Issuu on Google+

magazine CINEMA: NOVO TRAILER E POSTER DE “CINDERELA” JÁ DISPONÍVEIS

27 de maio de 2014, Ano 1, nº6

TECNOLOGIA: “THE PROTECTION AD BY NIVEA” O NOVO “SISTEMA PROTETOR”

Finalistas Universitários ENTREVISTA

NOTÍCIAS - SÉRIES - TECNOLOGIA - CINEMA - MÚSICA - SUGESTÕESCURIOSIDADES

VAmagazine  1 


2  VAmagazine


Índice

10 |

ENTREVISTA Finalistas Universitários

6 | Notícias 8 | Séries 14 | Tecnologia 15 | Cinema 18 | Som Magazine

22 | VA Sugestões

20 | Opinião 21 | Eco Magazine 24| Sabias que...? VAmagazine  3 


Editoras Ana Silva Vânia Ribas

PAGINAÇÃO Ana Silva Vânia Ribas

REDACTORES Ana Silva Verónica Gonçalves Vânia Ribas

CONTACTOS

vamagazine14@gmail.com

4  VAmagazine


Editorial

Para a maior parte dos estudantes universitários portugueses estes são os últimos dias de aulas que significam para a maior parte deles o fim de um ciclo e o ínicio de outro. Em Portugal o número de jovens com qualificação superior é já elevado comparado com o número de ofertas de emprego no país. Com uma população jovem qualificada e com poucas perspectivas de emprego a VAmagazine esteve à conversa com duas jovens finalistas universitárias para tentar perceber o que pensam sobre o seu futuro profissional. Nesta edição pretendemos, assim, abordar o sentimento de deixar a universidade e partir em busca de um emprego.

Deixe-se envolver. Boa leitura!

Ana Silva e Vânia Ribas

VAmagazine  5 


Texto de Ana Silva

PÓDIO DE VIENA DOMINADO POR GOOGLE CONVIDA IMPRENSA BRITÂNCIA A VISITAR A CAPITAL PORTUGUESA ATLETAS PORTUGUESAS Decorreu neste domingo o Austria’s Women Run, em Viena, onde as atletas portuguesas Dulce Félix e Sara Moreira dominaram o pódio. A vitória foi conquistada por Dulce Félix, atleta benfiquista, somando assim mais uma vitória aos triunfos em 2011 e 2012. Dulce Félix escreveu na sua página do facebook que “tornar a vencer a corrida da mulher em “Viena de Áustria” é sem dúvida motivo de orgulho”. Acrescentando ainda que vai continuar a trabalhar “porque ainda tenho muitos desafios pela frente”. A atleta benfiquista finalizou a prova com um tempo de 15.41’6 minutos seguida pela compatriota Sara Moreira com um tempo de 15.49’6 minutos. O pódio desta corrida feminina foi, assim, dominado por Portugal, ocupando os dois primeiros lugares, deixando apenas o terceiro para a alemã Sabrina Mockenhauot.

Na passada quarta-feira, o jornal britânico “The Independent” publicou um longo artigo sobre a capital portuguesa. Equipado com um smartphone Nexus 5, o jornalista Simon Usborne e outros jornalistas britânicos foram à descoberta de Lisboa, para demonstrar como as novas aplicações móveis da Google podem ser úteis aos turistas, nomeadamente o Google Now. “A aplicação Google Now funciona como um assistente pessoal. Com base na informação das nossas contas e pesquisas, para nos dizer o que precisamos na hora que precisamos”, revela o jornalista, acrescentando que este lado inteligente do telemóvel “pode até ser um pouco assustador”. No dia em que o jornalista voava para a capital portuguesa o Google criou um alerta com a hora e o percurso até ao aeroporto. Quando chegou a Lisboa a aplicação detetou o local e indicou-lhe o cominho até ao hotel, revelando todas as paragens de metro onde tinha de trocar de linha. Outra função que o jornalista britânico considerou útil foi a opção de tradução, que ele utilizou para traduzir por exemplo os menus, apesar de a aplicação ainda apresentar algumas falhas.

6  VAmagazine


Andar sem mapas, guias ou outras papeladas é uma O ministro da Economia, António Pires de Lima, condas grandes vantagens que o jornalista do jornal “The sidera “muito relevante a parceria entre a cultura e Independent” aponta para estas novas aplicações. a economia para promover o design como um factor imprescindível e fundamental para a capacitação das No final do seu artigo, Simon diz-se impressionado com empresas”. a maneira de que como as novas aplicações móveis po- Acrescenta ainda que “é mais importante usar o design dem facilitar a vida de quem viaja, contudo afirma que numa estratégia de produto e de serviço das empresas existem coisas mais importante do que estar sempre “a do que pôr as pessoas do setor privado a trabalharem olhar para o ecrã do telemóvel”. mais horas”. O Ano do Design Português decorre entre Junho deste ano e Maio de 2015 e prevê também a criação de um livro com propostas de projeto para seis regiões do país, assim como a criação de um site para escolher a informação sobre as iniciativas e a comunidade de criadores no país. O site irá para o ativo a partir do dia 1 de julho e prolonga-se para além do fim do programa.

