Page 1

NÂş 72 - ANO XII - Maio - 2013

X

Terceira Idade Casa Mais Segura Chega um momento em que temos que pensar em tornar nossas casas mais acessĂ­veis para evitar acidentes e ampliar a qualidade de vida.


2


3

Informativo da USIMED Florianópolis Cooperativa de Consumo dos Usuários de Planos de Assistência Médica e Cooperados da UNIMED Grande Florianópolis - Av. Rio Branco, 828 - Centro - Florianópolis/SC Administração: Rua Adolfo Melo, 35/301 Centro – Florianópolis Fone: 48-3222.1140 Farmácia e Atendimento ao Cooperado : Av. Rio Branco, 828 Centro – Florianópolis Fone: 48-3222.1140 Manipulação: (48) 3224-0447 Tele-Entrega: (48) 3224-1717 www.usimedflorianopolis.com.br DIRETORIA EXECUTIVA Presidente Carlos Alberto Pierri Diretor Superintendente Marcos Venicio Garcia Joaquim Diretor Administrativo-Financeiro Luiz Miroski Conselho Editorial Marcos Venicio Garcia Joaquim Paulo Vianna da Silva

Editorial

Rompendo com o individualismo A frase “um por todos e todos por um” faz sentido também quando pensamos em cooperativismo. Mesmo vivendo em um mundo em que a competição e o individualismo na maioria das vezes estão em primeiro lugar, ninguém desconhece que a cooperação pode ser a melhor opção pra que todos usufruam das vantagens do trabalho feito. Evidente que a competição também é necessária, e isso inclui aspectos como vestibulares e concursos, quando o individualismo nos leva a uma concentração maior à vontade de vencer os concorrentes. No entanto, uma das maiores vantagens do

EDIÇÃO Edição e Textos Texto Final Assessoria de Comunicação Jornalista Responsável Denise Christians - (DRT/RS 5698) Projeto Gráfico e Editoração Attitude Promo Marketing e Eventos

cooperativismo é a quebra do egoísmo e do individualismo, já que parte da premissa de reunir um grupo heterogêneo de pessoas para fazer desenvolver um trabalho que tem como objetivo final obter o mesmo resultado para todos. Essa é a nossa Usimed, que congrega um grupo imenso de cooperados e que justamente por estar unido recebe as mesmas vantagens pelas quais trabalhamos. Venha fazer parte desse grupo e usufruir do bem que é disseminado

Impressão Gráfica Tipotil Tiragem 10.000 exemplares - Bimestral Distribuição Gratuita.

pela atuação conjunta pelo bem comum.

Diretoria Executiva


Cr么nica

Voo atribulado

4


5

Matéria de Capa

Piso seguro A calçada deve ser antiderrapante, sem degraus e com rampa de inclinação de até 10%. Cuidado com tacos soltos e pontas de tapete nos ambiente internos.

Banheiro O banheiro é um local em que se cai muito. As pessoas molham o piso e vira um verdadeiro sabão. Às vezes não tem como trocar o piso, mas há alguns tapetes de borracha que grudam no chão – não pode ser qualquer um, porque se for um que escorregue é pior.

Apoio Mesmo se o piso for antiderrapante, você tem que ter barras de apoio sólidas. As barras são importantes também para evitar que as pessoas usem alternativas de apoio, como a torneira, que podem agravar a queda. Existem adaptações muito legais, que são cadeiras pregadas na parede, cujo assento é dobrável para a parede. A pessoa desdobra, senta e toma banho mais tranqüilo. Ainda no banheiro, é fundamental que o vaso sanitário seja elevado e tenha barras laterais ou apoio para os braços. Se a pessoa não tiver força no quadríceps, ela desaba, pode até quebrar o vaso e se machucar mais ainda. Hoje, é possível encontrar assentos removíveis em casas de materiais cirúrgicos: causam menos impacto visual e permitem que o banheiro seja usado também por quem dispensa a adaptação.

