Issuu on Google+

ANO VI • Nº 45

JORNAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA • UVV • FACULDADE DE VITÓRIA • FACULDADE DE GUAÇUÍ • SET/OUT/NOV 2009

Odontologia UVV lança mais um curso na área da saúde

Páginas 4 e 5

Fique por dentro do que está acontecendo na comunidade acadêmica da UVV Páginas 2 e 3

Vest Show – um show de excelência Página 6

Conheça um pouco mais sobre a professora Áurea Scárdua Página 7


EM PAUTA

Trote da Cidadania Mais uma vez o Trote da Cidadania foi um sucesso. Os calouros do segundo semestre de 2009 mostraram que cidadania é com eles. Foram arrecadadas mais de 5 mil fraldas descartáveis que foram doadas ao Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves, de Vila Velha. Foram coletadas, durante a campanha do trote, 42 bolsas de sangue pela equipe do Hemoes. Outra grande doação que recebemos foram as quase 4 mil latinhas de alumínio. Elas foram encaminhadas ao projeto Banco Verde. Os destaques do Trote foram as equipe vencedoras da Gincana Cidadã. No turno matutino quem conquistou a gincana foi o curso de Enfermagem. E, no dia, quem venceu foi a equipe do curso de Gestão de Vendas e Marketing.

Representantes das turmas vencedoras fizeram a entrega das fraldas

Jornal Saber em novo formato A partir de agora os leitores do jornal Saber deverão pegar os exemplares nas bibliotecas da UVV e no Núcleo de Atendimento, além de poderem acessar o arquivo online através do site www.uvv.br. O novo formato foi definido após um período de avaliação da logística de entrega do informativo. Apenas o formato de logística mudou. O jornal Saber continua sendo um veículo preocupado com a ética e com a qualidade das informações nele publicadas.

Aula entre amigos

Jornal Saber “Saber” é uma publicação interna do Centro Universitário Vila Velha (UVV) Faculdade de Vitória e Faculdade de Guaçuí Ano VI – Número 45 SET/OUT/NOV 2009 Conselho Editorial: Luciana Dantas, Simone Patrocínio, Marlene Elias Pozzatto, Marinete Andrião Francischetto, Juliana Rocha Stein, Marcelo O. Camponez, Joubert de Sousa P. Filho, Elaine Cristina Viana, Gilberto Marcos Júnior, Wallace Millis e Fernando Antônio Freitas Senna. Jornalista responsável: Simone Patrocínio - ES-01585/JP Edição: Simone Patrocínio. Textos: Simone Patrocínio, Francisca Selidonha Pereira da Silva, Simony Fadini e Revisão: Maria Luiza de Barros Faria Fotografias: Raphael Delesderrier e arquivo. Colaboração: Felipe Batista Maurício.

Apresentação de trabalhos de Fonoaudiologia O curso de Fonoaudiologia teve nove trabalhos de pesquisa aprovados para apresentação no Congresso Íbero Americano de Fonoaudiologia, de 21 a

Projeto gráfico e editoração: Bios Ltda

24 de outubro, em Salvador. São oito

Impressão: Grafitusa

pôsteres e uma comunicação oral. Os

Tiragem: 2.500 exemplares

trabalhos são de alunos orientados

Pontos de retirada: Bibliotecas da UVV e Núcleo de Atendimento ao aluno

pelas professoras Carmen Nielsen,

Centro Universitário Vila Velha (UVV) Reitor: Manoel Ceciliano Salles de Almeida Vice-reitora: Luciana Dantas da S. Pinheiro Pró-reitor acadêmico: Paulo Régis Vescovi Pró-reitor administrativo: Edson Franco Immaginário

Jornal Saber

Os cursos de Gestão Empresarial e Gestão de Vendas criaram um projeto para atrair novos interessados nos cursos. Trata-se do projeto “Aula entre amigos”. Cada aluno pode convidar até cinco amigos para assistirem à Aula Entre Amigos, que é uma “aula-show”. As aulas são ministradas pelos professores Cezar

Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Danièlle Bresciani Leuthner Rua Comissário José Dantas de Melo, 21 Boa Vista, Vila Velha, 29.102-770 www.uvv.br • jornal@uvv.br Tel.: (27) 3421.2001

2

SET/OUT/NOV 2009

Renata Cavalcanti e Eliane Dadalto.