PRÉMIOS NACIONAIS NO VALOR DE 7.000 EUROS NA ÁREA DO DESIGN MORREU O HOMEM MAIS GORDO DO MUNDO No âmbito do Ano do Design Português foram criados dois prémios nacionais anuais, com vista à divulgação desta área dentro do país e no estrangeiro. Os prémios correspondem a um valor de 7.000 euros cada um e são promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Economia. Foi apresentado na segunda-feira, no Palácio da Foz, em Lisboa, o projeto com um orçamento de 200.000 euros e que conta com os prémios distintos na área do design. Um dos prémios é para o design de equipamento e de produto e o outro é para o design gráfico e de comunicação. Cada um dele irá ter o nome de duas figuras de renome na área do Design, Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues.

Morreu, ontem o homem mais gordo do mundo. Manuel Uribe, tinha 48 anos, era mexicano e pesava quase 400 quilos, chegando a pesar 597 quilos. Foi considerado pelo Guiness World Records como o homem mais gordo do mundo e estava internado desde do dia 2 de maio no Hospital Universitário de Monterrey. Manuel Uribe sofreu uma arritmia cardíaca. Em 2007 tinha sido submetido a uma rigorosa dieta para perder peso, conseguindo reduzir cerca de 260 quilos, contudo passou a desenvolver diversos problemas de saúde que resultaram na sua morte. VAmagazine  7 


A segunda temporada de “Defiance” irá trazer novos personagens centrais e flashbacks recorrentes. A temporada chega ao TVSéries HD a 29 de junho pelas 21h25m.

DEFIANCE: TVSÉRIES HD ESTREIA BREVEMENTE A SEGUNDA TEMPORADA DE DEFIANCE Dois dias depois de estrear nos EUA a segunda temporada de “Defiance” chega ao TVSéries. Uma temporada que nos transportará, de novo, para uma cidade onde seres humanos e seres alienígenas são obrigados a conviver para conseguirem conservar o que resta do planeta. Na primeira da série “Defiance” ficamos a conhecer um planeta modificado pela guerra, onde os invasores extraterrestres e humanos tiveram que aprender a partilhar o mundo e os seus recursos. A Ganância foi o maior mal e o verdadeiro desafio à convivência pacífica entre alienígenas e humanos dentro das fronteiras do que restou de Saint Louis, terra natal do herói da série, Jeb Nolan. Nesta segunda temporada, Nolan deixa de ser o protetor da cidade de Defiance. As mudanças são inúmeras e todas as personagens foram alvo de um reset e o maléfico Votam Datak Tarr vai estar ausente durante alguma parte desta temporada. Perguntas como, para onde foi depois de ter assassinado o Coronel Marsh? e com a sua ausência, Stahma, a sua mulher, poderá experimentar uma liberdade e ir para nunca teve acesso? ficam no ar. O enigma sobre Irisa, a filha adotiva de Nola, será desvendado logo na estreia da temporada, mostrando informações sobre o que lhe aconteceu. Uma informação 8  VAmagazine

THE WALKING DEAD: KIRKMAN PROMETE UMA 5ª TEMPORADA MÁGICA! Robert Kirkman é um dos produtores executivos da série “The Walking Dead” e revelou algumas novidades e desenvolvimentos da recente temporada. “Toda a gente está bastante animada por estar de volta. Neste momento, temos estado a fazer coisas novas malucas e excitantes que aumentam a nossa ansiedade para partilhar com fãs. Estamos todos convencidos que estamos a fazer uma temporada mágica”, revela o produtor à APS Portugal. Todos os fãs da série já sabem onde a temporada irá recomeçar, contudo Kirkman informa que desta vez irão tentar manter as coisas mais secretas, de modo a evitar qualquer tipo de spoiler como cliffhanger da 4ª temporada. “Existem pessoas a perseguirem-nos para tentarem saber onde estamos a filmar ou a tentar sacar um ponto estratégico para filmarem aquilo que estamos a fazer, mas felizmente, temos conseguido evitar essas situações. Esta é a primeira vez que terminámos uma temporada num local e na seguinte, estamos de volta ao mesmo lugar, por isso, é uma situação nova para nós” acrescenta Kirkman.


Segundo o Robert Kirkman a próxima temporada começará desde logo com um ritmo de ação crescente, ao contrário do que aconteceu na temporada anterior.

