Journal UseFashion - dezembro 2009

Page 57

joia s

Luxo inspirado na natureza O mercado de luxo sofreu com a crise econômica, não há duvidas, mas está se recuperando e as expectativas para 2010 são bastante positivas. No cenário internacional vemos as grandes marcas de luxo expandirem seu alvo de atuação e focarem sua atenção nos mercados emergentes como Brasil e China. De acordo com a revista Exame, algumas marcas de luxo internacionais estão fechando lojas no Japão e abrindo na China, berço de grande número de novos milionários. Vemos um deslocamento de eixos, a China, tomando o lugar do Japão, tradicionalmente o mais forte mercado do luxo na Ásia, e este movimento se repete em outras regiões.

Uma grande novidade que a Vivara traz neste lançamento está nas joias modernas para o cabelo. Extremamente versáteis, joias das coleções Esteira (técnica exclusiva Vivara) e Pavão oferecem a opção de serem usadas no cabelo. O broche/ presilha de Esteira em ouro amarelo e diamantes e plumas naturais resume o conceito de toda a coleção Joias da Natureza. O bracelete da linha Pavão em ouro amarelo e fita de “chamois” pode e deve ser usado como tiara, se transformando de acordo com o desejo de cada um. Destacaria a versatilidade em todo tipo de produto como uma forte tendência e a joalheria não foge desta regra. Em tempos de valorização da diferenciação do indivíduo, os produtos devem permitir usos diversos e a interação do consumidor, que pode brincar de descobrir a melhor adequação e forma de uso do produto.

Com todas as incertezas econômicas, mudanças no mercado, ameaças ambientais e a compreensão da necessidade de revermos nossos conceitos de produção e consumo, percebemos a valorização das raízes e da natureza. Ser verde A mistura de materiais e o uso de materiais orgâé cada vez mais imperativo. A próxima coleção nicos ganham espaço. Couros, penas e madeida Vivara, Joias da Natureza, aposta exatamente ras são vistos como nobres e usados na joalheria neste “mood”. Inspirada na diversidade da fauna juntamente com ouro e diamantes. A prata voltou e da flora, a equipe de criação trabalhou técni- com tudo, está em alta, aliada às pedras precas artesanais e alta tecnologia para transformar ciosas em joias diferenciadas, oferecendo uma esta diversidade em joias contemporâneas, mas opção de joia mais fashion e acessível. O design sempre com o espírito de permanência da joia. e a criação ganham liberdade e desafio com esta maior diversidade no Pássaros e flores fouso de materiais. ram traduzidos em “Em tempos de valorização da difeouro e prata com Na cartela de cores da renciação do indivíduo, os produtos pedras preciosas. Na joalheria, foi-se o tempo devem permitir usos diversos e a criação das joias, as em que uma cor de ouro interação do consumidor, que pode tendências, que pesprevalecia. Hoje, tanto quisamos e acreditaouro amarelo quanto o brincar de descobrir a melhor ademos, foram visitadas. ouro branco estão em quação e forma de uso do produto.” alta e o ouro rose se desDestacam–se: o rotaca por sua coloração mantismo, a organielegante e feminina. A cidade, texturização, melhor cor de ouro é aquela que está de acordo dualidade high-tech e artesanal, tridimensionalidacom o look e a ocasião. Não existem regras. de, efeitos luz e sombra, movimento e sinuosidade.

Adriana Costa faz parte da equipe de designers da Vivara. É formada em Desenho Industrial pela UEMG e pós-graduada em Joalheria pelo Instituto de Arte e Design de Birmingham, da Inglaterra. Finalizou, em 2007, o curso de Pós-graduação em Negociações Comerciais Internacionais, na PUC Minas, com ênfase no mercado do luxo.

foto: divulgação

Adriana costa

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.