Page 1

UFFS l u S a r i e t n o Fr a d l a r e d e F e d a d i s r e v i n U

lreff Diniz il h c S r e n g a V : Nome


SUMÁRIO 1 2 3 4 5 6

Descrição da espécie ; Classificação Cientifica; Propriedade do Fruto; Composição; Plantio e Colheita; Bibliografia.


1. Descrição da Espécie


Nome Cientifico: Carica papaya L.

Nome Popular: Mais conhecido como MAMテグ, mas em algumas regioes tambem テゥ chamado de PAPAIA ou ABABAIA.


a c i f i t n e i C o ã ç a c i f i s s a l 2. C Reino:Plantae

Divisão:Magnoliophyta Classe:Magnoliopsida Ordem:Brassicales Família:Caricaceae Género:Carica Espécie:C. papaya


3. Propriedades do Fruto Origem : Região sul do México ; Existem diversas variedades de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.


Possui um formato oval e sua casca ĂŠ lisa. Quando estĂĄ maduro apresenta-se na cor amarela. Sua polpa interna ĂŠ macia de cor alaranjada, sendo que no centro existem muitas sementes. Quando maduro apresenta um sabor doce e suave.


Apresenta vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. Possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.


4. Composição


5. Plantio e Colheita Plantio : Deve ser efetuado no início do período chuvoso, em dia fresco e nublado, com solo úmido. No plantio retira-se o envoltório plástico e o torrão é plantado ao nível do solo. Plantios da variedade Formosa, recebem 1 muda/cova; para as outras variedades 3 mudas por cova. Cobrir o solo, em volta da muda, com palha ou capim seco (s/sementes).


Colheita : O mamão completa a maturação 4 a 6 meses após a abertura da flor; todavia os frutos devem ser colhidos antes da maturação total. Para comercialização os frutos devem ser colhidos quando apresentam estrias ou faixas com 50% de coloração amarela


a i f a r g o i l b i 6. B www.suapesquisa.com/frutas/mamao; www.brasilescola.com/frutas/mamao; www.seagri.ba.gov.br/Mamao; www.portalagropecuario.com.br

mamao  

caracteristicas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you