Issuu on Google+

tAtIANA rAmOs

A SEMANA

FIMDE

SEMANA

Edição nº 1593, 6 de Junho de 2014

Monumento

àhistória Página 4


FIMDESEMANA

2

6 de junho de 2014

A SEMANA

DESTAQUE

Foto do Leitor

dia a dia

Confira o que foi destaque, nas redes sociais do “A Semana” Dia a Dia, durante a última semana. Conecte-se com o que acontece em Curitibanos e região.

COMENTÁRIO DA SEMANA

BELA PAISAGEM O belo luar do Campo da Roça de Baixo, no interior de Curitibanos, foi clicado pela leitora Morgana Petris, que compartilha a imagem no “A Semana”.

Irmãos são presos por assaltos em Curitibanos

Coluna Vapt-Vupt, por Renato Westphal

Quando eu ver essa paisagem assim, da mesma vista que todo curitibanense sabe, eu posto no Facebook. 2014 espera essa cena!

MAIS COMPARTILHADA DA SEMANA - 37 MAIS VISUALIZADA DA SEMANA - 8.532 MAIS CURTIDA DA SEMANA - 92

Acompanhe o “A Semana” nas mídias sociais. www.facebook.com/jornalasemanacuritibanos

922* Seguem

9.830 * Curtem

www.twitter.com/ASemanaCtb

*resultados contabilizados até a última quarta-feira (4)

www.flickr.com/photos/asemanacuritibanos/

Rodrigo Oliveira

Redação

asemanactb@gmail.com

A Semana Dia a Dia

www.asemanacuritibanos.com.br


6 de junho de 2014

FIMDESEMANA

3

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO: VIRTUDES POSSÍVEIS E ESSENCIAIS “Obrigado pela atenção”, disse ele com um sorriso largo. Retribuí o sorriso e continuei meu caminho. Como aquele senhor podia ser tão alegre? Tudo que eu fazia era parar e olhar as flores de seu jardim, na pressa do dia a dia. Há tempos eu passava pela frente de sua casa e recebia aquele mesmo sorriso alegre e simples. Certo dia, decidi que sairia de casa mais cedo e tiraria um tempo para conversarmos. Não resisti e lhe perguntei: “Por que agradece minha atenção todo dia?”. Ele me olhou e disse: “Todos que param e admiram minhas flores me deixam feliz pelo trabalho que faço. Tento trazer alguma alegria a este mundo tão agitado e, quando alguém para para olhar, sinto que fiz um bom trabalho”. “Obrigada por dividir sua arte comigo” foi minha resposta sorridente enquanto seguia meu caminho. Comecei o texto com essa história simples para dizer que o reconhecimento é um dos fatores de sucesso mais importantes para nós mortais. Em nosso ambiente de trabalho ou em nossa casa, é preciso que familiares, chefes e colegas percam o medo de elogiar, de reconhecer méritos nas pessoas. Quando reconhecemos um valor, esse valor tende a multiplicar-se tanto para a pessoa que foi alvo de nosso reconhecimento quanto para as demais pessoas. Assim, o reconhecimento é fundamentalmente importante para o sucesso pessoal e

profissional de qualquer pessoa. Um muito obrigado, um bilhete de reconhecimento, um cumprimento sincero, valem muito e nós sabemos disso. Temos que perder o medo de agradecer e reconhecer nos outros, pessoas que nos auxiliam e nos ajudam a obter o que queremos. Ninguém vence sozinho. Sabemos disso e devemos também saber reconhecer isso com ações concretas e gratidão.

Um homem sensato acreditará que é mais importante o que o destino lhe concedeu do que o que ele lhe negou.

Baltasar Gracian Quando uma pessoa só é cobrada pelos seus erros, desenvolve uma auto estima baixa e os erros multiplicam-se, até que a pessoa começa a acreditar não ser capaz de acertar, até mesmo as coisas mais simples. Faz parte também do reconhecimento dar crédito a quem realmente merece. Assim, também tenho visto pessoas que furtam ideias de outros dizendo serem aquelas ideias de sua propriedade ao invés de creditá-las ao verdadeiro autor. Por incrível que possa parecer, essa é uma prática comum de pessoas inseguras que não acreditam em sua capacidade. Não é difícil encontrarmos pessoas, com excelente remuneração, que, quando

