Page 3

Chef Dinho, professor do curso de Gastronomia, dará uma aula demonstrativa de como se comportar à mesa para os alunos do curso superior de formação específica em Comunicação Empresarial e Estratégias em Eventos. “Serão produzidos pratos de entrada, principal e sobremesa e os alunos aprenderão sobre a montagem de uma mesa para um almoço comercial, identificando a posição certa de talheres, pratos e taças, em sua seqüências adequadas”, conta. A aula vai contar com o auxílio dos 27 alunos do 1º período de Gastronomia e será realizada no dia 21 de maio, no laboratório de Nutrição.

A importância do Fundap A coordenação do curso de Logística Empresarial da UVV vai promover a palestra “A Importância do Fundap no Segmento Logístico no Estado do Espírito Santo”, no dia 20 de maio, às 19h, no anfiteatro da UVV. O palestrante será Luiz Paulo Marinho Vianna, consultor da área de logística.

Diretoria de Relações Corporativas A UVV criou a Diretoria de Relações Corporativas para desenvolver ações e projetos voltados especialmente ao segmento corporativo. O titular é Jefferson Cabral, que atuava na Diretoria de Marketing, que foi extinta e cujas atribuições foram transferidas para a Gerência de Comunicação, cujo responsável é Cintia Dias. O trabalho da nova Diretoria envolve formatação de projetos para educação corporativa provenientes de diagnósticos realizados junto ao setor produtivo. “A aproximação entre a academia e o meio empresarial coloca a UVV em posição de quebra do velho paradigma, em que o binômio era considera-

do incompatível”, diz o diretor. Outro trabalho importante será a viabilização, em conjunto com o Centro Universitário, de projetos nas áreas de extensão e pesquisa.

Jornada Científica A II Jornada Científica da UVV será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com o tema “Pesquisa, comunidades e desenvolvimento sustentável no Espírito Santo: o desafio do século XXI”. “Queremos oportunizar nesse evento não só aos alunos e professores, mas em especial aos egressos dos cursos da UVV, a chance de apresentar os seus

Inscrições abertas na Pós da UVV Ainda há tempo para participar da Pós-graduação da UVV. Estão abertas as inscrições para as últimas vagas de três cursos com início previsto para maio: MBA Gestão de Empresas de Mídia, Engenharia de Materiais, em convênio com a Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e o inédito Engenharia de Produção. Vinte cursos estão em andamento, com 673 alunos, sendo 300 iniciantes. O recorde

VII Encontro de Zootecnia da UVV

ficou por conta do curso MBA Gestão Empresarial, com duas turmas formadas de 40 alunos, além de 30 alunos em lista de espera. Para a coordenadora da Pós-graduação, Denise Simões Motta, o sucesso dos cursos confirma a pesquisa realizada entre formandos no ano passado. “Os alunos sinalizaram interesse para a área de negócios, o que reflete a consolidação desse tipo de curso”, analisa.

Farmácia-escola da UVV

trabalhos de conclusão de curso, para que continuem participando das atividades científicas da instituição”, ressalta a coordenadora de Pesquisa da UVV, Renata Diniz. Na I Jornada Científica, em 2002, foram inscritos 492 trabalhos, sendo que 249 foram aceitos e 173 apresentados em forma de simpósios, comunicações e pôsteres.

O curso de Zootecnia da UVV vai promover o VII Encontro de Zootecnia no dia 13 de maio, das 7h às 11h30min e das 14h30min às 17h, no cineteatro da UVV, no campus Boa Vista. O evento é uma das atividades comemorativas pelo Dia do Zootecnista (13 de maio). Além desse encontro, também estão programadas outras atividades, como palestras e minicursos. Informações no telefone 3320-2075 e no site www.uvv.br.

Revista Marketing em Ação O terceiro número da Revista “Marketing em Ação”, publicação científica do curso de Marketing, deve ser lançado em maio, com a distribuição gratuita de mil exemplares. A novidade é a inclusão de cases capixabas elaborados pelos alunos em oficina de orientação ministrada pela professora Cristina Dadalto. Os trabalhos são selecionados pelos editores da Revista, Renato Miranda, Giuliano Bresciani e Tânia Canabarro.

Ginástica Rítmica

A UVV celebrou convênio com a Ima-

gatório do 5º ao 8º período, quando têm

A professora do curso de Educação

far visando a criação da farmácia-esco-

a oportunidade de conhecer todo o pro-

Física da UVV, Mônika Queiroz, vai para

la, onde alunos realizam estágio obri-

cesso de manipulação e atendimento ao

Paris acompanhar a ginasta do projeto

cliente. A farmácia-escola envolve en-

UVV de Ginástica Rítmica (GR) Ana Pau-

tre 40 e 50 alunos somente neste se-

la Ribeiro, que disputa, de 6 a 9 de

mestre. Cada aluno cumpre 80 horas/

maio, o Torneio de Corbeille Essones,

aula, orientados pelos professores

com atletas da elite mundial, compos-

Eduardo Roberto Cole e Mônica Lacer-

to pelas duas melhores atletas de GR

da. “O fato de ter convênio com uma

em cada país. Em sua última viagem à

farmácia conceituada no mercado faci-

Europa, Mônika atuou como árbitro no

lita o aprendizado do aluno, além de

evento teste para as Olimpíadas, sendo

dar a oportunidade de conhecer a rea-

a única representante da arbitragem do

lidade do mercado de trabalho”, afirma

Brasil. A confirmação de sua participa-

o coordenador do curso de Farmácia,

ção nas Olimpíadas de Atenas está pre-

Tadeu Uggere.

vista para maio.

Ciclo de debates O curso de Direito da UVV promove, de 10 a 14 de maio, entre 19 e 21 horas, o ciclo de debates “Segurança Pública: efetividade da lei penal”. O evento, com carga horária de 16 horas, acontece no Cineteatro, no campus Boa Vista. “O evento visa motivar a reflexão sobre o fato de que o crime no Brasil é uma rede secular tecida entre poderes públicos e classes sociais. O momento parece-nos apropriado para debater a efetividade da lei penal face à (in) segurança pública na atual conjuntura”, esclarece a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares do curso de Direito (Nuac), Patrícia Merlo.

MAIO/2004

3

Jornal Saber

Almoço demonstrativo

jornal saber 07  
jornal saber 07  

jornal saber 07