Texto de Ana Silva

XEQUE-MATE: FOX CRIME HD ESTREIA NO PRÓXIMO MÊS A PRIMEIRA TEMPORADA DE XEQUE-MATE TEEN WOLF: MOV HD TERÁ AGORA JOVENS LOBISOMENS A série “Teen Wolf” é uma história em volta de Scott Mccall, um adolescente que depois de ter sido mordido por uma estranha criatura, se transforma em lobisomem, ficando com a sua vida totalmente virada do avesso. Tudo acontece quando o seu melhor amigo, Stilles, o convence a ir para os bosques para se juntarem a uma investigação policial, que tem como objetivo procurarem um corpo. Scott encontra uma estranha criatura na escuridão e escapa por pouco a um ataque violento. Contudo o dia seguinte traz consigo estranhas surpresa para Scott. “Teen Wolf” é uma série cheia de suspense e terror e estreia no MOV HD no dia 10 de junho pelas 21h.

“Xeque-Mate” é a nova série criminal que vai chegar à Fox Crime HD. Esta série é um drama que centra a sua história em Arkady Balagan, um brilhante jogador de xadrez. Balagan é um homem traumatizado pelo o homicídio da sua noiva, tornando-se prisioneiro num hotel de luxo em Vancouver, sempre com medo de sair à rua. Para pagar a sua conta, o jogador de xadrez começa a resolver mistérios usando um imprevisível grupo de empregados do hotel que também são fanáticos pelo xadrez para fazer o trabalho de campo. Arrogante, brilhante e carismático, Balagan usa as suas capacidades de campeão no mundo do xadrez para resolver crimes, imaginando eventos, entrevistas e planeia cenários conflituosos. A série “Xeque-Mate” chega à Fox Crime já no próximo dia 3 de junho pela 13h15m.

VAmagazine  9 


EM FOCO: Finalistas Universitários

Sandy Mendes e Sónia Silva são de Mondim de Basto, tem 24 anos, estudaram diferentes áreas e dividem o mesmo sentimento de serem finalistas universitárias. Sandy Mendes (lado esq.)é Licenciada em Ciências da Comunicação e recentemente finalizou o seu Mestrado em Ciências da Comunicação variante Relações Públicas e Publicidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sónia Silva (lado direito) é Licenciada em Teatro e Artes Performativas e tal como a Sandy recentemente finalizou o seu Mestrado em Ensino Teatral na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 10  VAmagazine


O que vos levou a escolher a Univerisdade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Curso? Sandy - Ciências da Comunicação não foi a minha primeira opção, ao contrário da UTAD. No entanto, é um curso fácil de se gostar e que possibilita várias vertentes aos seus alunos. Quanto à UTAD escolhi-a para minha universidade por ser num meio que eu já con- O Curso e a Universidade corresponhecia, mais perto de casa e das pessoas deu às vossas expectativas? mais importantes. Além disso, a UTAD é uma ótima academia e detentora de um Sandy - O curso não totalmente. Gostaria campus lindíssimo. de uma vertente mais prática direcionada Sónia - A UTAD foi a única universidade para quem pretende enveredar na área de que coloquei na minha ficha de candidatu- relações públicas e publicidade. ra, em primeiro lugar por se situar numa cidade sossegada e perto de casa e em Sónia - Não por completo, nomeadamente segundo porque me pareceu uma boa in- algumas disciplinas que ficaram aquém do stituição de ensino superior. Relativamente esperado, mas no geral posso dizer que ao curso de Teatro e Artes Performativas, sim. confesso que este não foi uma das minhas primeiras opções, mas agora passados cinco anos devo dizer que este foi o curso certo para mim e que da UTAD não levo apenas uma licenciatura ou um mestrado e sim uma paixão e uma

VAmagazine  11 


Texto de Ana Silva e Vânia Ribas

Posteriormente seguiram ambas com o de mestrado, me permitido por em prátia vossa formação, obtendo o grau de ca alguma teoria aprendida, mantendo um mestre. Porque? contato real com o que poderá futuramente vir a ser uma possibilidade de emprego. Sandy - Decidi pelo mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade pelo simples facto de enriquecer a minha formação. Fui em busca de mais conhecimento para que me pudesse sentir mais apta para o mercado de trabalho. Sónia - Porque o mestrado em Ensino de Teatro, tal como indica o nome é direcionado para o ensino, dando-me assim uma Atualmente as perspectivas de oferprofissionalização nessa mesma área. tas de emprego são escassas. O que é que acham que vos vai acontecer Consideram que a UTAD as preparou agora que têm uma qualificação subem para o mercado de trabalho? perior para trabalhar? Sandy - No geral sim. Embora hajam sempre pequenas coisas que gostaria que fossem diferentes. Penso que nunca se sai de uma universidade com a sensação de preparação total. Só a teoria, adquirida na universidade, aliada à prática e à experiência, adquirida no mercado de trabalho preparam definitivamente. Não esquecendo o esforço e a dedicação que cada um entrega àquilo a que se propõe. Sónia - Penso que sim, até porque o estágio, tanto o de licenciatura como 12  VAmagazine

Sandy - Procurarei emprego na área e fora dela. O essencial é trabalhar. Sónia - Sinceramente não sei, é claro que procurarei algo ligado à minha área mas caso não o consiga irei tentar noutros ramos.