Tornando nossa casa mais segura A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado e até 2050 quase 30% da população do país terá acima de 60 anos e a expectativa de vida deverá chegar aos 81 anos. Por sua vez, o número de pessoas entre 0 e 14 anos se encontra em declínio. Com taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição, nascem cada vez menos crianças no país. Com isso, o número de habitantes deverá parar de crescer e até diminuir, passando de cerca de 219 milhões em 2039 – quando atingiria seu máximo – para 215,2 milhões em 2050. Por tudo isso, cada vez mais teremos que investir em moradias acessíveis tanto para pessoas com necessidades especiais quanto para idosos. Mais do que nunca, precisamos pensar no assunto. A maioria das pessoas só pensam nisso depois que os incidentes acontecem. Confira como você pode adaptar o seu lar:

Corredor Uma regra que vale para a casa toda é especialmente importante no corredor: o caminho tem que estar sempre completamente livre. O tapetinho é o grande vilão. Mas também tacos soltos, carpetes com sobras e dobras, fio de telefone, brinquedos, móveis baixos e com pontas, animais de estimação pequenos, tudo isso é um prato cheio para quem tem um andar mais arrastado sofrer um acidente.

Escada

Autonomia

O ideal é que os carpetes sejam evitados. Se houver, devem ser sem estampas – que enganam o olhar – e perfeitamente lisos e esticados. Além disso, é bom que exista uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau. O corrimão deve ser firme, ficar dos dois lados, começar antes da escada e terminar um pouco depois. A altura do degrau também não pode variar. O corpo se acostuma com aquela altura e não precisa nem ser idoso para tropeçar.

O melhor ponto de partida é diferenciar autonomia e independência. Depender de apoio para realizar atividades diárias, como fazer a própria higiene e se vestir tira um pouco da independência, mas não nos tira a autonomia de decidir sobre a própria vida. Falta de autonomia é quando já não se pode decidir sobre coisas essenciais de sua vida. À medida que o tempo passa, vamos perdendo primeiro essa independência relativa, e depois a autonomia. Não conseguir fazer as atividades da vida diária não significa que a pessoa está doente, significa uma fragilidade.


6

Vinhos

Harmonização de vinho varietal Sangiovese e pizza Quando estivemos na Itália, estabelecemos uma íntima relação com a uva Sangiovese. Nos diversos restaurantes típicos, em Milão e depois na Toscana, os vinhos que mais acompanharam nossas refeições, foram desta uva. Em várias ocasiões, dizíamos: vamos tomar “sangiovese genérico”, “da casa”, servido em jarra. Foi uma experiência muito agradável e sempre que penso em pizza ou mesmo massa no estilo italiano, penso na harmonização com estes vinhos. É a varietal mais plantada na Itália. É a uva mais usada nos vinhos tintos populares da Toscana e tomados no dia-a-dia dos Italianos. As explicações que encontramos sobre a denominação, é que este

A massa da pizza italiana tem menor espessura e é elaborada

nome tem origem no Latim “sanguis jovis“, que significa san-

com farinha de trigo, fermento biológico, pouco açúcar, sal,

gue de Júpiter, o deus romano. Certamente muito simboliza

azeite de oliva e água mineral. Certamente em nossa cidade

a “uva italiana”. Talvez acompanhada por outras simbólicas

temos pizzarias que a fazem com competência. No preparo

uvas da Toscana: Malvasia e Trebbiano.

doméstico, os ingredientes devem ser misturados, e após

Naturalmente nos tempos modernos a Enologia evolui, como

adicionado o azeite e a água, por dez minutos e após reserva-

amadurecer o vinho em carvalho. Na literatura está citado

dos na geladeira por seis horas. A massa deve ser trabalhada

que: “Existe muita controvérsia sobre qual o parentesco da

na mesa, com bastante farinha, esticada e discretamente ter

Sangiovese. Em 2007, um estudo apontou que a Sangiovese

maior espessura nas bordas. Depois colocadas no forno da

seria descendente de um cruzamento entre as Ciliegiolo e

casa pré-aquecido por quinze minutos e aproximadamente

Calabrese di Montenuovo, mas ainda perdura uma dúvida em

com 180ºC.

saber se a é Ciliegiolo “mãe” ou “filha” da Sangiovese.”