questionadas sobre o trabalho, comentam, de forma frustrada sobre suas atividades. Sentem-se frustrados não pelo insucesso em seus resultados, mas por serem tratados como profissionais que estão exercendo suas funções simplesmente por ser a obrigação deles. Esses profissionais, quando não são reconhecidos pelo diferencial apresentado em seus resultados, mesmo recebendo excelentes remunerações e benefícios, perdem a paixão pelo que fazem, passando então a buscar novos horizontes, focados em seu reconhecimento pessoal e ampliação de sua auto estima. Com certeza, em sua empresa, sua casa ou ao seu redor, existem pessoas que desempenham seu papel com brilhantismo e que, neste momento, talvez, estejam sentindo falta de um simples parabéns. O sucesso não é feito apenas de vitórias, mas de aprendizados, inovações e iniciativas. Valorize as pessoas, reconheça seus esforços, vitórias, empenhos, iniciativas e, principalmente, valorize o ser humano que possui sentimentos, família, desejos e metas pessoais, conheça as pessoas com quem convive, aproxime-se, envolva-se. Com certeza, a partir do momento que as pessoas forem tratadas como parte importante de um todo e não mais como simples grãos de areia na praia, trarão melhores resultados e terão orgulho de si e do grupo ao qual fazem parte. “Devemos encontrar tempo para parar e agradecer as pessoas que fazem diferença em nossas vidas” (John F. Kennedy).


FIMDESEMANA

4

6 de junho de 2014

FOtOs: tAtIANA rAmOs

Monumento à história marca de solda no pescoço conta história curiosa

monumento ao tropeiro é um símbolo de Curitibanos

Na Copa de 2010, tropeiro foi vestido com a camisa da seleção Brasileira

Placas registram famílias que auxiliaram na campanha


6 de junho de 2014

FIMDESEMANA

5

Maturidade é a palavra FrANCIeLe GAsPArINI

NAMORO X FAMÍLIA

Psicóloga Caroline Beuter explica que os pais devem monitorar namoro dos filhos

Segundo Caroline, a família tem papel importante na decisão do primeiro namoro. Muitos pais ficam na dúvida se ainda é cedo demais, se devem proibir ou se já é hora de ceder. “Existe uma frase que cabe bem a esse caso que diz: liberar sem controle é ausência de limites”, descreve a psicóloga. Caroline adverte que os pais precisam dialogar mais nesses casos, uma vez que, se proibirem, sem uma boa conversa, pode ser que o jovem namore escondido e sem o acompanhamento da família. A psicóloga afirma que, entre os 11 e 14 anos, é comum que os adolescentes comecem a despertar para a vontade de namorar ou “ficar”, como é costume da juventude da atualidade. “Nesse caso, eles também precisam compreender que já existe uma rotina de estudos e compromissos em casa e o namoro fará parte dessa rotina, com horários e dias especificados pela família”, ressalta. Os pais que ainda têm dúvidas devem, antes de tudo, priorizar o diálogo. Caroline sugere que as conversas em família sejam uma rotina mais frequente, pois o namoro deve ser divertido e acrescentar na vida do jovem e da família de maneira harmoniosa.


FIMDESEMANA

6

6 de junho de 2014

Na medida certa DIVULGAÇÃO

O peso de quase 300 alunos foi avaliado na pesquisa

Faixas etárias

Confira a tabela:

Dos 45 alunos de 10 e 11 anos: 63% - magreza 31% - saudável 4% - sobrepeso 2% - obesidade Dos 138 alunos de 12 e 13 anos: 58% - magreza 32% - saudável 6% - sobrepeso 3% - obesidade Dos 112 alunos de 14 e 15 anos: 62% - saudável 28% - magreza 8% - sobrepeso 2% - obesidade Dos 23 alunos de 16 e 17 anos: 79% - saudável 9% - magreza 8% - sobrepeso 4% - obesidade

O que é IMC

IMC

CLASSIFICAÇÃO

< 16

Magreza grave

16 a < 17

Magreza moderada

17 a < 18,5

Magreza leve

18,5 a < 25

Saudável

25 a < 30

Sobrepeso

30 a < 35

Obesidade grau I

35 a < 40

Obesidade grau II (severa)

> 40

Obesidade grau III (mórbida)


6 de junho de 2014

FIMDESEMANA

7

Cuidados na hora de fazer as unhas DIVULGAÇÃO

N

a hora de fazer as unhas, alguns cuidados são essenciais para que uma simples retirada de cutícula, por exemplo, não vire uma enorme dor de cabeça. A dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, responde às principais questões sobre o tema. Confira!

Devemos retirar a cutícula?

Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.

É necessário ficar sem esmalte nas unhas para que elas “respirem”? Se sim, por quanto tempo?

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contém produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixálas ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade.

Quais as consequências do ato de roer as unhas?

Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode causar sérias lesões, podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar

Ter unhas bonitas e saudáveis requer algumas medidas de atenção

infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma “porta aberta” para esses microorganismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.

Lixar enfraquece as unhas?

Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto, isso não as torna mais fracas.

Como ocorrem as contaminações?

A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta desse perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.