Consideram que Portugal vai melhorar economicamente ou acham que o vosso futuro passa por emigrar? Sandy - Vou vivendo um dia de cada vez, em Portugal. Gostaria de não ter de emigrar. Veremos. Sónia - Tentarei ficar por cá.

Em suma, o que é que a UTAD vos proporcionou? Sandy - Essencial e resumidamente proporcionou-me enriquecimento na formação e na amizade.

Sónia - Os melhores momentos da minha vida, amizades verdadeiras, boas memóQual é o sentimento que vos domina rias, ui tanta coisa. quando pensam que acabaram a uni- Numa só palavra diria partilha. versidade? Sandy - Mais do que um sentimento. Sinto um misto de sentimentos. Saudosismo, nostalgia, felicidade, ternura, entre outros tantos. Sónia - Um sentimento agridoce, por um lado é bom abrir as asas e voar por ai mas por outro lado fica um vazio, afinal de contas esta foi a minha casa/família durante estes cinco anos. VAmagazine  13 


Texto de Ana Silva

“THE PROTECTION AD BY NIVEA” O NOVO “SISTEMA PROTETOR” DA NIVEA E porque o verão está ai à porta a NIVEA decidiu criar um novo conceito de proteção, que vai muito para além de um simples protetor solar. O novo “sistema protetor” recorre à mais avançada tecnologia elaborando um método que avisa os pais quando o seu filho se afasta uns metros. The Protection Ad by Nivea é então o novo “sistema protetor” pensado pela NIVEA. Esta ideia tem como objetivo tranquilizar os pais quando as crianças se afastam deles. Criado, fundamentalmente, para promover a proteção solar, a agência FCB Brasil, criou para NIVEA uma publicidade que poderá servir aos pais portugueses. Para a publicidade foram escolhidas as praias do Brasil, onde uma mãe compra uma revista e lê-a tranquilamente na praia. Dentro desta vem uma pulseira com um dispositivo de localização. Depois de colocar a pulseira no filho e de ativar, a mãe descarrega a aplicação NIVEA SUN e personaliza o sensor, definindo a “área autorizada” para ele andar. Se o filho sair da área que a mãe de definir o sensor colocado no braço da criança acionará um aviso sonoro para o iPhone. Utilizando uma espécie de radar a mãe vai sabendo de está ou não perto do filho. A pulseira que é colocada nas crianças é fabricado num papel resistente à água e à areia, podendo ser utilizada várias vezes. Uma ideia que pode passar da praia para outros sítios.

Estar conectado ao mundo, 24h sob 24h, começa a ser uma realidade cada vez mais preocupante, sendo os dispositivos móveis os companheiros inseparáveis nas longas e intermináveis jornadas online. Para saber se é ou não um viciado em smartphone, responda ao pequeno questionário a seguir: 1. Fica irritado quando o aparelho perde o sinal? 2. Evita lugares sem conexão? 3. A família e os amigos queixam-se que você já não passa tempo nenhum longe do smartphone? 4. Já deu conta de estar a mentir para evitar dar explicações sobre o uso excessivo do aparelho? 5. Quando sai de casa precisa de levar o carregador con-

sigo para não correr o risco de ficar sem bateria? 6. Quando vai dormir, tem sempre o smartphone à mão? 7. Sente dificuldades em ficar longe do aparelho por curtos períodos de tempo, como por exemplo reuniões de trabalho? Se respondeu “sim” a maioria das questões anteriores é um sinal que depende do seu smartphone mais do que o necessário. Para combater esse vício ficam aqui quatro aplicações que o podem ajudar no “tratamento”. PHONE ADDICT FREE é uma aplicação que faz um acompanhamento da utilização do seu dispositivo móvel informando-o quantas vezes o utilizador olha para o aparelho por dia. Informando também quando esteve mais dependente do mesmo. NOMOPHOBIA. Esta aplicação baseia-se no ligar e desligar do ecrã. Através deste gesto que o utilizador faz, a aplicação informa-o de quanto tempo durou o intervalo de tempo desde a última utilização. MENTHAL é uma aplicação disponível apenas para o android e tem como base verificar o tempo que o utilizador passa ao telefone e que aplicações são utilizadas. Informa se o nível de utilização é exagerado medindo o progresso do utilizador. 4 APLICAÇÕES PARA COMBATER O VÍ- BREAKFREE. Esta verifica o uso que o utilizador está a dar ao seu CIO EM SMARTPHONE aparelho e emite alertas chamando atenção para a dependência do utilizador. Sempre que é detetado um exagero, a mascote da Foi recentemente realizado na Universidade de Queensland, na aplicação aprece no ecrã pedindo ao utilizador para parar. Austrália, onde revelado que o “uso excessivo das redes socais pode contribuir para a depressão e sensação de abandono”. Podes fazer o download destas aplicações através do site www. techenet.com ou na Google play. 14  VAmagazine