Desafio fotográfico O curso de Comunicação Social vai promover, no dia 21 de outubro, o IV Desafio Fotográfico com o tema “Curta Foto”. As exibições dos audiovisuais selecionados serão pela manhã e à noite, no Cineteatro. O fotógrafo de A Gazeta, Edson Chagas, vai ministrar palestra sobre o tema “A fotografia e as novas mídias”. O evento é coordenado pela professora Elizabeth Nader.

Itaborahy, Alexandre Salgado, Fernando Senna, Raquel Barbosa, Guilherme Buarque, Luiz Fernando Leitão e José Luiz Gasparini. “A minha expectativa é que, nas turmas de primeiro período, este número ultrapasse 50 convidados por turma”, comemora Fernando Senna, coordenador dos cursos.

Prêmio internacional O projeto de virtualização da UVV foi premiado como Estudo de Caso Mundial pela Microsoft. Esse é o segundo projeto da Instituição que recebe esse tipo de reconhecimento. Um grupo de servidores da UVV, de uma geração antiga, precisava ser substituído e, com isso, seria necessário um grande investimento em hardware e tempo de implementação. Para atender a essa necessidade foi implementado um projeto de virtualização de servidores, que tem como escopo principal a redução de custos e a otimização dos recursos de informática. “A idéia é simples: criar servidores virtuais, representações idênticas dos servidores físicos em único hardware”, explica o Diretor de Informática, Rodrigo Immaginário.

Intercâmbio Um grupo de vinte noruegueses visitou a UVV no período de 12 a 26 de setembro. São 17 estudantes e 3 professores da Universidade HIB, de Bergen, Noruega. A UVV tem parceria de intercâmbio com essa instituição na área de Engenharia de Petróleo. Uma vez ao ano estudantes e professores do curso de Engenharia da UVV também visitam a Noruega. O objetivo é a troca de experiências e conhecimentos nessa área. O grupo participa de seminário na UVV e visita a Petrobras, e encerra a viagem no Rio de Janeiro.

II Vitória Moda Show Os cursos de Moda, Fotografia, Arquitetura, Estética, Gastronomia e Design de Produto da UVV participaram da organização e produção do II Vitória Moda Show, que foi realizado de 9 a 11 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, Vitória. No encerramento do evento, foi promovido um desfile de looks produzidos pelos alunos do curso de Moda da UVV e exibido junto com os desfiles das grifes All Jarreau e Lei Básica.

O roll de entrada foi todo planejado por alunos dos cursos de Arquitetura e Design de Produto


Primeiro mestre da UVV

Universíade 2009

O primeiro mestre da UVV é Frederico Eutrópico, que foi aprovado na Pósgraduação Stricto Sensu de Ecologia de Ecossistemas da UVV. O tema de sua pesquisa foi “Biologia do camarão Xiphopenaeus kroyeri (Dendobranchiata: Pe na e i d a e ) e a n á l i s e d a fa u n a acompanhante relacionada à sua pesca em Anchieta, Espírito Santo, Brasil”. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Paulo Dias Ferreira Júnior e co-orientada pelo Dr. Werther Krohling. A pesquisa analisa aspectos da biologia do camarão e o impacto da pesca na comunidade. Frederico foi convidado para ministrar duas disciplinas no curso de Ciências Biológicas da UVV. “Fui surpreendido com esse convite, que considero resultado do meu esforço”, comemora.

A terceira edição dos jogos internos da UVV, a Universíade, foi realizada de maio a setembro e teve grande participação dos estudantes e funcionários da UVV. Foram 1.625 atletas divididos nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação. Ao todo participaram 36 cursos da UVV envolvendo todos os cinco campi. As finais da Universíade foram realizadas em setembro com as seguintes equipes campeãs: Direito foi campeão no futsal masculino, no handebol feminino e no basquete masculino; as engenharias conquistaram o título no futsal feminino; a equipe formada por Administração, Economia, Marketing, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica conquistou o 1º lugar no vôlei masculino; Ciências Biológicas ganhou no vôlei feminino; o título do handebol masculino ficou

V Jornada de Biologia O curso de Ciências Biológicas vai promover, de 7 a 10 de outubro, no Campus Boa Vista, Vila Velha, a V Jornada de Biologia. Serão promovidas palestras e mesas-redondas, no Cineteatro, e os minicursos e oficinas, no Prédio de Biomédicas, nos laboratórios do biopráticas

e em campo. O evento contará com a participação de profissionais especialistas de diversas áreas da biologia, professores da UVV e convidados do Espírito Santo e de outros Estados. O público-alvo são os alunos e profissionais da área da UVV e de outras instituições.