FIMDESEMANA

8

6 de junho de 2014

FOTOGRAFIA CONCEPT Venho acompanhando muitos fotógrafos que apareceram em Curitibanos nos últimos anos e tem muita gente talentosa na nossa Curitibanos. Abro espaço na coluna para falar do Duh Valiati, que tem como paixão a fotografia. Bisbilhotando seu site www.duhvaliati.com, encontrei muita coisa bacana. Selecionei este flash da Mariana Bordignon, que eu acho uma linda, para emoldurar a coluna. Com conceito, ele captou uma super expressão da Mariana. Marquinhos e Letícia curtindo o Kabuki em companhia dos amigos. FOTO 01 Para você conhecer, aí estão as candidatas do concurso Rainha da Expocentro 2014, que acontece no Onofrão, dia 10 de junho. Já pode começar a torcida pela sua candidata e prestigiar o evento. FOTO 02 * Falando em Expocentro, quem abre a festa no Parque Pouso do Tropeiro, dia 17 de julho, é o cantor Amado Batista. A abertura é gratuita para a comunidade. * A ONG Herdeiros do Futuro promove a 8ª Mostra Histórico Cultural comemorando os 145 anos do município. Até 4 de julho, uma variedade de atrações para o público que prestigiar o evento. * O Café Musical da ATG, este ano, recebe bailarina de São Paulo para apresentação de Balé e Sapateado. É dia 5 de julho, a partir das 13h30’, no PTC. 01

02

`


6 de junho de 2014

FIMDESEMANA

9

Olhares sobre o Outono augusto marques

Fot贸grafo captou a beleza do Outono na regi茫o


FIMDESEMANA

10

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO - 17h55, na Globo SEGUNDA Fábio e Omar propõem casamento a Luciana ao mesmo tempo. Todos se despedem de Sofia, que se prepara para se mudar para Paris. Ronaldo contrata Caetano como garçom do Embaixada. Maura avisa que vendeu sua casa e diz que o comprador mencionou Sofia. Sofia revela que convenceu Cícera a comprar a casa de Maura para Ben e Anita. Sidney se declara mais uma vez a Sofia, e os dois se beijam. Frédéric convida os alunos para irem ao Haiti ajudar na reconstrução do país. TERÇA Anita e Ben ajudam Sidney com um novo plano. Anita diz a Sofia que houve uma mudança em seu voo, e a menina comemora o fato de poder assistir ao musical de Sidney. Bruna, Amanda e Drica comunicam a Frédéric que irão para o Haiti, e Júlia decide se juntar ao grupo. Martin surpreende a todos com seu bem-estar. A banda de Giovana é convidada para a abertura do show de um cantor de sucesso. Vinicius beija Meg. Chega a hora da estreia do musical. ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO, OS DEMAIS CAPITULOS DE “MALHAÇÃO” NÃO HAVIAM SIDO EDITADOS. MEU PEDACINHO DE CHÃO – 18h15 na Globo SEGUNDA A pedido do prefeito, Giácomo entrega o cheque referente ao salário de Juliana. Renato pensa em ir à casa de Tenório, que foi mordido por uma cobra, mas Milita convence o médico a desistir da ideia. Juliana lamenta por Renato mas não aceita o convite do médico para tentar a sorte em outra cidade com ele. Pedro permite que Gina acompanhe Ferdinando à Cidade das Antas. Pedro se surpreende ao saber que Ferdinando quer transformar Gina na primeira dama da Cidade das Antas. Epaminondas diz a Catarina que Ferdinando comprará uma briga com ele se o filho insistir na ideia de ficar com Gina. Gina surpreende Pedro e Ferdinando com seu comportamento. TERÇA Pedro pede desculpas a Ferdinando pelo comportamento de Gina. Zelão comenta que Tenório se curou muito rápido da mordida de cobra e Serelepe afirma que o animal não tinha veneno. Gina aparece de vestido e maquiada por Juliana, surpreendendo seus pais e Ferdinando com sua beleza. Ferdinando convida Gina a ir com ele para Antas se encontrar com o prefeito, como futura primeira dama da cidade. Serelepe elogia o

