Issuu on Google+


A USP Júnior, Núcleo das Empresas Juniores da Universidade de São Paulo, torna público o edital de Processo Seletivo dos Assessores para a Gestão 2017.

DISPOSIÇÕES GERAIS  Todos os horários citados no presente edital levam em conta o horário de Brasília, acessado em página da internet (http://www.horariodebrasilia.org/).  Requisitos para se candidatar: o Ter acesso aos meios de comunicação (internet, computador e celular). o O candidato deve ser de uma Empresa Júnior nucleada à USP Júnior. o Ex-membros de EJ's nucleadas, afastados destas por até 6 meses também podem se candidatar.

DIRETORIA DE EVENTOS Em 2017, teremos o cargo de Diretor de Eventos vacante e, para que possamos prosseguir com a realização e organização de eventos, garantindo a entrega direta de valor ao MEJ USP, algumas providências foram tomadas, após deliberação da Diretoria Executiva:  As responsabilidades estratégicas desse departamento serão divididas entre os diretores da instância, para evitar a sobrecarga de um único diretor; e  Os assessores de eventos estarão, juntos com a coordenadora, na diretoria da Presidência (vide organograma na próxima página), esta será responsável por garantir a entrega das atividades referentes à área. No caso, a presidente se encarregará, devido às circunstâncias, de capacitar, acompanhar estrategicamente e realizar os direcionamentos necessários à coordenadoria proposta.


NOVO ORGANOGRAMA Em 2017, com as mudanças estruturais da USP Júnior, o novo organograma apresenta as diretorias e suas respectivas coordenadorias.

COORDENADORIAS Com a nova estrutura, a USP Júnior contempla no seu corpo executivo 10 coordenadores, que serão responsáveis por coordenadar os objetivos táticos e atividades operacionais dos assessores. Cada uma das diretorias e suas respectivas assessorias serão esclarecidas nas próximas páginas.


A Presidência é responsável por garantir o ótimo funcionamento da USP Júnior, assegurando-se que a organização funcionará de acordo com o planejado e entregará, assim, os melhores resultados. Para isso, irá trabalhar diretamente com os diretores da instância, bem como com o conselho deliberativo. Este exerce a representação institucional da instância, principalmente no que tange à USP e ao Movimento Empresa Júnior.

EVENTOS Os eventos da USP Júnior fazem parte das entregas diretas de valor da instância às EJs nucleadas. A coordenadoria será responsável por garantir que a proposta de valor de cada evento esteja alinhada com mensagem estratégica da USP Júnior para o ano. A equipe trabalhará para a capacitação e integração do MEJ USP, buscando e organização, para isso, infraestrutura, conteúdo e organização dos eventos. Por meio dos eventos, queremos que os empresários juniores sejam inseridos na cultura do MEJ e a coordenadoria, em conjunto com os assessores, é responsável para que isso aconteça.

FUNÇÕES    

Garantir a infraestrutura adequada para o evento; Acompanhar o envio dos emails de inscrição; Acompanhar o pré evento, organizando a infraestrutura; e Garantir a realização do acompanhamento pós evento;


A Diretoria de Gestão deve proporcionar aos membros da USP Júnior as condições de trabalho adequadas e o correto direcionamento das atividades baseadas na estratégia, além de garantir a manutenção da cultura, do clima organizacional e de comunicação interna da instância. Por fim, é de sua responsabilidade gerir as finanças da instância de forma sustentável e garantir que a organização esteja em dia com sua regulamentação.

PESSOAS A Coordenadoria de Pessoas é responsável pela gestão das pessoas de todo o Time USP Júnior, bem como sua capacitação e desenvolvimento dentro do núcleo.

FUNÇÕES    

Realizar a Avaliação de Desempenho da USP Júnior; Acompanhar o andamento dos membros da USP Júnior; Acompanhar a movimentação dos membros do Time; e Executar programas para desenvolvimento dos membros.

JURÍDICO-FINANCEIRO Será responsável por realizar toda gestão financeira, bem como dos nossos eventos, e também, em conjunto ao Diretor de Gestão, pela regulamentação da instância.