Texto de Vânia Ribas

“BATMAN V SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE” É O TÍTULO OFICIAL DO FILME QUE JUNTA OS DOIS HÉROIS

NOVO TRAILER E POSTER DE “CINDERELA” JÁ DISPONÍVEIS A história de “Cinderela” centra-se no destino da jovem Ella, interpretado por Lilly James. Depois da morte da mãe de Ella, o seu pai volta a casar e a nova mulher (Cate Blanchett) traz consigo duas filhas Anastasia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera). Passado algum tempo o pai de Ella adoece e ela fica à mercê da nova familía invejosa e cruel. Mas apesar da nova vida, Ella conhece um bonito estranho (Richard Madden) no bosque que, sem revelar a sua identidade de príncipe, acende em si a crença de que finalmente encontrou a sua alma gémea. Parece que a sorte de Ella está prestes a mudar quando o Palácio envia um convite a todas as donzelas para irem a um baile, alimentando a sua esperança de reencontrar o cativante rapaz. No entanto, a sua madrasta proíbe-a de ir ao baile e rasga-lhe o vestido. Mas, como em todos os bons contos de fadas, a ajuda está por perto…

Depois de meses de especulações e de duas imagens reveladas – uma com Ben Affleck na pele de Batman e outra com o Batmobile –, sabemos hoje o título oficial do filme realizado por Zack Snyder que opõe o Homem-Morcego ao Homem de Aço. Chama-se “Batman V Superman: Dawn of Justice” e chega aos cinemas em 2016. A intenção deste filme é, tal como muita gente previu, levar à realização do filme da Liga da Justiça. Mas, antes desse projeto, “Batman V Superman” mostra a rivalidade dos titãs da DC Comics antes de ambos perceberem que as suas forças estão melhor unidas. Sabia-se que Snyder já tinha gravado algumas cenas, mas as filmagens estão agora oficialmente a decorrer no Michigan, Estados Unidos. O filme será rodado em Detroit, no Illinois, em África e no Pacífico Sul. Além de Henry Cavill e Ben Affleck nos papéis principais, o filme conta também com as participações de Jesse Eisenberg como Lex Luthor, Gal Gadot, Amy Adams, Laurence Fishburne, Diane Lane, Jeremy Irons (no papel de Alfred, o mordomo de Batman) e Holly Junter.

O novo filme de “Cinderela” estreia nos cinemas em Batman V Superman: Dawn of Justice chega aos cine2015. Mas enquanto não chega às salas de cinemas mas em maio de 2016. pode ser visto o novo poster e o tesear de “Cinderela”.

-Fonte: EMPIRE

VAmagazine  15 


Texto de Vânia Ribas

“O Chef” Quando Carl Casper (Jon Favreau) decide, de forma impulsiva, despedir-se da função de Chef de um conceituado restaurante de Los Angeles, por se recusar a abdicar da sua liberdade criativa - condição imposta pelo dono do restaurante (Dustin Hoffman), acaba por ir parar a Miami onde, em conjunto com a sua ex-mulher (Sofia Vergara), o amigo Martin (John Leguizamo) e o seu filho (Emjay Anthony), decide abrir um novo negócio de restauração: uma roulotte de venda de comida. Carl faz-se assim à estrada de volta às suas raízes, para tentar reascender a sua paixão pela cozinha e o entusiasmo pela vida e pelo amor. Data de estreia: 2014-05-29 Título Original: Chef Realizador: Jon Favreau Atores: Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Sofía Vergara

“Quase Gigolo” Fioravante (John Turturro), por sugestão do seu amigo Murray (Woody Allen), decide entrar na profissão mais antiga do mundo mas acaba por descobrir algo que não procurava.Este esquema começa quando a dermatologista de Murray, a bela Dra. Parker (Sharon Stone), confessa estar à procura de um homem para participar num ménage à trois com ela e a sua amiga igualmente linda Selima (Sofia Vergara). A passar por dificuldades financeiras pelo recente encerramento da sua livraria, Murray reconhece um potencial financeiro nesta proposta e decide convencer Fioravante a fechar o negócio. Apesar de estar inicialmente hesitante, Fioravante também precisa do dinheiro e percebe que há Data de estreia: 2014-06-05 maneiras piores de ganhar a vida do que fazer felizes Título Original: Fading Gigolo duas mulheres sedentas de atenção. Realizador: John Turturro Atores: John Turturro, Woody Allen, Sharon Stone 16  VAmagazine