6 de junho de 2014

09 a 14 de junho

desempenho de Zelão na leitura. Ferdinando e Gina chegam ao gabinete do prefeito e aguardam atendimento. QUARTA Ferdinando conversa com o prefeito de forma amigável e acorda com ele que em sua campanha não haverá ofensas. Ferdinando pede a Gina que ande de braços dados com ele durante uma caminhada na Cidade das Antas. Gina detalha para Juliana todos os acontecimentos ocorridos durante sua visita à Cidade das Antas com Ferdinando. Dona Tê pergunta à filha se ela irá namorar Ferdinando. Giácomo sugere a Pedro que Juliana pode estar tendo um caso com Zelão. QUINTA Epaminondas se preocupa com a forma com que Ferdinando pretende fazer sua campanha. Dona Tê e Pedro temem que Gina acabe malvista por ter ido com Ferdinando sozinha até Antas. Padre Santo comenta com o prefeito das Antas que Epaminondas está ajudando seus funcionários a tirar o título de eleitor para votar em Ferdinando. Zelão diz a Mãe Benta que tem certeza de que Juliana gosta dele. Gina provoca Juliana e aponta que a professora pode estar gostando de Zelão. SEXTA Pedro comenta com Dona Tê que não aprova que Zelão acompanhe Juliana em suas caminhadas. Ferdinando diz a Catarina que, se for preciso, se casará com Gina. Renato revela a Milita que gosta dela. Juliana diz a Ferdinando que Zelão a ama de verdade. Zelão avisa a Mãe Benta que Jonas procurará Renato para fazer o parto de sua mulher. Jonas pergunta a Renato se ele sabe conduzir um parto. SÁBADO Mãe Benta comenta com Tuim que torce para que Renato se saia bem no atendimento à esposa de Jonas. Jandira comenta com Jonas sobre a dificuldade enfrentada por Renato no parto de sua esposa. Juliana garante a Gina que Ferdinando gosta dela. Jonas afirma a Jandira que vai tirar a vida de Renato caso alguma coisa aconteça à sua esposa. Renato pede a Jonas que chame Mãe Benta, pois ele não sabe o que fazer. Milita revela ao pai que gosta de Viramundo. Mãe Benta chega para ajudar Lurdes a dar a luz. GERAÇÃO BRASIL – 19h30, na Globo SEGUNDA Pamela avisa a Megan, Jonas e Herval sobre a situação de Jack. Megan vai para São Francisco. Verônica avisa a Jonas que não escreverá sobre ele. Elias comenta com Ernesto que acabou herdando a dívida de Bóris. Shin descarta o convite da festa de Tomás. Alex tenta tranquilizar Maria em relação a Jonas e Brian. Cidão fala que Matias pode ser seu sucessor, para desespero de Rita.

Jonas pede uma homenagem a Jack durante a apresentação do programa. Ludmila se insinua para Ernesto, e Bóris se irrita. Alex chantageia Jonas. Começa a final do concurso Geração Brasil. TERÇA A Navegabeat canta no programa. Gláucia flagra Jonas abordando Verônica. Uma reviravolta marca a final do concurso. Barata pede Verônica em casamento. Jonas tem uma crise de ansiedade. Rita não gosta de Matias ser obrigado a trabalhar com Cidão. Gláucia avisa a Marisa que mandou fazer um exame de DNA para confirmar a paternidade de Danilo. Brian pede para Jonas contar seu segredo para Pamela. Jonas confirma seu voo para Murphy e recebe um telefonema misterioso. Verônica descobre que Jonas foi para Brasília. Um aplicativo é disponibilizado para que os internautas participem do desafio final do concurso Geração Brasil. QUARTA Verônica pede para Débora deixá-la investigar o sumiço de Jonas. Herval consola Pamela. Megan fala do acidente de carro e Brian fica chocado. Shin decide ir à festa de Tomás. Ernesto, Susana e Elias observam Lara e Shin conversando. Verônica vê Jonas disfarçado entrar em uma van. Jack fica nervoso ao ouvir Brian falar sobre o envelope grená. Verônica encontra Jonas em um sítio, participando de um ritual espiritual. Pamela sente falta do marido. Um novo desafio é lançado no aplicativo da final do concurso Geração Brasil. QUINTA Pamela descobre que Jonas foi para Brasília. Marisa arruma sua mala antes da reunião em família convocada por Gláucia. Iracema avisa que ajudará com as despesas da família e todos ficam agradecidos. Danilo insiste que Sílvio leia o resultado do exame de DNA. Pamela se encontra novamente com Herval. Verônica se surpreende quando Jonas vai até sua cabana. Gláucia se espanta com o resultado do teste de DNA. Shin orienta Lara a publicar uma mensagem para Brian em seu site. Brian avisa a Dorothy que pretende viajar para o Brasil. Pamela e Herval se beijam. Jonas revela seu segredo para Verônica e eles se beijam.

objetos da caixa de Helena, que ela queimou. Luiza fica incomodada ao se lembrar do ataque de ciúme de Laerte contra ela e André. Juliana obriga Jairo a participar de suas aulas de gestante. Silvia se pega pensando em Felipe. Clara se emociona ao ver o esforço de Ivan para reaproximá-la de Cadu. Dulce e Pedro Paulo combinam de sair juntos. Alice afirma para Luiza que vai seguir na carreira de policial para poder investigar os suspeitos por crimes de estupro. TERÇA Virgílio se mantém irredutível na decisão de continuar separado de Helena. Gabriel não se conforma de ter perdido Silvia. Clara e Marina conversam sobre um possível relacionamento entre elas, deixando Vanessa enfurecida. A sala onde Juliana e Jairo têm aulas para gestantes é invadida por um assaltante em fuga e todas as grávidas entram em pânico. Helena aprecia seu vestido de noiva e o medalhão da fênix, únicos objetos que não queimou junto com a caixa. Jairo domina o bandido, Juliana fica orgulhosa do marido e o chama de herói.

ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO, OS CAPÍTULOS DE SEXTA E SÁBADO DE “GERAÇÃO BRASIL” AINDA NÃO HAVIAM SIDO EDITADOS

QUARTA Ana percebe que jamais conseguirá conquistar Virgílio, apesar da separação de Helena. Alice comemora sua aprovação para entrar na academia de polícia. Branca começa a elogiar demais Murilo, deixando Gisele desconfiada. Luiza fica surpresa ao ganhar de Helena o vestido de noiva usado por ela na juventude, no casamento não realizado com Laerte. André tenta se aproximar de Bárbara, mas ela, elegantemente, lhe dá um corte. Shirley cerca Laerte no Galpão Cultural para provocá-lo. Clara e Chica conversam sobre Marina.

EM FAMÍLIA - 21h10, Globo SEGUNDA Virgílio fica feliz ao ver as cinzas do que antes eram os

QUINTA Mathias pede que Alice escolha entre ele e a carreira na polícia. Para espantar o tédio, Branca

decide viajar para a Rússia com Vlad, seu professor de russo. Luiza acha que Helena lhe deu o vestido de noiva para ensaiar uma reaproximação. Cadu desabafa com Verônica sobre o futuro de seu casamento com Clara. Lívia e Laerte marcam mais um ensaio na casa dele. Juliana tenta ser mais carinhosa com Jairo. Silvia visita Felipe na clínica de reabilitação. Shirley desconfia que Selma inventa seus lapsos de memória para chantagear Laerte emocionalmente. SEXTA Alice faz amizade com um aluno da academia de polícia. Branca e Vlad começam um romance durante a viagem para a Rússia. Chica repreende Helena por ter provocado Luiza com o vestido de noiva. Laerte perde a paciência com Selma e eles brigam seriamente. Neidinha se preocupa com a segurança de Alice. Vanessa marca alguns ensaios fotográficos para Marina, tentando fazer com que as finanças do estúdio melhorem. Silvia pensa em Felipe e Cadu. Verônica diz a Laerte que duvida de sua felicidade com Luiza. SÁBADO Alice termina seu namoro com Mathias. Pedro Paulo dá em cima de Dulce, que gosta dos galanteios. Virgílio sofre com a falta de Helena, mas tenta disfarçar. Selma diz a Shirley que Luiza vai pagar por ter sido a responsável pelo seu rompimento com Laerte. Theo e Neidinha saem para passear juntos. Os idosos da casa de repouso tentam descobrir quem é o amigo misterioso de Miss Lauren. Juliana pede que Nando perca a esperança de reatar o casamento. Chica e Ricardo estranham o sumiço de Branca.


FIMDESEMANA

6 de junho de 2014

HORÓSCOPO

11

VoCÊ SABIA?

PALAVRACRuZAdA

ÁRIES (21.3 - 20.4)

Algumas tensões familiares podem deixar você com os nervos à flor da pele. Tenha paciência e contenha a irritação, mas não deixe de dizer o que pensa.

TOURO (21.4 - 20.5)

Período favorável em todos os setores da vida. É um tempo de celebração e alegria pelas conquistas realizadas. Se estiver em apuros financeiros, receberá ajuda.

GÊMEOS (21.5 - 20.6)

Este é momento para melhorar a sua situação financeira. Aproveite a semana para colocar todas as pendências em ordem e organizar melhor sua rotina.

CÂNCER

Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora.

(21.6 - 21.7)

Apesar de sentir certa melancolia, você perceberá suas fragilidades e terá facilidade em expor seus sentimentos. Excelente momento para iniciar uma terapia.

O estudo musical amplia o raciocínio das crianças na escola.

LEÃO

(22.7 - 22.8)

Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares.

Atenção aos sinais que a vida lhe mostra. Sua intuição lhe ajudará a clarear questões que antes eram difíceis de resolver. Dificuldades profissionais serão solucionadas.

VIRGEM (23.8 - 22.9)

Você sentirá vontade de fazer novos amigos e buscar grupos que tenham afinidade com seu modo de ver a vida. Faça planos para o futuro e se prepare para as mudanças.

LIBRA

(23.9 - 22.10)

Seu desejo de aprofundar relacionamentos e parcerias estará estimulado. Sua vida sexual será intensificada. Espere também por novidades e lugares diferentes.

HUMOR

RESPOSTAcruzada

A professora pergunta para Rodrigo: - Onde fica a América? E o Rodrigo responde apontando no mapa. A professora, então, pergunta para o Pedro. - Quem descobriu a América? E Pedro responde: - Foi o Rodrigo, professora!

ESCORPIÃO (23.10 - 21.11)

A fase é excelente para viajar e aprofundar os estudos, principalmente para testes e concurso. Mercúrio incentiva a busca por novidades e lugares diferentes.

SAGITÁRIO (22.11 - 21.12)

As transformações fazem parte da existência e você terá disposição a mudar. Isso inclui a vida profissional, mas esse desejo também pode afetar sua vida amorosa.