Vou sugerir a pizza italiana Caprese. Após passar molho de

É uma uva com acidez e leveza, que nos dias atuais, com téc-

tomate na massa e assar em torno de cinco minutos colo-

nicas adequadas, se consegue mais corpo e textura na Sangi-

cando mais molho de tomate, fatias de queijo mussarela, fati-

ovese. Nossa preferência na Itália, nestas refeições típicas, foi

as de tomate, mussarela de

tomarmos este vinho varietal, Sangiovese. Mas existem tam-

búfala, manjericão, orégano,

bém muitas assemblages. Por exemplo, com Cabernet Sau-

molho pesto de azeitonas pre-

vignon, nos conhecidos vinhos Chianti.

tas e

outros ingredientes do

Os vinhos feitos com a Sangiovese têm habitualmente boa e

recheio com a preferência indi-

elevada acidez,

vidual. Deve assar por cerca de

taninos de moderados até altos e níveis

alcoólicos moderados. Mostram, no entanto, coloração sua-

sete minutos aproximadamen-

ve. As uvas Sangiovese na Toscana são referidas como terem

te. Certamente quantidades e

sabor agridoce. Acredito que os vinhos em jarra que degusta-

outros itens são relativos ao

mos, eram relativamente jovens.

tamanho da pizza e a criativida-

A referida acidez desta uva e suas outras características har-

de de quem faz.

monizam com diversos pratos. Certamente nossas degusta-

Fui orientado pela pizzaiola

ções foram harmonizadas com a típica culinária italiana, com

Giovana, minha neta...

muito tomate, temperos. Está referido a boa combinação com tomilho, manjericão e sálvia, que acentuam “as notas

Dr. Antônio Sbissa

herbáceas do vinho”. Vamos sugerir harmonizar com a tão

Cardiologista, integrante do Clube do Vinho da Associação

popular pizza.

Catarinense de Medicina


7

Serviço

VIDA PRÁTICA Tudo tem um segredo, uma esperteza ou um truque eficiente e na culinária não é diferente. Conheça aqui algumas dicas das nossas avós e faça sucesso!


8

Nossa Língua

Todo mundo tem dúvida, inclusive você Esteja Cuidado para não cometer um erro de ortoépia ao pronunciar essa palavra. Esteja e nunca esteje. Muito menos a forma sincopada teje. Esteja é a forma certa do verbo “estar”. Estória Por sugestão do folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo, essa palavra passou a designar as narrativas de ficção (contos, fábulas, lendas, folclore). Teríamos, assim, uma distinção entre estória (narrativas de ficção) e história (Narrativas de fatos reais). Modernamente, no entanto, essa distinção tem sido abandonada; os dicionaristas recomendam a forma história tanto para as narrativas de fatos reais quanto para as narrativas de ficção.

Estou em férias Cuidado com a regência: estamos em férias e não de férias. Incerto/Inserto Incerto significa “não certo”, “indeterminado”. Inserto significa “introduzido”, “inserido”. Incontinente/Incontinenti Incontinente significa “sem continência”, “imoderado”. Incontinenti significa “imediatamente”, “sem demora”. Itens Não há acento gráfico nessa palavra. Assim como no seu singula: item. Mel Faz o plural em méis ou meles.

Não quero lhe falar Embora muito popularizada por uma canção popular, essa construção apresenta erro de colocação pronominal. Quando temos locução verbal com verbo principal no infinitivo ou gerúndio precedida de partícula atrativa, o pronome deve ser colocado antes do verbo auxiliar, ou depois do verbo principal, mas nunca entre ambos. Portanto, as construções corretas são: Não lhe quero falar. ou Não quero falar-lhe. Paralisar Paralisar, paralisação, paralisia, sempre com S.