Oficina de Nutrição O curso de Nutrição vai promover uma oficina gratuita de panificação exclusivamente dirigida a 25 mulheres que participam do Projeto Vila Velha Cidadã. As aulas serão ministradas pela professora e nutricionista Rosana Vargas e pela Chef Núbia Salles. O evento faz parte da programação da Jornada Cultural e visa estimular a produção de pães para geração de renda. As aulas serão realizadas no Laboratório de Técnica e Dietética do curso de Nutrição, localizado no Biopráticas.

com a equipe de Ciências da Saúde; e Engenharia de Petróleo conquistou título do basquete feminino. O campeão geral dos jogos foi o curso de Direito. No dia 4 de outubro, em um churrasco de confraternização das equipes, foi realizada a cerimônia de premiação.

Os atletas da UVV comemoraram o excelente rendimento na Universíade

UVV no Intercom A UVV teve quatro trabalhos aprovados no Intercom 2009 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que é o mais importante evento científico da área de Comunicação. Trata-se do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em setembro, em Curitiba, Paraná. Os trabalhos aprovados são das Professoras Gilda Soares, Francisca Selidonha e Ivana Esteves e dos estudantes de Comunicação Rodrigo Fernandes de Sousa, Yasmin Dimanche Vilhena e Giordany Bossato Soave.

Semana de Relações Internacionais A II Semana de Relações Internacionais trouxe ao Estado o herdeiro do trono do Brasil, Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Felipe Lampreia, o embaixador da Palestina, Ibrahim Al Zeben, o senador Renato Casagrande e o Prof. Dr. da UFRJ e ex-secretário executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Helson Cavalcante Braga, entre outros convidados. A iniciativa foi do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Aloísio Krohling (CARIAK), com apoio do curso de Relações Internacionais.

Os sorteados no Vest Show 2009/1 para ganhar um note book foram: Thiago Florêncio Oliveira, Aline Borges Mendes e Paula Dornellas Villela. Eles participaram do sorteio durante o Vest Show e se matricularam nos cursos da UVV. Agora estão felizes da vida com um note book nas mãos. Já chegaram à UVV ganhando. Parabéns!

Jornal Saber

Sortudos

Paula Dornellas, Thiago Florêncio e Aline Borges

SET/OUT/NOV 2009

3


CAPA ESPE

O mais novo cu

Com duração de quatro anos e meio, a UVV lança o curso conjunto de laboratórios equipados com o que há de melho aprendizagem. O sistema adotado é

capazes de propor inovações e ações

o “Problem-based learning” (PBL) que

estratégicas que possam provocar

Com uma proposta inovadora de

consiste em seminários integrados

mudanças representativas visando

ensino-aprendizagem a UVV

e se fundamenta em levantar um

à melhoria da qualidade de vida da

lança, nesse semestre,

problema a fim de estimular a

sociedade”.

o curso superior de

investigação, reflexão e compreensão

Odontologia, que

de conhecimentos e conceitos. “Os

chega com 50

problemas são preparados pelo grupo

vagas diurnas

de planejamento do seminário, que

integrais e

é constituído pelas várias disciplinas

aulas previstas

envolvidas com aquele conteúdo

para começar

temático programado para aquele

e m s e t e m b ro .

período. Nos próximos períodos,

Autorizado pela

o problema terá complexidade

Portaria do MEC

crescente, sempre contemplando as

nº 1.004, publicada

disciplinas do período e acumulando

em 29 de julho deste

conhecimentos já adquiridos nos

ano, o curso vem com

períodos anteriores”, afirma Patrícia

Simony Fadini

o objetivo principal de

Penina, coordenadora do curso.

formar o profissional cirurgião-

O curso terá a duração de quatro

dentista generalista, ou seja,

anos e meio, em regime semestral.