FUNÇÕES  Gestão Financeira da USP Júnior;  Gestão Financeira dos Eventos da USP Júnior; e  Regulamentação Interna.


A Diretoria de Marketing é responsável por garantir a eficiência na comunicação da USP Júnior, realizando a gestão de sua marca perante a todos os nossos stakeholders, através dos nossos canais de comunicação internos e externos. É responsável, também, pela prospecção e captação de parcerias da USP Júnior.

COMUNICAÇÃO A Coordenadoria de Comunicação é responsável pelo planejamento e realização da comunicação da USP Júnior de forma institucional e comercial, possibilitando uma mensagem única passada por todos os meios de comunicação. Fica a cargo desta coordenadoria fortificar o pertencimento dos empresários juniores do MEJ USP, por meio de produtos e campanhas de comunicação.

FUNÇÕES     

Planejamento de campanhas com os meios de comunicação; Desenvolvimento de materiais audiovisuais; Coordenar contas do Facebook (USP Júnior e USPolar) e Snapchat; Coordenar a elaboração e pedidos dos produtos de comunicação; e Auxiliar as outras coordenadorias e departamentos com materiais visuais.

CONTEÚDO A Coordenadoria de Conteúdo fica responsável pela criação de conteúdo envolvendo a USP Júnior, relacionando eventos e produtos. Auxiliará, também, as empresas juniores do MEJ USP na criação de conteúdo e elaboração de cases. Além disso, fica a cargo da coordenadoria o contato com a imprensa para divulgação de conteúdo que proporcione maior conhecimento sobre o MEJ.


FUNÇÕES     

Criação de conteúdo sobre eventos, produtos e instância; Elaboração de newsletters para o conselho deliberativo e MEJ USP; Coordenar site, blog e conta no LinkedIn; Auxiliar as empresas juniores na elaboração de conteúdo e cases; e Contato com a imprensa.

NEGÓCIOS A Coordenadoria de Negócios é responsável por transmitir valor aos parceiros e representar as empresas juniores no mercado, assim como prospectar parcerias e participar de eventos que ajudarão as empresas juniores nucleadas a se comunicarem com possíveis clientes.

FUNÇÕES    

Prospecção de parcerias mantenedoras, de conteúdo e estratégicas; Acompanhamento de parcerias; Atualização de propostas de valor e precificação; Participação em eventos que favoreçam a representação das empresas juniores nucleadas; e  Elaboração de proposta de repasse de projetos.


A Diretoria de Desenvolvimento é responsável pelas principais entregas diretas às empresas juniores do MEJ USP, ao garantir o alinhamento destas com a Rede e ao compreender suas realidades. Assim, a diretoria irá lidar diretamente com o suporte às Empresas Juniores, realizar e analisar diagnósticos e buscar alinhamento com outras instâncias, de modo a garantir que a mensagem do Planejamento Estratégico da Rede esteja sendo bem recebida e internalizada. Em síntese, esta diretoria busca contribuir para a geração de um MEJ USP mais desenvolvido, colaborativo entre si e competitivo no mercado.

CAPACITAÇÃO A Coordenadoria de Capacitação é responsável por planejar formas de transmissão de conhecimento para o MEJ USP, para que os planos de ação, propostos por Diagnóstico, sejam de fato executados.

FUNÇÕES  Controlar e analisar a demanda das empresas juniores pelos serviços de capacitação;  Alocar coaches para a aplicação de produtos; e  Analisar a situação de cada EJ e realizar alinhamento com a área de Diagnóstico para sanar as dores das EJs.


DIAGNÓSTICO A Coordenadoria de Diagnóstico é responsável por recolher dados das empresas juniores e analisar suas principais dores para que sejam traçados planos de ação, buscando, assim, alavancar os resultados do MEJ USP.

FUNÇÕES    

Coordenar o trabalho dos assessores; Planejar e garantir a execução dos produtos de diagnóstico; Estar em contato constante com todas as EJs nucleadas; e Realizar alinhamento com a área de Capacitação para sanar as dores das EJs.