CAPRICÓRNIO (22.12 - 20.1)

Atenção com o que você diz, fala ou escreve. Se trabalha com comunicação, tenha ainda mais cuidado. O risco é que suas palavras sejam distorcidas. Fuja de fofocas.

AQUÁRIO (21.1 - 19.2)

Os compromissos profissionais tendem a se intensificar e o tempo será curto para realizar tantas tarefas. Mas você conseguirá dar conta desses desafios.

PEIXES (20.2 - 20.3)

Seu romantismo está acentuado e você terá facilidade em mostrar melhor seus sentimentos. No trabalho, aposte na sua criatividade e nas boas ideias.

No dia 3 de junho, as rádios Coroado AM e Movimento FM completaram 59 e 24 anos, respectivamente. E, para comemorar essa data tão especial, à tarde, homenageamos um grande profissional que, por 37 anos, esteve à frente dos microfones da Rádio Coroado AM. Estamos falando de Ubirajara Melo, o Bira, como carinhosamente é chamado. À noite, recepcionamos 20 ouvintes das rádios Coroado AM e Movimento FM, sorteados para conhecerem nossos estúdios, os equipamentos, o histórico e como funciona cada emissora.

Após, todos os colaboradores e os ouvintes fizeram uma confraternização com um coquetel, distribuição de brindes, fotos e bateram aquele papo amigo com toda a equipe. Foi um momento muito especial para nós da Fundação Frei Rogério. Nosso Diretor Presidente Frei Neuri Francisco Reinisch, em nome das nossas emissoras, agradece cada ouvinte, colaborador e parceiros comerciais que estão ou já passaram pela nossa equipe, contribuindo para o enorme sucesso das rádios Coroado AM e Movimento FM.


FIMDESEMANA

12

6 de junho de 2014

QUE VOCÊ MERECE CONHECER

Museu ao Ar Livre – Orleans

Centro Histórico de Laguna

Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Treze Tílias

Pedra Furada – Urubici

Coxilha Rica - Lages

Enseada do Caixa D’Aço – Porto Belo

Vila Francioni – São Joaquim

Pomerode

Santuário Santa Paulina – Nova Trento

Cânions dos Aparados da Serra - Itaimbezinho Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra

Igreja Submersa – Itá

Vila Germânica – Blumenau


6 de junho de 2014

FIMDESEMANA

13

Registrando

Ana, neste domingo (8), completa mais um ano de vida. “Gostaria de falar da saudade que tenho de ti e te desejar mil felicidades no seu dia, pra você e sua família. Parabéns, adoro-te!”. Beijos, de sua amiga Fran.

Erivelton Santos Neves, de São Cristóvão do Sul, comemorou seu aniversário, no último dia 29 de maio, recebendo o carinho dos amigos, familiares e, em especial, da esposa Leila Peroza (foto). “Que você tenha muita saúde e realize seus sonhos, meu amor”.

William Peroza, de São Cristóvão do Sul, recebeu os cumprimentos, na última sexta-feira (30), quando completou mais um ano de vida. O aniversariante recebeu o carinho especial da mãe Leila, do mano Diego, do padrasto Erivelton e todo o afeto da noiva Géssica (foto). Felicidades!

Marcia Gisele Batista aniversariou na última sexta-feira (30). “É com muita alegria que festejamos essa data muito especial. Desejamos toda felicidade do mundo a você, mulher dedicada e batalhadora. Parabéns!”. Com muito carinho, de toda sua família.

Os papais Glaicon Ronsani e Carla Rauen ansiosos com a chegada da Lavínia. A família foi clicada por Glaucio Boz.

A professora de dança e teatro Fernanda Rodrigues Maciel chegou à EEB Deputado Altir Webber de Mello, na última semana, para encantar os alunos com aulas de teatro através do programa Mais Cultura.

Derick Gabriel Alves Martins completou seu 1° aninho de vida no dia 27 de maio. “No meu 1° aninho, quero a Deus agradecer, cercado de muito carinho, valeu a pena nascer”. Homenagem de seus pais Alessandro Martins e Viviane Alves, seus avós Amilton Alves e Laíde Alves, tias, tios e toda família Alves.

Na última terça-feira (3),todas as atenções estiveram voltadas para a Karin Fongaro Ferreira,de São Cristóvão do Sul, que festejou mais um aniversário. O registro é dos pais Claudir e Vania e o carinho da mana Crislaine. Parabéns!