Texto de Vânia Ribas

DESTAQUE DA SEMANA: O primeiro destaque da CineMagazine vai para o filme “Maléfica” com Angelina Jolie e Elle Fanning nos papéis principais. O conto “A Bela Adormecida” é contado a partir da perspectiva da vilã Maléfica e olha para os acontecimentos que endureceram o seu coração, e a levou a amaldiçoar a jovem princesa Aurora. Estreia no dia 5 de Junho.

Top 5 do CineMagazine 1º Godzilla 2º Má Vizinhança 3º Transcendece: A Nova Inteligência 4º Os Marretas Procuram-se 5º Não Há Duas Sem Três

O segundo destaque vai para a comédia “Mil e Uma Maneiras de Bater as Botas”, o novo filme de Seth MacFarlane, o criador de Family Guy e realizador de Ted. A sua história segue Albert, um pastor que é dominado pela sua cobardia ao desistir de um tiroteio. Após este episódio, é deixado pela sua inconstante namorada, que o troca por um outro homem. Entretanto, uma misteriosa e bela mulher chega à cidade. Ela ajuda Albert a encontrar a sua coragem e, assim, começam a apaixonar-se. Mas, quando o seu marido, um conhecido fora da lei, chega à procura de vingança, Albert terá de testar a sua mais recentemente descoberta coragem. Estreia no dia 5 de Junho. VAmagazine  17 


Texto de Vânia Ribas

pode ouvir. O tema foi produzido por Rick Nowels, produtor e compositor vencedor de um grammy, que co-compôs «Summertime Sadness», e «Young and Beautiful». Do álbum «Ultraviolence» já tinha sido retirado o single «West Coast». O alinhamento do álbum também já foi revelado.

FESTIVAL MÁRES VIVAS REVELA CARTAZ DO PALCO MOCHE ROOM O Festival MEO Marés Vivas já revelou o cartaz para o Palco Moche Room. O festival decorre entre os dias 17 e 19 de Julho, e o palco dedicado à música de dança vai contar com nomes como DJ Ride, ou Slimcutz, DJ dos Mind da Gap, que sobe ao palco com Ace, precisamente dos Mind Da Gap. Também confirmados estão: DJ D-One; João Dinis feat. MC Angelo B, Ratusfari, e Pipa Afonso. Os bilhetes para o festival estão à venda ao preço de 30 euros para um dia, e 60 euros para os três dias. Cartaz atualizado: 17 de Julho: Prodigy, Xutos & Pontapés, Modstep, Skindred 18 de Julho: Skrillex, James Arthur 19 de Julho: Portishead, Joss Stone, We Trust, The Gift Fonte: myway.pt

LANA DEL REY ESTREIA NOVA MÚSICA Dois dias depois de ter actuado na cerimónia pré-casamento de Kanye West e Kim Kardashian, Lana Del Rey partilhou uma nova música do seu álbum «Ultraviolence». O tema chama-se «Shades Of Cool», e já se 18  VAmagazine

«Cruel World» «Ultraviolence» «Shades Of Cool» «Brooklyn Baby» «West Coast» «Sad Girl» «Pretty When You Cry» «Money Power Glory» «Fucked My Way Up To The Top» «Old Money» «The Other Woman» «Black Beauty» (Faixa bónus) «Guns And Roses» (Faixa bónus) «Florida Kilos» (Faixa bónus)


KATY PERRY VISTIA EXPOSIÇÃO DE VAmagazine recomenda: JOANA VASCONCELOS - Vicente Palma, no dia 28 de maio, Tertúlia Castelense, Katy Perry visitou, na quinta-feira passada, a exposi- Maia. ção de Joana Vasconcelos, a conceituada artista plástica portuguesa que ganhou reconhecimento mundial - The Lazy Faithful, no dia 31 de maio, pelas 23 horas, depois da sua exposição no Palácio de Versalhes. Tertúlia Castelense, Maia. Se no ano passado, Joana Vasconcelos teve a exposição individual temporária mais vista de sempre em Portugal no Palácio Nacional da Ajuda, a Manchester Art Gallery, em Inglaterra, recebe agora a sua exposição «Time Machine». No contexto de um concerto na Phones 4u Arena, Katy Perry aproveitou para ficar a conhecer as obras da artista portuguesa e partilhou o momento no Instagram: «Fui cultivar-me e vi Time Machine, uma exposição de Joana Vasconcelos na Manchester Art Gallery», escreveu a acompanhar a fotografia onde se poderia a peça Lilicoptère, um helicóptero Bell 47 adornado com penas de avestruz, cristais e - La Flag + Melhor Amigo, no dia 31 de maio, pelas 17 horas, no Espaço O Nariz, em Leiria. folha de ouro. Fonte: myway.pt