Centro Geriátrico São Francisco de Assis Humanização, respeito e solidariedade na arte de cuidar Nossa Missão Promover qualidade de vida, saúde, espiritualidade, dignidade e respeito ao idoso, por meio da sugestão participativa e humanizada com excelência no atendimento e satisfação dos clientes

Atendimento Humanizado Acompanhamento Médico e especializado 24 horas e muito mais Conforto Total: Jardim, consultório, sala de visitas, sala de cinema, capela, apartamentos individuais e personalizados

Rua Procópio Lohn, S/N - Bairro Varginha Santo Amaro da Imperatriz - Fones: (48) 3245-6011 - 3245-1587

www.larsaofranciscodeassis.com.br - E-mail: larsaofrancisco@terra.com.br


9

BEM-ESTAR

Incontinência urinária e qualidade de vida


10

A Usimed cuida do seu

“Cartão de Visitas” Um sorriso bonito é um verdadeiro cartão de visitas. E um belo sorriso está ao alcance dos cooperados da Usimed, que têm a vantagem de ter à sua disposição um grande número de profissionais credenciados, que atendem por valores diferenciados. São dezenas de cirurgiões-dentistas, das mais variadas especialidades da odontologia.

Como usufruir desse benefício 1) Você escolhe o dentista 2) Você passa na Usimed para pegar a Guia de Atendimento, pois nela estão os valores que o dentista irá praticar. 3) O pagamento poderá ser parcelado diretamente com o profissional.


11

E lembre-se: 1. Deve-se fazer uma consulta ao dentista de seis em seis meses 2. Não se deve abusar dos doces 3. Moderar o cigarro 4. Escovar os dentes três vezes ao dia 5. Escovar sempre os dentes antes de deitar 6. Não usar os dentes indevidamente, por exemplo, para abrir garrafas de cerveja.

Quem tem Usimed conta com

Aliada na saúde Verdadeira aliada da saúde de seus cooperados, a Usimed também consolida suas atividades com os descontos especiais oferecidos nos serviços de profissionais da Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e na área de práticas desportivas, entre outros.

Psicólogos Fonoaudiólogos Nutricionistas Dentistas RPG Personal Trainers Psicopedagogos

USIMED Vantagens Quem é cooperado Usimed tem muitas vantagens e, para quem ainda não sabe, uma delas é o preço diferenciado da radiografia odontológica. Para usufruir disso, o cooperado vai até a Usimed levando a requisição do dentista e a carteira da Unimed a fim de retirar a autorização a ser apresentada na clínica radiológica conveniada.

TABELA DE PROCEDIMENTOS RADIOLÓGICOS NOMENCLATURA Radiografia Periapical Radiografia Interproximal - Bite Wing Radiografia Oclusal Radiografia Postero-anterior ou Frontal (tele frontal) Radiografia de ATM - série completa - 3 incidências Radiografia Panorâmica Radiografia Panorâmica com traçado Telerradiografia com traçado Telerradiografia sem traçado Radiografia da mão - Índice carpal Radiografia do Seio da Face Modelo Ortodôntico Fotografias Radiografia de Traçado (Opcional) Pasta

R$ R$ 9,80 R$ 9,80 R$ 18,90 R$ 30,80 R$ 46,20 R$ 35,70 R$ 46,20 R$ 46,20 R$ 35,70 R$ 35,70 R$ 46,20 R$ 44,80 R$ 9,80 R$ 12,88 R$ 11,20