aquele profissional que está apto

Além da metodologia empregada no

para atuar em diversos segmentos

processo de ensino-aprendizagem,

da Odontologia e que possui um

outro diferencial do curso é em

conhecimento amplo e integrado

relação à prática profissional. A partir

nessa área. A preocupação da

do segundo período, o aluno já vai

UVV é preparar o aluno para que

estar inserido dentro das unidades

ele saia da faculdade capaz de

sanitárias, com a finalidade de conhecer

articular os seus conhecimentos

a realidade das comunidades do

com os diversos aspectos da

entorno e aplicar projetos juntamente

vida social, como a política,

com os profissionais da área, sempre

a economia e a ciência.

com a orientação dos professores do

Um dos diferenciais

curso. Segundo a coordenadora do

do curso é a metodologia

curso “é uma preocupação presente na

que será aplicada para a

proposta da UVV formar pessoas que sejam investigadores permanentes,

O profissional A expectativa é de que, já no sexto período, o aluno tenha uma grande carga horária prática em clínicas integradas onde serão realizados atendimentos odontológicos integrando as principais especialidades como dentística, prótese, endodontia, cirurgia, radiologia e periodontia. Essas práticas serão agregadas com a aplicação de conhecimentos técnicos e científicos e o propósito é o de restabelecer a saúde bucal do paciente, respeitando os aspectos legais e humanísticos. “Serão efetuados todos os procedimentos técnicos de modo que o aluno realize um tratamento completo, geral, de todas as necessidades do paciente, dando o tratamento como concluído, tornandose um generalista”, explica Patrícia. Durante o tempo de curso, o aluno terá à sua disposição tudo que há de melhor em equipamentos e tecnologias para sua formação profissional. Hoje, a UVV conta com todos os laboratórios da área básica, ou seja, dos dois primeiros anos do curso. “Esses laboratórios estão em funcionamento com tudo o que há de mais moderno em termos de equipamentos e materiais”, conta

Jornal Saber

Patrícia. Além disso, a infraestrutura das clínicas e laboratórios que os alunos irão utilizar somente a partir da metade do curso já estão sendo planejadas e estudadas.

4

SET/OUT/NOV 2009


CIAL

urso da UVV

superior em odontologia, que contará com um or em tecnologia Mercado capixaba Expansão. Essa é a palavra que melhor define o mercado de trabalho para os profissionais formados em Odontologia no Estado. A implementação de Equipes de Saúde Bucal como parte da Estratégia de Saúde da Família, gerou aproximadamente 800 novos empregos e a assistência obtida ainda não representa 50% da cobertura necessária para a atenção básica em saúde. Esses dados apontam a necessidade de se formar mais profissionais na área da saúde bucal. É necessária a ampliação do número

“Os laboratórios estão em funcionamento com tudo o que há de mais moderno em termos de equipamentos e materiais”, explica Patrícia Penina, coordenadora do curso.

O que se espera é que o aluno saia

integralidade da assistência, entendida

no mercado capixaba hoje, tanto dentro

da UVV preparado para atuar em todas

como o conjunto das ações e serviços

da estratégia de saúde da família - ESF,

as áreas do mercado, seja em setores

preventivos e curativos, individuais

como da atenção especializada de

públicos ou privados. A instituição

e coletivos. Este aluno também

média e alta complexidade. De acordo

busca, por meio de um ensino de

sairá da faculdade preparado para

com esses dados, a previsão é que

excelência, capacitar o seu egresso a

desempenhar funções relacionadas à

aumente a quantidade de profissionais

atuar multi e interdisciplinarmente,

saúde comunitária. A administração e

na área de Odontologia, especialmente

fornecendo assistência odontológica

planejamento desses serviços também

na saúde pública. “Este é um mercado

individual e coletiva em todos os níveis

estão na grade curricular do curso da

crescente, afinal só no nosso Estado

de atenção à saúde, participando

UVV, bem como a incorporação das

mais de 500.000 pessoas nunca foram ao

também de programas de promoção,

inovações tecnológicas no exercício

cirurgião-dentista”, conta Patrícia Penina,

manutenção, prevenção, proteção e

da profissão.

coordenadora do curso de Odontologia

recuperação da saúde, comprometidos

Com todos esses objetivos, métodos

da UVV. O profissional formado ainda

com o ser humano. A capacidade

de ensino, tecnologias, laboratórios

tem a opção de trabalhar em clínicas e

de identificar doenças e distúrbios

e equipamentos, a UVV se propõe

consultórios como autônomo.

