Antologia Poética VI - Valdeck Almeida de Jesus

Page 196

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia – 2010_Layout 1 7/7/11 11:32 AM Page 196

Valdeck Almeida de Jesus

O poeta e as palavras O poeta não precisa pegar em armas, luta com as palavras. Esclarece, ensina, muda paradigmas, Pinta o desbotado da vida! Desvenda os mistérios da desumanização, Critica qualquer situação de discriminação. Declara-se a favor da paz, da igualdade de direitos, De um país sem preconceitos; Todos sentem a dor de não ser; Variantes da tonalidade de pele Não é motivo para dividir, razão para excluir, ofender A cor da pele é um poético detalhe Que deixa a vida mais bonita, mais plural! E deve nos deleitar dos pés à cabeça, pela existência da diversidade na cor! A sapiência na vida é saber conviver e dar valor às diferenças, Tratar o diferente como o igual. Tem gente que precisa aprender A ser gente tratando gente como gente Porque gente que não trata gente como gente Não é gente e nem pode ser porque não deixa o outro ser!

Nildes Trigueiros Rodrigues é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Escreveu os livros infantis “Palhacinho, palhacinho”, “O assassinato misterioso” e outros ainda no prelo. Criou e coordena o grupo mirim de poesia e teatro Calabar Força Total com o objetivo de incentivar a leitura. Foi uma das vencedoras do IV e V concurso de poesia Valdeck Almeida de Jesus.

• 196 •


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.