NOMENCLATURA Doc Simples (pano + tele com + 3 fotos + modelo) Doc Básica (pano + tele com + 6 fotos + 4 inter + modelo) Doc Compl (pano+ tele com+ 8 fotos+ 4 inter+ 14 peria+ modelo) Doc Econômica I (pano + tele com + mod ou 3 fotos + envelope) Doc Econômica II ( pano + tele com + modelo + 3 fotos + envelope) Tomografia para 1 implante Tomografia para 1 hemi-arco Tomografia para 2 hemi arcos Tomografia para 3 hemi arcos Tomografia para 4 hemi arcos Pesquisa fratura e/ou reabsorção radicular Localização dente incluso ATM 1(boca fechada e aberta) vista lateral ATM 2 (boca fechada/semi aberta/aberta) vista lateral ATM 3 (boca fechada/semi aberta/aberta) vista lateral e frontal

R$ R$ 134,96 R$ 169,96 R$ 287,00 R$ 90,02 R$ 114,94 R$ 120,40 R$ 160,30 R$ 200,20 R$ 240,10 R$ 300,30 R$ 200,20 R$ 200,20 R$ 49,00 R$ 63,00 R$ 82,60


Conveniados

12


13

Bom Humor

LEIS DA ATRAÇÃO (COISAS QUE SE ATRAEM SEM ESFORÇO NENHUM)

Carro de bêbado e poste Tampa de caneta e orelha Tornozelo e pedal de bicicleta Leite fervendo e fogão limpinho Dedinho do pé e ponta de móveis Camisa branca e molho de tomate Tampa de creme dental e ralo de pia Café preto e toalha branca na mesa Segundas-feiras e sono Terças-feiras e sono Quartas-feiras e sono Quintas-feiras e sono Sextas-feiras e cervejaaaaaaaaaaaaaaaaa Chuva e carro trancado com a chave dentro

Novo Funcionário O diretor de uma empresa diz ao novo funcionário: — O contador já lhe disse qual é sua tarefa? — Sim. Acordá-lo quando eu perceber que o senhor está vindo. A conferência O sujeito chega quinze minutos atrasado a uma conferência, e ao entrar, o porteiro o alerta: — Por favor, não faça barulho! — O quê? Já tem gente dormindo? Colônia de férias A nova recreadora se surpreende quando o diretor da colônia de férias para as jovens dá as suas ordens. — Mas por que colocou os rapazes numa ilha e as garotas em outra? — Acredite na minha experiência — responde o diretor. — Desse jeito, quando acabarem as férias, todos saberão nadar! Garfo ou colher? Um homem chega na balada e encontra uma mulher e então dá um garfo a ela. E ela pergunta: para quê o garfo? E ele responde: é por que eu to dando sopa. E ela diz: mas sopa se come de colher; e ele responde: é que eu sou difícil…

BOA FORMA HOJE, SAÚDE PARA TODA A VIDA! O Instituto Bios Saúde e Fitness foi criado por médicos e educadores físicos com a finalidade de atender às pessoas que necessitam de exercícios, mas que precisam de cuidados especiais e individualizados para atingir suas metas de preparo físico. Aqui você dispõe das facilidades e equipamentos próprios de uma academia de ginástica, mas com aparelhos que foram pensados e criados em laboratório, objetivando ergonomia, segurança e eficácia. Também encontra os cuidados e o rigor de um serviço médico especializado e acompanhamento constante e direto de professores de Educação Física, treinados para lhe dar a atenção que sua saúde merece.

Responsabilidade Técnica Dr. Paulo Roberto Machado de Lima CRMV 4979-SC Supervisão Física Prof. Sandro Crepaldi CREFI 03/1867-SC

Rua Nelson Conrado da Silva, 79C Campeche - Fone 3237-9630

www.institutobios.com


Bom-humor

CORRIGINDO VELHOS DITADOS "Quem com ferro fere... não sabe como dói". "Quem tem boca... fala. Quem tem grana é que vai a Roma!" "Quem espera... fica de saco cheio." "Quando um não quer... o outro insiste." "Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia." "Devagar..... nunca se chega." "Antes tarde do que ... mais tarde." "Quem cedo madruga...fica com sono o dia inteiro."

