o apoio do grupo de profissionais do PSF local conseguimos realizar uma palestra junto aos alunos e pais dos mesmos. O objetivo foi discutir a importância da saúde do escolar. Na ocasião dúvidas foram apresentadas pelos alunos e esclarecidas pelos profissionais. Dentre os aspectos abordados foi destacado a importância da higiene pessoal e a presença regular ao médico para realização de exames preventivos especialmente no que diz respeito a saúde bucal. O segundo semestre do ano 2011 foi marcado pela elaboração do PDE sob a coordenação da supervisora Geoconda. O documento foi produzido sob o olhar criterioso das coordenadoras pedagógicas da secretaria. Em 2012.1 alguns ajustes foram necessários para atender


as demandas apresentadas pela equipe do MEC após avaliação. Para realizar os referidos ajustes contamos com a incansável colaboração da coordenada Eliane. Sempre atenciosa e disponível inúmera vez nos recebeu em sua sala e em muitos momentos planejou conosco através da internet. A essa corajosa e virtuosa coordenadora o nosso muito obrigado.

Acuidade Visual

Em parceria com a secretaria de saúde do município e a secretaria de educação realizamos em nossa escola o exame de acuidade visual. Inicialmente recebemos orientações na secretaria de educação sob a coordenação das secretarias envolvidas. O trabalho na escola iniciou em seguida. Com apoio de colaboradoras da equipe de planejamento coordenado por Eliane demos inicio as ações juntos aos alunos. Uma tarefa que não foi fácil realizar, uma vez que o número de alunos da escola é grande e a realização do exame é demorada. Mas, com a participação de professores colaboradores da escola foi possível concluir a tarefa. Esperamos que os casos em que os alunos apresentam comprometimento seja realizado o devido encaminhamento para o profissional competente.


Formação de professores no Positivo

Participamos também de encontros realizados pelo grupo do Sistema Positivo. Professores da educação infantil e 1º ano do fundamental estiveram presentes nas formações realizadas. Os encontros oportunizaram a proximidade do material didático e sugestões de orientação de atividades junto aos alunos. O uso deste recurso tem sido amplamente utilizado pelos professores. As cobranças dos professores é que tenhamos mais encontros e que a disponibilidade dos livros de alunos sejam liberados com mais agilidade.


Aplicação da provinha Brasil

A provinha Brasil foi realizado em nossa escola com o objetivo de acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido as crianças. Após a aplicação as professoras junto com a supervisão discutiu a identificação de avanços e planejamento para intervenções de alunos que precisam de olhar mais criterioso. Esperamos ao término do ano letivo alcançar um número significativo de alunos alfabetizados.

Reuniões com supervisoras da escola e do programa Se liga junto aos professores

Durante o primeiro semestre foram realizados vários encontros de planejamento entre os supervisores e supervisores/professores, nosso objetivo foi discutir estratégias de intervenções e planejamentos dos eventos realizados na escola. Contar com a participação das supervisoras do programa Se liga foi fundamental


para o sucesso do trabalho. Sempre atenciosas e disponíveis, estiveram presente na alegria e nos muitos desafios enfrentados. Muitas foram as suas colaborações. A escola agradece a participação efetiva dessas profissionais muitíssimas preparadas.

Encaminhamentos especial

de

Alunos

a

Divisão

Realizamos contato com o grupo da Divisão Especial com o objetivo de apresentar encaminhamentos as profissionais presente nessa coordenação.


2º Semestre Reunião Planejamento Professores

Reuniões com supervisoras da escola e do programa Se liga junto aos professores Reuniões conselho escolar


Reunião Mais Educação

Durante os meses de Julho a Dezembro foram realizadas reuniões na secretaria de educação com junto a coordenação do Programa Mais Educação. Durante alguns encontros foi possível reunir os oficineiros, coordenadores, Secretária de Educação e demais envolvidos no programa. As oficinas foram ministradas no PETI, espaço que acolheu as oficinas: capoeira, artes, acompanhamento pedagógico, horta.


Avaliação Desempenho dos alunos Desfile Cívico


PDE: Amostra Cultural


PDE: Gincana


PDE: Palestra sobre Dengue

Foi realizada no dia


PDE: Saúde Escolar


PDE: Reforรงo Escolar


Oficina de Leitura: Participação alunas da UVA

As alunas Maria José e Carliane ministraram uma oficina de leitura com a temátiva nome de animais no dia 11 de Julho do corrente ano na sala de o 2º ano manhã, professora Lucilene Maria dos Santos. Contamos com a participação de 19 alunos. A dinâmica atraiu as crianças provocando envolvimento durante toda a programação.


Homenagens aos professores e funcionários

Realizamos no dia 26/10/12 no turno da tarde

Educação Jovens e Adultos 1º e 2º semestres Páscoa: evento realizado em sala de aula, 03/04/11


 Páscoa: participação 04/05/12.

EJA/Conde

Salão

Paroquial,


Celebração Dia das Dependências de nossa escola15/05/12

Mães


Dia das M達es: Praia do Amor

S達o Jo達o Eja: Conde


Dia dos Pais / Dia do Estudante


Considerações Finais Embora tenhamos conseguido realizar atividades fundamentais para escola, convém ressaltar um desafio que merece destaque. A participação dos pais no cotidiano escolar especialmente na educação infantil é notório, razão pela qual, tanto o sucesso quanto os limites desse segmento é comumente destacado pelos pais e ou responsáveis. Precisamos registrar nesse espaço que a professora Elisângela Pereira de Souza tem apresentado um número significativo de falta mês a mês. A direção da escola junto com a supervisão compartilhou com a referida professora sua permanente preocupação e solicitou a reposição das aulas, mas sem sucesso. Neste caso, entendemos que a intervenção da secretaria se faz necessária, por isso, aqui registrarmos nossa inquietação. Contudo, ressaltamos que a escola conta com um corpo docente muito comprometido com o que faz, exceções não podem tirar o brilho do empenho diário de professores que rotineiramente doam do seu tempo, sua competência e seu compromisso para tornar a escola um espaço de aprendizagem, paz


e vida para todos os envolvidos. Destacamos ainda que a escola passou por uma breve reforma na sua estrutura física, embora alguns reparos tenham ficados a desejar, o grupo de profissionais da escola ficou feliz em poder trabalhar em um espaço com boas condições. Por fim, declaramos que os registros aqui compartilhados sobre o cotidiano escolar podem nos ajudar a planejar, revisar e refletir sobre nossa prática. Estendemos ser essa reflexão um ponto importante, pois permite planejar ajustes, contribuindo para a identificação de pontos positivos e negativos. Citando Miguel Zabala, "Sem olhar para trás, é impossível seguir em frente". De fato, os registros aqui disponibilizados poderão ser vistos por outros, tornando-se material rico, servindo como proposta para reflexão e construção de novas ações pedagógicas. Desejamos que as ações aqui enunciadas e os limites também compartilhados possam subsidiar as propostas de projetos e ações gerais para secretaria de educação.


Relatório