da saúde bucal também está entre

a colocar no mercado de trabalho

A festa de lançamento do curso

os objetivos principais do curso. O

um profissional diferenciado. Um

aconteceu em agosto, no Cerimonial Lé

aluno estará preparado para realizar

profissional habilitado para prestar

Rosé. A apresentação foi feita não só

procedimentos adequados para

seus serviços dentro dos mais altos

para os profissionais da área da saúde,

as investigações dessas doenças,

padrões de qualidade. “A intenção é

como também para a sociedade em geral.

prevenção, tratamento e controle das

implementar um diferencial que faça

Estiveram presentes os órgãos da classe

mesmas.

com que o aluno saia do tradicional”,

odontológica e o Secretário de Saúde do

Outra proposta do curso de

afirma o Reitor da UVV, Manoel

Estado - Anselmo Tose. Foram mostrados

Odontologia da UVV consiste em

Ceciliano Salles de Almeida, e ainda

vídeos exibindo a infra-estrutura de que

preparar o aluno de modo que ele

conclui: “O curso levará os alunos a

o curso dispõe, e também um estudo

possa reconhecer a saúde como

se depararem com a realidade de suas

preliminar das futuras instalações, como

direito primordial do cidadão. Ele será

áreas, deixando-os preparados para

laboratórios e clínicas específicas que

educado a atuar de forma a garantir a

enfrentar a competição do mercado”.

serão utilizadas no decorrer do curso.

Jornal Saber

de dentistas formados que se encontram

SET/OUT/NOV 2009

5


DE BEM COM A VIDA EDUCAÇÃO

A profissão certa Preocupada em se aproximar cada vez mais dos estudantes a UVV desenvolveu o Vest Show, uma oportunidade única para quem ainda não escolheu a profissão

Inscrições abertas de 28 de setembro a 22 de outubro no site www.uvv.br ou no Núcleo de Atendimento ao Aluno, Campus Boa Vista. Provas nos dias 25 e 29 de outubro.

Simone Patrocínio Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer na vida e que carreira e profissão seguir. Mas esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira seguir já na época de inscrições para o vestibular. Na hora de escolher a carreira, é bom se informar e planejar a longo prazo. Foi pensando justamente nesse conflito que os estudantes esbarram que a UVV criou o VEST SHOW. Um mês inteiro para o estudante se familiarizar com todas as áreas do conhecimento e conhecer os 43 cursos ofertados pela UVV, além da estrutura acadêmica moderna que a Instituição disponibiliza. As atividades da segunda edição do Vest Show já estão em ponto de bala. O evento começa no dia 30 de setembro e vai até dia 22 de outubro de 2009. A primeira área do conhecimento será Humanas e Sociais, do dia 30 de setembro ao dia 06 de outubro. Do dia 07 ao dia 14 de outubro é a vez da área de Engenharias e Tecnológicos. E, por último, do dia 16 ao dia 22 de outubro acontece a exposição dos cursos da área de Ciências da Saúde e da Terra. Lembrando que as visitas serão realizadas nos turnos matutino e vespertino. As escolas de Ensino Médio podem agendar visitas para seus alunos através da Comunicação Institucional, no telefone (27) 3421.2090. A UVV busca os alunos das escolas da Grande Vitória e providencia lanche. Mas é necessário que seja agendada com antecedência e que os alunos venham devidamente uniformizados e acompanhados por um ou mais professores. É possível também prestigiar o evento individualmente. Basta o estudante comparecer ao campus Boa Vista, no período de 30 de setembro a 22 de outubro, e se identificar na portaria informando que irá participar do Vest Show.