14


15

Vida Moderna


Profissionais Relação de Credenciados profissionais NUTRICIONISTAS

FONOAUDIÓLOGOS Aline Novaes de Vasconcelos Pinheiro Rua Dom Jaime Camara, 179/206, Centro – Florianópolis. Fone: 3324.2272 www.alinenovaes.com.br e alinenovaes@yahoo.com.br Carolina Garcia dos Santos Becker Rua: João Sandin, 02, Barreiros – São José. Fone: 3246-1280 / 9981.4735 Atendimento Domiciliar Atende: Criança, Adolescente, Adulto Claudia Cossentino Bruck Rua Presidente Coutinho, 579/604, Centro – Florianópolis. Fone: 3207.8830 / 9972.3136 Atende: Criança, Adolescente, Adulto Marcolina Candelaria Warken Rua Anita Garibaldi, 79/601, Centro – Florianópolis. Fone: 9991.8427 warken@matrix.com.br e www.siemens.com.br

16

Adriana Salum – Afastada R. Irmã Benwarda, 31, Centro – Florianópolis. Fone: 3222-6635

Patricia Kowalski R. Menino Deus, 63/506 – Baia Sul Medical Center, Centro – Florianópolis. Fone: 3224.8899/8402.2551

Luciana Teixeira Fonseca Ferreira Rua Domingos Andre Zanini, 277/404 – Paula Ayres da Silva Bohrer Di Terra Firme, Barreiros – São José – Bernardi Fone: 3029.3007 / 9104.7466 Rua Madalena Barbi, 67, Centro – Florianópolis. Fone: 3222.8898 Maria Cláudia C. Zanette Av. Desembargador Vitor Lima, 260/104, Suzana Biazus Trindade – Florianópolis. Rua Felipe Schmidt, 51/307, Centro – Fone: 3024.7984/9904.9441 Florianópolis. Fone: 3222.5846 / Rua Tenente Silveira, 199, Centro 9962.8710 Florianópolis – Fone: 3222.7512 claudiazanetti@pop.com.br e obesidade@gmail.com Mari Lucia de Abreu Rua Menino Deus, 63/502 e 215, Centro – Florianópolis. Fone: 3028.2564 / 3207.4176 – mariabreu@cardiol.com

CRANBERRY UMA ALIADA NO CONTROLE DA INFECÇÃO URINÁRIA E PREVENÇÃO DE GRIPES E RESFRIADOS

VOCÊ CONHECE A CRANBERRY? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites. Além desse beneficio a fruta é rica em vitamina C, possuindo a propriedade de aumentar a imunidade e prevenir gripes e resfriados.

FAÇA-NOS UMA VISITA!

TELE-ENTREGA

Manipulação

Av. Rio Branco, 817, sala 201 CEP: 88015-204 - Centro – Fpolis/SC Fone (48) 3222-1140

3224-1717 www.usimedflorianopolis.com.br


17

Seus Direitos

O que muda com a nova lei dos empregados domĂŠsticos?


GASTRONOMIA

18


19

Curiosidades

Você Sabia?

???

?

Implantes Dentários convencionais e zigomáticos Dentes fixos em até 72hs sem enxerto ósseo Responsável técnica Dra. Priscila Sell CRO 7464 * Especialista em implantes Dentários. * Especialista em Buco-Maxilo-Facial.

Tel: (48) 3225-0144

Rua Menino Deus - Baia Sul Medical Center sl 320 - Centro/Fpolis www.dentesfixos.com.br


20

Farmácia Usimed. Aqui tem mais qualidade de vida pra você. Programa farmácia popular

Preços especiais De 20% a 70% de desconto em em toda a linha de perfumaria todos os medicamentos

Acordos exclusivos com os principais laboratórios farmacêuticos

Farmácia

Tele entrega

Manipulação

3222.1140

3224.1717

3224.0447

www.usimedflorianopolis.com.br

Revista USIMED - Maio de 2013  

Revista do Cooperado Nº 72