Top 5 de músicas

- Ruby Tango, no dia 21 de junho, na Tertúlia Castelense, Maia. - Pulha Seltzer, no dia 14 de junho, pelas 23 horas, no

1º Waves - Robin Schulz 2º Summer – Calvin Harris 3º Magic – Coldplay 4º Rather Be feat. Jess Glynne – Clean Bandit 5ºA Sky Full Of Stars - Coldplay

Top 5 álbuns 1º AM – Artic Monkeys 2º Night Visions – Imagine Dragons 3º PRISM – Katty Perry 4º Do Princípio - Tiago Bettencourt 5º True - Avicii VAmagazine  19 


Texto de Verónica Gonçalves

Verónica Gonçalves 24 anos Mondim de Basto

O sentimento de acabar a Universidade Quando entrei na Universidade levava uma mala cheia de sonhos, hoje a mala só tem dois diplomas. Há seis anos quando iniciei a minha vida académica não tinha noção do mundo há minha volta. O meu pai dizia-me: “Estuda minha filha tira as melhores notas possíveis, porque este mundo não é para os fracos nem medianos é para os melhores.” Estas palavras para mim não faziam qualquer sentido porque os sonhos eram maiores do que a realidade. No fim da Licenciatura, fomos a um Congresso “A Escola Hoje” e um professor a primeira coisa que disse foi: “Quero cumprimentar desde já as próximas 30 caixas de supermercado”. Esta afirmação deixou todos os presentes em alvoroço. Como era possível em 30 alunos não existir ninguém que fosse exercer aquilo para o qual estudou. Mas passados uns meses da conclusão da Licenciatura percebi que o meu pai tinha razão…

20  VAmagazine

Estava a concorrer para o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e tinha 40 vagas. Como a minha nota tinha sido razoável eu não estava entre os 40. Comecei a perceber que a realidade não era tão fácil e para se conseguir o que se quer tem de se dar o máximo. Apesar das adversidades, consegui entrar para o Mestrado… Dei tudo o que tinha e o que não tinha para concluir o curso com sucesso… E consegui deixar a minha família orgulhosa e o sentimento é de dever cumprido! Mas queria que o tempo voltasse atrás e ainda fosse aquela menina cheia de sonhos que foi para a Universidade e não tivesse a noção da realidade do nosso país… Como não dá resta-me ser maior que o horizonte e lutar por um futuro melhor!


Texto de Vânia Ribas

5 FROMAS FÁCEIS DE AJUDAR O PLA- SABIA QUE: NETA NO SEU DIA-A-DIA: - Todos os anos, os americanos compram mais de mil milhões de lâmpadas incandescentes. Ou seja, um hec1. PREFIRA ALIMENTOS FRESCOS: comida congelada tare e meio cheio de lâmpadas por dia; precisa de dez vezes mais energia para ser produzida; - A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais 2. NÃO JOGUE FORA A BATERIA DO CARRO: ao comprar alta do que no campo circundante, devido ao consumo uma nova, deixe a velha na revenda autorizada e cer- de energia; tifique-se de que ela será encaminhada ao fabricante.; - Como descobrir se o seu autoclismo perde água? Po3. TAMPE AS PANELAS: reduz o tempo de preparo e nha umas gotas de corante no depósito se... vir água economiza 30% de energia.; com corante na sanita, sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque há uma fuga; 4. PENSE EM TROCAR DE CARRO: veículos pequenos são mais leves e, por isso, mais económicos.; - Se uma família de quatro pessoas tomar, todos os 5. DÊ AO SEU CARRO UMA FOLGA: se ele ficar uma vez por semana na garagem, ao fim de um ano a economia em emissão de CO2 chegará a 440 quilos — volume que uma árvore de grande porte leva vinte anos para absorver no processo de fotossíntese.

dias, duches de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana -o equivalente à água que uma pessoa bebe ao longo de três anos; -Na Dinamarca, 98% da população dispõe de estações de tratamento de águas.