Na primeira edição, realizada em maio deste ano, mais de dois mil estudantes e mais de 48 escolas de ensino médio passaram pela UVV e conheceram a maior Instituição privada de ensino superior do Espírito Santo. Os estudantes tiveram contato com profissionais e universitários de vários cursos, conversaram sobre a profissão e tiraram dúvidas. Todos os estudantes participaram da orientação profissional e prestigiaram os shows de

Relação de cursos por área Ciências Humanas e Sociais 30/09 a 06/10 de 2009 • Administração • Ciências Contábeis • Ciências Econômicas • Com. Social/Jornalismo • Com. Social/Publicidade e Propaganda • Comunicação Empresarial e Eventos • Direito • Design de Moda • Fotografia • Gestão de Vendas • Gestão Empresarial • Gestão de Segurança Privada

Jornal Saber

• Gestão Portuária • Logística • Marketing • Recursos Humanos • Relações Internacionais • Turismo

6

SET/OUT/NOV 2009

Saulo Simonassi, Amaro Lima e do grupo Esculacho, da Rádio Cidade. O próximo Vest Show será realizado simultaneamente com a Jornada Cultural da UVV. Então, além de terem contato com as profissões, os estudantes irão poder vivenciar a realidade universitária no maior evento acadêmico da UVV. É uma excelente oportunidade para os estudantes do Ensino Médio se familiarizarem com a rotina universitária em que irão ingressar.

Engenharias e Exatas – 07 a 14/10 de 2009 • Arquitetura e Urbanismo • Ciência da Computação • Design de Produtos • Engenharia de Petróleo • Engenharia de Produção • Engenharia Química • Engenharia Metalúrgica e de Materiais • Petróleo e Gás • Sistemas de Informação Ciências da Saúde e da Terra – 16 a 22/10 de 2009 • Ciências Biológicas • Educação Física • Enfermagem • Estética • Farmácia • Fisioterapia • Fonoaudiologia • Gastronomia – Criação e Gestão • Gestão Ambiental • Medicina • Medicina Veterinária • Nutrição • Odontologia • Psicologia • Zootecnia


TALENTOS PROFISSÃO

Amor pela profissão Não é coisa de artista fazer o que gosta. É critério importante de quem quer ter sucesso

Imaginem passar horas dentro de um

de Janeiro (UERJ). E, cada vez mais,

o levantamento da bibliografia na

está ampliando seus conhecimento em

área de biologia molecular e fazer

biologia da pele.

testes de eficácia do produto final da

laboratório fazendo testes e estudando

Áurea conta que sempre gostou muito

ADCOS, o Cell Complex, um produto para

composições químicas. É disso que a

de química e sonhava em trabalhar com

suavizar o relevo da pele, reduzindo rugas

professora Áurea Scárdua gosta. Sem deixar

pesquisa nessa área. Mas, como na época

superficiais e linhas de expressão.

de lado a sala de aula, que completa a rotina

não havia curso superior de Química no

Essa pesquisa teve início na França

dela. “Adoro dar aulas e investigar, mas

Espírito Santo, o que se aproximava disso

pela empresa CODIF, especializada em

sinto que ainda há muito o que aprender

era o curso de Farmácia. E ela acreditou

estudos de ativos de origem marinha

e coisas novas a fazer”, comenta.

e investiu. E, por gostar e se dedicar a

para diversos fins. O contato com a

A professora do curso de Farmácia

profissão, hoje Áurea é uma profissional

professora Áurea aconteceu por meio da

conta que já está na profissão há 23

extremamente respeitada em sua área de

ADCOS, para quem a professora realiza

anos e que tem certeza de que escolheu

atuação.

pesquisas para desenvolvimento de

a profissão certa. ”Logo no segundo ano

E o que dá mais prazer profissional-

novos produtos de estética. O produto já

da faculdade de Farmácia sentia que era

mente a Áurea? Sem dúvida é “poder

está no mercado e está fazendo sucesso,

mesmo a profissão que eu queria pra

juntar conhecimentos de várias áreas e

assim como a professora e farmacêutica

mim. Mesmo eu tendo ingressado no

tentar encontrar respostas para os meus

Áurea Scárdua.

curso em busca de química, eu também

questionamentos e de outras pessoas. E

Áurea lembra que na família não

me apaixonei por biologia, e hoje uso os

também de transmitir esses conhecimen-

há outros profissionais da mesma área

dois conhecimentos para ministrar aulas,

tos. Esse privilégio eu devo a uma boa

que ela, mas que seus avós maternos

cursos, palestras e para o trabalho em

formação farmacêutica, pois trabalhamos

eram grandes conhecedores de plantas

desenvolvimento de produtos para a pele”,

o tempo todo com os dois universos: o da

medicinais e praticavam bastante uso

conta Áurea.

química e o da biologia”, ressalta.

dessa ciência.