FIMDESEMANA

14

6 de junho de 2014

ESTADO DE SANTA CATARINA INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBANOS À MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES Nº 35/2014 As Bancadas do Pt, PmDB, PsDB, Pr, PP, PsD, solidariedade, PPs e PDt, acolhendo proposição do Vereador Sidnei Furlan/PT, cumpridas as formalidades regimentais e ouvido o Colendo Plenário, apresentam MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, nos seguintes termos: O Poder executivo municipal, através da secretaria de educação e Cultura, em parceria com a APP do Núcleo municipal rotary, desenvolveu ótimas atividades recreativas e educativas voltadas à comemoração da 1ª semana Literária, que ocorreu de 20 a 25 de maio do corrente ano. A feira do livro, a contação de histórias, a palestra com a escritora Ana maria machado, a inauguração do ônibus biblioteca, os shows de magia e as apresentações culturais e teatrais, foram algumas das atividades realizadas pelo Poder executivo que merecem reconhecimento e congratulações. As atividades recreativas desenvolvidas proporcionam cultura e diversão a toda população curitibanense, em especial às crianças do nosso município. A feira livro tomou uma proporção admirável recebendo a visita de milhares de pessoas, e as atividades realizadas nos estabelecimentos de ensino trouxeram conhecimento e alegria às crianças e adolescentes. A iniciativa e desenvolvimento da 1ª semana Literária no município de Curitibanos/sC, proporcionando cultura e lazer aos munícipes curitibanenses é digna de reconhecimento por este Poder Legislativo. A moção de Congratulações ora proposta é a maneira de expressarmos o sentimento de admiração e reconhecimento por mais esta realização do Poder executivo municipal, que segundo estimativa, propiciou a venda de mais de 16 mil livros, o que certamente estimulará a expansão do conhecimento em nossa cidade e região. requer-se o encaminhamento desta mOÇÃO De CONGrAtULAÇÕes ao Prefeito José Antônio Guidi (Dudão); ao Vice-Prefeito Aldo Dolberth; ao secretário de educação e Cultura Kléberson Luciano Lima; ao Presidente da APP do Núcleo municipal rotary, extensível a todos os demais colaboradores que auxiliaram na realização do evento. termos em que pede e espera deferimento. Curitibanos, 29 de maio de 2014.

Redação Final PROJETO DE LEI Nº 056/2014 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CELEBRAR CONVÊNIO COM O ESTADO DE SANTA CATARINA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA . A Câmara de Vereadores de Curitibanos, no uso de suas atribuições legais e regimentais, DeCretA Art. 1º Fica o executivo municipal autorizado a celebrar convênio com o estado de santa Catarina, através da secretaria de estado da segurança Pública e interveniência da Polícia militar do estado, visando o estabelecimento de mútua cooperação com vistas a execução de ações de fiscalização e educação ambiental no Município de Curitibanos. Art. 2º Pelo convênio firmado, fica o Poder Executivo autorizado a disponibilizar a PmsC/Polícia militar Ambiental, durante a vigência do termo, o valor mensal de r$ 1.000,00 (um mil reais) para cobertura dos custos de manutenção de equipamentos, veículos e materiais de expediente necessários no policiamento e fiscalização ambiental. Parágrafo Único: O convênio firmado terá vigência a partir da sua assinatura até 31 de dezembro de 2016. Emenda do Vereador Sidnei Furlan/PT Art. 3º Fica fazendo parte integrante desta lei o termo de convenio anexo. Art. 4º esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Curitibanos, 03 de junho de 2014. Assinam: João Flaris Camargo e Luiz Carlos righes Júnior.

Assinam: sidnei Furlan, Vilma Natalina Fontana maciel, Arcílio Alves, João réus de Camargo, João Flaris Camargo, Luiz Carlos righes Júnior, Valdir Ângelo tagliari, Ivan França moreira, márcio D. Poletto de souza, Odete Ortiz Kern, João do Nascimento, Daiane Izidoro e Luiz César Abrahão.

Redação Final

Continuação da Moção de Congratulações nº 16/2014

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CELEBRAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA COM A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS EM CURITIBANOS – APAE, ATRAVÉS DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Redação Final

PROJETO DE LEI Nº 071/2014

A Câmara de Vereadores de Curitibanos, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROJETO DE LEI Nº 067/2014 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ATRAVÉS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA A CELEBRAR CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA COM ASSOCIAÇÃO CULTURAL TÂNIA MARIA GAVA GABOARDI – ATG.