DESTAQUE VERDE: Parque Natural de Montesinho - Bragança O Parque Natural de Montesinho foi criado em 1979, sendo uma das maiores áreas protegidas de Portugal. Com uma superfície de 75 000 ha, inclui cerca de 9 000 habitantes distribuídos por 92 aldeias. É constituído por uma sucessão de elevações arredondadas e vales profundamente encaixados, com altitudes variando entre os 438m e os 1481 m onde as aldeias, aninhadas em pontos abrigados e discretos, passam facilmente despercebidas aos olhos do visitante ocasional. O que dá a este Parque características únicas no nosso país é precisamente a forma como ao longo dos séculos as populações souberam integrar-se harmoniosamente na paisagem, apesar das peculiaridades geoclimáticas. VAmagazine  21 


Texto de Ana Silva

CASTELO DE TORRES NOVAS Com uma construção que remonta a épocas distantes, o Castelo de Torres Novas foi uma fortaleza árabe antes do início da reconquista cristã. Por volta de 1147/48 foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, e passado algum tempo tomado pelos muçulmanos. A fortaleza é reconquistada por D. Afonso, filho de D. Sancho I em 1190. Outro monumento português que vale a pena visitar.

84ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA A Feira do Livro de Lisboa está de volta ao Parque Eduardo VII. Para além da habitual venda de livros, o evento propões uma programação que promova a leitura e o diálogo entre os escritores e os leitores de todas as idades. Novidades no mundo das letras, sessões de autógrafos, lançamentos, conversas, atividades para os mais novos e livros vão ser os ingrediente prefeitos para a 84ª Feira do Livro de Lisboa que decorre de 20 de Maio a 15 de Junho.

22  VAmagazine


ROCK IN RIO LISBOA 2014 Há dez anos chegava à capital portuguesa um versão daquele que era conhecido como o maior festival de música do mundo. O Parque da Bela Vista, pela sexta vez, transforma-se na Cidade do Rock. Robbie Williams, The Rolling Stones, Lorde, Queen Of The Stone Age, Linking Park estão entre os convidados desta edição do Rock in Rio Lisboa 2014. Decorre de 25 de Maio a 01 de Junho (dias 25, 29, 30, 31 e 1) às 16h. Bilhete diário 61€

SÉ-CATEDRAL DA GUARDA

Contruída entre os séculos XIV e XVI a Catedral da Guarda é o monumento mais emblemático da cidade e um dos mais belos do género em Portugal. Sé-Catedral da Guarda foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese de Egitânia para a nova cidade da Guarda. Em 1898 coube ao arquiteto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projetos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral. O ex-libris da Guarda é um belo exemplar da arquitetura românica, gótica e manuelina. Um local que vale a pena visitar. VAmagazine  23 


Texto de Vânia Ribas

TEM 39 ANOS DE IDADE, 16 FILHOS E ESTÁ GRÁVIDA OUTRA VEZ Dar à luz não é nada a que Sue Radford não esteja habituada. Afinal, vem aí o 17.º filho. Sue, de 39 anos, vive no condado de Lancashire, na Grã-Bretanha, e dispensa apoios sociais. E a filha de 20 anos está grávida pela segunda vez. Alguém falou em famílias grandes?

TEM 85 ANOS, É PROSTITUTA E NÃO TENCIONA REFORMAR-SE Sheila tem 85 anos e continua no ativo. Não gosta que lhe chamem prostituta. Prefere o título de “acompanhante”. Seja qual for o título, é a mais idosa no ativo, nesta indústria, no Reino Unido. Prefere manter-se em ‘funções’, em vez de se distrair com os tradicionais passatempos dos idosos. Não quer passar o resto da sua vida sentada em frente ao televisor, a tomar chá.

A SÉRIO? NÃO SABIA!

Numa reportagem do canal britânico Channel 4, revelou que a reforma não está nos seus horizontes. “Acho que nunca vou parar. Adoro se xo. E pensar nisso fazme sentir melhor”, disse Sheila Vogel-Coupe. Fonte: ptjornal

- Esta é a “Árvore” que canta. O sopro do vento que passa pelos tubos, produzem um som diferente de tudo o que já ouviu. Esse monumento fica em Lancashire, na Inglaterra.

TRÊS ESTUDANTES DEVOLVEM SOFÁ USADO PORQUE TINHA 30 MIL EUROS EM ENVOLOPES

- Nas Ilhas Salomão, aproximadamente 10% da população nativa de pele negra tem cabelo naturalmente louro.

- Cerca de metade da população do Uganda tem menos Três estudantes compraram um sofá usado, por 14 de 14 anos. euros, mas devolveram quando descobriram vários envelopes com dinheiro. Ao todo, a anterior dona, de 91 - A justificação da utilização da vogal “i” nos produtos anos, escondera 30 mil euros. Só que, devido a proble- da Apple é que esta provém de “internet”. mas de saúde, a família ‘livrara-se’ do sofá - Em média, 200 mil pessoas registam-se no Facebook todos os dias e permanecem 55 minutos no site. 24  VAmagazine


VAmagazine VAmagazine  25 


Revista vamagazine nº6