Formada pela Faculdade de Farmácia e

Um dos seus últimos trabalhos

Bioquímica do Espírito Santo (FAFABES),

foi o de embasar, cientificamente,

atualmente incorporada à Universidade

o mecanismo de ação dos

Federal do Espírito Santo (UFES), Áurea

ativos que estimulam e

possui mestrado em Ciências Morfológicas

protegem as células-

com ênfase em Histologia e Embriologia

tronco adultas

pela Universidade Estadual do Rio

cutâneas; realizar

“Sempre gostei muito de química e sonhava em trabalhar com pesquisas nessa área”, Áurea Scárdua.

E Áurea ainda tem tempo pra brincar com seus três cachorros e três gatos. “Meu hobby é brincar, cuidar de animais e viajar, mas são raras as oportunidades”, conta.

Jornal Saber

Simone Patrocínio

SET/OUT/NOV 2009

7


OPINIÃO BIBLIOTECA

Acesso ao Portal de Periódicos da Capes Em março de 2009, 74 Instituições de Ensino

são literaturas especializadas; evitam a duplicação de

11 milhões de pessoas e mais de 6000 instituições

Superior brasileiras foram convidadas para integrar o

trabalhos; confiabilidade devido ao critério de revisão por

no mundo possuem acesso; sua atualização é

grupo de instituições usuárias do Portal de Periódicos

pares; agilidade na transmissão da informação. O acesso

diária. Acesso disponível em: www.periodicos.

da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de

gratuito de texto completo representa economia de

capes.gov.br ou www.sciencedirect.com;

Nível Superior - CAPES. As instituições convidadas,

tempo, de recursos materiais, humanos e financeiros.

dentre elas o Centro Universitário Vila Velha – UVV,

Entre algumas características das novas bases de

passaram por análise de mérito e por preenchimento de requisitos importantes no que diz respeito ao esforço no desenvolvimento da pesquisa científica. A concessão é gratuita, por prazo indeterminado e o convite foi feito pelo Ministério da Educação por meio da CAPES, que é a agência brasileira que regula, avalia e classifica os cursos de pós-graduação no Brasil. Assim, a comunidade acadêmica da UVV conta desde julho de 2009 com duas bases de dados internacionais para pesquisa: ScienceDirect e Scopus. O credenciamento proporciona aos professores, alunos,

dados destacam-se: O Portal de Periódicos CAPES: nele é possível consultar textos completos de artigos de periódicos nos links: “periódicos acessolivre” e “coleções disponíveis para apreciação da comunidade acadêmica”, revistas nacionais e internacionais e as bases de dados referenciais e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. O endereço eletrônico para ter acesso ao Portal de Periódicos é: www.periodicos. capes.gov.br;

a Scopus: também da Elsevier, é a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica e é a base internacional de maior representação da produção científica latino-americana, com 526 títulos. Atualmente são 260 títulos brasileiros no Scopus. A base contém mais de 314.000 registros de artigos de autores brasileiros e mais de 32.000 registros apenas no ano de 2008. Para acessar a base dados Scopus: www.periodicos.capes.gov.br ou www.scopus.com A Biblioteca Central, com a missão de contribuir para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, oferece treinamentos e está providenciado um espaço

funcionários e ex-alunos da UVV a oportunidade

a ScienceDirect: é uma base que disponibiliza as

específico para o acesso às bases de dados. Os usuários

de ter acesso constante às mais recentes inovações

revistas publicadas pela Elsevier e sociedades

também podem acessar em qualquer unidade da UVV

científicas na sua área de pesquisa.

parceiras nas áreas de ciências, tecnologia e

– Campus Boa Vista, Biopráticas, Vitória, Praia da Costa e Guaçuí.

medicina. Oferece uma rica coleção de mais de 2.500 títulos de revistas, sendo aproximadamente

com isso, economiza-se tempo e a atualização é diária.

2.011 disponíveis em texto completo em 2009 para

Neida Mª Araújo de Castro Costa

Outros benefícios devem ser considerados, tais como:

o Portal de Periódicos Capes. É usada por mais de

Bibliotecária

Jornal Saber

Ao pesquisar revistas e artigos científicos em base de dados online tem-se a vantagem do acesso rápido, e

8

SET/OUT/NOV 2009


jornal saber 45