A Diretoria de Expansão é responsável por sempre garantir a sustentabilidade da expansão e o alinhamento com os objetivos e o propósito da Rede, por criar e disseminar uma cultura de Regulamentação do MEJ USP e por direcionar as EJs ao papel mínimo das mesmas, de acordo com o Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ). Assim sendo, a diretoria visa trabalhar com os pilares de capacitação, engajamento, integração e regulamentação.

FOMENTO A Coordenadoria de Fomento é responsável por gerenciar ações, voltadas às empresas juniores não nucleadas e às iniciativas, visando à disseminação do propósito do Movimento Empresa Júnior, ao fortalecimento da rede e à catalisação da consolidação e desenvolvimento das mesmas.

FUNÇÕES  Garantir que as EJs não nucleadas compreendam o que é a Rede e busquem se integrar ao Movimento;  Realizar um mapeamento das EJs não nucleadas dos campus da USP, bem como garantir comunicação e acompanhamento de tal parcela;  Coordenar o processo de filiação à USP Júnior, avaliando e potencializando os pilares de integração, engajamento e capacitação das EJs Aspirantes, juntamente com o departamento de Desenvolvimento; e  Conhecer a realidade e auxiliar o processo de fundação de EJs da Universidade de São Paulo.


REGULAMENTAÇÃO A Coordenadoria de Regulamentação é responsável por garantir o fomento do senso de urgência do MEJ USP sobre a cultura de regulamentação, gerenciando a execução do Suporte Jurídico e do Selo Glacial.

FUNÇÕES  Analisar o cenário de regulamentação geral do MEJ USP, baseando-se no mínimo exigido pelo Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ);  Direcionar as EJs nucleadas não federadas, trainees e iniciativas à solucionarem as irregularidades jurídicas e contábeis congênitas;  Realizar auditorias e auxiliar no processo de obtenção e de reestruturação dos documentos exigidos pelo Selo EJ; e  Gerenciar a aplicação do Selo Glacial.


As etapas deste Processo Seletivo consistirão em: 1. Manifestação de Interesse; 2. Dinâmica em Grupo; 3. Entrevista Individual; 4. Divulgação do Resultado.

A seguir, segue a descrição de cada uma das etapas do processo de seleção.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE  Dar-se-á pelo Typeform, que deverá ser preenchido completamente. Tal formulário pode ser acessado pelo link a seguir: https://goo.gl/30YGSU; e  O formulário para demonstração de interesse ficará aberto do dia 15/02/2017 ao dia 27/02/2017, às 23:59.

DINÂMICA EM GRUPO  Todas as informações necessárias para a realização da Dinâmica serão enviadas por e-mail para os candidatos;  Case virtual, divididos em grupo;  A dinâmica terá início no dia 01/03/2017, às 00:00, e se encerrará no dia 05/03/2017, às 23:59; e  Abordará a avaliação de características do trabalho em equipe.


ENTREVISTA INDIVIDUAL  As entrevistas serão marcadas entre os dias 07/03/2017 e 11/03/2017; e  Os diretores e/ou coordenadores entrarão em contato com os candidatos para marcar as entrevistas.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS  A divulgação dos resultados do Processo Seletivo de Coordenadores se dará no dia 13/03/2017, via página do Facebook da USP Júnior; e  Haverá feedback aos candidatos não aprovados, caso seja solicitado.


O calendĂĄrio resumido contempla as datas do Processo Seletivo de Coordenadores 2017 da USP JĂşnior.


AGRADECIMENTOS Primeiramente, agradecemos a todos que estão lendo este documento e que, de alguma forma, contribuem ou pretendem contribuir com o MEJ USP. Saiba que, contigo, seremos um movimento mais forte que gerará melhores resultados e impactará ainda mais a sociedade.

DÚVIDAS Todo e qualquer caso omisso ficará a critério da Comissão de Eleição da USP Júnior. Qualquer dúvida, mande um e-mail para isagrisi96@gmail.com ou uma mensagem para (17) 99772-0590. Vamos juntos?



Edital - Assessores 2017