DeCretA

Art. 1º Fica o Poder executivo municipal, através do Fundo da Infância e Adolescência – FIA autorizado a firmar convênio de cooperação financeira com a Associação Cultural Tânia Maria Gava Gaboardi - ATG, inscrita no CNPJ nº 07.383.696/0001-21 estabelecida neste município e que mantém serviços culturais e assistenciais a crianças. Art. 2º Por este convênio fica o Poder Executivo autorizado a repassar à entidade cultural, o valor de r$ 5.000,00 (cinco mil reais) em duas parcelas mensais, iguais e consecutivas de r$ 2.500,00 a partir do mês de maio de 2014 para atendimento dos projetos aprovados pelo Conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescência através da Ata n. 020/2014/CmDCA. Art. 3º A Associação beneficiada deverá mensalmente prestar contas da aplicação dos recursos recebidos sob pena de suspensão do repasse até a efetiva apresentação das contas. Art. 4.º As despesas decorrentes desta lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, conforme a seguir: 05.00 – FUNDO mUNICIPAL DA CrIANÇA e DO ADOLesCeNte 05.01 – FUNDO mUNICIPAL DA CrIANÇA e DO ADOLesCeNte 08.243.0005.2012 – manutenção das atividades do Fundo mun. Criança e Adolescente 3.3.50.00.00.00.00.00.000– Transf. a Inst. Priv. Sem fins lucrativos..............R$ 5.000,00 Art. 5º esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Art. 1º Fica o Poder executivo municipal, através do Fundo municipal de Assistência Social, autorizado a firmar convênio de cooperação financeira com a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitibanos estabelecida neste município e que mantém serviços sociais e assistenciais às pessoas portadoras de necessidades especiais, de acordo com a ata do Conselho municipal de Assistência social. Art. 2º Por este convênio fica o Poder Executivo autorizado a repassar a entidade assistencial, o valor de r$ 53.041,20 (Cinquenta e três mil, quarenta e um reais, vinte centavos) em doze parcelas de r$ 4.420,10, liberadas conforme repasses do Governo Federal. Parágrafo Único: Os repasses de recursos estão vinculados ao recebimento pelo município dos recursos vinculados ao Programa do Governo Federal – PtmC – Piso de transição de média Complexidade, Art. 3º A entidade beneficiada deverá mensalmente prestar contas da aplicação dos recursos recebidos sob pena de suspensão do repasse até a efetiva apresentação das contas. Art. 4º As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das seguintes dotações do orçamento vigente. 04.00 – FUNDO mUNICIPAL De AssIstÊNCIA sOCIAL 04.01 - FUNDO mUNICIPAL De AssIstÊNCIA sOCIAL 08.244.0005.2076 – manutenção das Ações vinculadas ao FmAs 33500000.0000.0349 – Transf. a inst. Sem fins lucrativos.............R$ 53.041,20 Art. 5º - esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Curitibanos, 03 de junho de 2014.

Curitibanos, 03 de junho de 2014.

Assinam: João Flaris Camargo e Luiz Carlos righes Júnior.

Assinam: João Flaris Camargo e Luiz Carlos righes Júnior.

A Câmara de Vereadores de Curitibanos, no uso de suas atribuições legais e regimentais, DeCretA


FIMDESEMANA

6 de junho de 2014

15 CEI Bernardo Von Muller Berneck

CEI Bom Jesus

Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto Os alunos do 4º. 03, junto à professora Lealis, realizaram atividades sobre as “Catástrofes e suas consequências”, casos como o incêndio da boate Kiss, entre outros, tema que causou ampla discussão entre as crianças, que se mostraram indignadas com o ocorrido em janeiro de 2013. Mostrando, também, que o fato ocorreu no Rio Grande do Sul, Estado vizinho do nosso, o que propiciou a localização da cidade no mapa.

Baseada na reportagem sobre as atrações da Expocentro 2014, onde foi noticiada a vinda dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, as professoras Aparecida e Arlete trabalharam com a personagem Emília. Apresentaram às crianças a “boneca de pano”, durante uma contação de histórias. As professoras caracterizaram uma aluna de Emília e, através da imitação, ela recontou do seu jeito a história aos amigos.

CEI Norma Berneck

Núcleo Municipal Getúlio Vargas Favorecendo a leitura livre e o conhecimento das notícias da cidade e região, os alunos do 7º., orientados pela professora Wilfrelena, selecionaram uma matéria ou artigo, acrescentando comentários pessoais, ouvidos em casa e na comunidade. A atividade permitiu a interação escola, família, comunidade e meio de comunicação local (o jornal); o exercício da ação cidadã. Enquanto opinavam sobre as publicações, houve o reforço dos conteúdos estudados em sala, resultando na elaboração dos textos de opinião.

As crianças do M III A trabalharam com o Jornal “A Semana” a partir do tema “A Encantadora Serra do Rio do Rastro”. As professoras Guiomar e Rosa destacaram as várias habilidades e falaram sobre a importância da profissão “motorista”. Conhecendo a beleza e a cultura de nossa terra, utilizando a ludicidade no trabalho, é muito importante para um aprendizado significativo e divertido. Com ajuda das professoras, as crianças brincaram com escada e escorregador, subindo e descendo com o cavalo e a carroça, carregados com mantimentos, trigo e açúcar. Também construíram um caminhão com caixa de leite para brincar de Serra no escorregador.

Os trabalhos com os alunos do Berçário II tiveram início com uma roda de conversa sobre a Campanha do Agasalho. Os alunos conheceram a história “A Cigarra e a Formiga”, destacando a importância de ajudar as pessoas com necessidades. O registro se deu através da confecção de bonecos, com ajuda das professoras Rossana e Zélia, vestindo os bonecos com roupas de Inverno. Os trabalhos realizados foram expostos durante a semana, no CEI.


16

FIMDESEMANA

6 de junho de 2014


Fim de Semana - Edição 1593